Endomarketing: conceito, como implementar e principais ações

imagem de duas pessoas em frente a um computador fazendo análises

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O endomarketing nada mais é do que o ato de promover ações que melhorem a imagem interna da empresa, ou seja, a forma com que os funcionários enxergam o seu local de trabalho.

Quem fica responsável por essa tarefa é o setor de Recursos Humanos, que aplica as práticas do Marketing para oferecer um melhor ambiente de trabalho aos seus colaboradores. 

Atualmente, os funcionários de uma organização são considerados como peças-chave para o atingimento de metas e crescimento do negócio. São eles que executam todo o planejamento estratégico e garantem bons resultados para a empresa. 

Em vista disso, caso os colaboradores não se sintam motivados e não possuam uma boa visão da empresa, é sinal de que está na hora de implementar o endomarketing. 

Essas ações têm trazido cada vez mais benefícios, incluindo o fortalecimento de um clima organizacional positivo, além de garantir a produtividade dos colaboradores. 

Todavia, muitas empresas ainda não conhecem na prática o que é o endomarketing e nem sabem como aplicá-lo nas organizações. Se você quer aprender mais sobre esse assunto, está no texto certo!

Aqui, explicaremos o que é e como aplicar o endomarketing na sua empresa, quais são os benefícios das práticas e qual é o papel do RH. Além disso, apresentaremos as principais ações e alguns exemplos de empresas que implementaram o endomarketing. 

A seguir, confira os tópico que iremos abordar ao longo da sua leitura:

Boa leitura!

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O que é o endomarketing?

“Endo” significa interno, dessa forma, entendemos que endomarketing é o marketing interno da empresa.

Mas, afinal, por que unir Recursos Humanos ao Marketing?

O RH é a área que cuida do capital humano da empresa e, alinhado à gestão de pessoas, diariamente busca garantir a qualidade de vida de seus colaboradores. Já o Marketing, é responsável por promover campanhas certeiras que divulguem a organização.

Tendo isso em mente, a união desses dois setores vêm de maneira estratégica, e visa a construção de processos eficazes e certeiros para melhorar a relação entre empresa x funcionário.

E na prática, como isso funciona?

Bom, você pode encontrar as respostas dessa pergunta nos próximos tópicos. Aqui, já podemos adiantar que integrar o marketing ao RH não é uma tarefa fácil. E, para que seja bem sucedida, é necessário adaptar os processos do marketing tradicional que já conhecemos. 

Como trabalhar o endomarketing nas empresas?

Pensar em endomarketing sem envolver as necessidades e dores dos colaboradores nas estratégias não é possível. Os funcionários devem ser considerados o centro do marketing interno.

No dia a dia, os profissionais responsáveis pelo endomarketing precisam ter em mente alguns objetivos. Por conseguinte, esses objetivos guiarão as ações e campanhas do marketing interno. 

Para que você entenda melhor, confira alguns objetivos do endomarketing a seguir:

Como o endomarketing ajuda a engajar os colaboradores?

Um dos principais propósitos do endomarketing é criar uma relação entre o colaborador, a empresa e o serviço/produto ofertado por ela. 

Em suma, antes mesmo de vender o produto/serviço da empresa, é necessário convencer também os colaboradores de adquiri-lo. Na teoria, eles são os clientes internos da empresa. 

Tudo isso acontece, pois os funcionários também fazem parte do crescimento da empresa e garantir que eles visualizem o local onde trabalham e o produto/serviço prestado com bons olhos, é essencial.

Afinal, os colaboradores entenderão a importância do trabalho que fazem, e se sentirão mais motivados para exercer as suas funções. 

Mas, qual é a relação entre a comunicação interna e o endomarketing? 

O endomarketing tem a capacidade de alinhar os colaboradores em relação aos objetivos da empresa, como falamos um pouco mais acima. No entanto, isso só acontece se a comunicação for integrada às ações de endomarketing.

