Guia definitivo: saiba como escolher o melhor controle de ponto para sua empresa
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Time Pontotel 5 de abril de 2024 Controle de ponto
Guia definitivo: saiba como escolher o melhor controle de ponto para sua empresa
Descubra qual o melhor controle de ponto do mercado e saiba quais critérios levar em conta para escolher a plataforma certa para sua empresa.
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A gestão de jornada é uma rotina importante, e quanto mais estratégica for, maiores as chances de uma empresa ser assertiva para organizar a jornada de trabalho dos funcionários. Entretanto, isso só é possível se a organização optar pelo melhor controle de ponto para seu negócio.

Um controle de ponto eficaz garante segurança jurídica e rapidez no fechamento da folha de pagamento, permitindo uma gestão de dados estratégica e impactando diretamente a eficiência operacional deste processo.

Uma pesquisa da Randstad, “Talent Trends, revelou que mais de 76% das empresas brasileiras afirmam que seus investimentos em automatização de processos do RH, como a gestão de jornada, foram positivos.

Neste caso, o melhor controle de ponto é aquele automatizado, que proporciona à empresa uma gestão eficiente das informações do colaborador, melhorando as tomadas de decisões e reduzindo as chances de erros e fraudes, por estar conforme a CLT e a Portaria 671

Porém, como escolher o melhor aplicativo de controle de ponto do mercado? Esse artigo responderá essa questão abordando os seguintes assuntos: 

Boa leitura! 

O que diz a lei sobre o controle de ponto?

imagem mostra uma ampulheta e um malhete de fundo

Qualquer empresa que tenha mais de 20 profissionais no seu quadro de funcionários precisa, obrigatoriamente, realizar os registros de jornada destes empregados. Essa diretriz está prevista no art. 74 da CLT:

“Art. 74. O horário de trabalho será anotado em registro de empregados. (Redação dada pela Lei nº 13.874, de 2019)

§ 2º Para os estabelecimentos com mais de 20 (vinte) trabalhadores será obrigatória a anotação da hora de entrada e de saída, em registro manual, mecânico ou eletrônico, conforme instruções expedidas pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, permitida a pré-assinalação do período de repouso. (Redação dada pela Lei nº 13.874, de 2019).”

Essa obrigatoriedade, no entanto, mesmo visando a um número predeterminado de funcionários, não exclui pequenas e médias empresas que possuem um número menor de colaboradores. 

Afinal, o controle de jornada é uma importante rotina para o fechamento correto da folha de pagamento e é recomendado para todas as empresas. 

Qual a importância de escolher o melhor controle de ponto para seu negócio?

Escolher o melhor controle de ponto para a empresa é determinante para trazer maior transparência na relação trabalhista e evitar possíveis erros de cálculos na folha de pagamento. 

A seguir, confira outros três motivos pelos quais é importante optar pelo melhor controle de ponto para seu negócio. 

Gestão mais eficiente

O melhor controle de ponto pode proporcionar à empresa uma gestão mais eficiente dos dados de jornada. Inclusive, alguns modelos oferecem um controle de dados em tempo real, permitindo uma visualização ampla da carga horária de trabalho dos funcionários. 

Isso ajuda os gestores a avaliarem melhor a necessidade do cumprimento de horas extras, a construção de escalas mais assertivas e a análise de faltas e atrasos recorrentes.

Melhor tomada de decisões

Possuir o melhor controle de ponto significa ter em mãos dados concretos e autênticos da jornada dos colaboradores, facilitando a tomada de decisões referentes à carga horária de trabalho dos funcionários. 

Seja para planejar folgas, alocar recursos ou definir horas extras, cada decisão, com base no melhor controle de ponto, tende a garantir uma gestão mais eficiente e transparente. 

Menor chance de erros e fraudes

O melhor controle de ponto sempre oferece recursos antifraude que garantem a autenticidade das marcações, evitando possíveis fraudes nos registros, como o ponto amigo. 

Os novos sistemas contam com medidas seguras de registro, por meio de reconhecimento facial ou da voz, geolocalização e outros, que facilitam as marcações e eliminam ações fraudulentas. 

Sem fraudes, as chances de erros no controle e no levantamento de dados de jornada para o fechamento da folha de pagamento são mínimas.

