Saiba o que é a visão holística e a importância dessa habilidade na vida profissional

imagem de uma pessoa encostando em um holograma

88% dos empregados acreditam que uma boa cultura organizacional é parte essencial do sucesso de uma empresa, de acordo com um estudo da Buil In. Neste cenário, a visão holística é parte importante do processo. 

A visão holística nada mais é do que uma percepção do todo da organização. Nesse tipo de  perspectiva todos os setores e recursos têm importância nos resultados, sem que qualquer área seja setorizada. 

Quando a visão holística passa a fazer parte da rotina da empresa, o gestor começa a realizar uma análise global e integral da empresa, sem fazer distinções por áreas. Isso contribui para que o campo de visão seja mais amplo e macro. 

Isso facilita tomadas de decisão, correções de erros e organização de processos, no sentido de planejamento e distribuição de demandas. Mas, de onde surgiu esse conceito e como aplicá-lo na empresa? Este artigo vai abordar os seguintes assuntos: 

Saiba tudo sobre o tema a seguir. Boa leitura! 

banner resolver problemas com escalas de trabalho

O que significa a palavra holística?

imagem de um homem usando um binóculos

A palavra holística é derivada do grego “holo” e que pode significar completo, inteiro. É um conceito que valoriza a totalidade das coisas, onde tudo está interligado. Esse conceito foi criado em 1926 na obra “Holismo e Evolução” do africano Jan Christiaan Smuts. 

A ideia de Jan era mostrar que qualquer sistema é dependente de um todo, já que cada parte acaba influenciando sua totalidade. Ele dizia que não era possível caracterizar um sistema apenas pela soma das partes, e que era necessário ter uma visão geral deles.  

O que é visão holística?

Baseado nesse conceito apresentado por Jan Christiaan Smuts, a visão holística é o oposto da visão setorial. 

Ou seja, enquanto na setorial existe uma análise isolada e se considera a soma das partes, na visão holística a atuação é no todo, sem desmembramentos. Existe uma análise global de tudo que é analisado. 

Até por esse motivo que a visão holística atualmente saiu da teoria e passou a ser uma estratégia, vista na prática, para os mais variados setores da sociedade. Desde a gestão empresarial a setores da educação, saúde e outras áreas. 

A principal premissa da visão holística é prezar pela harmonia de todos os envolvidos, setores, sistemas e pessoas, em busca de um bem maior, o sucesso. 

E visão holística empresarial?

A visão holística empresarial funciona como uma ferramenta estratégica que contribui para que os gestores tenham uma visão macro da empresa. Trazendo inclusive um novo entendimento de que tudo e todos fazem parte do funcionamento da empresa. 

Esse tipo de visão permite ao gestor visualizar qual impacto que cada recurso, seja ele humano e material, pode ter nos resultados da companhia. Além disso, com a visão holística fica mais fácil prezar por uma integração entre as equipes

Contribuindo inclusive para que as tarefas sejam delegadas de forma correta e para que o gestor consiga transmitir a cada colaborador sua função, responsabilidades e o impacto de sua atuação nos resultados da empresa. 

Quais as características desse tipo de visão?

Para entender ainda melhor o funcionamento da visão holística é importante conhecer suas principais características. Afinal, é a partir daí que a empresa conseguirá implementar essa estratégia no seu dia a dia. Confira abaixo as principais peculiaridades desse tipo de visão. 

  • Análise macro das coisas: Quem adota a visão holística na empresa passa a ter um panorama mais completo do funcionamento da empresa. Conhecendo cada detalhe dos seus recursos e principalmente considerando a importância deles nos resultados. 
  • Visão interna e externa das coisas: Quem tem uma visão holística considera a empresa como um todo, isso quer dizer que analisa qualquer impacto, seja ele interno ou externo, nos processos de uma forma geral. Analisando a concorrência, a economia do país, recursos materiais, etc. 
  • Segue padrões: devido a uma visão ampla do negócio, a ideia da visão holística é que haja uma integração das equipes e muito disso exige que a empresa crie padrões de trabalho e comportamento em busca dos objetivos. Por isso, a visão holística valoriza a política organizacional, empresarial e as regras internas da empresa. 
  • Reconhece a importância de todos os setores: Uma das características da visão holística é admitir que todos os setores têm um papel-chave no sucesso, independentemente do nível dos cargos em questão. Por isso existe uma valorização dos profissionais por igual, já que todos são determinantes para que os objetivos sejam alcançados. 

Quais as vantagens de ter uma visão holística?

imagem de um grupo de pessoas juntando as mãos no centro em um círculo

A visão holística do ser humano pode trazer uma série de vantagens para a empresa que adota essa estratégia. Uma vez que, um olhar amplo do negócio pode facilitar as tomadas de decisão e o desenvolvimento de estratégias focadas nos colaboradores e nos resultados. 

Algumas das principais vantagens da análise holística a se destacar são: 

Gestão global

Pelo método estratégico que avalia a totalidade do trabalho, a visão holística vai de encontro a uma gestão global do negócio. Isso quer dizer que existe um ponto de vista de que todos os setores, profissionais e recursos materiais são importantes, sem exceção. 

