Saiba o que é o seguro saúde – Benefício corporativo ofertado por diversas companhias

imagem de um estetoscópio, um coração de plástico e peças de madeira

Um dos benefícios mais almejados por profissionais quando procuram um trabalho é o plano de saúde. Por isso, muitas empresas entendem que esse investimento é essencial para a atração e retenção de talentos. Uma modalidade mais recente, é o seguro saúde, que também começa a figurar entre as vantagens oferecidas aos trabalhadores. 

Cada uma dessas opções de assistência médica tem pontos positivos e devem ser escolhidas de acordo com as necessidades dos colaboradores e anseio das companhias. Porém, a diferença entre plano de saúde e seguro saúde pode não ser muito clara para a maioria das pessoas. Inclusive, muitos não sabem o que é seguro saúde.

Se você também não sabe o que diferencia esses dois formatos, este artigo pode te ajudar a entender o que é melhor para a sua empresa. Você vai ler sobre:

Quer saber mais? Continue a leitura!

banner problemas com absenteismo

O que é o seguro saúde?

O seguro saúde é uma modalidade de assistência médica, na qual o segurado paga uma parcela mensal e possui uma série de contrapartidas para utilizar quando for necessário. Quando isso ocorrer, ele deve fazer o pagamento do atendimento médico e solicitar o reembolso à seguradora. 

Funciona como um contrato de seguro comum, como estamos acostumados a fazer com carro ou imóvel: você paga um valor de prêmio e, dentro do que está acordado na apólice, utiliza os serviços de saúde que precisar. 

A vantagem desse modelo é que você pode escolher o profissional, clínica, hospital que desejar utilizar. Por outro lado, o paciente é o responsável por fazer o pagamento deste serviço e depois solicitar o reembolso à empresa seguradora.

Ele é regulamentado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS)?

Assim como ocorre com os planos de saúde, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) também é responsável pela regulamentação e fiscalização dos seguros de saúde, já que se trata de uma modalidade de saúde suplementar. 

Anteriormente, os seguros eram monitorados pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), porém, a Lei 10.185 transferiu para a ANS a obrigação de regulamentar todas as operadoras de seguro, especializadas no setor.

Entretanto, nem todas as regras são iguais para planos e seguros de saúde.

Uma empresa pode contratar seguro saúde para os colaboradores?

imagem de um homem sentado em uma mesa digitando em um computador e escrevendo em um caderno

Sim. Não existe uma determinação que proíbe as empresas de contratarem seguro saúde para os seus colaboradores. Afinal, oferecer esse benefício de assistência médica para os funcionários não é uma obrigação do empregador, mas sim um benefício extra para atrair e reter os melhores talentos.

Sendo assim, os gestores de recursos humanos podem avaliar qual opção melhor se adequa para as necessidades do negócio e de seus profissionais.

Quais as diferenças entre o seguro saúde e o plano de saúde?

Com certeza, a principal dúvida é quais são as diferenças entre plano de saúde e seguro saúde e porque são dois modelos diferentes de assistência médica. Para explicar melhor, elencamos os detalhes de cada uma das modalidades.

Plano de saúde

Tradicionalmente, esse é o tipo mais utilizado pelos brasileiros que optam pela saúde suplementar. Estima-se que pelo menos 48 milhões de pessoas tenham um plano de saúde no país. As principais características desse modelo são:

Oferecido por uma operadora de plano de saúde

Os planos de saúde são comercializados pelas operadoras de saúde, que são responsáveis pela manutenção e cumprimento dos itens firmados na apólice assinada. 

Cobertura pré-determinada

No plano de saúde, o usuário saberá exatamente qual a cobertura do que está contratando. Sendo assim, sempre que precisar utilizar, a pessoa já saberá o que faz parte ou não da assistência contratada. Geralmente, quanto maior é a oferta de procedimentos, mais alto é o valor do convênio médico. 

Rede credenciada disponível

Outro ponto importante do plano de saúde é o fato de que cada operadora de saúde tem uma rede credenciada para atendimento médico e o usuário só pode ser atendido nesses locais. Além disso, vale destacar que essa rede também muda de acordo com o plano escolhido. 