Quais as vantagens de implementar o endomarketing?

De início, podemos citar o fortalecimento das relações de trabalho como uma das vantagens. Esse fortalecimento promove outros benefícios, como times engajados entre si e a consolidação de uma relação positiva entre empregado e empregador. 

Além disso, com uma equipe satisfeita e se sentindo bem valorizada, as chances que cada vez mais tenha retenção de talentos é maior.

Com isso, acontece também a redução de custos, pois, ao reter talentos, a sua empresa economiza no treinamento de novos funcionários. Assim, implementar novas regras fica muito mais prático, e a comunicação da empresa funciona de forma mais leve.

Também é importante ressaltar que melhorando a imagem interna da empresa, consequentemente a imagem externa também é aprimorada.

As contratações externas também podem melhorar e a atração dos melhores talentos para a sua organização fica mais simples.

A longo prazo, o desenvolvimento dos colaboradores e o trabalho em equipe sendo bem executado vai acarretar em uma melhor performance e execução de tarefas dentro da empresa, podendo inclusive ser atrativo para investidores.

Agora que você já entendeu o que é o endomarketing e já sabe de algumas vantagens que ele pode trazer, vamos aprender como implementar o endomarketing na sua empresa no próximo tópico.

Como implementar o endomarketing na sua empresa?

Colocar o endomarketing em prática significa planejar ações que transmitam os objetivos que o RH almeja para os seus colaboradores.

Para fazer isso, é necessário colocar em prática tudo o que falamos até aqui. Quando falamos em marketing interno, já imaginamos que irão existir grandes campanhas com posters na empresa. Mas, no RH, não é bem assim que funciona. 

Como falamos, o que acontece é uma união entre o marketing e o RH, e o papel do RH é adaptar as práticas do marketing no seu dia a dia, a partir de métodos. 

Em vista disso, o RH deve aprimorar os processos já existentes, e implementar outros mais modernos. Assim, estratégias são definidas e aplicadas, por exemplo, no recrutamento e seleção, treinamento, plano de benefícios, comunicados internos, e por aí vai. 

Quais as principais ações de endomarketing?

As ações do endomarketing são consideradas grandes projetos na empresa, e devem ser planejadas com antecipação para que tenham sucesso. 

Em vista de garantir isso, é essencial conhecer as pessoas com quem você quer se comunicar, ou seja, conhecer os seus colaboradores. 

O RH precisa realizar pesquisas internas em vista de investigar as dores de seus funcionários, entender quais são as suas necessidades e principais aflições em relação ao cenário atual da companhia.

Como sabemos, a principal atribuição do RH é saber escutar os seus colaboradores para, assim, resolver eventuais problemas.

Nos próximos tópicos, veja quais são as principais ações de endomarketing nas empresas.

Treinamento e capacitação

Treinar e desenvolver os funcionários é uma das tarefas do endomarketing. Os setores de RH que possuem objetivos de longo prazo já estão promovendo a capacitação de seus colaboradores. 

Desenvolver os profissionais, — a partir de bolsas de auxílio para especializações, cursos, pós-graduações ou feiras de inovação  —, só faz com que eles se aprimorem cada vez mais, e compartilhem seus aprendizados com o time no dia a dia. 

É uma via de mão dupla para as empresas: a empresa auxilia os colaboradores com estudos e eles se tornam cada vez melhores para realizar as tarefas do trabalho. Além disso, possuem uma melhor visão de mercado, podendo contribuir no geral para o crescimento da organização. 

Eventos e palestras 

Promova encontros entre os colaboradores para que interajam uns com os outros. Convide alguns funcionários que se destacaram em algum projeto ou solução para explicarem como funcionou a resolução de problemas, parabenize-os. 

Outro tipo de evento bastante importante é um que apresente o objetivo anual da empresa, e mostre quais serão as frentes de trabalho a serem desenvolvidas ou priorizadas, por exemplo. Atualize os colaboradores em relação a novos procedimentos, remuneração, softwares utilizados, etc.

