Controle o ponto dos professores de uma forma fácil

ponto-para-professores-introducao
Atualizado em

Quando falamos sobre professores, podemos pensar em diversas possibilidades. Existem os professores universitários, os professores de academia, os professores de ensino básico, de cursos e muitos outros.  A arte de ensinar está repleta de profissionais que levam o seu conhecimento para a frente. 

Mas, em paralelo a isso, ainda existe o grande desafio de fazer a gestão de um quadro de professores. Como montar as escalas desses profissionais e como controlar a jornada de trabalho deles.

Esse é um desafio e tanto, afinal, a jornada de trabalho de um professor seja qual for o seu ramo é totalmente diferenciada da jornada do colaborador de uma empresa comum. 

Diferente de um colaborador de uma empresa que tem um horário para entrar, almoçar e sair, o professor tem diversas aulas que podem ser distribuídas em turnos e até mesmo locais diferentes.  

Com uma jornada complexa assim, muitos estabelecimentos de ensino possuem dificuldades para fazer a gestão de frequência dos professores, por isso, neste texto vamos descobrir como fazer esse controle de forma fácil e sem muito trabalho. Para começar, esses são os assuntos que vamos abordar:

Por que professores precisam bater o ponto?

Responder essa pergunta é sempre um enigma. Pois, não temos apenas um motivo para controlar o ponto, mas sim, diversos. 

Eu diria que o primeiro deles é sempre a transparência, controlar a jornada de trabalho é essencial e saudável para a relação entre empresa e qualquer colaborador, seja ele um professor ou qualquer outro profissional. 

O segundo motivo é também por uma exigência da legislação, já que a Consolidação das Leis do Trabalho expressa que todo estabelecimento com mais de 20 funcionários deve realizar a anotação da hora de entrada e saída dos colaboradores. 

Mas, falando especificamente dos professores além desses dois motivos podemos citar outros que estão ligados ao exercício da atividade.

Vamos entender mais. 

Geralmente professores ganham por aulas dadas ou por turnos. Alguns são até mesmo contratados para dar aulas com determinado tipo de jornada,  por exemplo, escolas que contratam professores mensalistas para fazerem 20h semanais.

Justamente por essa versatilidade se não for controlado o ponto dos professores fica impossível determinar qual jornada foi feita ou quantas aulas foram dadas, logo a remuneração ficará comprometida

Só que nessa parte, encontramos uma barreira: nem sempre escolas, universidades e outros estabelecimentos que possuem professores em seu quadro de funcionários, utilizam a melhor solução para fazer esse controle. 

Como veremos no tópico a seguir. 

Por que ainda é utilizado o livro ponto?

ponto-para-professores-livro-ponto

Esse não é tanto o caso das universidades, mas em escolas, academias e cursos ainda é bastante comum usar um livro ponto para fazer a anotação dos horários dos professores.

O motivo é que o livro é uma ferramenta mais em conta e por se tratar às vezes de um ambiente com poucos professores muitos estabelecimentos acreditam que essa ferramenta já basta. 

Mas, engana-se quem pensa que ele é mais prático. Ao mesmo tempo em que o ponto manual traz uma sensação de economia, ele também traz falta de praticidade e problemas de segurança. Já que ele enfrenta problemas como rasuras, erros na anotação e anotações incompatíveis com a realidade. 

Aliás, o grande problema da anotação manual da frequência é que ela está longe de ser a melhor solução, sendo um dos métodos mais antigos.

Percebendo isso, alguns estabelecimentos já estão começando a mudar e tornar o ponto dos professores digital. 

Vamos entender mais. 

O ponto digital é uma solução prática?

ponto-para-professores-prticidade

Sim, o ponto digital é uma das soluções mais práticas do mercado. Ele reúne diversas possibilidades e traz muito mais segurança do que o controle de ponto manual.

Atualmente no mercado existem dois tipos de pontos que podemos considerar como “digitais”, são eles o tradicional relógio de ponto e o ponto alternativo, também conhecido como ponto online.

Ambas são soluções que funcionam muito bem, mas, apenas a função de bater ponto não é o suficiente para ter um bom controle da frequência dos professores. Por isso, no próximo tópico vamos falar sobre como torná-la mais eficaz. 

Como ter um controle eficaz de ponto para professores?

Na jornada de controle de ponto, fazer a marcação é apenas o começo dela, depois de feitas as marcações é necessário um sistema para fazer o tratamento do ponto e os apontamentos. 

Essa é a etapa mais crucial, pois dela saem as informações que compõem a remuneração do professor. 

No caso do livro ponto, ao final de cada mês ainda é preciso que alguém passe a limpo as informações das folhas dos professores e isso pode demorar muitos dias, por isso, eu disse mais acima que esse método não era nada prático.

Tudo bem, então como fazer esse controle de forma mais eficaz? 

Calma, eu vou te dizer. 

O primeiro passo é encontrar um bom sistema que entregue não só o registro mas também segurança, praticidade e principalmente meios completos de fazer o tratamento da informações.

Nesse quesito o ponto eletrônico traz mais vantagens do que o ponto manual. 

Quais as vantagens do ponto eletrônico?

ponto-para-professores-ponto-eletronico

Como eu te disse mais acima, tanto o relógio de ponto eletrônico quanto o ponto online são soluções que funcionam muito bem. As duas trazem mais segurança no registro e tornam ele mais prático.

Mas ainda assim o ponto online traz mais vantagens no controle de frequência, a primeira delas é pelo fato dele ser totalmente móvel, logo por poder ser instalado em celulares, tablets e até mesmo computadores ele se torna mais econômico e traz mobilidade principalmente para professores que precisam bater o ponto em diferentes locais ou de aula em aula. 

