Case de sucesso Grupo Paccini: como a Pontotel centralizou informações das unidades de todo país em tempo real!
BLOG
Time Pontotel 1 de maio de 2024 Cases de Sucesso
Case de sucesso Grupo Paccini: como a Pontotel centralizou informações das unidades de todo país em tempo real!
Veja como o Grupo Paccini, com 3 grandes empresas, conseguiu otimizar a rotina do RH e melhorar a gestão de ponto com o sistema Pontotel.
Imagem de Case de sucesso Grupo Paccini: como a Pontotel centralizou informações das unidades de todo país em tempo real!

A Pontotel é uma plataforma completa de gestão de ponto, idealizada para facilitar a rotina do RH e descomplicar um processo que costumava ser bem burocrático, garantindo benefícios para colaborador e empresa. Buscando melhorar esse aspecto, o Grupo Paccini escolheu a Pontotel e se transformou em um case de sucesso.

Por ser uma empresa com colaboradores em diversos estados do Brasil, o Grupo Paccini enfrentava desafios na gestão de ponto, resultando em desperdício de tempo no setor de Recursos Humanos e com colaboradores frequentemente entrando em contato para obter informações sobre suas jornadas de trabalho.

A empresa vinha tentando melhorar esse processo há algum tempo, até mesmo contratando outros softwares de controle de ponto. Porém, foi somente com a Pontotel que a satisfação e o atendimento às necessidades foram alcançados. A plataforma ofereceu tudo o que o Grupo Paccini precisava para resolver os problemas da gestão de ponto.

Agora, o Grupo Paccini se tornou um grande exemplo de como um ponto online pode transformar a experiência do registro de ponto na empresa, especialmente, por meio da transmissão de informações em tempo real. Neste texto, será apresentado detalhes sobre o case de sucesso do Grupo Paccini, por meio dos seguintes tópicos:

Aproveite o conteúdo e utilize esta história de sucesso como fonte de inspiração para sua empresa. Tenha uma boa leitura!

Conheça o Grupo Paccini

O Grupo Paccini, fundado em 2018, reúne empresas como Paccini, Procooler e Leadermarket, unindo-as para melhorar a gestão e os serviços compartilhados.

Fundada em1982, a Paccini é destaque no fornecimento de peças para arrefecimento e climatização automotiva. A Procooler, parte do grupo, fabrica componentes de alto padrão para esses sistemas. Já a Leadermarket, especializada em comércio exterior, apoia principalmente as exportações e importações da Procooler.

O grupo visa liderar o mercado brasileiro em suas categorias até 2027, focando em agilidade, liderança e objetividade para entregar soluções eficientes e inovadoras aos seus clientes.

Com cerca de 150 funcionários dedicados, o Grupo Paccini se compromete com a excelência, eficiência na gestão de recursos e decisões pautadas em dados precisos, visando sempre facilitar a disponibilidade de peças de reposição e melhorar a mobilidade.

Grupo Paccini
Sitehttps://grupopaccini.com.br/
Tamanho da empresa51-200 funcionários
SetorServiços combinados para apoio a edifícios
SedePalhoça, Santa Catarina

Qual era o desafio do Grupo Paccini?

O Grupo Paccini enfrentava muitos desafios com a gestão de ponto e o controle de horas dos funcionários antes de aderir a Pontotel. O sistema escolhido anteriormente, havia sido implementado de forma inadequada e logo descontinuado, o que ocasionou em uma lacuna no acompanhamento e na atualização dos dados de ponto.

Esse cenário gerou uma série de problemas, especialmente no que se refere ao cálculo manual do banco de horas. O processo era extremamente trabalhoso e ineficiente, causando frustrações para a equipe de Recursos Humanos e confusão entre os gestores.

Constantemente, os funcionários entravam em contato para pedir informações sobre seu banco de horas e o RH precisava realizar cálculos para ter as informações, havia muito tempo sendo mal aproveitado.

A necessidade de um sistema mais eficiente e automatizado para melhorar esses processos era, portanto, uma prioridade para o Grupo Paccini.

Case de sucesso Grupo Paccini: Centralização de dados das diversas unidades espalhadas pelo país!

O Grupo Paccini tem operações espalhadas por várias cidades brasileiras, incluindo Porto Alegre, Rio de Janeiro, Curitiba, Palhoça, Contagem e Americana. Essa ampla distribuição geográfica resultava em descentralização dos dados dos colaboradores e de suas jornadas de trabalho, ficando cada sede responsável por seus registros. 

Esse cenário era motivo de desafio para a análise de dados e o controle de gestão, dada a falta de centralização e uniformidade nas informações.

Para solucionar esse problema, o Grupo Paccini precisava de um sistema que unisse todos os colaboradores em uma única plataforma, enquanto permitisse distingui-los por unidades. Sendo assim, a Pontotel atendeu às necessidades da empresa e trouxe a solução, proporcionando um acompanhamento unificado e em tempo real através da plataforma.

O sistema Pontotel trouxe centralização e flexibilidade, simplificando o controle de horas e unificando informações que antes estavam fragmentadas entre os colaboradores espalhados pelos 8 estados do país. Assim, a empresa conquistou uma maior eficiência e clareza na gestão do tempo de trabalho em suas diversas localidades.

