Cartão de Ponto Digital – O Relógio de Ponto Evoluiu

cartao de ponto digital introducao

Você gostaria de escolher um cartão de ponto que traga benefícios e tenha impacto positivo na sua empresa?

Que pergunta estranha para começar um texto, eu sei, eu te fiz essa pergunta com um único propósito. Saber se você já ouviu falar sobre cartão de ponto digital?

O sistema de ponto digital é uma ferramenta inovadora que está facilitando a vida de gerentes de RH e empreendedores.

Se você quer saber o porque ele está facilitando os processos de controle de jornada está no lugar certo.

Nesse artigo vou te mostrar como funciona o ponto digital, quais as novidades dessa nova ferramenta, as vantagens e como controlar as jornadas de trabalho de forma mais eficiente.

Ficou curioso para saber tudo isso?

Então confira tópicos que vamos trabalhar neste artigo.

  • O que é cartão de ponto;
  • O Cartão de Ponto na Era Digital;
  • Sistemas de Controle de Ponto
  • Dúvidas sobre Controle de Ponto
  • A importância do controle de ponto digital;
  • Vantagens do Ponto Eletrônico Digital.

Agora que já nos situamos sobre os temas vamos começar ?

O que é controle de ponto digital?

O controle de ponto digital é um sistema de controle de jornada alternativo, que possibilita  que a marcação dos horários de trabalho sejam realizadas por meio de aplicativos de controle de ponto.

O ponto digital é uma importante forma de melhorar o controle de frequência dos funcionários. A utilização de Softwares possibilitam não apenas as marcações, mas o gerenciamento completo de todas as informações referente às jornadas de trabalho.

Eu sei que quando falamos de controle de ponto, a primeira coisa que vêm à mente são aqueles sistemas obsoletos que na maioria das vezes mais atrapalham do que ajudam no controle de jornada.

Mas devo mencionar que o controle de ponto digital não é esse tipo de sistema, muito pelo contrário o objetivo desses novos sistemas é justamente facilitar o processo de gerenciamento.

Você deve estar pensando, como?

Por sua disponibilidade de acesso em computadores, tablets e smartphones, o ponto digital dispensa a necessidade de um local físico onde se marque o ponto. Mas não é só isso, existem diversas funcionalidades que os outros tipos de controle de ponto não possuem.

Mas vamos com calma que eu vou te falar sobre os outros modelos de sistema de controle de ponto mais para frente.

Por enquanto vamos discutir o porquê o controle de ponto digital é uma das apostas de grandes e pequenas empresas para o controle e gerenciamento das jornadas.  

O Cartão de Ponto na Era Digital

cartao de ponto digital era digital

Experiências digitais em lojas físicas, realidade virtual aumentada e assistentes de voz no local de trabalho. Essas novas tecnologias já fazem parte da realidade de muitas empresas brasileiras.

A tecnologia trouxe, e traz cada vez mais, soluções que otimizam os processos internos e externos das empresas. Apesar da maioria ainda estar focada no cliente final, existem ferramentas voltadas para o seu público principal, ou colaboradores.

Porque eu disse que seu público principal são os colaboradores? De acordo com pesquisa realizada pela Right Management, profissionais são 50% mais produtivos quando estão motivados.

Preciso te lembrar que a produtividade está relacionada diretamente com o sucesso do seu negócio.

Você deve estar se perguntando, mas como investir em tecnologia para motivar seus colaboradores? E como tudo isso está relacionado ao cartão de ponto?

Calma vou te explicar.

Existem diversos aspectos dos quais sua empresa pode trabalhar para motivar seus colaboradores, e um deles é a confiabilidade e otimização dos processos da rotina.

O cartão de ponto digital é uma ferramenta que trabalha esses dois quesitos. Quer saber como?

Bem, todo funcionário gosta de saber que esta está sendo remunerado e reconhecido pelo seu esforço e de acordo com as horas trabalhadas. Ou seja, se ele fez hora extra, ele quer receber conforme o que foi realizado.

Mas como confiar que as empresas estão contabilizando as horas de forma correta? É justamente nesse aspecto que o controle de ponto digital trabalha.