Sendo assim, a empresa acaba se preocupando com fatores tanto internos como externos, que podem impactar na sua imagem. Até por isso realiza uma gestão global para seus empregados, clientes e sociedade.  

Conhecimento do todo

Outra vantagem dentro da visão holística é o conhecimento do todo. É comum que numa gestão de visão tradicional, os gestores se preocupem apenas com as áreas que lhe dizem respeito. 

Porém, na visão holística o gestor passa a estar familiarizado com toda a rotina da empresa. Mesmo que não conheça profundamente os detalhes das áreas, ele tem uma visão ampla sobre o seu funcionamento. 

Lutas por um único objetivo 

Adotar uma visão holística pode contribuir para que a empresa de uma forma geral reúna suas equipes e facilite a busca por um mesmo objetivo. Apesar de muitos setores serem independentes, a estratégia baseada no holismo preza pela integração entre as equipes. 

Mesmo que com metas diferentes, na visão holística cada setor passa a ter uma perspectiva da sua importância no processo como um todo e o impacto que sua atuação pode ter nos resultados.  

Decisões mais assertivas

As tomadas de decisão, partindo de uma visão holística, tendem a ser mais assertivas e embasadas. Isso porque a partir dessa perspectiva, a empresa consegue prever antecipadamente o que o erro de um setor pode causar na engrenagem da empresa. 

Já que conhecendo a empresa como um todo, por meio dessa visão holística, o gestor saberá exatamente o impacto que uma decisão de determinada área trará nos resultados. 

Facilitando então, decisões mais corretas, previsão de riscos e correções de curso sem atrapalhar o funcionamento da empresa. 

É possível desenvolver uma visão holística?

imagem de uma pessoa sentada mexendo em duas peças de um quebra-cabeça

Sim! Toda e qualquer empresa pode implementar uma estratégia baseada na visão holística. Contudo, é essencial que a empresa tenha um conhecimento macro de suas demandas, setores e colaboradores.

Essa visão é importante para analisar e entender a importância do todo para que a empresa conquiste resultados. Mas, como implementar essa visão ao negócio? A seguir você saberá como aplicar essa estratégia. 

Como fazer isso?

Para que a visão holística se torne de fato um método efetivo no controle de procedimentos, confira alguns passos para aplicá-la. 

Conheça a empresa

Conhecer a fundo a empresa é o primeiro passo para que a visão holística seja de fato efetiva. Por isso, faça uma análise de todos seus recursos, humanos e materiais, objetivos da companhia e dos setores da empresa. 

Assim fica mais fácil visualizar a empresa como um todo e reconhecer a importância organizacional de cada item. 

Tenha uma visão interna e externa da companhia

Ter uma visão holística na empresa significa ter um ponto de vista não só interno da empresa, mas também externo da organização. 

Isso significa reconhecer as demandas de mercado e também a visão dos colaboradores, clientes e fornecedores em relação a empresa. 

Isso é importante, pois nesse cenário de se analisar o todo, considerar os impactos externos pode fazer toda a diferença para que as tomadas de decisão sejam de fato assertivas para o negócio. 

Tenha uma política interna forte

Metodologias, regras e políticas são parte importante para se ter uma visão holística. Afinal, é a partir desses manuais que a empresa consegue alinhar processos dentro dos objetivos que a companhia tem. 

Quando os colaboradores sabem exatamente o que fazer, a tendência é que admitam e consigam perceber a importância de cada setor para que as metas sejam alcançadas. 

Dando aos colaboradores um ponto focal para seguir, considerando o todo em prol de um mesmo propósito. 

Crie um organograma

Muito mais importante do que reconhecer a importância da visão holística na teoria, é essencial que na prática essa estratégia tenha base para funcionar. E parte disso vem da construção de um organograma dentro da empresa. 

A partir dele, o gestor conseguirá visualizar detalhadamente quais setores e cargos fazem parte da empresa e como eles estão interligados. Ter essa compreensão permite a ele determinar a importância de cada área e facilita o trabalho de delegação de tarefas. 

Conclusão

Enxergar a empresa por completo, reconhecendo a importância de todos os profissionais e setores, pode ser de grande valia para a rotina das empresas. Dentro disso, a visão holística, como você pôde ver neste artigo, tem um papel importante. 

Além de contribuir para a construção de uma cultura organizacional sólida, a visão holística traz ao gestor maior entendimento do funcionamento da empresa e do papel que cada setor tem nas engrenagens da companhia. 

Esse entendimento do negócio como um todo contribui, aliás, para que o gestor consiga antecipar problemas, demandar tarefas de forma mais assertiva e potencializa as habilidades dos seus colaboradores, mediante um conhecimento maior do seu dia a dia. 

A visão holística, então, é uma estratégia que tem como principal objetivo, como dito anteriormente, colocar todos no mesmo barco, em prol de um mesmo objetivo e isso pode ser o que as empresas precisam para obter o sucesso tão almejado. 

Entendeu o funcionamento da visão holística nas empresas? Compartilhe, então, esse artigo nas suas redes sociais. 

Compartilhe em suas redes!
Rolar para cima