Mesmo no home office, é possível realizar esse tipo de evento por videochamadas. Claro que não será da mesma forma que presencialmente, mas já é uma solução para que isso não seja deixado de lado, não é mesmo?

Aqui, também podemos ressaltar que a celebração é algo muito importante e uma forma de motivar. Celebre até mesmo as pequenas vitórias de seus funcionários, isso fará com que eles se sintam importantes e vejam valor no trabalho que executam. 

Benefícios e bônus para os colaboradores

Para promover motivação e buscar manter sempre um bom relacionamento com os colaboradores é importante que eles se sintam valorizados.

Um colaborador que se sente valorizado tem muito mais a agregar do que algum colaborador que esteja insatisfeito. A insatisfação no ambiente de trabalho pode causar desmotivação e baixa produtividade, algo que não é positivo para a empresa.

Outro ponto é buscar a implementação de benefícios e bônus para os funcionários, e que também aparece como um bom plano para compor as ações do endomarketing.

Isso, pois trazendo bonificação e reconhecimentos concretos aos colaboradores, a imagem da empresa é aprimorada. Com isso, a possibilidade de reter talentos aumenta.

Além de bonificações salariais, é importante para que o funcionário possa enxergar alguma linha de futuro dentro da empresa. E, é por isso que, no próximo tópico, vamos abordar outra ação do endomarketing, o plano de carreira.

Vamos lá?

Plano de carreira

O plano de carreira é um caminho traçado para que um profissional possa se desenvolver e crescer dentro da empresa.

Ter um plano de carreira bem estruturado pode auxiliar nas metas de retenção de talentos, visto que um funcionário que sente que não está “estagnado”, está mais propenso a valorizar o seu trabalho e não buscar por novas oportunidades no mercado.

Conhecer seus colaboradores e montar um plano de carreira promissor pode trazer muitos outros benefícios além da retenção de talentos.

Funcionários motivados buscam aprender e se aprimorar cada vez mais dentro da empresa, para que atinjam resultados melhores. Logo, tanto a empresa quanto o colaborador podem tirar frutos disso. 

Além de que, ter um plano de carreira dentro da empresa, pode inclusive ser um atrativo para novas contratações.

Agora que você tem algumas das principais dicas de ações do endomarketing, vamos explorar no próximo tópico algumas empresas que já são praticantes da técnica.

Exemplos de empresa que implementou o endomarketing

A Mallory, empresa especializada em eletroportáteis, é um bom exemplo para falarmos sobre endomarketing. 

Em janeiro de 2021, a organização iniciou uma nova campanha que tem como objetivo não só melhorar a forma com que os seus colaboradores veem a empresa, mas também a forma com que os clientes externos a veem. 

Para que isso fosse possível, a empresa mudou toda a comunicação visual interna e externa que possui. 

Em entrevista concedida ao portal de notícias Cidade Marketing, o gerente responsável pela mudança afirmou:  “Vivemos em um contexto onde todos fomos convidados a nos redescobrir, e a Mallory reforça essa proposta, principalmente por oferecer uma gama de experiências a partir dos produtos que nos remetem a essa atmosfera de autocuidado e autoconhecimento”.

Conclusão

Nesse texto, falamos sobre o endomarketing, uma ferramenta essencial e muito utilizada para garantir uma série de melhorias ligadas à forma com que o colaborador vê e se sente em relação a empresa.

É possível perceber que o endomarketing também pode ser utilizado para fortalecer e melhorar o posicionamento da sua empresa em relação aos acontecimentos do mundo, mostrando que possui personalidade e é fiel com sua missão, valores e visão.

Com essa leitura, você aprendeu o que é o endomarketing, como aplicá-lo no seu RH, quais são as suas vantagens e as principais ações para colocar em prática no seu dia a dia. 

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