Financiamento empresarial: como ajudar minha empresa a crescer com crédito?

financiamento-empresarial
Atualizado em

Pode parecer estranho, mas um financiamento empresarial pode ser a oportunidade que sua empresa estava precisando para andar com seus projetos mais importantes. 

Mas aonde encontrar a melhor opção de crédito? E no que exatamente investir? Nós vamos ajudá-lo a entender mais sobre o assunto no decorrer deste artigo. Acompanhe!

Mais soluções de crédito disponíveis dão aos empresários autonomia na hora de escolherem a melhor maneira de investir em seus próprios negócios. Nem sempre utilizar as reservas financeiras para investimento é a melhor opção para a saúde financeira da empresa. Por isso, vamos falar mais sobre o mercado de crédito e como ele pode ajudar a sua empresa a crescer de maneira equilibrada e saudável.

Até hoje, os maiores especialistas no mundo em juros e riscos sempre foram os bancos. Quase 85% dos empréstimos realizados no Brasil foram concedidos pelos cinco maiores bancos, segundo a matéria do Portal Uol. 

Emprestar dinheiro é um risco diário que quem empresta capital precisa conviver e trabalhar para evitar a inadimplência. Hoje em dia, as avaliações tornaram-se cada vez mais precisas e sofisticadas, principalmente por causa do avanço da tecnologia e dos mecanismos de predições. 

Recuperar o crédito inadimplente leva tempo, custa dinheiro e nem sempre traz a recuperação da dívida. Por conta disso, a diferença entre a taxa que as instituições financeiras captam dinheiro e a taxa que elas cobram ao emprestar dinheiro, simplificadamente chamada de spread bancário, é tão alta. O spread brasileiro só não é maior do que o praticado em Madagascar.

E obviamente os empresários sentem na pele o alto valor desse spread quando precisam de um financiamento empresarial. Então, como ter acesso a um crédito mais justo e possível?

As fintechs surgem para tornar o financiamento empresarial mais acessível

O uso da tecnologia é uma das principais características das fintechs, que são empresas que unem tecnologia e serviços financeiros. Elas permitem que o segmento derrube algumas barreiras que dificultam a entrada das pequenas empresas no mercado de crédito. Como por exemplo, analisar automaticamente em minutos o perfil de uma empresa. Assim, não precisam demandar desse processo movimentos burocráticos que acabam tornando tudo muito mais custoso. 

Esse é o caso da BizCapital, empresa que concede crédito para micro, pequenas e médias empresas. “Dar acesso ao crédito aos pequenos empreendedores é o que nos impulsiona. Sabemos que as PMEs encontram muita dificuldade na hora de conseguir capital externo para investirem em seus negócios. Antes esses empresários não tinham muitas alternativas, mas as fintechs estão mudando esse cenário”, diz Francisco Ferreira, sócio-fundador da Biz.

As fintechs acabam por tornar o processo de empréstimo mais ágil. Dessa maneira, o financiamento empresarial passa a ser, além de mais rápido, mais abrangente. Processos totalmente digitais, que podem ser feitos pelo celular de qualquer lugar, deixam o empreendedor menos refém das agências físicas.

“Esse empreendedor, principalmente o pequeno, é muito focado nas operações do negócio,  muitas vezes ele está própria na linha de frente. Quando ele deixa de lado esse trabalho para resolver algo burocrático, acaba perdendo o foco”, conta Francisco.

Vantagens das fintechs para os pequenos empreendedores que precisam de financiamento empresarial

Rapidez no pedido e na entrega do dinheiro

Só leva 24 horas para o capital entrar na conta da empresa. É o que promete a fintech para os seus clientes. Um facilitador importante no processo de análise do crédito é a documentação, que também é enviada de forma inteiramente online. Quanto mais organizada a empresa estiver, mais chance tem o negócio de ter o financiamento empresarial aprovado.

Processo online na palma da mão

Aquele tempo em que as pessoas precisavam chegar cedo para falar com gerentes, enfrentar filas e ir aos cartórios ficou para trás. Hoje, com toda tecnologia disponível, muitos processos, que antes eram chatos e longos, se tornaram mais acessíveis e rápidos. O empreendedor hoje para pedir empréstimo só precisa de internet e um celular.

Segurança sempre

Ainda que o universo das fintechs seja muito novo para os empreendedores brasileiros, eles já estão se acostumando com as mudanças que o avanço da tecnologia traz e aprendendo a lidar com os desafios. Confiar seus dados a essas “novas” empresas é um deles.

De acordo com a BizCapital, mais de R$ 20 bilhões de pedidos de empréstimo já foram feitos na plataforma para mais 1.200 cidades brasileiras. Cada vez mais os empreendedores estão acreditando nas fintechs de crédito. Da mesma forma, esses “novos” financiadores estão mais confiantes nos tomadores. 

A confiança é mútua e, nesse processo, mais empreendedores estão tendo acesso ao financiamento empresarial para investirem e crescerem com seus negócios.

Esse é o propósito da startup, fazer com que MPMEs cresçam e se desenvolvam cada vez mais.

Esse texto foi escrito em parceria com o time da BizCapital.

Rolar para cima
WhatsApp chat