Trajetória profissional: como descrever da melhor forma e importância desse histórico no processo seletivo
BLOG
Time Pontotel 2 de agosto de 2023 Departamento Pessoal
Trajetória profissional: como descrever da melhor forma e importância desse histórico no processo seletivo
Entenda como descrever uma trajetória profissional corretamente pode trazer vantagens e dar destaque ao candidato em um processo seletivo.
Imagem de Trajetória profissional: como descrever da melhor forma e importância desse histórico no processo seletivo

Durante um processo de seleção, descrever a trajetória profissional é um elemento crucial para que os candidatos que desejam destacar suas habilidades, experiências e conquistas relevantes tenham sucesso nesse objetivo.

Afinal, a forma como a trajetória profissional é apresentada pode fazer toda a diferença na impressão que o recrutador terá do candidato. Por meio de uma boa história, é possível passar uma impressão profissional forte e potente.

Este artigo irá explorar este assunto em sua totalidade. Será abordada a melhor forma de descrever uma trajetória profissional, sua importância e dicas de como desenvolver a sua própria história sobre sua carreira. O assunto será dividido nos tópicos a seguir:

Boa leitura!

O que é a trajetória profissional?

Pode-se entender como trajetória profissional todo o percurso que uma pessoa realiza ao longo da sua carreira. Nela, incluem-se todas as habilidades adquiridas, os cargos ocupados e os méritos alcançados.

Uma trajetória profissional pode ser linear, com progressão gradual em uma mesma área ou setor, ou pode ser mais diversificada, envolvendo mudanças de setores e funções ou até mesmo adotando o empreendedorismo.

Cada trajetória profissional é única e depende das escolhas que uma pessoa faz e das oportunidades que ela encontra ao longo do caminho. As decisões tomadas também influenciam e dizem muito sobre quem é este profissional.

Diferença entre carreira e profissão

Carreira e profissão são dois termos bastante confundidos quando se fala em trajetória profissional. Apesar de parecidos, eles não têm o mesmo significado. Ter uma profissão diz respeito a um campo específico de trabalho ou ocupação em que uma pessoa é especializada.

Já uma carreira diz respeito ao percurso ou trajetória que uma pessoa segue em sua vida profissional. Envolve uma sequência de empregos, experiências e oportunidades de desenvolvimento que um profissional enfrentou ao longo do tempo.

A carreira é mais ampla do que apenas uma profissão específica, pois pode envolver mudanças de emprego, promoções, desenvolvimento de habilidades e competências e até mesmo transições para diferentes áreas ou profissões.

Qual a melhor forma de descrever uma trajetória profissional?

Três pessoas subindo uma escada

Descrever uma trajetória profissional nem sempre é fácil, já que ela é o retrato de uma vida toda de escolhas e conquistas. Porém, descrevê-la pode ser um passo importante para, inclusive, poder avançar para novas oportunidades e objetivos.

Em suma, a melhor forma de descrever uma trajetória profissional é fornecer uma visão geral de experiências, conquistas e desenvolvimento ao longo do tempo, destacando os principais marcos e as transições relevantes.

A seguir, veja algumas dicas de como fazer essa tarefa de forma mais assertiva e otimizada:

Roteiro e resumo

Faça um exercício para elencar o que é principal e estratégico em sua carreira e definir as partes mais importantes e que merecem destaque em sua trajetória. É importante trazer informações de valor e diferenciadas dos demais profissionais.

Para isso, monte um roteiro sobre a história que será contada e aponte qual será o caminho que será percorrido para transmitir a ideia que se deseja passar sobre quem você é como profissional. Este formato é capaz de deixar cada informação muito mais

Usar ferramentas como a de storytelling, por exemplo, pode ser essencial para destacar a própria trajetória profissional e criar conexões emocionais com os outros. Ao usar elementos narrativos, é possível transmitir sua experiência de forma envolvente e trazendo destaque para si.

Objetividade e assertividade

Quando se fala em contar uma trajetória profissional, é preciso ser conciso e intencional em cada dado escolhido. Por isso, cada informação precisa ir direto ao ponto e comunicar o que é preciso.

Quando há muitas informações sem organização, é comum que quem precise absorvê-las não consiga realizar a tarefa. Ou seja, organizar o conteúdo sobre sua trajetória profissional de modo assertivo e objetivo também faz com que a mensagem chegue mais fácil ao interceptor.