Por isso, sempre que optar pela contratação de um plano de saúde, o usuário deve ficar atento a essas informações de cobertura e, especialmente, sobre a reputação da operadora de saúde. 

Seguro saúde

O seguro saúde é uma modalidade de assistência médica que vem ganhando adeptos no Brasil nos últimos anos e se difere dos tradicionais planos pelos motivos abaixo:

Oferecido por uma corretora de seguro

A empresa responsável pela comercialização e operacionalização deste tipo de assistência à saúde é uma corretora de seguros. Logo, ele funciona como qualquer outro tipo de seguro que conhecemos: o usuário faz o pagamento de um prêmio mensal e aciona a seguradora sempre que precisa utilizar um serviço incluso no plano contratado.

Mais flexibilidade na escolha do atendimento

Uma das principais vantagens do seguro saúde para o usuário é a possibilidade de escolher onde quer realizar seu atendimento médico. Muitas vezes, o médico da família não está incluso na rede credenciada do plano de saúde e o paciente acaba pagando a consulta particular para não deixar de ser atendido pelo seu profissional de confiança.

No seguro saúde, isso não ocorre, pois os procedimentos médicos, desde consulta até internação, podem ser feitos em qualquer lugar.  

Funciona na modalidade de reembolso

Isso é possível porque o seguro saúde funciona na modalidade reembolso, ou seja, o usuário paga pelo procedimento e depois solicita o reembolso à seguradora. O valor do reembolso vai depender especificamente do valor do prêmio desembolsado mensalmente pelo beneficiário. 

Assim como ocorre no plano de saúde, quanto maior for a mensalidade, mais vantagens o seguro saúde oferecerá.

Quais os benefícios do seguro saúde para a empresa?

imagem de um homem e uma mulher se cumprimentando sorrindo

Como já falamos anteriormente, o brasileiro possui uma grande preocupação com a saúde. Apesar do Sistema Único de Saúde (SUS) ser um dos melhores em atendimento médico público do mundo, o sistema ainda carece de mais investimentos para conseguir atender toda a população com qualidade e com menos tempo. 

Por esse motivo, contar com uma assistência médica suplementar é prioridade de boa parte dos brasileiros. Sendo assim, oferecer o benefício do seguro saúde para os colaboradores pode trazer diversas vantagens para as empresas. Entre elas, estão:

Atração de talentos

Além de um bom salário, atualmente, os profissionais estão buscando oportunidades de emprego nas empresas que mais oferecem benefícios para os colaboradores. Sem dúvida alguma, o principal deles é a assistência médica, inclusive, odontológica. 

Logo, quando o seu cartel de benefícios para os funcionários possui um bom plano ou seguro de saúde, a sua empresa tem mais chances de atrair os melhores talentos do mercado. 

Diminuição do absenteísmo

Quando o profissional possui uma boa assistência em saúde, a tendência é que ele se cuide mais, visite o médico sempre que necessário, faça os exames periódicos e, consequentemente, tenha menos problemas de saúde. 

Além do benefício óbvio de ter funcionários mais saudáveis, essa melhora na qualidade de vida e bem-estar dos colaboradores resulta na queda dos índices de absenteísmo, afinal, as doenças figuram entre as principais causas das faltas no trabalho. 

Quando sua equipe abusa das faltas, há uma queda na produtividade, o que prejudica os resultados do negócio. 

Aumenta a satisfação dos funcionários e o engajamento com a empresa

Já abordamos anteriormente sobre o quão importante a cobertura de uma assistência médica é importante para os brasileiros de maneira geral. Quando essa facilidade é oferecida pela empresa onde trabalha, é natural que haja uma sensação de segurança e gratidão pela preocupação do empregador com a saúde do seu funcionário. 

Isso faz com que os profissionais se sintam mais satisfeitos com o seu emprego atual, aumentando o engajamento com a empresa e a sensação de pertencimento

Qual benefício ofertar aos colaboradores plano ou seguro saúde?

