Criada nos campos da educação e da pedagogia, a educomunicação empresta seu conceito também para o ambiente empresarial e entrega resultados importantes quando se fala em cultura e engajamento de funcionários.
Por meio de técnicas de comunicação e ensino, é possível fazer intervenções culturais importantes e envolver todos os funcionários com uma ferramenta que faz parte do dia a dia de todos: a tecnologia.
Neste artigo, você irá conhecer um pouco sobre a educomunicação, que é novo no mundo corporativo, mas promete revolucionar a forma de transmitir mensagens e promover um ambiente colaborativo dentro das empresas.
O assunto foi organizado de acordo com os tópicos abaixo:
- O que é educomunicação?
- Para que serve a educomunicação?
- O que é a educomunicação empresarial?
- Qual a importância da educomunicação empresarial?
- Como implementar a educomunicação na empresa?
Boa leitura!
O que é educomunicação?
Dá-se o nome de educomunicação ao processo de ensino que é suportado pelas mídias, sejam elas mais tradicionais, como a televisão e o rádio, ou mais modernas, como as redes sociais. Neste âmbito, elas são usadas como ferramentas para transmitir ideias e valores, já que têm forte influência na sociedade e ditam tendências e comportamentos.
Em um contexto em que pessoas têm estado cada vez mais próximas da tecnologia, a educomunicação surge como uma oportunidade para que escolas, instituições e, inclusive, empresas façam uso deste recurso também para educar e transmitir as mensagens necessárias, fortalecendo a cultura organizacional.
Educação x Comunicação x Tecnologia
A educomunicação é a interface entre a educação, a comunicação e a tecnologia. Ela empresta técnicas e conceitos de cada uma dessas áreas para formular soluções capazes de transformar o cenário.
Nesta combinação entre educação, comunicação e tecnologia, a educação seria a finalidade, já que em uma empresa é necessário transmitir de forma constante o conhecimento aos funcionários. A comunicação seria a forma de existir, pois é por meio dela que as ideias são transmitidas.
E a tecnologia, por sua vez, é o aparato necessário para que a educomunicação exista. É por meio dela que atitudes, ideias e valores tomarão forma e chegarão com efetividade aos interlocutores do processo.
Como surgiu esse conceito?
Esse conceito surgiu quando se percebeu que era preciso inserir a educação em um mundo tão conectado. Era necessário, de certa forma, atualizar o modo de ensinar de acordo com as práticas e os comportamentos da época.
O termo educomunicação é referenciado ao professor e pesquisador Ismar de Oliveira Soares, da Universidade de São Paulo (USP). Soares situa a educomunicação como um termo da educação que tem consonância com o que é exigido nos antigos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e a define como um conjunto de ações que integra os meios de comunicação às práticas educativas.
Ora vista como necessidade, ora como estratégia, a educomunicação é uma forma de fazer com que todos se interessem em aprender em um mundo ágil, volátil e permeado culturalmente pela influência da tecnologia.
Para que serve a educomunicação?
A educomunicação serve para contribuir com o processo de assimilação de uma mensagem. Em ambiente escolar, ela atua diretamente na aprendizagem. Já em ambiente empresarial, ela se faz importante para comunicar e transmitir os valores e a cultura da empresa.
Dentro da educomunicação, o interlocutor participa ativamente da dinâmica de comunicar e educar, sendo necessariamente o protagonista das ações propostas. O senso crítico, o engajamento e a capacidade de se expressar e trabalhar em grupo também são estimulados.
A educomunicação permite ainda a ampliação do diálogo, fazendo com que os processos de comunicação e aprendizagem se disseminem dentro de uma escola, instituição ou empresa. Por meio de dispositivos tecnológicos como celulares e tablets, a cultura é desenvolvida de maneira digital.
O que é a educomunicação empresarial?
A educomunicação empresarial é uma das formas de engajar os funcionários e fortalecer a cultura de uma empresa. Por meio das mídias e das ferramentas tecnológicas, são fortalecidos o diálogo, o ensino e a troca de ideias e informações. Há, ainda, a participação ativa na construção da comunicação interna por parte dos funcionários.
Essa prática socioeducativa é capaz de engajar os colaboradores e é uma parte das estratégias que melhoram a motivação e o senso de pertencimento dos funcionários. Neste contexto, eles criam conteúdo e também são vistos nas peças comunicacionais da empresa.
