Integração de equipe: benefícios, estratégias e papel do RH.
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Time Pontotel 17 de outubro de 2024 Gestão de Pessoas

Veja como a integração de equipe pode reduzir conflitos e melhorar a colaboração nas empresas

A integração da equipe depende de estratégias para fazer com que os membros de um time trabalhem bem juntos. Descubra quais são essas estratégias!

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Muitos problemas no ambiente de trabalho podem ser evitados com uma boa integração de equipe. Se as pessoas não se conhecem bem e não têm uma boa comunicação entre elas, conflitos e mal-entendidos podem se tornar uma rotina na empresa.

Contudo, o esforço de melhorar a colaboração no local de trabalho não se trata apenas de estimular a interação na fila do café ou propor reuniões esporádicas ao longo do dia. Trata-se de executar estratégias reais que podem criar um ambiente onde a colaboração flui naturalmente e os conflitos são resolvidos de forma construtiva.

Este artigo traz algumas dicas sobre como a integração de equipe pode ser a peça-chave para reduzir conflitos e melhorar a colaboração nas empresas. Confira, no resumo abaixo, o que será explicado mais adiante:

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Veja como transformar a dinâmica da empresa para melhor!

 

O que é integração de equipe?

4 pessoas em um momento de integração de equipe em um escritório

A integração de equipe é um estado em que os membros de um time trabalham bem juntos. É um “sentimento” de cooperação que se manifesta quando as pessoas se sentem à vontade para trocar ideias, apoiar umas às outras e resolver problemas em conjunto.

Porém, esse nível de integração nem sempre acontece espontaneamente ou com a rapidez ideal. Cada um tem seu próprio jeito de pensar, seus hábitos e experiências, e todas essas diferenças podem criar “barreiras” para a perfeita harmonia de um grupo. 

Para que todos em uma empresa se sintam suficientemente conectados, espera-se das lideranças e do setor de Recursos Humanos (RH) estratégias que estimulem o time a interagir, tirar dúvidas entre si e discutir abertamente.

 

Por que a integração de equipe é importante para as empresas?

A integração de equipe pode parecer só um jargão do mundo corporativo, mas, na realidade, é a chave para transformar um grupo de pessoas em um time coeso. Entenda, a seguir, os motivos que mostram o impacto da boa integração dos colaboradores.

Aumento da produtividade e colaboração

O risco de que o colaborador sinta a sensação de que cada um está “correndo sozinho” é pequeno quando fica claro que há, por parte das lideranças da empresa, um esforço para integrar as equipes. E se o time começa a trabalhar junto, se apoiando e trocando ideias, os projetos internos tendem a avançar mais rápido e com mais qualidade.

Redução de conflitos internos e turnover

Uma pesquisa recente da The School of Life em parceria com a Robert Half mostrou que 42,86% dos entrevistados consideram um ambiente de trabalho tóxico o principal motivo para pedir demissão. Ou seja, se a equipe não se dá bem, as pessoas começam a se desmotivar e o número de saídas (isto é, o turnover) aumenta.

Ninguém quer ficar em um lugar onde não se sente parte do time. Mas, com um time integrado, o clima melhora, as pessoas se entendem melhor, e as chances de conflitos diminuem bastante.

Fortalecimento da cultura organizacional

A cultura organizacional é basicamente o DNA da empresa: os valores, a forma de trabalhar e de tratar os clientes e os próprios funcionários. Se a equipe tem o hábito de trabalhar em grupo, essa cultura se fortalece por um motivo simples: todo mundo passa a se alinhar com os mesmos objetivos e princípios.

Uma cultura sólida pode ser uma grande vantagem competitiva, como diz Patrick Lencioni, autor de “Os 5 Desafios das Equipes”: “Não é o financeiro, nem a estratégia, nem a tecnologia. É o trabalho em equipe que permanece a maior vantagem competitiva, tanto por ser poderoso quanto por ser raro”.

 

Estratégias para a integração de equipe

mesa de reunião de madeira, cm 5 pessoas tocando as mãos em sinal de aprovação

Se as pessoas não se conhecem bem e o trabalho em grupo não flui como deveria, a integração da equipe se torna mais difícil conforme o tempo passa. Mas há algumas estratégias que podem transformar essa situação e fazer com que o time comece a funcionar em sintonia.

Dinâmicas de integração

As dinâmicas de integração são atividades divertidas que servem para um propósito muito sério: aproximar a equipe. Elas ajudam os membros a se conhecerem melhor, a quebrarem o gelo e a construírem confiança uns nos outros. Alguns exemplos:

  • Jogo dos nomes;
  • Quebra-cabeça humano;
  • 3 verdades e 1 mentira.

Pode ser algo simples, como jogos de equipe ou exercícios que estimulem a comunicação e a resolução de problemas em conjunto. O objetivo é criar um ambiente no qual todos se sintam confortáveis e abertos para a colaboração na empresa.

Programas de mentoria e coaching

Quando novos membros chegam e precisam se adaptar ao ritmo e à cultura da empresa, pode haver uma curva de aprendizado íngreme. Se esse processo não for bem gerido, pode levar a frustrações e uma integração mais lenta. Programas de mentoria e coaching podem ser úteis preencher essa lacuna.

Conectar os novatos com colegas mais experientes por meio de um programa de mentoria pode fornecer o suporte necessário para uma adaptação mais tranquila. 

O apoio de um coach também pode ser útil para o desenvolvimento da equipe no que se refere à aquisição de novas habilidades e à resolução de problemas específicos que os colaboradores estejam enfrentando em suas carreiras.

Eventos e encontros sociais

Nada une mais as pessoas do que compartilhar momentos fora do ambiente de trabalho. Eventos e encontros sociais, como almoços de equipe, happy hours e celebrações de conquistas, são excelentes para fortalecer os laços entre os membros do time. 

Esses momentos descontraídos permitem que as pessoas interajam de forma mais informal, o que ajuda a criar uma atmosfera de companheirismo e a fortalecer as relações pessoais e profissionais.

 

Qual o papel do RH na integração de equipes? 

O RH tem um papel central na integração de equipes, e a razão é simples: ele é o principal responsável por criar e implementar as estratégias que garantam que todos na empresa estejam alinhados e trabalhando bem juntos. 

Mas, apesar de ser o departamento líder nessa missão, o RH não faz tudo sozinho. Ele precisa contar com a colaboração de líderes de equipe, gestores e até dos próprios funcionários para que a integração realmente aconteça.

Conclusão

Fica claro que a integração de equipe deixa de ser apenas uma ideia abstrata quando o setor de RH se une às lideranças da empresa para promover mudanças reais e tangíveis no ambiente de trabalho.

A colaboração entre os colaboradores não é apenas sobre realizar eventos periodicamente ou oferecer palestras sobre o tema. É sobre aderir a novas maneiras de criar um ambiente no qual as pessoas se sintam verdadeiramente comprometidas com o sucesso coletivo.

Se quiser acompanhar novidades e mais estratégias para a gestão de pessoas, confira as publicações recentes do blog Pontotel.

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