A inteligência artificial (IA) passou a ser parte integrante da competitividade de mercado. Com isso, a cada ano surgem novas ferramentas que automatizam as rotinas empresariais e deixam as empresas mais estratégicas. Uma de grande destaque recente é o ChatGPT.
O ChatGPT adentra o universo da IA, dando às empresas uma série de possibilidades a partir de informações geradas pelo próprio sistema. Basta inserir algo no ChatGPT para o sistema gerar respostas naturais e coerentes a partir do assunto em questão.
Para se ter uma ideia de como a IA vem sendo dominante, uma pesquisa da McKinsey revelou que até 2030 mais de 13 trilhões de dólares serão gerados pela inteligência artificial. Em 2020, o Brasil investiu mais de 2 bilhões nessa área.
Por isso, é importante que as empresas se mantenham atualizadas quanto às diversas possibilidades que o universo tecnológico tem a oferecer para agilizar suas rotinas e construir ações mais estratégicas no seu dia a dia.
Este artigo apresentará tudo sobre o ChatGPT e explicará como ele pode facilitar diversas tarefas do RH. Para isso, o texto foi separado de acordo com os seguintes tópicos:
- O que é o ChatGPT?
- Como funciona o ChatGPT?
- Como o ChatGPT pode ajudar o RH?
- Como usar o ChatGPT pela primeira vez?
- Quais cuidados tomar ao utilizar o ChatGPT?
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Quer saber mais? Então, continue a leitura.
O que é o ChatGPT?
![Pessoa utilizando o notebook](/local/wp-content/uploads/2023/03/chatgpt-o-que-e-o-chatgpt.webp)
ChatGPT (Conversational Generative Pre-training Transformer) é um termo utilizado para descrever um sistema de processamento de dados e informações, que funciona por meio de inteligência artificial.
Trata-se de um chatbot que consegue desenvolver respostas sobre os mais variados temas, de forma natural e coerente, mais próximo à linguagem humana.
Essa ferramenta de automação foi lançada como um protótipo em novembro de 2022 pela empresa OpenAI, que é também a responsável por supervisionar e ajustar os meios de aprendizado do ChatGPT.
Como funciona o ChatGPT?
O ChatGPT, por meio de inteligência artificial e um modelo específico de linguagem, é capaz de desenvolver conteúdos e respostas adequadas ao que lhe é perguntado.
Ele funciona a partir do treinamento da OpenAI, que inseriu no chatbot uma série de informações baseada em artigos, livros, conversas e outros para que o próprio sistema consiga criar respostas automáticas e precisas.
O funcionamento do ChatGPT se dá a partir da técnica conhecida como Aprendizado Profundo (Deep Learning).
É justamente por meio dessa técnica que ele é exposto a uma série de informações, em um banco de dados, que lhe dão a capacidade de identificar padrões e aprimorar sua relação com os conteúdos nele inseridos, aprendendo constantemente novas técnicas e se adaptando à linguagem natural.
Como o ChatGPT pode ajudar o RH?
O ChatGPT surgiu com o objetivo de ser um facilitador de tarefas, gerando respostas de forma automática.
Essa facilidade inclusive pode funcionar como um grande apoio para o RH, tornando-se uma ferramenta de hiperautomação para agilizar tarefas muitas vezes complexas e repetitivas.
A seguir, confira algumas das rotinas do RH que o ChatGPT pode ajudar a tornar mais fáceis.
Job description
Com sua inteligência artificial, o ChatGPT é capaz de criar um job description de forma rápida e eficaz, tendo a empresa apenas o dever de inserir algumas informações básicas para que o sistema desenvolva a descrição.
Por meio do ChatGPT, a empresa pode ter acesso a informações, responsabilidades, requisitos e palavras-chave que otimizem a descrição e facilitem a divulgação da vaga nos mecanismos de busca.
Para que o job description seja perfeito, algumas informações que a empresa deve inserir para apoiar o sistema são: vaga oferecida, competências e habilidades requisitadas, experiência exigida, benefícios e até mesmo detalhes sobre a própria empresa.
A partir dessa base, o ChatGPT irá gerar o job description.
Entrevista
O ChatGPT também pode ser um grande suporte quando o assunto são as entrevistas, facilitando uma série de pontos dentro desse processo, a começar pelas questões destinadas aos candidatos.
No sistema, os entrevistadores podem pedir para que ele gere uma quantidade de perguntas específicas para determinado cargo. É só digitar algo como: “crie perguntas para uma entrevista com um programador” e o ChatGPT irá criar uma lista que funcione como base ao entrevistador.
Também é possível pedir questões mais específicas, voltadas ao comportamento ou até mesmo às habilidades dos profissionais.
Texto de feedback de entrevista
![Mulher utilizando o notebook](/local/wp-content/uploads/2023/03/chatgpt-texto-de-feedback-de-entrevista.webp)
Outra facilidade que esse sistema de automação pode trazer ao RH está voltado à criação de textos de feedback para entrevistas.
Para a imagem da empresa, é muito importante manter as portas abertas e agir de forma profissional e ética com os profissionais não selecionados, e isso significa dar um retorno sobre a vaga.
O ChatGPT agiliza esse passo, criando um texto específico e personalizado nesse caso.
Inclusive, a empresa pode especificar se quiser um texto mais pessoal, inserindo o pedido no sistema com algumas informações em relação a itens que não podem faltar no conteúdo desse feedback, como: elogios, incentivo à carreira, desejos de sucesso, entre outros detalhes.
