Árvore de indicadores: o que é, como criar e suas vantagens para as empresas!
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Time Pontotel 23 de maio de 2023 Departamento Pessoal
Árvore de indicadores: o que é, como criar e suas vantagens para as empresas!
Aplicando a árvore de indicadores, você conecta os principais indicadores de desempenho da empresa e facilita o monitoramento dos resultados.
Imagem de Árvore de indicadores: o que é, como criar e suas vantagens para as empresas!

As empresas modernas costumam ter muitos indicadores-chave de desempenho para monitorar seus resultados. Contudo, sem uma estrutura clara que conecte esses indicadores, há o perigo de os líderes acabarem se perdendo em muitos números e não saberem onde focar. A árvore de indicadores pode evitar tais riscos.

Quando os KPIs são organizados em uma árvore de indicadores, os objetivos da empresa se tornam palpáveis para as equipes e podem ser traduzidos mais facilmente em tarefas diárias. Isso, por consequência, acaba melhorando a comunicação interna entre os colaboradores e os resultados da empresa.

Quer saber mais sobre as árvores de indicadores e como montar a sua? Confira tudo que você encontrará daqui por diante:

Continue a leitura e descubra o poder dessa ferramenta na gestão da sua empresa!

controle jornada home office

O que é árvore de indicadores?

Homem apresentando para três pessoas

Uma árvore de indicadores é um método gráfico de gerenciamento de indicadores-chave de desempenho. Os indicadores, também conhecidos pela sigla KPls (Key Performance Indicators), são organizados em um diagrama no formato de árvore com várias ramificações, de modo que todos consigam perceber as relações entre eles. 

As árvores de indicadores podem ser úteis para entender quais KPIs estão disponíveis e o que eles medem. O método também fornece uma hierarquia clara entre os indicadores, pois os mais importantes ficam sempre no topo da árvore.

Quais são os benefícios da árvore de indicadores

Por ser uma ferramenta prática, a árvore de indicadores pode promover uma comunicação corporativa mais transparente e o alinhamento de uma equipe em torno de objetivos em comum. Abaixo, entenda mais sobre como essa ferramenta pode ajudar sua empresa.

Tomada de decisão mais assertiva

A árvore de indicadores fornece uma visão geral ou resumo de como o objetivo de um negócio eficiente deve ser executado. Por isso, enquanto a empresa acompanha os resultados obtidos a partir do diagrama, fica mais fácil tomar decisões para levar o negócio aos caminhos mais lucrativos.

Motivar e gerenciar equipes

Normalmente, são necessárias horas para que um grupo crie com sucesso uma árvore de indicadores complexa, mas é possível fazer com que um grupo entenda como ler uma com poucos minutos de explicação. Por isso, a árvore pode ser uma maneira poderosa para os gestores explicarem sua estratégia em termos que um grupo possa realmente entender. 

Coerência e clareza na comunicação facilitam o relacionamento no local de trabalho, e os colaboradores ficarão contentes em saber sob quais critérios seus resultados são avaliados.

Encontrar oportunidades de melhoria

A árvore de indicadores oferece uma estrutura visível sobre as relações de causa e efeitos dos indicadores que qualquer pessoa pode facilmente entender. Portanto, comparando os resultados que a empresa obtém na prática, é possível olhar para a árvore e compreender as causas desses resultados, bem como suas consequências diretas.

Focar em resultados

Um dos grandes benefícios das árvores de indicadores é que elas são projetadas com base nos resultados que a empresa espera alcançar. Tudo que os líderes e colaboradores precisam monitorar ao longo do tempo está resumido no diagrama, tornando essa ferramenta algo estratégico para o dia a dia das empresas.

Aumentar a produtividade

O impacto nos resultados depende do uso da árvore de indicadores para monitorar o desempenho das equipes. Quando os líderes e gestores fazem esse monitoramento de perto, é possível tirar insights da ferramenta e melhorar a performance dos colaboradores.

Quais os níveis da árvore de indicadores?

A árvore de indicadores segue uma hierarquia dividida em três níveis. No topo da árvore, estão os indicadores do nível estratégico. Abaixo, os indicadores do nível gerencial. Por último, na base da árvore, os indicadores do nível operacional. Cada nível pode estar representado por uma cor diferente para facilitar a visualização da árvore.

Essa hierarquia em três níveis releva como os indicadores estão conectados. Os resultados dos indicadores do nível operacional interferem nos resultados obtidos pelos indicadores do nível gerencial. Por sua vez, os resultados obtidos no nível gerencial ajudam a empresa a alcançar os resultados dos indicadores estratégicos.

A seguir, descubra mais sobre como funcionam os níveis da árvore e os indicadores que estão presentes em cada um deles.

Nível estratégico

O nível estratégico abrange o topo da árvore. É onde está o indicador de desempenho que monitora o objetivo da empresa no longo prazo. 

