Tipos de controle de ponto: todos os detalhes e qual o melhor para aderir no RH da empresa!
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Time Pontotel 5 de abril de 2024 Controle de ponto
Tipos de controle de ponto: todos os detalhes e qual o melhor para aderir no RH da empresa!
Entenda as diferenças entre os tipos de controle de ponto disponíveis no mercado e saiba como escolher a melhor opção para a sua empresa!
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Acompanhar a jornada de trabalho dos funcionários é uma das principais responsabilidades do setor de Recursos Humanos (RH). Para garantir que o RH consiga realizar essa tarefa de forma eficiente, a empresa precisa adotar algum dos tipos de controle de ponto disponíveis no mercado.

As opções variam desde o controle manual até o ponto digital. Cada um deles é regulamentado por lei e reúne características que os tornam mais adequados para empresas com diferentes necessidades.

Conhecer essa variedade de sistemas é o primeiro passo para a empresa verificar qual deles é o mais adequado para facilitar o trabalho do RH e melhorar a gestão de pessoas

Para auxiliar nessa escolha, este artigo explicará as diferenças entre os tipos de controle de ponto mais usados no mercado e o que a empresa deve avaliar para escolher em qual deles investir.

Para isso, serão abordados os seguintes tópicos:

Boa leitura!

Qual a importância de escolher o tipo adequado de controle de ponto?

O controle de ponto é uma ferramenta que permite o acompanhamento da jornada de trabalho dos funcionários. Com o apoio dessa ferramenta, a empresa pode monitorar o cumprimento do contrato de trabalho, fechar a folha de ponto, gerenciar escalas, entre outras funções.

Por isso, esse recurso impacta na gestão de pessoas e até nas finanças do negócio. No entanto, esses resultados positivos são alcançados apenas se a empresa adota o tipo de controle de ponto adequado para a sua organização. 

Caso contrário, o RH pode ter dificuldade para fazer a gestão do ponto da forma correta. Nesse cenário, a empresa pode enfrentar passivos trabalhistas em função de erros, fraudes, atrasos, entre outros problemas. 

Tudo isso pode ser evitado quando a organização implementa um tipo sistema de ponto adequado às suas necessidades. Entenda os impactos dessa escolha a seguir.

Impacto na gestão do tempo e produtividade

Adotar o tipo certo de controle de ponto na empresa impacta alguns dos pilares mais importantes para o sucesso da organização, que são a gestão de tempo e a produtividade

Afinal, uma empresa que não sabe monitorar a jornada dos funcionários nem entende como otimizar o tempo de trabalho para tornar o dia mais produtivo dificilmente conseguirá alcançar suas metas

Esse quadro pode ser agravado quando os funcionários apresentam baixo desempenho e engajamento, prejudicando o fluxo de trabalho, a saúde operacional e os resultados do negócio.

Uma das estratégias mais eficientes para evitar esses problemas é investir em um tipo de controle de ponto que auxilie a empresa a lidar melhor com essas questões e se tornar mais eficiente.

Com apoio dessa ferramenta, a organização tem uma visão mais precisa sobre a frequência, os comportamentos, o comprometimento, entre outros dados importantes dos colaboradores. 

Essas informações podem ser obtidas a partir do acompanhamento do registro do ponto e facilitam o monitoramento de vários indicadores de RH

Dessa forma, é possível identificar falhas e oportunidades de melhorias, dados que devem orientar a criação de estratégias capazes de otimizar a gestão de tempo e aumentar a produtividade da empresa.

Quais os tipos de controle de ponto?

Segundo a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), empresas com mais de 20 funcionários são obrigadas a adotar algum método de controle de jornada de trabalho. Esse método pode ser manual, mecânico ou eletrônico. 

A Portaria 671 complementa essa lei, já que consolida e regulamenta o uso de três tipos de controle de ponto eletrônico no Brasil.

Em outras palavras, a legislação trabalhista permite que a empresa escolha entre diferentes tipos de controle de ponto. Cada um deles tem características específicas e, por isso, são indicados para diferentes contextos organizacionais.

Confira a seguir os tipos de controle mais utilizados do país e entenda as diferenças entre eles.

