Alocação de professores: entenda as vantagens de ter organizada e como um sistema de WFM pode auxiliar!
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Time Pontotel 7 de junho de 2023 Aloque
Alocação de professores: entenda as vantagens de ter organizada e como um sistema de WFM pode auxiliar!
A alocação de professores é fundamental para qualquer instituição de ensino, por isso, deve ser feita corretamente. Entenda em detalhes.
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A alocação de professores, que têm certo grau de complexidade e, por isso, deve ser feita de forma assertiva, está estreitamente ligada ao desenvolvimento de uma promissora gestão docente. Em essência, esse processo ajuda no ensino-aprendizagem e, consequentemente, na captação de alunos, que não sofrerão com a falta de professores.

Quando uma instituição de ensino, seja ela uma escola ou uma faculdade, aloca um professor em determinada turma, isso não é feito de modo aleatório, mas, sim, de forma estratégica. E, ao realizar tal ação, ela o faz em prol de um objetivo claro: favorecer o gerenciamento da sala de aula, melhorando os resultados de professores e alunos.

Como ficará mais claro ao longo deste conteúdo, além de adotar medidas como engajar os professores para mantê-los motivados e incentivá-los a se qualificarem por meio de cursos e certificações, também é primordial que a instituição de ensino execute uma eficiente alocação de professores.

Nesse sentido, de modo que todos os aspectos referentes a esse assunto sejam esclarecidos, este conteúdo irá discorrer sobre os seguintes tópicos:

Boa leitura!

controle escalas de trabalho por aplicativo

O que é alocação de professores?

A alocação de professores diz respeito ao processo de selecionar um docente e alocá-lo para ministrar aula em determinada turma e horário. Isso deve ser feito em conformidade com a carga horária do professor, que pode trabalhar até 44 horas por semana e 8 horas por dia.

Tal alocação, além de ter que respeitar a carga horária, também deve levar em conta a aptidão do docente para ministrar a disciplina em questão. Dessa forma, tanto o professor é incluído, de forma eficaz, na grade horária da turma, quanto a turma é incluída na grade horária do professor.

Uma instituição faz essa alocação em certos cenários, entre eles: no começo de cada ano letivo, diante da necessidade da mudança de turmas e professores e quando um docente se aposenta ou pede licença. De toda forma, isso ocorre segundo as preferências do docente, mas também com base nas exigências pedagógicas e administrativas da instituição.

Como destacado acima, a alocação está diretamente relacionada à grade horária do docente, uma vez que ele será alocado em turmas e horários distintos; em determinados casos, ele trabalhará até em mais de uma escola, por exemplo. A instituição, portanto, deve alocar um professor para suprir todas as demandas que possui no ano letivo em questão.

Além disso, desde que seja feito da forma correta, um docente pode ser alocado em outra turma ao longo do ano quando necessário. Isso deve ser feito sempre sob o pensamento de que, acima de tudo, o maior objetivo de uma instituição de ensino é proporcionar uma educação de qualidade para os discentes.

Qual a importância de organizar a alocação de professores?

Professora ensinando duas crianças

A importância de organizar a alocação de professores está intimamente conectada ao gerenciamento competente do corpo docente de uma instituição de ensino. 

Isso porque, em termos gerais, a partir do momento que uma instituição de ensino já conhece a disponibilidade que cada docente tem, sabe quais disciplinas ele pode ministrar e possui o planejamento de turmas, basta que ela designe, estrategicamente, cada professor nas turmas e horários.

Além disso, de forma resumida, esse processo auxilia uma escola, por exemplo, a montar as escalas de trabalho dos professores e, junto a isso, a controlar a jornada de trabalho deles.

Desse modo, quando essa alocação é feita de forma eficiente, consegue-se evitar o máximo de transtornos para a direção da instituição de ensino, bem como para a equipe pedagógica, outros professores e, é claro, para os próprios alunos.

