Divulgação de franquias: saiba como aumentar o alcance da sua marca

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Realizar uma boa divulgação de franquias é aumentar o alcance da marca, gerando autoridade e reconhecimento para a rede. Ter um bom trabalho de divulgação é investir no crescimento e expansão da sua rede. Saiba como colocar em prática em sua franquia!

No cenário empresarial em que vivemos, onde a internet é presente em todos os espaços e os negócios estão cada vez mais voltados para o digital, é imprescindível que toda empresa marque presença neste ambiente. O franchising também se inclui nesta realidade. 

 O marketing digital se tornou fundamental para qualquer empresa que deseja se manter no mercado e atrair clientes das gerações atuais. Para isso, vamos ressaltar neste texto a importância de realizar uma boa divulgação de sua franquia e quais canais utilizar. 

Saiba o que você vai encontrar neste artigo:

  • Por que ter uma boa divulgação da sua franquia?
  • Como divulgar da melhor forma
  • Melhores canais

Por que ter uma boa divulgação da sua franquia

Durante muitos anos, quando a internet não tinha a importância que tem hoje e nem dominava o mercado, a divulgação de empresas e negócios se dava por meio da propaganda tradicional.

Essa divulgação era feita em intervalos comerciais de televisão, outdoors, panfletos e espaços em jornais e revistas. 

Divulgar através da mídia tradicional não foi abandonado pelas empresas, porém, o que mais gera retorno não é mais este modelo. A internet e o ambiente digital permitiram que o alcance de uma marca seja muito maior do que se optasse pelo modelo tradicional.

Ter um bom investimento na área de marketing digital e materiais de divulgação é necessário para gerar autoridade para sua marca. Oferecer bom conteúdo é um dos fatores que mais influenciam na construção da imagem da sua empresa. 

As gerações atuais são influenciadas diretamente pelo posicionamento das marcas e pela identificação com os valores da empresa. Portanto, utilizar os meios digitais para divulgar e definir como sua marca se posiciona no mundo é essencial para captar a atenção de clientes das gerações atuais. 

Sendo assim, se você deseja aumentar o alcance da sua marca e atrair mais clientes, é necessário investir em uma boa divulgação com diversidade de canais. Este é um dos principais meios para aumentar o faturamento da sua rede e atrair novos clientes e franqueados. 

Como ter uma boa divulgação em sua rede

Existem diversos modos de realizar um processo de divulgação em uma franquia. Atualmente, através do ambiente digital, é onde os negócios obtém maior retorno. Portanto, existem algumas práticas para realizar uma divulgação bem-sucedida de seu negócio. 

  1. Posicione sua marca: atualmente, as pessoas dão muito valor para causas e posições. Portanto, é importante definir o posicionamento de sua marca e os seus valores. Assim, você estará chamando atenção dos consumidores como uma marca de destaque no mercado. 

  2. Produza conteúdos de qualidade: gerar valor ao usuário é essencial para atraí-lo para sua rede. Portanto, ao divulgar sua rede, faça por meio de conteúdos que irão agregar, contendo informações e curiosidades. sobre sua marca e o mercado que atua. 

  3. Utilize diversos canais: é importante ter sua marca nos mais variados espaços. A interconectividade proporcionada pela internet faz com que os consumidores estejam em diversos lugares. Portanto, ter sua marca nas redes sociais, no Google, na imprensa.. Faz com que você alcance diferentes consumidores. 

Os melhores canais para divulgar sua rede

Variando entre os métodos de divulgação tradicionais e os focados no ambiente digital, separamos alguns dos melhores canais em que sua marca pode estar. Investir nestes meios irá proporcionar visibilidade para sua rede, atraindo investidores e clientes. 

Portais do Setor de Franquias

Quando falamos em atingir público interessado em franchising diretamente, os portais especializados em franquias aparecem como a melhor opção. Com sua marca nesses sites, sua franquia fica exposta ao mercado que realmente interessa.

Além de serem os que acertam o melhor público, os portais ainda trazem a vantagem de gerarem leads para sua rede. Normalmente, os usuários deste tipo de canal são empreendedores em busca de um negócio, o que trará leads mais qualificados. 

Para acertar nessa forma de divulgação, é imprescindível estar em portais com autoridade, que tragam conteúdo e informações confiáveis. Assim, você alia a sua marca apenas em canais que agregam credibilidade e  bom posicionamento junto ao público.

