Performance corporativa: entenda os impactos nos resultados empresariais e quais os desafios!
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Time Pontotel 25 de março de 2024 Gestão de Pessoas
Performance corporativa: entenda os impactos nos resultados empresariais e quais os desafios!
A performance corporativa tem impactos diretos nos resultados financeiros e operacionais de uma empresa. Saiba como gerir essa performance!
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A performance corporativa sempre será um tópico interessante para líderes responsáveis pelo desenvolvimento de suas equipes. Afinal, a eficácia dos colaboradores têm impacto direto nos resultados e no sucesso de uma empresa.

Segundo pesquisa da McKinsey, o desengajamento dos funcionários e a rotatividade podem custar a uma empresa de tamanho médio entre 228 milhões e 355 milhões de dólares por ano em produtividade perdida. Ao longo de cinco anos, isso representa pelo menos 1,1 bilhão de dólares em valor perdido por empresa.

Esses números reforçam a importância de gerir o desempenho dos colaboradores e reconhecer os desafios associados a essa tarefa. Confira, logo abaixo, como este guia poderá ajudar a entender os impactos da performance no trabalho:

Continue e entenda o que está por trás de uma boa gestão da performance no trabalho!

O que é performance no trabalho?

Performance no trabalho é como um colaborador executa suas responsabilidades na rotina de uma empresa. O trabalho executado é avaliado conforme o que o funcionário alcança em comparação com o que era esperado dele.

Uma variedade de fatores pode determinar a performance de trabalho, incluindo as habilidades técnicas e interpessoais, a motivação do colaborador, os recursos disponíveis no ambiente de trabalho e o suporte da equipe.

Qual o impacto da performance corporativa nos resultados empresariais?

um homem e uma mulher olhando um papel com gráficos

A alta performance dos colaboradores pode trazer muitas vantagens para a empresa. Confira os impactos positivos da performance corporativa nos resultados empresariais e por que vale a pena impulsionar a equipe.

Aumento nos resultados positivos

Existem consequências diretas da performance dos colaboradores nos aspectos financeiros, operacionais e estratégicos de uma organização. O bom desempenho ajuda a reduzir custos operacionais, como retrabalho, desperdício de recursos e custos de manutenção, o que pode aumentar as margens de lucro.

Maior produtividade

A performance também está ligada à produtividade da empresa, porque colaboradores com desempenho acima da média tendem a evitar retrabalho e minimizar erros. Com uma boa gestão do tempo e dos recursos, eles também se concentram nas tarefas mais prioritárias e maximizam o retorno sobre o investimento em tempo e esforço.

Satisfação do cliente

A satisfação do cliente vai além das transações comerciais e envolve a experiência global das pessoas com a marca. Se os colaboradores estão comprometidos em executar da melhor forma suas responsabilidades, eles estão contribuindo para a satisfação do cliente, desde o primeiro atendimento até a resolução rápida de problemas ou reclamações.

Desafios para a gestão da performance corporativa

Acompanhar de perto o desempenho dos colaboradores é a melhor maneira de identificar pontos fortes e áreas de melhoria, além de alinhar os esforços dos colaboradores com os objetivos organizacionais. No entanto, essa tarefa não está isenta de dificuldades.

Abaixo, confira alguns dos maiores desafios enfrentados pela gestão de performance no ambiente de trabalho:

  • Risco de avaliação subjetiva: a tendência a avaliar o desempenho com base em impressões pessoais, em vez de dados objetivos, pode levar a decisões injustas e inconsistentes, prejudicando a confiança dos colaboradores da equipe;
  • Comunicação transparente: o diálogo entre líderes e equipe deve garantir que os colaboradores entendam o que é esperado deles, recebam feedback sobre seu desempenho e compreendam como são avaliados;
  • Resistência à mudança: a introdução de melhorias e novas práticas pode ser vista com resistência por parte de colaboradores acostumados com métodos antigos ou que temem a mudança em geral.

Enfrentar esses desafios requer um compromisso da liderança com estratégias para melhorar a gestão de performance e criar uma cultura organizacional que valorize a transparência e o desenvolvimento contínuo dos colaboradores.

Estratégias para melhorar a performance corporativa

O desempenho dos colaboradores não é apenas uma questão de comprometimento e esforço individual. Os gestores e líderes também devem trabalhar para a promoção de uma cultura que estimule a alta performance. Para isso, confira uma lista de estratégias de gestão da performance corporativa e descubra como alcançar resultados ainda melhores.

Estabelecimento de metas claras

Metas bem definidas ajudam a alinhar os esforços individuais e coletivos com os objetivos organizacionais, criando um senso de propósito e foco. Para colocar essa estratégia em prática, as metas devem ser específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazo definido, conforme os princípios da metodologia SMART.

Feedback contínuo e avaliação de desempenho

Os funcionários que recebem feedback diário em comparação àqueles que recebem feedback anual têm 3,6 vezes mais probabilidade de estarem motivados para fazer um trabalho excelente, segundo estudo recente da empresa de pesquisa Gallup.

É importante que as avaliações de desempenho sejam objetivas, baseadas em critérios claros e alinhadas com as metas e expectativas da empresa. Além disso, o processo de feedback deve ser contínuo.

Desenvolvimento de uma cultura de alto desempenho

Uma cultura organizacional que valoriza o alto desempenho envolve criar um ambiente de trabalho que incentive a excelência, a inovação e o trabalho em equipe. Para desenvolver essa cultura, os líderes precisam exemplificar os valores e comportamentos desejados, comunicar as expectativas de desempenho e reconhecer o esforço dos colaboradores.

Qual o papel do RH na performance corporativa?

uma mulher sorrindo olhando para a câmera e duas pessoas sentadas atrás desfocadas

O departamento de Recursos Humanos (RH) é um dos responsáveis pelo desenvolvimento da performance corporativa. Suas tarefas envolvem desde a seleção de profissionais adequados para as necessidades da empresa até a implementação de programas de treinamento, suporte e orientação aos gestores e líderes de equipe.

Conclusão

A alta performance corporativa depende em grande parte do esforço individual do funcionário, mas os gestores e líderes precisam trabalhar para criar uma cultura organizacional que valorize o alto desempenho. 

Como foi visto até aqui, o setor de Recursos Humanos assume responsabilidades estratégicas nessa missão, uma vez que os profissionais de RH realizam desde o recrutamento dos funcionários até a mediação entre eles e os objetivos organizacionais.

Para mais dicas de gestão de pessoas e sugestões de tecnologias para a rotina da empresa, aproveite para conferir as novidades do blog Pontotel.

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