Por último, diferentemente do que ocorre com os colaboradores de uma empresa, os professores precisam ministrar aulas não só em horários diferentes, mas também em instituições diferentes em determinados casos. Isso torna a organização da alocação dos docentes primordial para o perfeito funcionamento da comunidade escolar e acadêmica.

Em quais momentos pode ser realizada a alocação de professores?

Determinados cenários são os responsáveis para que uma instituição de ensino precise fazer a alocação de professores. Além dos já citados, como aposentadoria, licenças e começo do ano letivo, existem também imprevistos e faltas de professores. Entenda a fundo a seguir.

Imprevistos e faltas de professores

Imagine que um professor comunica que não irá conseguir ministrar aula em determinado dia. Diante disso, é necessário que, de modo que os alunos não fiquem sem aula e a grade curricular seja atrasada, a instituição de ensino faça a alocação temporária de um professor substituto.

Essa ação, como abordado anteriormente, requer algumas observações, como alocar um docente específico para a disciplina em questão e evitar o conflito de horários.

Além desse cenário, os imprevistos também são fatores que exigem de uma instituição de ensino a realização da alocação de professores. Afinal, os imprevistos, como problemas de saúde e até mesmo o luto por um parente, podem impedir que um professor trabalhe por certo período.

Como solucionar a alocação de maneira prática?

Mulher utilizando um notebook

Para evitar quaisquer complicações em instituições de ensino, como os imprevistos e as faltas de professores mencionados, é crucial que se faça uma alocação de docentes do jeito certo. Esse processo inclui algumas medidas práticas.

De forma descomplicada, a solução para tais problemas é criar um horário escolar que esteja de acordo com a carga horária do professor. Isso, além de envolver a aplicação de boas práticas, que serão tratadas melhor ainda neste conteúdo, também envolve o uso de ferramentas que otimizem o processo e diminuam o número de erros, como um sistema.

Tenha um sistema eficiente de alocação de pessoas

A alocação de professores pode ser feita, basicamente, de duas maneiras: de forma manual ou de forma automatizada, este mediante o uso de um software inteligente para alocação de pessoas. Dependendo do porte que uma instituição de ensino tem, o modo como ela irá fazer a alocação dos professores será decisivo no ganho ou não de resultados satisfatórios.

Por exemplo, quando uma escola faz esse processo de forma manual, além de precisar investir mais tempo em sua execução, a alocação acaba sendo pouco eficiente e abrindo margem a erros. Além disso, a dificuldade de alocar um docente cresce conforme certos fatores, como a quantidade de disciplinas, a disponibilidade dos professores e as regras da instituição.

Por outro lado, no que diz respeito à realização da alocação de professores com o auxílio de um software, a instituição de ensino passa a usufruir de diversos pontos positivos. Um deles é justamente a facilidade e a agilidade na visualização de quais professores têm disponibilidade para serem alocados.

Quais as vantagens da alocação eficiente de professores para os alunos e para a instituição de ensino?

Independentemente de ser feita em uma universidade ou em uma escola, a correta alocação de professores traz diversos benefícios. Entre eles, tem-se o aumento da retenção de alunos. 

Em outras palavras, a instituição de ensino torna-se capaz de, ao designar os professores certos em horários assertivos para determinadas turmas, evitar que os professores faltem por conta de conflitos de horários. Como resultado disso, os alunos permanecem matriculados e concluem a sua jornada educacional. 

Outra vantagem da alocação assertiva dos docentes está no ganho de desempenho das aulas. Os professores, ao ministrarem em horários que estejam em conformidade com as suas preferências, tornam-se mais produtivos. Isso favorece o processo de ensino-aprendizagem, que se torna mais promissor.

Quais as melhores práticas para a alocação de professores em diferentes níveis de ensino?

No Brasil, existem diferentes níveis de ensino nos quais os professores atuam, como as creches, as escolas primárias e secundárias e as universidades. Em todos eles, alocar os professores do jeito certo é fundamental; no entanto, para isso, devem ser adotadas as melhores técnicas de otimização de forma combinada.

