Saiba do que se trata a campanha do Novembro Azul, quais os seus benefícios e o motivo de incentivá-la na sua empresa
BLOG
Time Pontotel 9 de novembro de 2023 Departamento Pessoal
Saiba do que se trata a campanha do Novembro Azul, quais os seus benefícios e o motivo de incentivá-la na sua empresa
Confira neste conteúdo tudo sobre a campanha do Novembro Azul, desde o que ela é e como surgiu até as vantagens que uma organização ganha ao apoiá-la.
Imagem de Saiba do que se trata a campanha do Novembro Azul, quais os seus benefícios e o motivo de incentivá-la na sua empresa

Além do câncer de pele não melanoma, o tipo mais incidente na população brasileira, os homens podem ser acometidos por outros, como câncer de próstata, sendo este o mais frequente nesse sexo. É diante disso que surge a campanha do Novembro Azul, vital para os homens conseguirem se manter saudáveis e, assim, evitarem o câncer de próstata.

Para sensibilizar a sociedade, especificamente os homens, a campanha do Novembro Azul ocorre mundialmente e, na prática, acontece de diferentes formas. Entre elas, destacam-se as campanhas de mídia, como os anúncios em televisão, e os eventos, como a oferta de exames médicos gratuitos ou com desconto durante o mês de novembro.

Ainda, esse movimento ocorre em empresas por meio do envio de mensagens internas com foco na conscientização sobre a doença, bem como da realização de palestras sobre saúde masculina. É crucial, portanto, que todas as organizações conheçam a fundo sobre o assunto, de que forma podem apoiar a campanha e todos os benefícios que isso gera.

Por isso, os tópicos a seguir serão abordados para esclarecer tudo sobre a campanha do Novembro Azul:

Continue acompanhando o conteúdo!

O que é a campanha do Novembro Azul?

A campanha do Novembro Azul é um movimento de conscientização que várias entidades, como empresas, organizações de saúde e sociedades médicas, realizam ao longo de todo o mês de novembro.

Ainda que atinja toda a sociedade, é uma campanha com foco em desenvolver nos homens a consciência a respeito do câncer de próstata envolvendo estes três aspectos da doença: prevenção, diagnóstico precoce e tratamento. Essa conscientização se dá por meio de determinadas atividades e eventos educacionais, elementos que serão detalhados adiante.

Como surgiu o Novembro Azul?

A campanha do Novembro Azul iniciou-se no ano de 2003, na Austrália. Em suma, esse movimento foi inspirado em uma iniciativa denominada Movember, cuja expressão é uma combinação das palavras em inglês “moustache”, que significa “bigode”, e “november”, “novembro”.

Para incitar discussões sobre a saúde masculina e arrecadar dinheiro para pesquisa de câncer de próstata, um grupo de homens australianos deixou os bigodes crescerem em novembro. A essência dessa iniciativa acabou se espalhando com sucesso mundo afora, dando origem a várias campanhas de conscientização, entre elas, o Novembro Azul.

No Brasil em particular, a campanha do Novembro Azul começou somente em 2011, quando o Instituto Lado a Lado pela Vida iniciou a conscientização sobre a importância de os homens realizarem o diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Como funciona a campanha do Novembro Azul?

Estetoscópio ao redor de um laço azul

De forma prática, o Novembro Azul caracteriza-se pela realização de inúmeras atividades cujo objetivo é promover a conscientização sobre o câncer de próstata.

Elas servem para educar sobre os riscos e sintomas da doença e discorrer sobre aspectos que mostram o quão essencial é fazer exames de forma regular, como o exame de toque retal.

Em geral, a campanha de conscientização do Novembro Azul visa ressaltar a importância de os homens terem estilo de vida que os mantenha longe desse câncer. Ou seja, que eles pratiquem regularmente exercícios físicos e adotem dieta equilibrada. Diminuir ou eliminar o consumo de álcool e tabaco também é crucial, pois estes prejudicam a saúde da próstata.

Se for uma empresa realizando a campanha do Novembro Azul, ela pode adotar desde atitudes simples, como iluminar a sede com luz azul em sinal de apoio à campanha, até criar campanhas publicitárias com mensagens conscientizadoras. Ela também pode patrocinar atividades envolvendo o Novembro Azul.

Como uma empresa pode apoiar o movimento do Novembro Azul?

Na campanha do Novembro Azul, diversos âmbitos da sociedade desenvolvem ações voltadas para a prevenção, o diagnóstico precoce e o tratamento do câncer de próstata. No que diz respeito a uma empresa, há algumas maneiras de ela contribuir para a preservação da saúde masculina nesse aspecto. Confira a seguir.

Promoção da educação

A promoção da educação corporativa é uma das maneiras mais eficientes com a qual uma empresa pode apoiar a campanha do Novembro Azul. Ela pode fazer isso ao promover palestras e workshops nos quais profissionais de saúde falam sobre as causas, a prevenção e outros pontos relevantes do câncer de próstata.

Essa conscientização também acontece no local de trabalho por meio da disponibilização de materiais informativos, entre eles, vídeos educacionais e cartazes. 