Esse tipo de sistema possui mecanismos de segurança, que impossibilita fraudes e assegura que todas as informações do ponto sejam verídicas, ou seja, é uma forma segura não apenas para as empresas, mas também para os colaboradores.

Outro ponto que citei acima é a otimização dos processos. Veja, é muito comum vermos equipes de recursos humanos, sobrecarregados de trabalho, principalmente na semana de fechamento de folha.

Isso normalmente ocorre devido as empresas ainda utilizarem sistemas ultrapassados que não facilitam o gerenciamento das informações. Grande parte das informações da folha de pagamento são importadas do controle de ponto.

Dessa forma sem um controle de ponto eficiente, todo final do mês será aquela loucura para o fechamento de folha.

Lembra que eu te disse logo no início do nosso artigo que o controle de ponto digital otimiza a administração das informações da jornada de trabalho? é justamente isso que ele faz.

Com informações em tempo real, relatório gerenciais completos fica fácil administrar tudo que está acontecendo na sua empresa. Para quem tem muitos colaboradores é uma ferramenta realmente eficaz.

Mas e para pequenas e médias empresas?

Qual a importância do controle de ponto digital para pequenas e médias empresas?

cartao de ponto digital pequenas empresas

Independentemente do tamanho da sua empresa, é de extrema importância gerenciar as jornadas de trabalho dos seus colaboradores para evitar prejuízos e assegurar que todas as especificações das leis trabalhistas estão sendo cumpridas.

A Consolidação das Leis de Trabalho (CLT) especifica que estabelecimentos com mais de 10 funcionários façam o controle da jornada por meio de um sistema de controle manual, mecânico ou eletrônico.

Se sua empresa se encaixa nesse perfil, não tem jeito, adotar um sistema de controle de ponto é obrigatório.

Mas caso sua empresa não se encaixe nessa determinação não significa que não poderá adotar. Na verdade minha dica é que toda empresa deveria adotar uma forma de controle de jornada.

Vou explicar porque nós da PontoTel indicamos isso para nossos clientes.

Em 2018 o Tribunal Superior do Trabalho, registrou 95.363 processos trabalhistas com temas referentes a controle de ponto. Desse número 32.476 eram sobre horas extras.

Se pararmos para observar muitos desses processos poderiam ter sido evitados se as empresas tivessem adotado sistemas de controle de ponto, não é mesmo?

Eu sei que você deve estar pensando que para as pequenas e médias empresas, um controle de ponto eficiente que assegure as informações conforme a lei deve ser uma ferramenta cara.

Mas aí que vocẽ se engana, os controles de ponto digitais são justamente uma ferramenta acessível à qualquer tipo de negócio.

Mas antes de falarmos sobre esse assunto que tal vermos os tipos de controle de ponto que existem no mercado?

As Origens do Relógio de Ponto

cartao de ponto digital origens do relogio de ponto

Você já se perguntou quando foi que alguém teve a ideia de criar um relógio para controlar as jornadas?

Então deixa eu responder, Willard Le Grand Bundy foi quem teve a ideia de criar um relógio marcador de tempo em 1888. Inicialmente a ideia dele era apenas gravar o momento exato em que as pessoas entravam e saiam das empresas.

Mas foi apenas em 1930 que as empresas adotariam o relógio de Bundy para marcar os horários de seus colaboradores.

Naquela época o controle de ponto não era obrigatório, mas conforme os anos foram passando surgiram as leis trabalhistas e com o controle de ponto não foi diferente.

E assim surgiram as famosas máquinas de ponto das quais conhecemos hoje como os relógios de ponto.

Máquinas de Cartão de Ponto

Hoje existem diversas formas de controlar as jornadas de trabalho, desde sistemas manuais até os alternativos. Então, vamos conhecer mais sobre esses sistemas?

Controle de Ponto Manual

cartao de ponto digital relogio de ponto simples

O controle de ponto manual, conhecido também como livro de ponto ou Relógio de Ponto Simples é muito conhecido por ser uma das formas mais baratas para se controlar as jornadas de trabalho.

Mas cuidado, nem sempre o mais barato é o mais seguro.

