Entenda importância da terapia no trabalho para a saúde mental dos funcionários e saiba como oferecer
BLOG
Time Pontotel 12 de junho de 2023 Departamento Pessoal
Entenda importância da terapia no trabalho para a saúde mental dos funcionários e saiba como oferecer
Saiba como promover a terapia no trabalho ajuda funcionários a lidarem com suas emoções, resultando em um ambiente mais positivo e produtivo
Imagem de Entenda importância da terapia no trabalho para a saúde mental dos funcionários e saiba como oferecer

A terapia no trabalho tem sido uma necessidade no contexto corporativo atual. De acordo com um relatório da Escola Nacional de Administração Pública do Governo Federal (Enap), 79% dos colaboradores do Brasil relataram ter sofrido estresse no trabalho nos últimos 12 meses.

Hoje, já se sabe que saúde mental e produtividade são fatores intimamente ligados. Com a responsabilidade que a empresa tem de promover o bem-estar de seus funcionários, a terapia no trabalho surge como um tema imprescindível para ser debatido e promovido no ambiente corporativo.

Por isso, este artigo explicará como a terapia no trabalho funciona de que forma o departamento de RH pode promovê-la. O tema foi dividido em três tópicos para melhor entendimento:

Tenha uma ótima leitura!

banner-sistema-registro-tratamento-gestao

Terapia no trabalho: por que é importante cuidar da saúde mental dos funcionários?

Mulher com semblante de cansaço

Cuidar da saúde mental dos funcionários é importante pois ela é capaz de impactar diretamente na produtividade da empresa. E uma das formas de promovê-la é oferecer terapia no trabalho.

Esta prática surge como uma iniciativa que tem o objetivo de ajudar as pessoas a lidar com problemas emocionais e psicológicos relacionados ao ambiente profissional.

O contexto corporativo é permeado de questões pessoais e profissionais que, além de fazer com que os colaboradores possam se sentir pressionados, podem causar desarranjos emocionais, que culminam em problemas de saúde mental.

Vantagens de oferecer terapia no trabalho

A terapia no trabalho pode trazer diversos benefícios, como melhorar a saúde mental dos trabalhadores, reduzir o absenteísmo e aumentar a produtividade. Além da  terapia clínica, aconselhamentos e treinamentos em habilidades sociais e emocionais podem ajudar neste trabalho. 

Por meio da terapia, a atuação do psicólogo no ambiente de trabalho também é voltada para a promoção da saúde mental e do bem-estar dos trabalhadores, bem como para a prevenção e o tratamento de problemas psicológicos que podem afetar o desempenho e a qualidade de vida no trabalho.

Além disso, o trabalho terapêutico do psicólogo no trabalho pode ajudar as empresas a criarem um ambiente empresarial mais saudável e acolhedor, o que pode contribuir para a retenção de talentos e a melhoria da imagem da organização.

Redução do estresse e da ansiedade

A terapia é uma abordagem eficaz para a redução do estresse e da ansiedade. Existem diversas técnicas terapêuticas que podem ser utilizadas para ajudar as pessoas a lidar com esses problemas emocionais.

Dependendo da abordagem a ser utilizada, a terapia é capaz de fazer com que o paciente, que no caso é o funcionário, seja capaz de identificar e modificar pensamentos e comportamentos negativos que contribuem para o estresse e a ansiedade, lidar com seus traumas, controlar seus picos de estresse, entre outros.

Aumento da produtividade e da motivação

Sabe-se que os problemas emocionais e psicológicos podem afetar negativamente o desempenho no trabalho e a motivação dos funcionários. Nesse sentido, a terapia no trabalho consegue identificar e tratar esses problemas, como estresse, ansiedade, depressão, conflitos interpessoais, problemas de autoestima e autoconfiança etc.

Quando esses problemas são tratados, as pessoas podem se sentir mais motivadas e produtivas no trabalho, sentindo-se melhor no ambiente em que estão inseridas e conseguindo lidar melhor com os problemas e com as demandas do negócio.

Além disso, a terapia pode ajudar as pessoas a desenvolver habilidades socioemocionais que são importantes para o sucesso no trabalho, como a comunicação não violenta, a capacidade de liderança, o trabalho em equipe, a resolução de problemas e o gerenciamento do lixo emocional.

Melhoria da saúde mental dos funcionários

Duas pessoas utilizando o computador

A terapia no trabalho pode ajudar a melhorar a saúde mental dos funcionários em geral. Quando há pessoas que estão educadas emocionalmente, elas tendem a disseminar essa ideia e, além disso, criar um ambiente propício e saudável de se conviver.

É importante sempre lembrar que a saúde mental dos funcionários é um aspecto fundamental para a produtividade e o sucesso de uma empresa ou organização. Logo, a terapia no trabalho pode ser uma ferramenta importante para melhorar a saúde mental dos funcionários e, consequentemente, a saúde — e os resultados — da empresa toda.