Incentivo à participação

Incentivar os funcionários a participarem da campanha é também um modo de a empresa contribuir com o Novembro Azul. Isso começa com ela destacando a importância desse movimento e, em seguida, pontuando de que formas os colaboradores podem se envolver. 

A organização, portanto, visando tal incentivo, pode implementar algumas medidas, como encorajar a liderança a participar de forma ativa das atividades relativas ao Novembro Azul, já que isso estimula os demais funcionários, e distribuir camisetas temáticas da campanha, desenvolvendo o senso de pertencimento à causa em todo o quadro de pessoal.

Parcerias e doações

Uma organização pode, ainda, apoiar a campanha do Novembro Azul mediante parcerias e doações. Nesse caso, ao fazer parcerias com organizações de caridade atreladas à saúde masculina, em especial ao câncer de próstata, a empresa cria iniciativas de arrecadação de fundos, como eventos de caridade, campanhas de doação online e até leilões beneficentes.


Também é possível que a organização contribua de forma mais direta, fazendo doações financeiras para essas organizações de caridade cujo foco seja desenvolver pesquisa para prevenir e tratar o câncer de próstata.

Quais assuntos tratar nos programas de conscientização do Novembro Azul?

Todos os programas de conscientização do Novembro Azul devem abordar estes aspectos: sintomas, fatores de risco, prevenção e tratamento. Os programas de conscientização desenvolvem nas pessoas, sobretudo em homens, a consciência necessária sobre o câncer de próstata e seus perigos. Entenda melhor adiante.

Sintomas

É crucial abordar os sintomas do câncer de próstata, pois o entendimento deles favorece a conscientização, especialmente porque a maioria apresenta-se de forma evidente só nos estágios mais avançados da doença. Maior frequência da necessidade de urinar, dificuldade em urinar, dor ou ardência ao urinar e dores na região pélvica são alguns sintomas.

Fatores de risco

Outra abordagem que tem de fazer parte da conscientização do câncer de próstata envolve os fatores de risco. Afinal, ao saber quais são eles (exposição a agentes químicos, como o amianto, inatividade física, obesidade, tabagismo, entre outros), os homens tornam-se capazes de evitá-los por meio dos exames regulares e de um estilo de vida saudável.

Prevenção e tratamento

Como já citado, abordar a importância de prevenir e tratar o câncer de próstata também é um ponto crucial da conscientização. Quando essas duas medidas, prevenção e tratamento, são praticadas pelos homens, estes conseguem identificar precocemente se estão ou não com a doença; caso estejam, podem tratá-la a tempo, aumentando as chances de cura.

Quais os benefícios da campanha do Novembro Azul nas empresas?

Homem utilizando o computador

Além do benefício que os colaboradores homens têm com a campanha do Novembro Azul de se manterem saudáveis em relação ao câncer de próstata, essa conscientização nas empresas também resulta em outros pontos positivos. Entenda.

Conscientização sobre a saúde do colaborador

Quando uma empresa adota ações para promover a campanha do Novembro Azul, automaticamente está desenvolvendo uma cultura de cuidado com a saúde dos funcionários homens. Estes, portanto, entendem que precisam cuidar de si e, ao mesmo tempo, que a empresa em que trabalham preocupa-se genuinamente com eles.

Apoio às famílias

Outro ponto importante da campanha do Novembro Azul é o apoio às famílias, afinal, estas também podem ter preconceitos, bem como pouco entendimento sobre a doença. Com a conscientização, no entanto, elas conseguem compreender melhor a respeito do assunto.

Isso faz toda a família apoiar mais ativamente os homens em suas vidas, incentivando-os a cuidar da saúde. Em outras palavras, os diálogos sobre câncer de próstata tornam-se mais abertos entre os familiares.

Desmistificação de tabus

A campanha do Novembro Azul nas organizações reflete, ainda, na desmistificação de tabus. Os colaboradores homens, além de se libertarem de preconceitos acerca da doença, problema que os impediria de procurar cuidados médicos, passam a se sentir imersos em um ambiente de trabalho solidário e consciente em relação a esse problema de saúde. 

Conclusão

A campanha do Novembro Azul, assim como outras campanhas de conscientização, é vital para os homens se tornarem conscientes sobre a saúde masculina, em especial no que diz respeito ao câncer de próstata. A partir disso, eles podem evitar essa doença, e, mesmo que sejam acometidos por ela, a campanha os auxiliará no entendimento do tratamento.

Uma empresa, portanto, tem função indispensável nesse processo de conscientização, afinal, o seu quadro de pessoal masculino pode ter dúvidas sobre o assunto ou nem sequer dar a importância necessária para ele.

Por isso, como visto ao longo deste conteúdo, um negócio também irá auxiliar os colaboradores na eliminação de preconceitos ligados ao câncer de próstata.

Gostou deste conteúdo? Confira outros artigos interessantes sobre gestão de pessoas e gestão empresarial visitando o blog Pontotel.

próximos passos para realizar o controle de ponto com a pontotel
Compartilhe em suas redes!
Mais em Departamento Pessoal VER TUDO
INICIAR TOUR!