Quais são os principais tipos de controle de ponto?

mulher no notebook procurando o melhor controle de ponto para sua empresa

O mercado oferece alguns tipos de controle de ponto, dos mais simples aos mais modernos. Existem três modelos (REP-C, REP-A e REP-P) que estão previstos na Portaria 671, que rege o uso dos sistemas eletrônicos de gestão de jornada. 

Conheça a seguir um pouco mais destes modelos para escolher aquele que mais se adequa à realidade da sua empresa. 

REP-C

O REP-C (Registrador Eletrônico de Ponto Convencional), conhecido no mercado como relógio de ponto, é um modelo de registro de jornada físico, ou seja, é instalado na sede da empresa. 

Após a marcação do ponto, via biometria, o registrador emite um comprovante e armazena as informações daquele registro na memória deste equipamento. Posteriormente, o RH exporta os dados para tratamento. 

O REP-C é um modelo de registro simples, porém custoso, uma vez que o valor de instalação e manutenção é bem alto em relação a sistemas que funcionam em nuvem. 

Além disso, é um aparelho que não é móvel, dificultando os registros de funcionários que atuam em trabalho externo ou home office. 

REP-A

O REP-A (Registrador Eletrônico de Ponto Alternativo) é um modelo de registro de jornada que permite que as marcações de ponto sejam efetuadas por meio de um software online. 

Ou seja, os registros de ponto podem ser efetuados por meio de dispositivos móveis, celulares ou tablets e até mesmo pela web. Contudo, esse registrador só pode ser utilizado por acordo ou convenção coletiva. Diz o art. 77 da Portaria 671: 

“§ 2º O REP-A somente poderá ser utilizado durante a vigência da convenção ou acordo coletivo de trabalho autorizador, sendo vedada a ultratividade conforme o § 3º do art. 614 do Decreto-Lei nº 5.452, de 1943 – CLT.” 

REP-P

O REP-P (Registrador Eletrônico de Ponto via Programa) é o melhor controle de ponto do mercado. Esse modelo oferece o controle de dados em tempo real, com um sistema alocado em nuvem e múltiplas formas de registro, via app ou web. 

O REP-P dispõe de medidas antifraude que garantem segurança jurídica à empresa, com dados autênticos das marcações. Além disso, o sistema conta com a emissão de relatórios de jornada para garantir tomadas de decisão mais estratégicas. 

Ademais, esse registrador centraliza as informações dentro do mesmo sistema. Desta forma, a rotina de gestão de jornada é facilitada, tornando o registro de dados e o manuseio de informações mais ágeis e estratégicos. 

Quais são os critérios para escolher o melhor software de ponto?

A empresa pode seguir alguns critérios para ser assertiva na escolha do melhor software de ponto. Confira algumas das questões que ela deve considerar antes de escolher a melhor ferramenta.

O primeiro ponto a avaliar na escolha do melhor controle de ponto é a conformidade legal. Isso significa que a empresa deve analisar se o software segue as diretrizes da CLT, LGPD e Portaria 671. 

Estar de acordo com as regras destas legislações permitirá um controle ético, correto e transparente, colocando a empresa em conformidade legal com as previsões e regras da gestão de jornada.

Segurança de dados 

O melhor controle de ponto deve oferecer à empresa maior segurança de dados, para que ela realize a gestão dos registros com maior tranquilidade, sem fraudes ou erros na rotina. 

Por meio dessa ferramenta, isso é possível não só em função das suas múltiplas formas de registro, mas também pelas medidas antifraude e pelo armazenamento de dados em nuvem. 

Avaliar este critério é importante para que a empresa evite futuramente o vazamento de dados e erros que comprometam o fechamento correto da folha de pagamento, acarretando multas ou processos trabalhistas

Facilidade de integração com outros sistemas

O melhor controle de ponto é aquele que oferece facilidades para a integração com outros sistemas, como o de folha de pagamento. Esse recurso permite à empresa centralizar todas as atividades que envolvem a gestão de jornada dos colaboradores. 

Por isso, é importante avaliar se o software oferece essa integração, para que, assim, a empresa agilize todo o processo, dos registros ao manuseio de dados, gerindo tudo pelo mesmo sistema e evitando erros. 

