Abril Azul: veja detalhes da campanha e saiba como abordá-la nas empresas!
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Time Pontotel 8 de abril de 2024 Recursos Humanos
Abril Azul: veja detalhes da campanha e saiba como abordá-la nas empresas!
A campanha global Abril azul é uma oportunidade de as empresas promoverem o combate ao preconceito e a inclusão das pessoas autistas.
Imagem de Abril Azul: veja detalhes da campanha e saiba como abordá-la nas empresas!

A falta de compreensão sobre os sintomas e as características do autismo tem um grande impacto sobre os autistas e suas famílias. Para que essas e outras informações sobre a condição pudessem ser popularizadas, foi criada a campanha Abril Azul.

Os esforços para a inclusão de pessoas com autismo ainda são insuficientes, principalmente no mercado de trabalho. Segundo a associação Autismo e Realidade, 80% das pessoas autistas não têm emprego formal ou não procuram um. No Brasil, o número de pessoas com autismo que estão fora do mercado de trabalho chega a 1,4 milhão.

Durante o Abril Azul, as empresas podem abraçar a causa do autismo de várias maneiras. Neste guia, será explicado mais sobre a importância do Abril Azul e como as organizações podem fazer sua parte. Confira os tópicos que serão explicados:

Continue e descubra como levar o Abril Azul para a empresa!

O que é Abril Azul?

O Abril Azul é uma campanha global que acontece no mês de abril dedicada à conscientização sobre o autismo e ao combate ao preconceito contra essa condição. A ideia principal é unir pessoas, empresas, grupos e entidades sem fins lucrativos em torno da promoção da inclusão social e do respeito às pessoas com autismo e suas famílias.

A origem do Abril Azul ocorreu no ano de 2007, quando a Organização das Nações Unidas (ONU) decidiu dar uma visibilidade maior para o autismo, criando o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, celebrado em todo o mundo no dia 2 de abril.

A data foi aprovada durante a Assembleia Geral da ONU em 18 de dezembro de 2007. O azul, que remete às sensações de tranquilidade e segurança, é considerado mundialmente a cor mais representativa do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Como as empresas podem trabalhar essa campanha?

O Abril Azul é uma excelente oportunidade para as empresas mostrarem o compromisso com a diversidade e a inclusão, ao mesmo tempo que podem apoiar uma causa social importante. Confira, a seguir, algumas sugestões de ações para a campanha Abril Azul.

Políticas de inclusão 

Durante o Abril Azul, as organizações são convidadas a refletir sobre práticas e políticas internas, especialmente no que diz respeito à inclusão de pessoas com autismo. Isso pode envolver ações como a adaptação do recrutamento e seleção para garantir oportunidades justas de emprego e a promoção de uma cultura que valorize o respeito mútuo. 

Sensibilização e conscientização

Sensibilizar é despertar a empatia e a compreensão sobre as experiências e os desafios de um grupo, enquanto conscientizar envolve educar sobre como apoiar as pessoas com determinada condição. Nesse sentido, as empresas podem utilizar canais de comunicação para compartilhar materiais e depoimentos relacionados ao autismo durante o mês de abril. 

Divulgação de histórias de sucesso

A trajetória profissional de pessoas com autismo pode inspirar mudanças positivas na cultura organizacional e na sociedade em geral. Por isso, as empresas podem colaborar com entidades sem fins lucrativos e grupos de apoio locais para compartilhar histórias que demonstram o impacto das práticas inclusivas no ambiente de trabalho

Treinamento e capacitação

Os programas de treinamento podem abranger uma variedade de tópicos, desde a compreensão das características do autismo até estratégias práticas para apoiar e interagir com pessoas com essa condição. No entanto, é importante que os treinamentos sejam ministrados por profissionais qualificados e experientes no assunto.

Quais são os benefícios da campanha Abril Azul nas empresas?

Um homem de óculos e camisa vermelha sorrindo com fones de ouvido

A inclusão de pessoas autistas é uma causa justa que envolve uma série de ganhos que impactam positivamente o ambiente de trabalho e a sociedade toda. Confira, a seguir, alguns dos principais benefícios da campanha Abril Azul para as empresas.

Melhoria do clima organizacional

Empresas que dão visibilidade aos desafios das pessoas com autismo em abril demonstram seu compromisso com a criação de um ambiente de trabalho acolhedor e inclusivo para todas as pessoas, independentemente de suas características individuais. Isso aumenta a coesão da equipe e promove uma cultura organizacional com base na empatia.

Atração e retenção de talentos

As novas gerações de talentos que chegam ao mercado de trabalho são atraídas por empresas que valorizam a diversidade e a inclusão. Quando a organização participa de campanhas como o Abril Azul, envia uma mensagem clara para esse público de que se compromete em criar um ambiente de trabalho onde todos são respeitados e valorizados.

Cumprimento das responsabilidades sociais

A equidade e a justiça social são alguns dos valores associados à campanha Abril Azul que podem fortalecer a reputação de uma empresa como uma empregadora socialmente responsável. A boa reputação atrai clientes, talentos e parceiros de negócios que compartilham dos mesmos valores.

Abril Azul e diversidade nas empresas: qual a relação?

Uma mulher e uma menina sentadas em um sofá com um laptop.

A diversidade nas empresas refere-se à presença de uma variedade de características, perspectivas e experiências entre os colaboradores, incluindo diferenças de habilidades neurodiversas. Portanto, integrando a campanha Abril Azul em suas iniciativas, as empresas reforçam o comprometimento com a diversidade no local de trabalho.

Qual é o papel do setor de RH na implementação da campanha Abril Azul?

Por ser um dos responsáveis pelas políticas de diversidade e inclusão, o setor de Recursos Humanos (RH) assume a tarefa de coordenar os esforços para garantir que a campanha Abril Azul seja bem-sucedida. Isso pode envolver, por exemplo, planejar palestras e adaptar a seleção e o recrutamento para contratar candidatos com autismo.

Conclusão

Fica claro o quanto as empresas podem fazer diferença na inclusão de pessoas com autismo na sociedade, considerando principalmente a quantidade de pessoas autistas que ainda não encontraram oportunidades no mercado de trabalho.

A campanha Abril Azul pode ser o momento de abraçar essa causa. Por meio de políticas de inclusão, o setor de RH pode liderar o caminho para promover a valorização e o respeito às pessoas autistas no ambiente de trabalho.

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