Esse conjunto de ações é voltado para que seja possível ser criado um ecossistema comunicativo aberto e participativo, em que todos têm sua opinião expressada e podem contribuir com as pautas a serem abordadas.
Os e-mails marketing, a rede social corporativa, os vídeos institucionais e outras peças comunicacionais podem ser sugeridas e devem contar com a participação de cada colaborador. Eles podem sugerir, emprestar sua imagem e criar tais ações comunicacionais.
Diferença entre universidade corporativa e universidade educomunicativa
Apesar de serem quase sempre confundidas, universidade corporativa e universidade educomunicativa não são a mesma coisa. A universidade corporativa é um conceito mais antigo, que nasceu na década de 1980. Já a universidade educomunicativa é mais recente e se fortaleceu na pandemia, com o advento das práticas de EaD e da comunicação mediada pela tecnologia.
Enquanto a universidade corporativa tem um perfil mais técnico e o objetivo de resolver problemas de produtividade atrelados aos gaps técnicos ou de desenvolvimento, a universidade educomunicativa é mais abrangente e visa resultados mais perenes para a empresa.
A universidade educomunicativa, nesse sentido, visa integrar a equipe e criar um diálogo que seja capaz de levar a educação de maneira colaborativa, valorizando as diferenças de cada perfil de profissional, reforçando pontos da cultura da empresa e buscando o engajamento constante das equipes utilizando ferramentas da tecnologia.
Qual a importância da educomunicação empresarial?
A educomunicação, muito além de propor ferramentas, proporciona um ambiente participativo em que aprender e construir em conjunto fazem parte da cultura organizacional, sendo um de seus principais valores.
Além disso, ela se faz importante para quebrar as barreiras comunicacionais que existem no contexto corporativo, promovendo a inclusão e a integração de todos aqueles que compõem a empresa.
Ela também tem por objetivo educar e elevar o nível de conhecimento dos funcionários ao oferecer treinamentos corporativos e aperfeiçoamento técnico e comportamental destas equipes. Tais estratégias trazem benefícios importantes em longo prazo.
Como implementar a educomunicação na empresa?
Para implementar a educomunicação dentro de uma empresa, em primeiro lugar, é preciso que o departamento de RH esteja alinhado à ideia de que há muitos benefícios em ter uma equipe engajada e capaz de construir e aprender por meio de ações em conjunto, de forma colaborativa.
Em segundo lugar, é importante que sejam proporcionados momentos de troca e de diálogo aberto, em que haja o incentivo para que as pessoas participem ativamente do dia a dia da empresa, principalmente dos assuntos relacionados à comunicação, à educação e à propagação dos valores da cultura organizacional.
Além disso, é necessário criar meios para que o ensino exista. Televisões corporativas, intranet, murais, revistas internas, talks e outras estratégias de comunicação interna são exemplos de iniciativas que podem ser criadas e devem contar com o protagonismo dos colaboradores.
Qual o papel do RH?
O papel do RH na educomunicação é incentivar a participação dos funcionários nas iniciativas de educomunicação. É necessário, ainda, fomentar a participação no processo de comunicação interna, fazendo com que cada funcionário tenha a sua voz.
Ao RH também cabe criar ambientes de aprendizado e construção de ideias que sejam menos hierarquizados, com relações mais democráticas e com participação das diferentes áreas que compõem a empresa.
Por fim, é de responsabilidade do departamento também as ferramentas comunicacionais que façam com que a educomunicação seja possível, por meio de ecossistemas comunicativos que componham a estratégia empresarial.
Conclusão
Neste artigo, você aprendeu sobre educomunicação empresarial e viu quais são as características desta forma de ensinar e engajar funcionários por meio do diálogo aberto e das ferramentas midiáticas.
Entendeu também qual é a diferença entre educomunicação e universidade corporativa. Enquanto uma utiliza mensagens de uma via só, a outra estabelece uma troca constante de saberes e leva em consideração a pluralidade da equipe.
O conteúdo abordou ainda a importância que o RH tem na educomunicação empresarial e como ele deve agir para que este conceito se torne realidade na empresa e contribua para o fortalecimento de times e sua consequente produtividade.
Gostou de saber um pouco mais sobre educomunicação empresarial? Caso tenha gostado, compartilhe este artigo com algum colega que também se interessa pelo tema. Para saber mais sobre assuntos do mundo corporativo, acesse o blog PontoTel!