Comunicação clara

Quando for falar sobre sua trajetória, é importante falar claramente sobre o que aconteceu, pois a clareza facilita a assimilação e a memorização das informações. As pessoas tendem a lembrar melhor de mensagens sem ruídos, o que aumenta as chances de que sua trajetória profissional seja lembrada e considerada posteriormente.

Ao ser claro, cria-se um impacto maior na mente do ouvinte. Junto a isso, ao concentrar-se nas realizações mais significativas e nas experiências mais relevantes, é possível transmitir uma imagem profissional forte e convincente.

Qual a importância de entender o histórico profissional de um candidato?

Se saber transmitir a trajetória profissional é importante, do mesmo modo, para o recrutador ou membro do RH, também é essencial saber colher os insights necessários sobre essas informações.  

Quando se sabe interpretar uma trajetória profissional, é possível entender que o histórico é capaz de revelar as habilidades e competências adquiridas pelo candidato ao longo de sua carreira. Isso ajuda a determinar se essas habilidades correspondem à cultura organizacional e se o candidato possui as competências necessárias para desempenhar as funções exigidas pela empresa.

Também é possível obter, ao examinar o histórico profissional, insights sobre o desempenho do candidato em empregos anteriores. Tais informações ajudam a ter uma ideia do potencial do profissional para o desempenho futuro.

A trajetória também traz indícios sobre a cultura e adaptação organizacional: esse histórico também pode revelar se o candidato possui experiência em ambientes de trabalho semelhantes aos da empresa, se ele é flexível, se sabe se adaptar, se tem resiliência, etc.

Como desenvolver a própria trajetória profissional?

Três setas no chão

Desenvolver a própria trajetória profissional é um trabalho contínuo de descobertas, tentativas e autoconhecimento. Tal processo também envolve definir metas e estratégias para alcançá-las. É preciso entender aonde se quer chegar para que os esforços sejam feitos nessa direção.

Por isso, é importante definir um plano de ação. Para isso, defina os passos que serão tomados, as experiências e oportunidades que se deseja adquirir ou as pessoas que se deseja conhecer. Divida seu plano em etapas realizáveis e estabeleça prazos para cada uma delas.

Outra dica é estar aberto a mudanças e ajustes ao longo do caminho. Sua trajetória profissional pode não seguir um caminho linear, por isso, é importante estar disposto a aproveitar oportunidades inesperadas e se adaptar às circunstâncias em constante mudança.

Cultivar um bom networking também é essencial para que uma carreira profissional seja desenvolvida com sucesso. Mantenha contato com colegas de trabalho, professores, mentores e outras pessoas que possam fornecer orientação e suporte em sua trajetória profissional.

Qual o papel do RH na trajetória e vida profissional do colaborador?

O RH desempenha um papel fundamental no desenvolvimento dos colaboradores, fornecendo treinamentos, programas de capacitação e oportunidades de aprendizado. Isso ajuda os profissionais a adquirirem novas habilidades, aprimorarem seu desempenho e crescerem profissionalmente.

O desenvolvimento contínuo é essencial para que os trabalhadores se mantenham atualizados e sejam capazes de assumir novos desafios ao longo de suas carreiras. Ao RH também cabe fazer a gestão de desempenho, oferecendo feedbacks que acrescentem na carreira dos colaboradores.

Conclusão

Neste artigo, foi possível entender o que é uma trajetória profissional, que se trata de todo o percurso profissional de uma pessoa. Toda a sua história, suas escolhas, conquistas e desafios enfrentados profissionalmente.

Também foram fornecidas a candidatos algumas dicas de como contar sobre a própria trajetória de maneira interessante e positiva. É importante ser objetivo, conciso, claro e estratégico para que as informações transmitam todo o potencial do profissional.

Ficou claro também que ao RH cabe saber interpretar e colher insights sobre a trajetória profissional de um candidato durante um processo seletivo. Ao se atentar às informações que ele apresenta, é possível conseguir pistas sobre seu perfil, comportamento e prioridades.

Se gostou desse artigo sobre trajetória profissional, envie-o para algum colega que também vai se interessar. Visite ainda o blog Pontotel e saiba tudo sobre gestão de pessoas!

próximos passos para realizar o controle de ponto com a pontotel
Compartilhe em suas redes!
Mais em Departamento Pessoal VER TUDO
INICIAR TOUR!