Fretamento empresarial: descubra o que é e as vantagens para seu RH

É fato que toda e qualquer empresa tem a responsabilidade de gerir o transporte de seus funcionários. E, muitas das vezes, cabe ao setor de RH encontrar opções de mobilidade que mais se adéquam a jornada de seus funcionários e perfil de empresa, buscando sempre um ótimo custo x benefício para todos os envolvidos. 

Pensando nisso, hoje iremos falar sobre a modalidade de transporte chamada: fretamento empresarial. 

O serviço de fretados existe há muitos anos, mas tem passado por uma série de mudanças e inovações.  Ele ganhou muita força desde o início da pandemia em 2020 e tornou-se uma forte tendência de mobilidade nas empresas.

Para conhecer mais sobre este modal de transporte, confira os tópicos que iremos abordar ao longo da sua leitura.

Vamos lá?

banner pontotel tratamento de ponto

O que é fretamento empresarial?

O fretamento empresarial é o serviço de transporte de passageiros contínuo, coletivo e privado, prestado às empresas mediante contrato com número de viagens, horários e usuários definidos. 

O serviço é realizado por veículos do tipo rodoviário como ônibus, micro-ônibus e vans e precisam cumprir uma série de regulamentações que garantem segurança, conforto e higiene adequados aos seus passageiros.

Em outras palavras, o fretamento empresarial é um benefício de mobilidade proporcionado pela empresa aos seus funcionários. 

Dessa forma, eles embarcam diariamente em um veículo executivo em um ponto próximo de suas residências, sendo levados para a empresa com conforto e segurança, chegando pontualmente ao local de trabalho. 

A viagem de volta também é garantida, dando ao colaborador mais tempo livre após sua jornada de trabalho. 

Ao mesmo tempo, o fretamento empresarial gera uma série de vantagens para o RH, impactando positivamente toda a empresa. Falaremos mais sobre isso logo adiante.

Qualquer tipo de organização pode fornecer este serviço para seus colaboradores, sendo elas dos mais diversos segmentos e tamanhos, como indústrias em geral, shoppings centers, centros de distribuição, escolas, universidades, entre outros. 

Quais são os tipos de fretamento empresarial? 

O serviço de fretado contínuo para funcionários possui duas modalidades: 

Fretamento particular

O fretamento particular nada mais é do que a empresa contar com veículos para transportar os seus funcionários de forma exclusiva. 

Ou seja, os assentos nos veículos serão utilizados somente pelos seus colaboradores e de acordo com a roteirização de pessoas pré-estabelecidas.  

Fretamento compartilhado

Muito provavelmente você já deve ter conhecido alguém que contratou um assento em um veículo fretado, seja em um fretado eventual para uma viagem, ou até mesmo para ir ao trabalho ou faculdade diariamente com outras pessoas com interesse no mesmo trajeto. 

A contração de assentos é muito conhecida e contratada por pessoas físicas, mas agora ela também é possível para empresas, conhecida como fretamento compartilhado

Nesta modalidade a empresa consegue contratar com uma empresa gestora de fretados apenas os assentos que serão utilizados, ao invés de veículos inteiros, compartilhando os assentos vazios com outras empresas ao redor ou com pessoas físicas que possuem interesse no mesmo trajeto. 

Isso garante uma redução de custos em até 40% frente ao fretamento particular, além de tirar a preocupação do RH com a ocupação do veículo ou com atualização de itinerários das linhas, onde passa por mudanças com a admissão e demissão de funcionários.

Bom, agora que você sabe o que é fretamento empresarial e quais tipos existem, vamos conhecer as suas vantagens.

Vantagens para seu RH

É fato que ter um RH estratégico, ou seja, um setor de RH que trabalha com o foco em resultados, unindo todas suas responsabilidades aos objetivos da organização, é extremamente necessário para garantir uma alta performance atualmente.

Mas, o que talvez você ainda não saiba, é que o fretamento empresarial pode cumprir um papel extremamente estratégico para o seu RH e otimizar os resultados organizacionais de diversas maneiras, já que aprimora a gestão de transporte de funcionários de forma completa.

Veja abaixo os principais benefícios proporcionados para seu RH e toda sua empresa. 

Benefícios para seus colaboradores

Através do fretado, os colaboradores podem usufruir de diversas vantagens como:

  • Conforto;
  • Segurança;
  • Pontualidade;
  • Menos stress no trajeto casa-trabalho;
  • Melhor aproveitamento do tempo de deslocamento;
  • Mais qualidade de vida;
  • Mais satisfação com a empresa onde trabalha.
imagem de pessoas sorrindo com as mãos pra cima

Benefícios para seu RH

Na gestão de pessoas, podemos destacar melhorias como: 

  • Redução de custos com transporte de funcionários;
  • Otimização na gestão de benefícios;
  • Redução de processos operacionais com mobilidade;
  • Diminuição da taxa de absenteísmo;
  • Aumento no índice de satisfação dos colaboradores como Employee Net Promoter Score (eNPS);
  • Aumento da produtividade e engajamento dos funcionários;
  • Melhora no clima organizacional.

Como ter o fretamento empresarial na minha empresa? 

A implantação do fretamento pode ser realizada tanto internamente pela própria empresa, como por uma empresa terceirizada, sendo a última a melhor opção, já que todo o processo e a gestão diária do fretamento não é uma tarefa simples e demanda uma série de cuidados importantes como:

  • Levantamento e análise dos endereços de funcionários;
  • Criação de linhas e itinerários;
  • Veículos de qualidade devidamente homologados;
  • Ocupação dos veículos adequada;
  • Acompanhamento diário dos fretados;
  • Suporte aos funcionários para dúvidas e eventuais necessidades;
  • Otimização contínua das linhas acompanhando mudanças do quadro corporativo.

Ufa, parece muita coisa, não é mesmo? Mas seu RH ou equipe interna não precisa fazer tudo sozinho. 

Aliás, ao contar com uma empresa especializada em fretamento seu RH não precisará se preocupar com nada, pois através da terceirização é possível garantir a implantação e gestão diária dos veículos com grande eficiência, além de garantir maior economia de custos com transporte.

Assim, você garante todos os benefícios que o fretado para funcionários pode oferecer a sua empresa sem nenhuma dor de cabeça. 

Conclusão 

O fretamento empresarial tem passado por uma série de mudanças e inovações e têm se tornado uma forte tendência de mobilidade. 

Ele traz uma série de vantagens para o seu RH, sendo um benefício que proporciona um transporte de qualidade, confortável e seguro aos funcionários, seja na modalidade particular ou compartilhada. 

Além disso, ao contar com a terceirização completa deste serviço feito por uma empresa especializada, pode-se gerar uma grande redução de custos e otimizar os processos operacionais internos do RH, impactando direta e positivamente nos resultados organizacionais sendo um benefício estratégico e bom para toda a empresa. 

Este conteúdo foi produzido em parceria com o time do Fretadão.

Compartilhe em suas redes!
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Rolar para cima