5 Dicas importantes para implantar o eSocial na sua empresa

pontotel dicas esocial

Confira algumas dicas para sobre o eSocial.

Sua empresa está preparada para o eSocial? A nova plataforma já entrou em vigor, e por ser um sistema novo e complexo sua implantação exige muitas adaptações e mudanças nas rotinas das organizações.

O eSocial passa a ser obrigatório a partir do dia 1° de janeiro para empresa com o faturamento maior que 78 milhões de reais. Para os demais empregadores e contribuintes sua obrigatoriedade será implantada em 1º de julho do mesmo ano.

pontotel calendario esocial 01 - 5 Dicas importantes para implantar o eSocial na sua empresa

Embora a plataforma venha para simplificar as coisas, sua implantação requer atenção a uma série de detalhes. Para que sua empresa esteja adaptada ao sistema sem correr riscos de irregularidades, listamos algumas dicas que podem te ajudar com a implantação.

1° Dica – Defina um cronograma:

Esse primeiro passo é um dos mais importantes para sua empresa. Os prazos e regras precisam ser domínio de todos os profissionais envolvidos na implantação. Envolva todos os setores responsáveis na empresa pela coleta e envio das informações e pela execução do passo a passo.

Confira o calendário para o envio das informações no site oficial do eSocial e estipule prazos.

2° Dica – Faça testes na nova plataforma e revise os proventos da folha de pagamento:

Durante o processo de cadastramento, faça testes e crie manuais de uso do sistema do eSocial. O objetivo é compartilhar as informações de usabilidade do sistema para os colaboradores atuais ou futuros responsáveis pela plataforma.

É de extrema importância revisar os itens relacionados à folha de pagamento para não enviar informações com irregularidades trabalhistas. Afinal, erros podem comprometer todo processo de implantação. Seja criterioso para que nenhum erro passe despercebido.

3° Dica – Organizar os dados cadastrais dos funcionários:

Os dados cadastrais dos colaboradores é uma das primeiras informações que devem ser inseridas no sistema. O cadastro pede uma série de detalhes que, em alguns casos, as empresas ainda não possuem ou estão desatualizadas.

Por isso muita atenção, essas informações devem ser organizadas o quanto antes. Verifique se sua empresa possui todos os dados necessários para o cadastro na plataforma, fique de olho nos prazos.

4° Dica – Revisar os processo para atendimento ao Registro de Eventos Trabalhistas (RET):

Os períodos e não períodos como admissão, demissão e alteração salarial, devem ser informados à base de dados do eSocial por meio do RET (Registro de Eventos Trabalhistas).

Vale ressaltar que essas informações devem ser enviadas o mais breve possível ao registro ocorrido, ou seja, ao longo do ano caso ocorra algum desses eventos, cabe a empresa enviar a informação logo após o ocorrido respeitando os prazos do envio para informação.

5° Dica-  Mudanças de cultura e rotinas organizacionais:

O eSocial é uma plataforma que veio simplificar o envio das informações, mas como todo sistema novo exige mudanças de rotina. Dada sua complexidade, é importante ressaltar que as empresas devem começar a treinar e capacitar os colaboradores para as mudanças impostas pelo eSocial.

O domínio completo da plataforma irá garantir mais agilidade e assertividade em todos os processos da sua empresa.

Por Cheron Moura

cadastro

Cometários