Esse sistema de marcação de ponto é muito simples, nele o funcionário deve inserir manualmente em um livro de ponto os horários de entrada, pausa para almoço e saída.

Dessa forma no fim de cada mês, a equipe de recursos humanos recolhe este livro para transcrever todas as informações e horários realizados pelos funcionários para a folha de pagamento.  

Apesar de muito simples, esse sistema não é seguro, uma vez que está sujeito a rasuras, fraudes, erros operacionais.

Controle de Ponto Mecânico

cartao de ponto digital relogio de ponto cartografico

O controle de ponto mecânico, também conhecido como relógio de ponto cartográfico, é aquele sistema onde o funcionário utiliza um cartão de ponto para registrar os horários de sua jornada.  

O processo é bem simples, o funcionário insere o cartão no relógio de ponto que fica localizado no local de entrada da empresa, para registrar os horários de sua jornada de trabalho.

Ou seja ele deve inserir o cartão no momento da entrada, pausa para almoço e saída. Neste cartão será mantida todas as informações de horário de sua jornada.

Controle de Ponto Eletrônico

O sistema de registro de ponto eletrônico ou “REP”, é um pouquinho mais complexo que os anteriores mas não se preocupe que eu vou te ajudar a entender como ele funciona.

Nesse método existem 2 formas diferentes para os funcionários registrarem o ponto.

A primeira é pela leitura da biometria, onde o funcionário consegue bater o ponto e registrar os horários de sua jornada por meio da impressão digital.

A segunda é via cartão de ponto, ou o famoso crachá de acesso, onde o colaborador também conseguirá utilizar para registrar os horários da jornada de de trabalho.

Essas são duas formas extremamente seguras de registrar o ponto dos funcionários, uma vez que impossibilita fraudes e garante a veracidade das informações.

Controle de Ponto Alternativo

cartao de ponto digital celular

Por último, vamos falar sobre o controle de ponto alternativo e suas diferentes formas de marcação de ponto.

O controle de ponto alternativo é uma das formas mais modernas de controle de jornada, e ele foi criado justamente para atender uma demanda que os outros modelos de controle de ponto não atendiam.

Esse tipo de sistema possui 3 formas de marcação de ponto, além de fazer integração com outros tipos de sistemas de controle de ponto como o REP. Confira as três formas

Web Ponto

O web ponto é uma das formas de realizar a marcação dos horários dos funcionários, por meio dessa ferramenta é possível “bater ponto” pelo computador.

Você também deve pensar que ele não é seguro, porém, cada funcionário tem sua própria senha para registro de ponto e a empresa pode escolher ceder acesso somente nos computadores do próprio local de trabalho.

Dessa forma, não haverá ocorrências do tipo um funcionário bater ponto em qualquer outro lugar.

Cartão de ponto digital por Celular

O controle de ponto alternativo, possui aplicativos possíveis de realizar o controle e marcação dos horários de trabalho.

Nesse modelo, basta baixar o app em um celular e cadastrar o código da empresa e pronto, o funcionário poderá registrar o ponto de qualquer lugar da sua empresa.

Uma dúvida muito comum é sobre a segurança desse tipo de aplicativo. Mas gostaria de ressaltar que esse sistema possui 6 medidas de seguranã (senha, foto, Identificador de número, voz, geolocalização, e reconhecimento facial), que asseguram a veracidade das informações. São elas:

Cartão de ponto digital por Tablet

A marcação de ponto por tablet possui a mesma lógica do ponto por celular, por meio de um aplicativo instalado no aparelho o funcionário consegue registrar a jornada de trabalho.

Agora que eu te expliquei como surgiu e como funciona os principais sistemas de controle de ponto, será que ficou alguma dúvida?

Dúvidas sobre Controle de Ponto

Como funciona o Ponto Biométrico?

O relógio de ponto biométrico identifica o colaborador por meio de sua impressão digital.

Após fazer a instalação do equipamento a equipe de RH precisa cadastrar as informações dos colaboradores como: nome, código do funcionário e digitais.

Feito esse procedimento o colaborador utilizará sua impressão digital para registrar os horários de sua jornada, ou seja, entrada, pausa para almoço e término da jornada.