Comunicados internos
A comunicação interna também pode ser facilitada para quem utiliza o ChatGPT, permitindo uma ação mais estratégica para se comunicar com os colaboradores.
Isso porque, com esse sistema de automação, a empresa consegue agilizar a criação de comunicados internos que mantêm os colaboradores a par de tudo que ocorre no ambiente de trabalho.
A partir do ChatGPT, é possível inserir informações e o próprio sistema de inteligência artificial criar o texto do comunicado, de forma personalizada e de acordo com o tema e com o que a empresa precisa comunicar.
Assim, ela agiliza essa rotina de comunicação interna e consegue inclusive criar uma proximidade maior com os funcionários.
Ideias de endomarketing
O endomarketing está ligado à comunicação interna da empresa. É a partir dele que a organização desenvolve ações que valorizam os colaboradores, com o objetivo de engajá-los na companhia.
O ChatGPT consegue reduzir burocracias e agilizar diversas rotinas de forma automatizada. Com isso, os colaboradores tendem a deixar de lado tarefas repetitivas e podem se dedicar a ações que agregam valor, tornando-se ainda mais dedicados em suas funções.
Ou seja, o sistema pode dar ideias de endomarketing para a empresa, bastando inserir nele suas necessidades e, assim, criar ações para priorizar o bem-estar dos colaboradores.
Logo, com base nesse sistema de IA, existe uma série de possibilidades para tornar o fluxo de trabalho mais eficiente e estratégico.
FAQ para funcionários
A inteligência artificial, via ChatGPT, pode ajudar a empresa a criar um FAQ para funcionários referente a diversas questões do dia a dia da organização — férias, políticas internas, benefícios, horários de trabalho e muito mais.
Basta a empresa inserir informações básicas sobre o que ela precisa e quais dados são necessários para a orientação que o ChatGPT é capaz de criar respostas concisas e objetivas sobre o tema descrito.
Como usar o ChatGPT pela primeira vez?
Conhecendo agora algumas das facilidades que o ChatGPT pode proporcionar à empresa, é importante saber como acessar o sistema e como usá-lo pela primeira vez. Confira um passo a passo para isso a seguir:
- Acesse: https://openai.com/blog/chatgpt/;
- Clique em “Try ChatGPT”;
- Crie uma conta clicando em “sign up”. Você pode realizar o cadastro com seu e-mail, telefone ou com alguma conta Apple, Google ou Microsoft;
- Pronto! Após o cadastro e o acesso, o chat será aberto, e basta digitar o que você precisa e clicar no envio que o ChatGPT dará uma resposta relacionada ao que foi solicitado.
Quais cuidados tomar ao utilizar o ChatGPT?
![Mulher com semblante pensativo observando um notebook](/local/wp-content/uploads/2023/03/chatgpt-quais-cuidados-tomar-ao-utilizar-o-chatgpt.webp)
Apesar das inúmeras facilidades que um sistema de inteligência artificial como o ChatGPT pode oferecer, é preciso tomar alguns cuidados para que o conteúdo gerado não se torne um problema, em função de dados incorretos e que não atendem as necessidades da empresa.
Entre os principais pontos de atenção relacionados a esse tipo de IA, é possível destacar:
- Banco de dados desatualizado: por ser um sistema que surgiu a partir de uma série de inserção de dados iniciais, em muitos casos ele pode consultar um banco de dados que contenha uma informação já desatualizada. Por isso, se a empresa for utilizá-lo principalmente com base em leis, é importante consultar o decreto oficial para verificar se a informação fornecida pelo sistema está correta.
- Confusão de termos: mesmo tendo uma grande facilidade para criar textos naturais e com coerência, é possível que o sistema faça confusão com alguns termos que a empresa insira e até mesmo dê respostas com erros de grafia e gramática. Portanto, é importante sempre revisar o conteúdo gerado pelo ChatGPT antes de aproveitá-lo completamente.
- Desumanização: ainda que a IA possa ser extremamente benéfica, principalmente para automatizar processos repetitivos, a empresa deve ter o seu próprio critério de avaliação e não seguir à risca as etapas do ChatGPT. Ele deve servir de referência, isto é, de base, mas os gestores precisam sempre ter uma visão macro da empresa para adequar tudo que o ChatGPT gera conforme as necessidades da organização.
Conclusão
Como foi possível ver ao longo deste texto, a IA tem um papel evolutivo importante para facilitar inúmeras rotinas no dia a dia das pessoas. Isso não é diferente no mercado empresarial, em que ela tem um poder de reduzir burocracias e automatizar diversos processos.
Além disso, este artigo apresentou um dos sistemas mais promissores no quesito de IA, e que desde o fim de 2022 vem tendo um impacto positivo nas empresas: o ChatGPT OpenAI.
Com ele, a empresa não só agiliza processos repetitivos, mas também consegue agir de forma mais estratégica, baseada em informações cedidas pelo próprio sistema de inteligência artificial.
Contudo, ressalta-se que é imprescindível utilizar a ferramenta com responsabilidade, sem ignorar a humanização no momento de lidar com clientes e funcionários, não entregando totalmente as tarefas e rotinas da empresa para a IA.
O importante é tê-la como aliada nos processos, e não como algo que irá eliminar totalmente o trabalho humano.
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