Para administrar uma grande empresa é preciso desenvolver um planejamento estratégico que definirá os objetivos a serem alcançados pelo negócio e, a partir deles, os planos de ação táticos que os gerentes deverão criar para que as equipes operacionais saibam o que fazer, como e quando.
Gerenciar uma empresa de grande porte é um desafio e tanto. Afinal, quanto maior for a estrutura do modelo de negócio, mais complexos os processos tendem a ser.
Nesse sentido, não existe uma fórmula mágica para se promover uma gestão eficiente quando o assunto são grandes organizações. Porém, há algumas boas práticas que favorecem uma administração de qualidade e o alcance de melhores resultados.
Pensando nisso, este artigo terá:
Continue a leitura e confira nas próximas linhas o que fazer para gerenciar e conduzir uma organização de grande porte.
8 dicas de como administrar uma grande empresa
Confira cada uma das dicas e pense em como adaptá-las para a gestão do seu negócio, de forma a se encaixarem nas características de sua empresa.
1. Elabore um sólido planejamento estratégico
A primeira dica de como administrar uma grande empresa consiste em elaborar um planejamento estratégico sólido e bem estruturado.
Esse importante documento é o que vai orientar as ações dos diferentes setores da organização. Tendo isso em vista, é importante que o planejamento estratégico contenha a missão, a visão e os valores da empresa.
Além disso, o planejamento estratégico precisa ter as responsabilidades definidas para cada setor, com fluxos de trabalho, orçamentos, objetivos e prazos bem estabelecidos.
Vale lembrar que o planejamento estratégico não é algo imutável. Periodicamente, busque revisá-lo para fazer as alterações necessárias de acordo com a atual realidade da empresa.
2. Estabeleça os indicadores-chave de desempenho
O uso de indicadores-chave de desempenho (KPI) é indispensável para a administração de uma grande empresa.
Esses instrumentos tornam possível o acompanhamento da performance dos diferentes departamentos da organização em busca dos objetivos previamente estabelecidos no planejamento estratégico.
É por meio dos KPIs que se quantifica o resultado dos esforços para, então, tomar decisões com base em dados concretos.
3. Promova uma comunicação interna de qualidade
Não há como administrar uma grande empresa se não houver uma boa estrutura de comunicação interna.
É de extrema importância que os setores possam se comunicar entre si de maneira fluida e sem ruídos.
Além disso, promover a gestão à vista também se faz necessário. Permita que os colaboradores acompanhem a evolução das metas em tempo real. Isso não só favorece a comunicação dos resultados como também estimula o engajamento.
4. Mantenha as finanças devidamente organizadas
Não é difícil encontrar grandes empresas que acabaram indo à falência devido a uma péssima gestão financeira.
Portanto, organize as finanças da empresa. Atente-se aos prazos para pagamentos e saiba cobrar os recebimentos.
Lembre-se da regra básica: as saídas do caixa devem ser sempre menores que as entradas
5. Atente-se à gestão fiscal da empresa
Questões fiscais e tributárias para empresas de grande porte costumam ser mais complexas. Logo, merecem uma atenção especial.
Por isso, fique atento à gestão fiscal da companhia. Pague todos os tributos e não deixe de declarar os rendimentos da pessoa jurídica.
6. Invista em inovação e tecnologia
Grandes empresas precisam estar atentas às transformações digitais e investir em inovação para se manterem competitivas.
Com a ajuda da tecnologia, é possível inovar na gestão de relacionamento com os clientes, nos processos de comunicação interna, na administração financeira e fiscal e muito mais.
A tecnologia agiliza processos, os torna mais confiáveis, reduz custos e ajuda a fazer a informação fluir.
7. Ofereça treinamentos aos colaboradores
Os colaboradores são parte fundamental de toda a engrenagem que faz a empresa funcionar. Tendo isso em vista, é importante fornecer a eles treinamentos e atualizações periódicas sobre os processos internos, metodologias, fluxos de trabalho e boas prática no ambiente organizacional.
Procure também investir na formação profissional deles. Faça parcerias com instituições de ensino para que os colaboradores possam ter acesso a cursos e utilizar o conhecimento adquirido para melhorar a performance no dia a dia da empresa.
Fornecer feedback sobre o desempenho dos colaboradores também é uma forma de ajudá-los a reforçar suas qualidades e corrigir eventuais falhas.
Você tem dificuldade em passar feedbacks para seus colaboradores? Então, dê uma olhada neste vídeo:
8. Evite o microgerenciamento
Para administrar uma grande empresa de maneira eficiente, é necessário evitar ao máximo o microgerenciamento. Trata-se de uma prática em que o gestor quer controlar todos os mínimos detalhes da atuação dos colaboradores e interferir em tudo.
Em vez de microgerenciar, aprenda a delegar responsabilidade e a confiar no potencial dos seus colaboradores.
Essas foram as nossas 8 dicas fundamentais de como administrar uma grande empresa. O que você achou?
Coloque em prática essas recomendações e promova e gestão mais eficiente.
Este post foi escrito pela equipe da Siteware, uma empresa que une pessoas, operação e estratégia em um único software, para que as empresas melhorem seus resultados, sua comunicação e sua governança.