Por exemplo, se um dos objetivos anuais da empresa é aumentar o seu faturamento em 60%, ela pode usar o “lucro” como um KPI para medir o objetivo. Nesse caso, uma caixinha com o indicador “lucro” estará no topo da árvore de indicadores.

Nível gerencial

O nível gerencial abrange o meio da árvore. É nesse nível que estão os indicadores de desempenho que monitoram os objetivos da empresa no médio prazo.

No exemplo da empresa que deseja aumentar o faturamento anual em 60%, ela pode criar metas para aumentar a receita em 20% e reduzir os custos em 10% a cada semestre. 

Para o objetivo de aumentar a receita, ela pode usar o KPI “crescimento da receita” na árvore. Para o monitoramento das despesas, a empresa pode usar o KPI “despesas”. Dentro desse indicador, ainda é possível usar ramificações para usar outros KPIs menores no nível gerencial, como “despesas fixas” e “despesas variáveis”.

Nível operacional

O nível operacional abrange a base da árvore, onde estão os indicadores de desempenho que monitoram os resultados da empresa no curto prazo. Normalmente, são resultados obtidos com atividades práticas do dia a dia, como a quantidade de vendas e atendimentos.

Para ilustrar como funcionam os KPIs operacionais, vale a pena voltar ao exemplo acima. A empresa, que deseja aumentar a receita e reduzir os custos no semestre, pode criar metas pequenas para aumentar o número de conversões e o números de vendas em cada mês. Para monitorar esses objetivos, ela pode usar os KPIs “conversões” e “vendas”.

Já para reduzir as despesas, a empresa pode criar mais duas metas: diminuir o custo com energia e diminuir os custos com publicidade. E, para monitorar esses objetivos, ela pode inserir os KPls “custos de energia” e “custos com publicidade” na árvore de indicadores.

No geral, veja como ficariam os níveis da árvore de indicadores do exemplo:

Uma observação importante é que não há uma regra para a quantidade máxima de indicadores usados no diagrama. Isso depende dos objetivos que a empresa quer monitorar. No entanto, mesmo em árvores mais complexas que a utilizada no exemplo acima, a relação entre os indicadores deve ser facilmente compreensível para todos. 

Caso facilite a visualização das informações no diagrama, você pode usar setas para indicar a relação de causa-efeito entre os indicadores. Também é possível montar os indicadores do lado esquerdo para o lado direito, em vez de cima para baixo.

Como montar uma árvore de indicadores?

Três pessoas discutindo papeis com indicadores

Qualquer empresa pode utilizar a árvore de indicadores para projetos pontuais, que envolvem um ou mais departamentos, ou para objetivos gerais de toda a empresa. É importante ter isso em mente no momento de montar uma árvore de indicadores. Abaixo, confira outras ações que não podem ficar de fora desse processo.

Defina os objetivos do seu negócio

Indicadores só existem para monitorar objetivos. Portanto, o primeiro passo para montar uma árvore de indicadores é ter objetivos claros a serem seguidos. Pense em objetivos menores que, à medida em que forem alcançados, podem contribuir para objetivos maiores. No final, é preciso ter em mente um único objetivo no longo prazo.

Ao conectar todos os objetivos a partir de um núcleo, você poderá montar uma estrutura semelhante a uma árvore de indicadores: o objetivo central de sua equipe no topo e todos os outros objetivos importantes nas ramificações.

Entenda o propósito da árvore

A árvore de indicadores não pode ir para a gaveta quando está pronta. Seu propósito é servir como um guia para que gestores e líderes monitorem o desempenho das equipes, evitando que resultados importantes sejam desconsiderados. Assim, os números revelados pelos indicadores podem justificar reformulações e ajustes em planejamentos e estratégias.

Use indicadores-chave

Tendo compreendido o propósito da árvore, é possível definir indicadores-chave de desempenho para acompanhar o desenvolvimento dos objetivos do negócio.

Use KPIs que demonstram o quão bem a equipe está na jornada até alcançar determinado objetivo. Porém, tome o cuidado de usar apenas KPIs realmente relevantes para tomar decisões e gerenciar as atividades, evitando o excesso de informações na árvore.

Apresente a árvore de indicadores para os colaboradores

A forma como são apresentadas as informações determina como elas são recebidas pelos membros de uma equipe. Portanto, uma árvore de indicadores deve ser acessível e compreensível para os colaboradores. 

Conclusão

Papel com árvores de indicadores

É importante ter em mente que a criação de uma árvore de indicadores não é um esforço único, mas um processo. Isso quer dizer que a árvore nunca acaba, e os gestores junto com sua equipe precisam refinar a estrutura do diagrama à medida que “mais frutos são colhidos”, isto é, à medida que as metas vão sendo conquistadas.

Com o passar do tempo, a empresa precisará de outros indicadores para medir o impacto dos resultados na jornada para alcançar novos objetivos. Por essa razão, construir uma árvore de indicadores pode ser difícil, mas definitivamente vale o esforço. 

Gostou das dicas? Aproveite para aprender mais sobre gestão e ferramentas para o mundo corporativo no blog PontoTel.

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