ChatGPT: o que é, como funciona e como pode ser utilizado pelos profissionais de Recursos Humanos?
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Time Pontotel 9 de outubro de 2023 Departamento Pessoal
ChatGPT: o que é, como funciona e como pode ser utilizado pelos profissionais de Recursos Humanos?
Você sabe o que é o ChatGPT? Descubra como esse sistema de inteligência artificial surgiu e saiba como ele funciona para ajudar o setor de RH.
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A inteligência artificial (IA) passou a ser parte integrante da competitividade de mercado. Com isso, a cada ano surgem novas ferramentas que automatizam as rotinas empresariais e deixam as empresas mais estratégicas. Uma de grande destaque recente é o ChatGPT.

O ChatGPT adentra o universo da IA, dando às empresas uma série de possibilidades a partir de informações geradas pelo próprio sistema. Basta inserir algo no ChatGPT para o sistema gerar respostas naturais e coerentes a partir do assunto em questão. 

Para se ter uma ideia de como a IA vem sendo dominante, uma pesquisa da McKinsey revelou que até 2030 mais de 13 trilhões de dólares serão gerados pela inteligência artificial. Em 2020, o Brasil investiu mais de 2 bilhões nessa área.

Por isso, é importante que as empresas se mantenham atualizadas quanto às diversas possibilidades que o universo tecnológico tem a oferecer para agilizar suas rotinas e construir ações mais estratégicas no seu dia a dia. 

Este artigo apresentará tudo sobre o ChatGPT e explicará como ele pode facilitar diversas tarefas do RH. Para isso, o texto foi separado de acordo com os seguintes tópicos:

Quer saber mais? Então, continue a leitura.

O que é o ChatGPT?

Pessoa utilizando o notebook

ChatGPT (Conversational Generative Pre-training Transformer) é um termo utilizado para descrever um sistema de processamento de dados e informações, que funciona por meio de inteligência artificial. 

Trata-se de um chatbot que consegue desenvolver respostas sobre os mais variados temas, de forma natural e coerente, mais próximo à linguagem humana. 

Essa ferramenta de automação foi lançada como um protótipo em novembro de 2022 pela empresa OpenAI, que é também a responsável por supervisionar e ajustar os meios de aprendizado do ChatGPT.

Como funciona o ChatGPT?

O ChatGPT, por meio de inteligência artificial e um modelo específico de linguagem, é capaz de desenvolver conteúdos e respostas adequadas ao que lhe é perguntado.

Ele funciona a partir do treinamento da OpenAI, que inseriu no chatbot uma série de informações baseada em artigos, livros, conversas e outros para que o próprio sistema consiga criar respostas automáticas e precisas.

O funcionamento do ChatGPT se dá a partir da técnica conhecida como Aprendizado Profundo (Deep Learning). 

É justamente por meio dessa técnica que ele é exposto a uma série de informações, em um banco de dados, que lhe dão a capacidade de identificar padrões e aprimorar sua relação com os conteúdos nele inseridos, aprendendo constantemente novas técnicas e se adaptando à linguagem natural.

Como o ChatGPT pode ajudar o RH?

O ChatGPT surgiu com o objetivo de ser um facilitador de tarefas, gerando respostas de forma automática. 

Essa facilidade inclusive pode funcionar como um grande apoio para o RH, tornando-se uma ferramenta de hiperautomação para agilizar tarefas muitas vezes complexas e repetitivas. 

A seguir, confira algumas das rotinas do RH que o ChatGPT pode ajudar a tornar mais fáceis. 

Job description

Com sua inteligência artificial, o ChatGPT é capaz de criar um job description de forma rápida e eficaz, tendo a empresa apenas o dever de inserir algumas informações básicas para que o sistema desenvolva a descrição.

Por meio do ChatGPT, a empresa pode ter acesso a informações, responsabilidades, requisitos e palavras-chave que otimizem a descrição e facilitem a divulgação da vaga nos mecanismos de busca.

Para que o job description seja perfeito, algumas informações que a empresa deve inserir para apoiar o sistema são: vaga oferecida, competências e habilidades requisitadas, experiência exigida, benefícios e até mesmo detalhes sobre a própria empresa.

A partir dessa base, o ChatGPT irá gerar o job description.

Entrevista

O ChatGPT também pode ser um grande suporte quando o assunto são as entrevistas, facilitando uma série de pontos dentro desse processo, a começar pelas questões destinadas aos candidatos. 

No sistema, os entrevistadores podem pedir para que ele gere uma quantidade de perguntas específicas para determinado cargo. É só digitar algo como: “crie perguntas para uma entrevista com um programador” e o ChatGPT irá criar uma lista que funcione como base ao entrevistador.

Também é possível pedir questões mais específicas, voltadas ao comportamento ou até mesmo às habilidades dos profissionais. 

Texto de feedback de entrevista

Mulher utilizando o notebook

Outra facilidade que esse sistema de automação pode trazer ao RH está voltado à criação de textos de feedback para entrevistas.

Para a imagem da empresa, é muito importante manter as portas abertas e agir de forma profissional e ética com os profissionais não selecionados, e isso significa dar um retorno sobre a vaga.

O ChatGPT agiliza esse passo, criando um texto específico e personalizado nesse caso.