Relógio de Ponto Precisa ser Homologado?

É muito comum as pessoas perguntarem sobre a homologação do relógio de ponto, mas a resposta para essa pergunta é depende do tipo de controle de ponto que você adotou na sua empresa.

A lei específica que Relógios de Ponto Eletrônico ou REP precisam ter registro no Ministério do Trabalho.

O registro do REP deve ser feito pela empresa que compra o equipamento, nesse caso você pode verificar se sua equipe de RH já fez o cadastro do seu equipamento no Sistema de Cadastro de Ponto Eletrônico (CAREP).

O Relógio de Ponto precisa ter Impressão de Comprovante?

cartao de ponto impressao de comprovante

Essa é outra pergunta que deve ser respondida conforme o sistema de controle de ponto adotado pela sua empresa.

A portaria 1510/2009 que regulamenta os relógios de ponto eletrônicos especifica que os REPs devem dispor de mecanismo de impressão interno.

Já a portaria 373/2011 que regulamenta a adoção dos sistemas de controle alternativo, na qual dispensa está a obrigatoriedade do comprovante de marcação de ponto.

Agora que sanamos as principais dúvidas que tal voltarmos a falar do cartão de ponto digital e porque esta é a melhor solução de controle de jornada de trabalho no mercado atual.

Solução de Cartão de Ponto Digital

Até aqui vimos que o cartão de ponto digital surgiu com o objetivo de garantir que as marcações de ponto sejam feitas de forma mais segura, além de otimizar os processos relacionados ao gerenciamento das jornadas de trabalho.

Mas você deve estar se perguntando como esse sistema faz tudo isso? Quais os diferenciais dele em relação aos outros sistemas?

Essa é a dúvida de muitas pessoas por isso eu separei algumas vantagens para te mostrar.

Vantagens do Ponto Eletrônico Digital

Já imaginou otimizar seus processos gerenciais, reduzir custos e conquistar mais tempo para investir na busca por diferenciais competitivos?

Ter um bom sistema para controle de jornada significa ter uma boa gestão de pessoas na sua empresa.

Pode parecer exagero, mas o controle de ponto eficaz pode fazer toda a diferença no dia a dia dos funcionários.

Tenho que te dizer que o controle de ponto digital pode te ajudar nisso. Com essa ferramenta, é possível economizar com o pagamento de horas, uma vez que o dispositivo, além de fazer o registro do ponto, faz a contabilidade das horas trabalhadas.

Isso torna o processo menos operacional, e o setor de RH terá mais tempo para se dedicar às questões mais relevantes para o negócio.

Mobilidade, segurança e informação em tempo real tudo em um único sistema. Será que isso é possível?

Como vimos acima, é muito mais que possível, isso já faz parte da realidade de muitas empresas. O controle de ponto digital, permite o gerenciamento das informações de forma muito mais rápida eficaz e segura.

Com as seis medidas de segurança, fica impossível fraudar as informações, dessa forma tanto a empresa quanto o funcionário ficam resguardados quanto a veracidade dos dados registrados.

Como podemos perceber, o controle cartão de ponto digital traz muitas facilidades, pois além de reduzir custos, ele ainda fornece informações mais elaboradas e precisas, que darão a você maior oportunidade de gerenciamento do quadro de funcionários.

Conclusão

cartao de ponto digital conclusao

Bom, chegamos ao fim deste artigo.

Nele falamos sobre as variedades do cartão de ponto digital, como ele evoluiu até chegar no modelo que temos hoje.

A expressão “cartão de ponto” é velha, mas com as ferramentas digitais a marcação de ponto ficou muito mais otimizada e melhor ainda, o controle de jornada também.

Conforme você descobre que a tecnologia pode ser uma grande aliada na Gestão de Pessoas, a sua cultura organizacional muda completamente.

E quanto mais próxima da inovação sua empresa tiver, mais ela se tornará referência.É otimização que você quer? Então, conheça o sistema de controle de ponto da PontoTel.

banner 12 PontoTel - Cartão de Ponto Digital - O Relógio de Ponto Evoluiu
botão cadastre2 - Cartão de Ponto Digital - O Relógio de Ponto Evoluiu