Gestão em tempo real: segurança e registro em uma só plataforma

No Grupo Paccini, adotar o sistema da Pontotel trouxe grandes inovações para a empresa, principalmente, com a capacidade de acompanhar em tempo real o banco de horas, atualizando o tempo trabalhado diariamente. Esse recurso proporcionou uma visão clara e imediata das jornadas de trabalho, essencial para uma gestão eficaz e ágil.

Além disso, para assegurar a precisão e a integridade dos registros de ponto, o Grupo Paccini optou pelo ponto web. Dentre as diversas opções de registro de ponto ofertadas pela Pontotel, essa escolha se alinha perfeitamente com o modelo de trabalho presencial da empresa, assegurando que os registros de ponto sejam realizados no local de trabalho. 

O Grupo Paccini prioriza a segurança e precisão nos registros de ponto, e a Pontotel oferece essa tranquilidade ao incorporar diversas medidas de segurança, como senha, geolocalização, comando de voz e reconhecimento facial, tudo integrado em uma única plataforma, dispensando a necessidade de soluções externas.

Recursos humanos focado no que importa: as pessoas

Com a adoção do sistema de ponto online da Pontotel, o setor de RH do Grupo Paccini conseguiu ganhar horas livres na rotina para lidar com questões mais estratégicas e acompanhar de perto cada funcionário. Todos os dias, eram gastos cerca de duas horas tirando dúvidas sobre banco de horas. Veja o que relataram os gestores:  

“Agora com a Pontotel, o funcionário já sabe quantas horas tem até o dia de hoje sem esperar o fechamento (da folha). É uma das vantagens da Pontotel.” – afirma Vanessa, Assistente de Analista de Departamento Pessoal da Paccini 

“Passávamos duas horas por dia atendendo funcionário perguntando quantas horas eles tinham de banco. […] Eu acho que essa questão da velocidade da informação, de ser em tempo real, é o principal diferencial.” – complementa Fabio Medeiros, coordenador de RH.

A Pontotel é ideal para empresas que dependem do banco de horas, pois permite que tanto gestores quanto colaboradores acessem dados sobre horas trabalhadas, extras, faltantes e muito mais. Isso simplifica o processo e elimina a necessidade de contato frequente com o RH para esclarecer dúvidas sobre o assunto.

Além disso, a implementação do sistema permitiu uma redução significativa no tempo gasto com o fechamento de ponto, passando de cerca de 20 dias para os primeiros cinco dias do mês seguinte.

Plataforma que garante segurança jurídica e flexibilidade

A plataforma Pontotel tem se apresentado satisfatória para o Grupo Paccini, trazendo flexibilidade por meio de um sistema fácil e intuitivo. Destacaram o tanto de benefícios para os gestores e para os colaboradores. Eles apreciaram especialmente a capacidade de visualizar informações em tempo real e a simplicidade no ajuste de pontos.

Graças as medidas de segurança implementadas pela Pontotel, e o respaldo legal na Portaria 671, nosso sistema proporciona a segurança jurídica buscada pela empresa. Ao mesmo tempo, os trabalhadores ganham mais transparência ao acompanhar sua jornada de trabalho, garantindo o correto cumprimento da lei e protegendo-se.

Sua empresa pode fazer como o Grupo Paccini e também se tornar um case de sucesso, revolucionando a gestão de ponto por meio da plataforma Pontotel. Somos um sistema de ponto digital completo e automatizado, que traz autonomia para gestores e colaboradores, além de transparência e facilidade na rotina.

Por meio de dispositivos diversos, como computador, celular, tablet ou notebook, os colaboradores marcam o ponto de forma digital e a gestão tem acesso a todos os dados em tempo real. Além de produzir relatório e acompanhar as informações de jornada em uma plataforma única. 

A Pontotel ainda se integra a outros softwares de RH, como os de fechamento de folha de ponto, para otimizar ainda mais a rotina e deixar o setor mais tecnológico e eficaz.

Preencha o formulário abaixo para receber o contato de um dos nossos especialistas e descubra o que a Pontotel por fazer para trazer mais sucesso à sua empresa. 

próximos passos para realizar o controle de ponto com a pontotel

Conclusão

Por fim, ficou evidente que a implementação do sistema Pontotel foi um divisor de águas para o Grupo Paccine. Se antes, os processos de gestão de jornada eram demorados e burocráticos, agora, tudo ficou digital e automatizado, proporcionando mais tempo para o RH trabalhar estrategicamente. 

Ficou evidente que o Grupo Paccini é uma grande empresa, com um modelo de trabalho presencial abrangente em várias cidades. Mesmo assim, o sistema da Pontotel demonstrou eficiência, adaptando-se com excelência como já faz em todos os tipos de jornada.

Continue acompanhando o blog Pontotel para ler mais histórias inspiradoras como essa e para se atualizar sobre as novidades do setor corporativo!

Compartilhe em suas redes!
Mais em Cases de Sucesso VER TUDO
INICIAR TOUR!