Algo que os relógios de ponto não oferecem. Imagina ter que correr até o relógio de ponto pregado à parede a cada troca de aula, com certeza desgasta bastante os professores. Além do mais, relógios de ponto físico necessitam de infraestrutura, compra de insumos para o relógio e manutenções. 

Por isso, entre os dois o ponto online é a opção mais vantajosa.

A segunda vantagem é que o ponto online é um sistema por si só, ele não é apenas um registro de ponto, ele capta as informações das marcações do ponto e já sobe para o sistema em nuvem, onde é possível fazer todo o tratamento e apontamentos.

Então, você não vai precisar de sistemas auxiliares pois todo o seu controle de frequência fica concentrado em um único sistema. 

Uma outra vantagem é que utilizando um sistema desses você tem certeza absoluta de que as marcações estão corretas, sem rasuras ou fraudes no ponto.

Existe alguma desvantagem?

Essa é uma boa pergunta, e eu poderia te dizer que não existe nenhuma desvantagem, mas isso não é verdade.

 A boa notícia é que o sistema em si não possui nenhuma desvantagem. Entretanto, por ser uma nova tecnologia pode ser que a empresa encontre uma resistência dos colaboradores, afinal sair do controle de ponto manual para um tão tecnológico pode ser um pouco intimidador para os professores. 

A implantação do sistema vai demandar bastante conversa do RH com os professores. 

Mas, com uma ferramenta tão incrível pode ser muito mais fácil se acostumar. Agora eu vou te contar em detalhes como o sistema PontoTel pode revolucionar o controle de ponto dos seus professores. 

Praticidade da palma da mão: conheça a Ponto Tel

O celular é uma ferramenta que já faz parte do dia a dia de diversas pessoas, e com tantas funcionalidades por que não utilizá-lo ainda para melhorar os processos no controle de ponto?

Essa é a ideia da PontoTel, por isso além do aplicativo de bater o ponto ainda existe o aplicativo de gestão, assim é possível saber o status em tempo real dos registros dos professores. Podendo assim remanejar pessoal, saber quando um professor se atrasa e muito mais. 

Melhor do que só comentar eu vou te contar em detalhes mais funcionalidades do sistema. 

Funcionalidades da ferramenta

O sistema PontoTel é conhecido por ser um dos mais robustos do mercado, que se aperfeiçoa a cada momento buscando atender as demandas dos clientes no controle de ponto. 

Separei aqui para você as principais funcionalidades, que eu tenho certeza que vão fazer a diferença na sua gestão de ponto. 

Registro

Eu sei que já te disse acima, mas ter mais de uma forma de registro de ponto é essencial para quem trabalha com professores que se dividem em diferentes unidades. É bastante comum seja em escolas ou academias, professores correndo para fazer a marcação de ponto no livro que geralmente fica na sala da coordenação. 

Mas com o PontoTel é possível registrar o ponto do local em que estiver, a marcação conta ainda com reconhecimento facial e geolocalização para que se tenha certeza que o ponto foi batido pela pessoa correta em local combinado. 

Veja como funciona o registro de ponto no vídeo que gravamos especialmente para você:

Gestão

Facilidade para adicionar dispensas, fazer anotações de férias e recessos, incluir professores eventuais?  

No sistema da PontoTel é possível fazer a gestão de ponto completa da sua escola, é possível inserir de forma fácil novos professores, professores eventuais, fazer uma divisão do quadro de funcionários por locais de trabalho, montar escalas. 

Além de fazer toda a gestão de férias, dispensas e licenças, tudo isso sem perder muito tempo. 

Cálculo de horas 

Assim como os colaboradores de uma empresa, professores que dão aulas após as 22h possuem o direito a receber adicional noturno. Calcular esse adicional sempre é um problema para diversos RHs mas, o sistema da PontoTel faz o cálculo automático de quantas horas de adicional noturno o professor fez, além de calcular automaticamente horas extras, atrasos e faltas. 

Muito mais ágil do que usar a velha anotação na folha de ponto, não é?

Relatórios e indicadores de desempenho

ponto-para-professores-indicadores-de-desempenho

Ter um panorama geral de como anda a frequência dos seus professores pode ajudar bastante quando se precisa tomar decisões.  

No sistema da PontoTel existem quase 30 tipos de relatórios que diagnosticam a situação real da frequência diariamente. 

Folha de ponto digital e muito mais

Chega de rasuras ou de não entender a anotação dos professores, com o aplicativo PontoTel a folha dos seus profissionais é totalmente digital e fica armazenada para consulta em nuvem a qualquer momento. 

Para te convencer de uma vez por todas, eu separei aqui uma tabela comparativa entre o sistema e o livro ponto. Confira abaixo!

PontoTel versus Livro ponto

Se interessou e quer uma demonstração exclusiva do sistema PontoTel? Não perca tempo e agende uma demonstração com um de nossos consultores. 

Header

PontoTel

Livro ponto

Praticidade

Múltiplas formas de marcação de ponto

Segurança

6 medidas de segurança

Risco de fraudes e rasuras

Informações em tempo real

Cálculo de horas diário e automático

Necessário coletar as anotações e transportá-las para outro local

Mobilidade

Bata o ponto de qualquer lugar

Tratamento de ponto

Ágil sem a necessidade de outros sistemas

Grande demanda de tempo transferindo as anotações para outro sistema

Conclusão

Nesse texto vimos como um sistema como o PontoTel pode auxiliar o controle de ponto dos seus professores. Além de trazer diversos benefícios como praticidade na marcação de ponto e informações precisas sobre a jornada de trabalho. 

O melhor, é que o ponto pode ser expandido para todos os funcionários agregando muito mais valor e trazendo mais transparência para a sua gestão. 

Se você gostou desse texto compartilhe com seus amigos!

Rolar para cima
WhatsApp chat