Escalabilidade e adequação às necessidades

A escalabilidade e a adequação dos recursos da ferramenta em relação às necessidades da empresa também são fatores a se considerar antes de contratar um sistema de ponto. Esse tipo de software precisa oferecer possibilidades que agilizem e tornem o processo eficiente. 

É importante que previamente a empresa tenha um conhecimento do próprio processo de gestão de jornada, para conseguir determinar suas necessidades e problemas no controle de ponto e, assim, definir o sistema que mais se adequa ao que ela precisa. 

Diversidade de relatórios

Muitos sistemas de ponto oferecem relatórios importantes para tomadas de decisões. Esse é um importante critério, aliás, para a escolha de um sistema que torne os processos de gestão de jornada mais ágeis e baseados em dados concretos. 

Sistemas que funcionam em nuvem, por exemplo, geram relatórios de inconsistências, faltas, horas extras e outros, permitindo que a empresa tenha acesso a dados em tempo real, para assim ter um controle maior na carga horária de trabalho dos funcionários. 

Usabilidade e interface intuitiva

A usabilidade e a interface intuitiva são outros critérios fundamentais para os gestores agilizarem o processo de gestão de dados de jornada, eliminando burocracias e tornando essa rotina mais estratégica e rápida. 

Além disso, com um sistema intuitivo e usual, fica mais fácil acessar os dados de jornada, em tempo real e em poucos cliques. Assim, a empresa consegue atuar rapidamente para realocar equipes, montar escalas de trabalho e realizar o corte de custos de horas extras.  

Suporte técnico e atendimento ao cliente

Dois critérios importantes para avaliar antes de adquirir um sistema de ponto são o suporte técnico que a empresa oferece e o funcionamento do atendimento ao cliente. Esses itens são essenciais para que a organização se sinta segura em caso de problemas com a ferramenta. 

Sendo assim, a empresa deve avaliar os horários de atendimento, os custos de manutenção, o suporte offline, entre outros detalhes. Desta forma, em caso de algum imprevisto, a empresa não fica na mão nem descumpre prazos relacionados à gestão de jornada. 

Qual o melhor controle de ponto do mercado?

mulher acessando o sistema da pontotel no notebook

A Pontotel possui o melhor controle de ponto do mercado. Nosso sistema alia tecnologia de ponta, desenvolvida para que o seu RH realize uma gestão humanizada da jornada, a transparência e segurança de dados. 

O sistema Pontotel oferece múltiplas formas de registro — reconhecimento facial

senha e geolocalização — para agilizar as marcações de ponto, garantindo dados autênticos da jornada, em função de medidas antifraude que compõem a plataforma. 

Com um funcionamento em nuvem, o sistema Pontotel centraliza as informações em uma mesma plataforma para os gestores trabalharem de forma mais efetiva nesta rotina. Isso agiliza todo o processo, do registro ao manuseio de dados. 

A plataforma Pontotel gera ainda mais de 30 tipos de relatórios para consulta referentes à jornada, para que a empresa possa tomar decisões de forma mais estratégica e assertiva em relação a faltas, atrasos, escalas, horas extras e muito mais. 

Quer saber mais sobre o melhor controle de ponto do mercado? Contate um dos especialistas Pontotel, preenchendo o formulário abaixo, e solicite uma demonstração.

próximos passos para realizar o controle de ponto com a pontotel

Conclusão

Optar pelo melhor controle de ponto do mercado significa agilizar os processos relacionados à gestão de jornada, tornando as rotinas de trabalho mais produtivas, harmoniosas e transparentes. 

Com o controle de ponto ideal para a empresa, ela consegue evitar erros nos registros e no manuseio de dados, facilitando as tomadas de decisões. 

Contudo, a escolha do melhor controle de ponto do mercado deve avaliar critérios como usabilidade da ferramenta, facilidade de integração com outros sistemas, diversidade de relatórios e outros. 

Como visto, a Pontotel, neste contexto, atende todos esses critérios e tem tudo o que a sua empresa precisa para realizar uma gestão de jornada precisa, segura, tecnológica e transparente. 

Gostou deste artigo e quer saber mais sobre temas corporativos? Então, acesse o blog Pontotel e leia mais conteúdos como este. 

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