Inteligência afetiva no trabalho: veja como o RH pode incentivar essa habilidade!
BLOG
Time Pontotel 5 de abril de 2024 Gestão de Pessoas
Inteligência afetiva no trabalho: veja como o RH pode incentivar essa habilidade!
A inteligência afetiva é uma habilidade relacionada ao cuidado da equipe que pode contribuir para relações produtivas no trabalho.
Imagem de Inteligência afetiva no trabalho: veja como o RH pode incentivar essa habilidade!

As medidas convencionais de inteligência muitas vezes focam apenas na lógica e no raciocínio. No entanto, existe um interesse crescente em expandir esse conceito para abranger aspectos mais sutis e fundamentais para o sucesso no trabalho: o cuidado e os afetos. É aqui que entra em cena a inteligência afetiva.

Mais do que apenas uma nova expressão, a inteligência afetiva representa um ponto de inflexão nas práticas de gestão de pessoas, pois oferece uma abordagem holística para criar e manter equipes de trabalho unidas e saudáveis.

Neste artigo, será explicado tudo sobre como o departamento de Recursos Humanos (RH) pode contribuir na promoção da inteligência afetiva no local de trabalho. Veja, a seguir, o que será abordado:

Continue e descubra como incentivar a inteligência afetiva no trabalho!

O que é inteligência afetiva?

imagem mostra duas mãos onde em uma tem um "desenho" de um cérebro e na outra o "desenho" de um coração

A inteligência afetiva pode ser definida como a capacidade de reconhecer e utilizar as emoções para impulsionar o crescimento pessoal e fortalecer relações interpessoais. A expressão foi cunhada pelo psiquiatra e escritor brasileiro Roberto Shinyashiki.

No livro “Inteligência afetiva: o carinho ainda é essencial”, Shinyashiki destaca que a inteligência afetiva é a construção de relações de confiança e cooperação. São essas conexões que redefinem o modo como as pessoas interagem e se conectam com as outras. 

A expressão “inteligência afetiva” se destaca pela inclusão da palavra “afetiva”, que coloca um foco especial na importância dos afetos, ou seja, em como os sentimentos participam das interações humanas. 

Essa ênfase nos afetos demonstra que essa habilidade tem a ver com a relação com o próximo, com a capacidade de se conectar emocionalmente e compreender as necessidades e emoções dos outros.

É nisso que a inteligência afetiva se diferencia da inteligência emocional. Enquanto a inteligência emocional se concentra na compreensão e gestão das próprias emoções, a inteligência afetiva abrange a capacidade de estabelecer conexões com os outros ao redor.

Quais são os benefícios da inteligência afetiva no trabalho?

Embora as habilidades técnicas e a capacidade analítica de um profissional sejam consideradas competências-chave para o ambiente de trabalho, a inteligência afetiva também pode estar associada a muitos benefícios que podem auxiliar a rotina das empresas. Descubra, a seguir, quais são os principais benefícios.

Melhoria nas relações interpessoais

Se os funcionários não tiverem uma inteligência afetiva, poderão ter dificuldade para trabalhar em equipe. Eles podem apresentar pouca capacidade de ouvir, entrar em discussões ou recusar-se a assumir responsabilidades por quaisquer erros.

Os funcionários afetivamente inteligentes, por outro lado, tendem a respeitar as ideias e os sentimentos das outras pessoas, mesmo que não concordem, e conseguem expressar como se sentem nas reuniões sem serem desdenhosos ou confrontadores.

Aumento da produtividade e do engajamento

Um estudo realizado em uma fábrica da Motorola descobriu que os funcionários foram 93% mais produtivos após passarem por treinamento em gerenciamento de estresse e capacidade de lidar com as emoções.

Isso demonstra como a produtividade e o engajamento estão ligados ao bem-estar emocional. Funcionários que reconhecem a importância de criar relações emocionalmente estáveis são mais produtivos e resilientes no local de trabalho.