Inclusive, a empresa pode especificar se quiser um texto mais pessoal, inserindo o pedido no sistema com algumas informações em relação a itens que não podem faltar no conteúdo desse feedback, como: elogios, incentivo à carreira, desejos de sucesso, entre outros detalhes. 

Comunicados internos

A comunicação interna também pode ser facilitada para quem utiliza o ChatGPT, permitindo uma ação mais estratégica para se comunicar com os colaboradores. 

Isso porque, com esse sistema de automação, a empresa consegue agilizar a criação de comunicados internos que mantêm os colaboradores a par de tudo que ocorre no ambiente de trabalho.

A partir do ChatGPT, é possível inserir informações e o próprio sistema de inteligência artificial criar o texto do comunicado, de forma personalizada e de acordo com o tema e com o que a empresa precisa comunicar. 

Assim, ela agiliza essa rotina de comunicação interna e consegue inclusive criar uma proximidade maior com os funcionários.

Ideias de endomarketing

O endomarketing está ligado à comunicação interna da empresa. É a partir dele que a organização desenvolve ações que valorizam os colaboradores, com o objetivo de engajá-los na companhia. 

O ChatGPT consegue reduzir burocracias e agilizar diversas rotinas de forma automatizada. Com isso, os colaboradores tendem a deixar de lado tarefas repetitivas e podem se dedicar a ações que agregam valor, tornando-se ainda mais dedicados em  suas funções. 

Ou seja, o sistema pode dar ideias de endomarketing para a empresa, bastando inserir nele suas necessidades e, assim, criar ações para priorizar o bem-estar dos colaboradores.

Logo, com base nesse sistema de IA, existe uma série de possibilidades para tornar o fluxo de trabalho mais eficiente e estratégico.

FAQ para funcionários

A inteligência artificial, via ChatGPT, pode ajudar a empresa a criar um FAQ para funcionários referente a diversas questões do dia a dia da organização — férias, políticas internas, benefícios, horários de trabalho e muito mais.

Basta a empresa inserir informações básicas sobre o que ela precisa e quais dados são necessários para a orientação que o ChatGPT é capaz de criar  respostas concisas e objetivas sobre o tema descrito.

Como usar o ChatGPT pela primeira vez?

Conhecendo agora algumas das facilidades que o ChatGPT pode proporcionar à empresa, é importante saber como acessar o sistema e como usá-lo pela primeira vez. Confira um passo a passo para isso a seguir:

  1. Acesse: https://openai.com/blog/chatgpt/;
  2. Clique em “Try ChatGPT”; 
  3. Crie uma conta clicando em “sign up”. Você pode realizar o cadastro com seu e-mail, telefone ou com alguma conta Apple, Google ou Microsoft;
  4. Pronto! Após o cadastro e o acesso, o chat será aberto, e basta digitar o que você precisa e clicar no envio que o ChatGPT dará uma resposta relacionada ao que foi solicitado.

Quais cuidados tomar ao utilizar o ChatGPT?

Mulher com semblante pensativo observando um notebook

Apesar das inúmeras facilidades que um sistema de inteligência artificial como o ChatGPT pode oferecer, é preciso tomar alguns cuidados para que o conteúdo gerado não se torne um problema, em função de dados incorretos e que não atendem as necessidades da empresa.

Entre os principais pontos de atenção relacionados a esse tipo de IA, é possível destacar:

  • Banco de dados desatualizado: por ser um sistema que surgiu a partir de uma série de inserção de dados iniciais, em muitos casos ele pode consultar um banco de dados que contenha uma informação já desatualizada. Por isso, se a empresa for utilizá-lo principalmente com base em leis, é importante consultar o decreto oficial para verificar se a informação fornecida pelo sistema está correta. 
  • Confusão de termos: mesmo tendo uma grande facilidade para criar textos naturais e com coerência, é possível que o sistema faça confusão com alguns termos que a empresa insira e até mesmo dê respostas com erros de grafia e gramática. Portanto, é importante sempre revisar o conteúdo gerado pelo ChatGPT antes de aproveitá-lo completamente. 
  • Desumanização: ainda que a IA possa ser extremamente benéfica, principalmente para automatizar processos repetitivos, a empresa deve ter o seu próprio critério de avaliação e não seguir à risca as etapas do ChatGPT. Ele deve servir de referência, isto é, de base, mas os gestores precisam sempre ter uma visão macro da empresa para adequar tudo que o ChatGPT gera conforme as necessidades da organização. 

Conclusão

Como foi possível ver ao longo deste texto, a IA tem um papel evolutivo importante para facilitar inúmeras rotinas no dia a dia das pessoas. Isso não é diferente no mercado empresarial, em que ela tem um poder de reduzir burocracias e automatizar diversos processos.

Além disso, este artigo apresentou um dos sistemas mais promissores no quesito de IA, e que desde o fim de 2022 vem tendo um impacto positivo nas empresas: o ChatGPT OpenAI. 

Com ele, a empresa não só agiliza processos repetitivos, mas também consegue agir de forma mais estratégica, baseada em informações cedidas pelo próprio sistema de inteligência artificial

Contudo, ressalta-se que é imprescindível utilizar a ferramenta com responsabilidade, sem ignorar a humanização no momento de lidar com clientes e funcionários, não entregando totalmente as tarefas e rotinas da empresa para a IA. 

O importante é tê-la como aliada nos processos, e não como algo que irá eliminar totalmente o trabalho humano. 

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