Controle de ponto manual

O controle de ponto manual é o método mais tradicional e conhecido do mercado. Ele é feito por meio do livro de ponto, que exige o preenchimento manual dos horários de entrada, saída e intervalos dos funcionários. 

Por ser mais simples e barato, esse método é normalmente adotado apenas por pequenas empresas. Apesar de parecer ser mais vantajoso, o controle manual é mais vulnerável a erros e fraudes, colocando em risco a segurança jurídica do negócio.

REP-C

O Registrador Eletrônico de Ponto Convencional (REP-C) é considerado a evolução dos sistemas de controle de ponto manual e mecânico. Também conhecido como relógio de ponto eletrônico, ele consiste em um aparelho que deve ser instalado na entrada de funcionários da empresa. 

Por meio desse ponto físico, os trabalhadores registram seus horários de trabalho, que pode ser validado por meio de senhas e digitais, por exemplo. Os dados ficam armazenados no próprio aparelho e devem ser exportados para um computador para que seja realizado o tratamento de ponto.

Embora seja mais seguro e robusto do que os métodos tradicionais de controle, o REP-C é pouco prático e exige mais gastos com aquisição, instalação e manutenção. Além disso, a empresa precisa investir em um software de tratamento de ponto a parte para analisar seus dados.

REP-A

O Registrador Eletrônico de Ponto Alternativo (REP-A) é um tipo de sistema de ponto eletrônico que dispensa os gastos com aquisição, instalação e manutenção de um ponto físico. 

Isso porque o registro da jornada dos funcionários pode ser feito em diferentes dispositivos eletrônicos, como computadores, smartphones e tablets. Para isso, basta ter o software de REP-A instalado nesses aparelhos. 

Os dados registrados normalmente são armazenados em nuvem e podem ser tratados com mais facilidade e acompanhados em tempo real pelos gestores. 

Por conta dessas características, o REP-A é considerado um método de controle mais moderno, seguro, prático, flexível e eficiente em comparação aos tipos anteriores. No entanto, ele só pode ser adotado na empresa mediante aprovação via acordo ou convenção coletiva.

REP-P

O Registrador Eletrônico de Ponto via Programa (REP-P) é o tipo de controle mais avançado do mercado. Assim como o REP-A, ele permite o registro e o acompanhamento da jornada por meio de dispositivos eletrônicos. 

Os dados também são enviados para a nuvem e podem ser monitorados com um sistema de ponto via web ou aplicativo de ponto. Isso facilita o processamento das informações pelo software de tratamento, otimizando o trabalho do RH.

Além disso, o REP-P é considerado um sistema mais robusto e completo em comparação aos tipos anteriores. Por isso, ele dispensa a necessidade de aprovação via acordo ou convenção coletiva, tornando sua implementação mais fácil e menos burocrática.

Como escolher o controle de ponto ideal?

homem sentado em frente a um notebook com expressão de felicidade

Não basta conhecer as características dos diferentes tipos de controle de ponto. Para fazer a escolha certa, também é necessário avaliar vários fatores, incluindo aspectos da própria empresa. 

Entenda a seguir quais são esses fatores e como analisá-los antes de decidir qual sistema de ponto adotar no negócio.

Avalie as necessidades específicas da empresa

O primeiro passo para escolher um bom controle de ponto é avaliar as necessidades específicas da empresa, ou seja, as demandas únicas da organização. 

Essas necessidades estão relacionadas ao número de funcionários, escalas de trabalho, políticas internas, cultura organizacional, entre outros aspectos. 

Assim, é possível identificar quais recursos e funcionalidades o sistema de ponto deve oferecer para atender as necessidades da empresa.

Considere o modelo de trabalho da empresa

Outro fator que deve ser avaliado antes dessa escolha é o modelo de trabalho adotado na empresa. Se a organização exige que os funcionários trabalhem de forma 100% presencial, por exemplo, um REP-C pode ser suficiente. 

Embora tenha algumas limitações, esse tipo de controle faz o básico com mais eficiência do que métodos tradicionais. 