Talvez você esteja se perguntando qual modelo de assistência médica a sua equipe de RH deve contratar para seus colaboradores. O fato é que não há apenas uma resposta correta, pois irá depender de uma série de fatores. 

Para isso, sugerimos que seja feita uma análise minuciosa dos benefícios de cada um deles e qual será melhor aproveitado por seus empregados.

Veja a relação entre custo e benefício de ambos

Entenda quais são as características de cada um deles e veja qual você acredita que terá o melhor custo-benefício para a empresa. 

Lembre-se de levar em consideração quanto a companhia irá desembolsar para custear a assistência para cada colaborador, entretanto, não se esqueça de prezar pela qualidade. O colaborador certamente não ficará satisfeito se perceber que a empresa fornece um plano com poucas vantagens.

Normalmente, o plano de saúde para empresas é mais barato, já que entra na categoria coletivo, mas boas negociações podem ser feitas para a contratação de seguro saúde. 

Entenda como funcionam as coberturas e reembolsos

Além de verificar se o custo corresponde aos benefícios oferecidos por cada uma das modalidades, procure entender profundamente como funcionarão as coberturas dos planos de saúde e os reembolsos dos seguros. 

Neste último caso, como seu colaborador terá que fazer o pagamento do valor do atendimento médico e depois solicitar o dinheiro de volta, é importante que fique claro para todas as partes como funcionará o seguro saúde. 

Faça uma pesquisa interna para entender o que seria mais interessante

imagem de duas pessoas sentadas em uma mesa mexendo no celular e escrevendo em um caderno

Esse talvez seja o ponto principal na hora de definir qual benefício será oferecido para os seus colaboradores. Pesquise internamente qual seria o melhor modelo para os seus funcionários. É bem provável que eles tenham sua preferência e isso pode ajudar na decisão final. 

Analise o perfil dos colaboradores

Outro ponto importante é analisar o perfil do seu quadro de funcionários. Um dos itens a serem observados é a frequência com que os profissionais vão ao médico ou realizam exames e demais procedimentos. Essas informações podem ser levantadas pelos atestados médicos ou demais comprovantes que justifiquem a ausência no trabalho.

Se a maior parte dos seus colaboradores frequentam bastante o médico, talvez o ideal seja optar pelo plano de saúde, já que a cobertura está pré-definida e o usuário pode utilizar de acordo com o que julgar necessário. 

Por outro lado, se os funcionários pouco visitam o médico e só utilizam o sistema de saúde quando há uma necessidade pontual, o seguro saúde pode ser a melhor opção. 

Acompanhe o benefício escolhido

Seja qual for o benefício utilizado, uma dica muito importante é acompanhar como o benefício está sendo aproveitado por seus colaboradores. Isso não significa que o RH deve fiscalizar a utilização, mas sim procurar entender se o modelo escolhido está tendo uma boa receptividade ou se o investimento está sendo em vão. 

Se o benefício não estiver sendo utilizado, talvez seja o caso de optar por uma troca de modalidade. 

Conclusão

Como você pode perceber, oferecer um benefício de assistência médica para o seu colaborador é essencial para a retenção de talentos. Afinal, a preocupação com a saúde é uma das prioridades da população brasileira como um todo, principalmente, considerando a baixa qualidade do atendimento no sistema público. 

Desta maneira, as empresas podem optar por dois modelos: plano de saúde ou seguro saúde. Cada um deles atua de maneira diferente: o primeiro possui uma cobertura fixa de procedimentos e rede de atendimento, enquanto o outro funciona em formato de reembolso, oferecendo liberdade de escolha aos usuários. 

Importante destacar que não existe um modelo melhor do que o outro e sim aquele que melhor se adequa à realidade da empresa. A equipe de recursos humanos deve fazer uma análise minuciosa para entender qual deve ser o escolhido para o seu negócio.

Gostou deste conteúdo? Acompanhe o blog da PontoTel e fique por dentro das novidades.

banner como funciona o software de ponto mais completo
Compartilhe em suas redes!
Rolar para cima