Aumento da satisfação no trabalho

A terapia pode ajudar a aumentar a satisfação no trabalho, pois, muitas vezes, problemas emocionais e psicológicos podem afetar negativamente a felicidade e a realização dos funcionários.

Ainda, outras vezes é possível que um funcionário não esteja desempenhando bem seu papel dentro da empresa por estar precisando lidar com problemas emocionais ou de saúde mental. Por isso, a terapia se faz muito importante.

A terapia no trabalho é capaz também de ajudar o funcionário no processo de autoconhecimento. Ela melhora a compreensão dos funcionários sobre seus próprios valores, objetivos e propósito no trabalho, fazendo com que eles encontrem maior significado e intenção em suas atividades diárias. Isso pode levar a uma maior satisfação no trabalho e um sentimento de realização pessoal.

Retenção de talentos

A terapia no trabalho pode ajudar na retenção de talentos de uma empresa, pois, muitas vezes, a saída de um funcionário valioso pode estar relacionada a problemas emocionais ou psicológicos não tratados.

Este auxílio psicológico também atua na redução do índice de turnover, pois pode ser visto como um benefício único no mercado. O funcionário passa, então, a valorizar mais a empresa em que trabalha e, quando a compara com outras, tende a colocá-la como prioridade na hora de escolher onde trabalhar.

O impacto positivo no clima organizacional cria também um ambiente de trabalho mais saudável, produtivo e colaborativo, com menos conflitos interpessoais e maior cooperação entre os funcionários. Isso pode aumentar a satisfação no trabalho e a lealdade à empresa, fatores que ajudam a reter talentos.

Diferentes tipos de terapia no trabalho que a empresa pode oferecer

Além de treinamentos emocionais e outras iniciativas relacionadas à promoção de saúde mental, também é possível oferecer, no ambiente de trabalho, a terapia propriamente dita. Comumente, podem ser oferecidas três modalidades de terapia no trabalho:

Terapia individual com psicólogo clínico em ambiente organizacional

Pode ser oferecida a terapia no trabalho individual com psicólogo clínico em ambiente organizacional. Por exemplo, uma vez na semana, o funcionário se ausenta por cerca de cinquenta minutos de seu trabalho para a prática.

Nesses minutos, ele será ouvido por um profissional isento que será capaz de orientá-lo sobre a melhor maneira de lidar com seus problemas, além de traçar estratégias para que seus objetivos sejam traçados.

Este tipo de terapia acontece dentro da empresa e no horário de trabalho, em uma sala ou ambiente que garanta o sigilo necessário para que ela seja desempenhada.

Terapia individual com clínica parceira

Psicanalista conversando com um paciente

Outra forma de oferecer a terapia no trabalho aos funcionários é fazendo convênios com clínicas parceiras que possam atendê-los. Os terapeutas devem acolher as demandas dos trabalhadores em sua totalidade.

Se possível, é interessante que os psicólogos sejam especializados em relações corporativas ou tenham conhecimento da lógica que, normalmente, segue os relacionamentos interpessoais e profissionais na empresa.

Plano de saúde com psicólogo incluso

Outra forma de oferecer terapia aos funcionários é por meio de convênios que tenham a terapia em seu rol de cobertura. Dessa forma, o funcionário pode escolher qual profissional lhe agrada e frequentar a terapia assim que puder.

Ao procurar um plano de saúde que ofereça cobertura para terapia no trabalho, é importante verificar os detalhes do plano para entender quais são as coberturas oferecidas. Algumas empresas oferecem cobertura apenas para um número limitado de sessões de terapia, enquanto outras oferecem cobertura ilimitada.

Conclusão

Neste artigo, foi possível entender a importância da terapia no trabalho para os funcionários e o quanto a iniciativa é capaz de impactar a empresa inteira. Isso acontece porque, quando um funcionário está bem, ele é capaz de influenciar positivamente toda a equipe.

Ficou claro o quanto a terapia no trabalho é capaz de ajudar os funcionários a lidar com suas questões emocionais e a melhorar sua saúde mental. Burnout, estresse, ansiedade e depressão podem ser evitados, mitigados ou administrados por meio do processo terapêutico.

Também foram explicadas as formas possíveis para promover a terapia no trabalho: individualmente, durante o expediente; em clínicas parceiras; ou ao oferecer um convênio que contemple as sessões. Todas elas são capazes de surtir efeitos positivos nos funcionários.

Gostou de saber um pouco mais sobre terapia no trabalho? Se sim, compartilhe este conteúdo em suas redes sociais. Importante lembrar que o blog PontoTel está sempre atualizado com artigos sobre gestão de pessoas e ambiente organizacional!

Compartilhe em suas redes!
Mais em Departamento Pessoal VER TUDO
INICIAR TOUR!