Por outro lado, se a empresa adota o regime de trabalho remoto ou o modelo híbrido, que está em alta, precisa de um sistema de controle mais flexível e eficiente para monitorar os funcionários mesmo quando eles não estão na sede da empresa. Nesses casos, o REP-A e o REP-P são mais indicados. 

Opte por tecnologia e automatização de processos

Por conta do volume de trabalho do RH e das responsabilidades que a empresa precisa lidar em relação à gestão de pessoas e à conformidade legal, a recomendação é investir em um sistema de ponto que vá além do básico. 

Além de registrar o ponto com precisão e eficiência, é importante que ele ofereça tecnologias que automatizam processos e ajudem a construir um RH mais estratégico. 

Cálculo automático de apontamentos, integração com sistemas de folha de pagamento, geração de relatórios e monitoramento em tempo real são exemplos de recursos que otimizam o dia a dia do setor. Afinal, essas tecnologias não só facilitam a gestão do tempo, mas também reduzem erros e tornam o RH mais eficiente.

Considere implantação fácil e diminuição de manutenção

Por fim, é importante avaliar o nível de dificuldade de uso e implantação do sistema. O ideal é que ele seja fácil de instalar e intuitivo, facilitando a adaptação dos funcionários e gestores

Além disso, a recomendação é investir em soluções que exijam pouca manutenção e um excelente suporte técnico, garantindo a estabilidade e a confiabilidade do sistema a longo prazo. 

Qual o melhor tipo de controle de ponto?

O melhor tipo de controle de ponto é aquele que atende as necessidades da empresa. Geralmente, essa escolha envolve algum método de ponto eletrônico. 

Isso porque a transformação digital dos negócios e o avanço das tecnologias aplicadas ao mundo corporativo exige que as empresas modernas adotem sistemas mais modernos e eficientes. 

Essas qualidades são encontradas no ponto eletrônico, especialmente no REP-P, considerada a solução mais robusta e avançada atualmente. 

Além de múltiplas formas de registro de ponto, normalmente a ferramenta conta com dispositivos antifraude e oferece ferramentas de automação, gestão centralizada e integração com outros sistemas. Por esse motivo, em geral, o REP-P é a melhor escolha para empresas que querem construir um RH mais estratégico e eficiente.

Qual o melhor ponto eletrônico para RH?

mão segurando um celular com a tela aberta no controle de ponto da Pontotel

Para aproveitar todas as vantagens de um bom sistema de ponto, é essencial investir em um fornecedor confiável e que ofereça recursos avançados aos seus clientes. 

Confira abaixo um dos melhores fornecedores desse tipo de ferramenta no mercado.  

Pontotel

A Pontotel é uma solução completa para empresas que procuram um sistema que simplifica a gestão do ponto, torna a rotina do RH mais eficiente e melhora as relações de trabalho. 

Para atingir esses objetivos, a plataforma oferece recursos avançados que facilitam o registro, a gestão e o tratamento do ponto. 

A solução oferece múltiplas formas de marcação de ponto, dispositivos de autenticação de dados, cálculos automatizados, integração com o sistema de folha de pagamento, escalas flexíveis, controle de acesso avançado e muito mais. 

Tudo isso é encontrado em um sistema 100% adequado à Portaria 671 e à LGPD. Quer conhecer nossa solução personalizada para sua empresa? Preencha o formulário a seguir e converse com um especialista!

próximos passos para realizar o controle de ponto com a pontotel

Conclusão

Entender as diferenças entre os tipos de controle de ponto disponíveis no mercado é apenas o primeiro passo para escolher qual sistema adotar na empresa. 

Conforme explicado, essa escolha deve considerar as características da própria organização, informações necessárias para entender as demandas do negócio. 

Considerando o volume e a complexidade de trabalho das empresas atualmente, normalmente o tipo de sistema de ponto mais indicado para as empresas é o ponto eletrônico. 

Isso porque ele pode desempenhar funções que vão além do simples registro do ponto, contribuindo para a gestão completa do ponto e de questões ligadas à jornada dos funcionários. 

Com o apoio de um sistema do tipo REP-P como a Pontotel, construir um RH estratégico e melhorar a gestão de pessoas da empresa é mais fácil.

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