Fomento a um ambiente de trabalho mais saudável

Por muito tempo, acreditou-se que a satisfação do funcionário estava ligada apenas a benefícios remunerados. No entanto, a conexão com a equipe de trabalho se tornou uma das características principais de um ambiente de trabalho saudável e uma equipe feliz.

Segundo uma pesquisa da Korn Ferry, gestores que lideram com inteligência emocional retêm 70% dos funcionários por 5 anos ou mais. Isso demonstra que a capacidade de entender e gerenciar emoções pode levar a um maior senso de pertencimento e a um ambiente de trabalho mais unido.

Como o RH pode incentivar o desenvolvimento da inteligência afetiva?

imagem mostra três pessoas conversando em um escritório

Com a implementação de medidas estratégicas, o setor de RH pode liderar a transformação para um local de trabalho mais empático e emocionalmente inteligente. Aqui estão algumas dicas de como isso pode ser alcançado!

Aplicação da prática da empatia

Uma das maneiras de incentivar a empatia é por meio da rotatividade de funções. Os gerentes de RH podem orientar as lideranças da empresa a permitir que os colaboradores tenham a chance de experimentar diferentes funções e perspectivas. 

Entendendo as responsabilidades e os desafios de outros cargos e equipes, eles podem desenvolver uma apreciação mais profunda pelo trabalho de seus colegas.

O RH também pode estimular a prática de feedbacks constantes entre os próprios funcionários. A comunicação frequente cria uma cultura de comunicação aberta e construtiva, na qual os colegas se sentem à vontade para compartilhar críticas e elogios mutuamente de maneira respeitosa.

Comunicação clara e humanizada 

Embora todas as empresas precisem de algum nível de hierarquia na tomada de decisões, deve-se considerar criar mais transparência no processo de comunicação interna, principalmente sobre questões que afetam a rotina dos funcionários. 

O RH pode criar canais de comunicação para incentivar os funcionários a participarem dos processos de tomada de decisão e desestimular práticas que menosprezem ou afastem um funcionário por se manifestar.

Promoção de uma cultura focada na saúde mental

O setor de Recursos Humanos pode contribuir com um ambiente de apoio aos funcionários para que eles se sintam confortáveis para discutir questões de saúde mental. Aconselhamentos e medidas para promover uma cultura organizacional focada em lidar com impasses entre os funcionários são algumas soluções.

Campanhas de conscientização e comunicação aberta sobre a importância de combater problemas que afetam a saúde mental, como depressão, ansiedade e burnout, são algumas das estratégias bem-vindas.

Implementação de treinamentos sobre inteligência efetiva

Exercícios para melhorar a autoconsciência emocional, como identificar os gatilhos que desencadeiam determinadas reações emocionais, permitem que os funcionários compreendam melhor suas próprias emoções, bem como as emoções dos outros.

Os treinamentos de inteligência afetiva também podem ensinar habilidades de regulação emocional. Por exemplo, técnicas de respiração ou mindfulness podem ser úteis para manter a calma em momentos de estresse.

Conclusão

O bom trabalho em equipe é o alicerce da rotina no meio corporativo, e a inteligência afetiva tem um papel importante nesse aspecto, assegurando que os colaboradores reconheçam a importância da colaboração para o sucesso da empresa.

Porém, como foi visto neste artigo, não se pode esperar que a capacidade de cuidado com o próximo surja de forma espontânea no trabalho. Cabe aos profissionais de RH, ao lado das lideranças da empresa, incorporarem medidas necessárias na gestão de pessoas para promover e incentivar a inteligência afetiva entre os colaboradores.

Se gostou das dicas e quer saber mais sobre gestão de pessoas e tecnologias para as empresas, aproveite para conferir as novidades do blog Pontotel.

Compartilhe em suas redes!
Mais em Gestão de Pessoas VER TUDO
INICIAR TOUR!