Como a alocação de professores deve estar, obrigatoriamente, em harmonia com a grade horária deles, é preciso que a instituição de ensino observe determinados componentes, como a disponibilidade de cada docente.

Em uma faculdade, por exemplo, entre as boas práticas de alocação, tem-se a seguinte: após definir os horários em que cada aula irá ocorrer, deve-se alocar os docentes levando em conta as disciplinas de acordo com as áreas de conhecimento deles. Deve-se, ainda, considerar as restrições acadêmicas de cada docente e a sobreposição de horários.

Outra prática para se realizar uma alocação de docentes correta é a seguinte: se um professor ministra aula em duas instituições distantes uma da outra, é recomendado que a alocação considere o tempo de deslocamento que ele gasta para se locomover entre elas.

Em geral, certos fatores devem ser considerados na hora de adotar boas práticas na alocação de professores, como o número de turmas por nível de ensino e por período, a grade curricular das turmas, as disciplinas que precisam de professores, a disponibilidade e a preferência dos docentes e se eles atuam em mais de uma instituição de ensino.

Como os sistemas de Workforce Management auxiliam na alocação de professores?

Homem utilizando um notebook

Independentemente de como ficará a alocação de professores, ela deve, acima de tudo, priorizar dois pontos: a satisfação dos docentes, uma vez que isso irá contribuir para o ganho de motivação destes e, consequentemente, aumento de performance na ministração das aulas; e, sobretudo, o melhor aprendizado dos alunos.

Nesse sentido, o Workforce Management, também conhecido pela sigla WFM, é um conjunto de ferramentas capazes de fazer tanto o dimensionamento quanto o gerenciamento de equipes. Essa solução, de forma simplificada, automatiza processos, proporcionando ganho de agilidade organizacional e de produtividade.

Em empresas, por exemplo, esse dimensionamento e gerenciamento favorece um negócio ao possibilitar que um colaborador seja alocado no departamento adequado para atender todas as necessidades corporativas. 

O mesmo ocorre quando instituições de ensino utilizam essa ferramenta para realizar a alocação de professores. Como esse processo envolve fatores como a carga horária, os professores podem ver facilmente os turnos em que irão trabalhar. Com essa visibilidade descomplicada, evitam-se conflitos e ganha-se eficiência no gerenciamento de sala de aula.

Outros pontos positivos do Workforce Management são centralizar as informações e ser um canal oficial de comunicação para os professores. Entre outros recursos, o programa envia notificações para todos os docentes cadastrados, que podem conferi-las tanto por meio de um aplicativo quanto via web.

As atualizações em tempo real também são uma vantagem. Como podem ter mudanças na escala de trabalho dos docentes, a instituição precisará fazer alterações para alocar, de forma assertiva, um professor em outra turma e horário. Tal alteração será atualizada em tempo real no WFM, ajudando os professores a acessá-la e cumprir com suas novas obrigações.

Além disso, essa ferramenta também auxilia uma instituição de ensino no controle de ponto dos professores. Isso ocorre porque ela passa a ter registrado as turmas que os docentes estão ministrando e a carga horária que estão cumprindo.

Conclusão

Ao compreender a fundo sobre a alocação de professores, você pôde perceber que esse processo é fundamental para que haja um funcionamento promissor das atividades educativas em uma instituição de ensino. Também foi mencionado que essa alocação leva em consideração certos aspectos, como preferência do docente e restrições da instituição.

Observou-se, em seguida, a necessidade de se fazer a alocação dos docentes de acordo com diversos componentes, sobretudo com a grade horária deles. Isso porque, no final das contas, a correta execução da alocação irá beneficiar todos os envolvidos, seja o diretor de uma escola, o gestor de um curso superior e, claro, o próprio discente.

Também foi possível compreender quais ações as instituições de ensino devem tomar para que consigam executar uma alocação de professores assertiva. Os cuidados para fazê-la ganham maior destaque quando são considerados todos os níveis de ensino existentes no Brasil e que, em cada um deles, a alocação assume certas particularidades.

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