Um exemplo deste tipo de canal é o Portal de Franquias, da Central do Franqueado. Este portal tem autoridade no mercado de franquias. Lá, você encontra conteúdos e informações confiáveis de diversas franquias e diversos segmentos, onde os investidores têm a oportunidade de fazer contato com uma rede para um possível match.

É possível encontrar no Portal da Central listas com franquias até R$ 5 mil, por exemplo, se você é um empreendedor com pouco capital. Ou, também, listas com franquias até R$ 50 mil se você já busca um negócio de maior porte. 

Mídias Sociais

De acordo com a empresa de pesquisas e análises de mercado Nielsen, 43% das pessoas se sentem mais confortáveis em comprar um produto ao encontrá-lo nas redes sociais. Nesse cenário, para se aproximar dos clientes, as empresas utilizam das redes sociais, divulgando sua marca e gerando interatividade.

Num relacionamento online, é muito bom que uma pessoa consiga entender como adquirir uma franquia, como o negócio acontece, qual o tipo de investimento, e outros detalhes relevantes para seu público-alvo.

As mídias sociais são ótimas ferramentas para gerar engajamento e informar seu público. Assim, você constrói uma relação mais próximas com os consumidores, gerando um bom relacionamento com a aproximação da marca.

Feiras e convenções de Franquias

As feiras de franquias ainda são uma das melhores perspectivas de um franqueado. Muitas pessoas que estão com dúvidas de onde e como investir seu dinheiro, procuram pelas feiras.

A Associação Brasileira de Franchising (ABF) produz diversas feiras e eventos voltados para o mercado de franquias. A ABF Franchising Expo, que reúne mais de 400 marcas do franchising nacional e internacional, com cerca de 65 mil visitantes nos seus quatro dias de realização, é um dos grandes eventos do mercado.

Através destas convenções, é possível construir networking de sua rede com outras marcas e organizações do mercado. Além disso, com a grande quantidade de investidores que frequentam, as oportunidades de vender uma unidade se tornam mais altas. 

Material de Divulgação

Quando você sai em busca de novos clientes, os folhetos ou materiais de prospecção podem ajudar a abrir portas. As principais franqueadoras do Brasil hoje, investem nisso.

Nesse material, você consegue expressar os objetivos do negócio, valores, tempo de retorno de todos os pontos relevantes para que o interessado possa discutir sobre as informações.

Guias de Franquias

Para potencializar sua Franquia, compre espaços publicitários, dentro dessas guias e reforce a sua marca. Um dos elementos chave na hora de criar uma campanha de marketing é a criatividade.

É interessante montar algo diferente, que chame atenção e cause impacto em meio a tantos outros anunciantes.

Assim, os investidores conseguem entender sobre a sua área. Interessados em entender mais o investimento necessários para as marcas, muitosbuscam esses guia. Então, se a sua marca não estiver nesses guias, pode dificultar o contato de possíveis clientes. 

Site da marca

Independente das outras formas de divulgação, o site da marca sempre será um ponto de referência. Mas, é preciso caprichar na construção da página, fazendo com  que ela seja eficiente e funcional.

A primeira coisa a fazer é disponibilizar informações sobre a franquia. Tem empresas que usam da falta de informações, como estratégia, na tentativa que a pessoa entre em contato para saber mais.

É imprescindível que o site da franquia apresente formas de contato com a empresa em meios de captação de leads.

Um exemplo de serviço pode ser um formulário para que interessados baixem a apresentação sobre a franquia e recebam mais informações ou um contato direto com a equipe de expansão.

Blog

Segundo uma pesquisa do site Demand Metric, 70% dos consumidores preferem conhecer uma empresa através de conteúdos customizados do que anúncios pagos. Pensando nisso, uma alternativa que tem se tornado imprescindível para empresas é apostar no marketing de conteúdo, através de um blog. 

Alimentar o blog da sua rede com conteúdos sobre seus serviços, informações do segmento de atuação, dicas relacionadas ao seu serviço, são um diferencial.

O marketing de conteúdo ajuda a fortalecer sua marca, agregando valor a ela. Você estará oferecendo um serviço ao público ao mesmo tempo que expõe a sua marca como referência no segmento.

Para que esta estrutura seja eficiente em sua rede, não basta montar somente as estratégias; é necessário que seus colaboradores estejam engajados e sejam produtivos. 

Para isso, é necessário uma boa gestão de pessoas, para organizar diversas atividades necessárias na divulgação de uma franquia, assim como o controle de frequência de funcionários para garantir a produtividade da equipe e que os processos estejam realizados de forma eficaz e que gerem bons resultados para o seu negócio. 

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