Veja tudo sobre edutainment, a metodologia do futuro aplicada em empresas. Saiba para que serve, como e por que aplicar
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Time Pontotel 23 de agosto de 2023 Controle de ponto
Veja tudo sobre edutainment, a metodologia do futuro aplicada em empresas. Saiba para que serve, como e por que aplicar
Entenda tudo sobre o edutainment, a metodologia de ensino que pode impulsionar a sua empresa.
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A educação corporativa é importante para manter os colaboradores atualizados com as tendências do mercado e despertar neles a motivação necessária para colocar em prática todo seu potencial. No entanto, para que seja um ensino significativo, é necessário recorrer a metodologias, como o edutainment, que prendam a atenção do colaborador.  

Ao usar métodos que unem o didático e o lúdico, é possível captar a concentração dos aprendizes. Por isso, muitas empresas têm procurado adotar o edutainment com o intuito de otimizar sua educação corporativa

Quer saber mais sobre o edutainment, as vantagens dessa metodologia e como aplicar na empresa? Então, leia este artigo até o fim. Confira a seguir os tópicos que serão abordados no decorrer do texto:

Boa leitura!

O que é edutainment?

Mulher se filmando por um celular

O edutainment é uma metodologia de ensino que utiliza o entretenimento para reter a atenção do colaborador e, assim, potencializar o aprendizado. O conceito é a junção das palavras education (educação) e entertainment (entretenimento).

Geralmente, neste método, os conteúdos são abordados utilizando jogos, dinâmicas, brincadeiras, produções audiovisuais, música, ou seja, tudo aquilo que possa entreter o aprendiz. Todavia, a intenção dessa metodologia vai muito além de divertir: o foco é educar, mas o ensino está camuflado pelo lúdico, o que faz com que as pessoas consigam reter mais informações. 

Essa é uma técnica muito útil para o processo educacional considerando o cenário atual, em que as pessoas estão cada vez mais dispersas pelas distrações e são constantemente bombardeadas por informações. Para as empresas é uma maneira de tornar a educação corporativa mais eficiente entre os colaboradores e potencializar o desempenho dos mesmos.

Esse quadro foi agravado pelo domínio da tecnologia na vida humana, fazendo surgir questões como a hiperconectividade, e pela pandemia, que tornou a tecnologia a ponte principal para a comunicação entre as pessoas.

No edutainment, a tecnologia passa de obstáculo a aliada, pois geralmente o método a utiliza para conduzir as dinâmicas lúdicas.

Como surgiu?

Apesar de ser um conceito recente, os jogos já são parte da história humana há muito tempo e sempre foram importantes para a socialização das pessoas. A utilização deles para o ensino também é muito antiga. Por exemplo, no ambiente escolar, é ancestral o hábito de usar músicas para aprender fórmulas matemáticas ou assistir a filmes para entender contextos históricos. 

É possível afirmar que brincadeiras têm em seu cerne consequências educativas para os indivíduos, seja de valores, seja para a aprendizagem. Tiago S. L. Gomes e Ana Amélia Amorim Carvalho,  pesquisadores da área da educação, declaram haver essa influência do lúdico no processo de aprender: 

“(…) o jogo não só preenche as necessidades de entretenimento das crianças, mas também contribui para o seu desenvolvimento cognitivo, social, afetivo e cultural.”

Algumas pesquisas rastreiam a criação do edutainment como um neologismo que nasceu na era digital visando se adaptar às necessidades das crianças da “geração net”, que segundo os mesmos autores, é uma geração de alunos que apresentam as características abaixo: 

  • Preferência pela tentativa e erro;
  • Preferência pela não linearidade;
  • Capacidade de realizar várias ações simultâneas;
  • Vistos como senhores da ação;
  • Maior socialização;
  • Visão positiva da tecnologia. 

Esses são atributos influenciados e impulsionados pela relação desses indivíduos com o digital desde a infância. Por isso, foi necessário abraçar a tecnologia e incorporá-la ao processo educativo. 

Agora, essas crianças tornaram-se adultos que já estão inserindo-se no mercado de trabalho e levam consigo essa demanda. Um estudo da ONU indicou que, em 2019, a Geração Z seria a maioria entre a população. Essa é a geração dos nascidos na virada do século XX para o XXI, entre os anos de 1995 e 2010, sendo considerados nativos digitais, pois desde seu nascimento eles têm contato direto com a tecnologia. 

Para se adaptar ao novo perfil de colaboradores no mercado de trabalho, as empresas estão em busca de aderir metodologias híbridas, como o edutainment em seus processos de treinamento, pois estas se mostram mais eficientes entre esses novos talentos.

Para que serve o edutainment?

Considerando todos esses fatores socioeconômicos e psicossociais, que moldam o perfil dos profissionais do mercado, o edutainment serve para capacitar de forma assertiva as pessoas.

Os líderes perceberam que oferecer um material estático e pouco interativo, como uma leitura, já não é mais eficiente para essa geração de colaboradores, e uniram tecnologia e lúdico para envolver os aprendizes. 

Por exemplo, com esse método, os profissionais conseguem entender o funcionamento dos processos por meio da exploração, que substitui a leitura ou as explicações orais. Essa metodologia também permite que a pessoa esteja no foco do aprendizado, pois ela assume o papel de criadora e não de apenas consumidora de informação.

Como funciona o edutainment?

Como qualquer metodologia, existem pilares que guiam o edutainment. Confira a seguir quais são: 

Envolvimento

Os significados de entreter e envolver podem se relacionar. Afinal, quando se assiste a um filme, ouve uma música ou joga um jogo, o objetivo, ao menos inicialmente, é envolver-se com o material. Isso é feito de muitas formas, seja com um bom storytelling, com punchlines, entre inúmeras outras técnicas. 

Entretanto, no edutainment, esse envolvimento deve acontecer durante o processo inteiro, para que o colaborador retenha o máximo de informações possíveis. Até porque, é de se imaginar que todo o conteúdo passado ali é importante, diferentemente talvez de conteúdos cujo único objetivo seria entreter.  

Imersão

Ao estar envolvido, o funcionário começa a imergir no conteúdo, e esse pilar é essencial para minar as muitas distrações que podem interferir no envolvimento do aprendiz e, consequentemente, na quantidade e na qualidade das informações que ele vai absorver. 

Interação

Para que o conteúdo seja envolvente e imersivo, ele precisa ser interativo. Isso porque trazer o espectador para o papel de agente e de criador é o que prende a sua atenção, ajuda a entretê-lo e torna a aprendizagem significativa. 

Diversão

O indivíduo precisa sentir vontade de interagir para conseguir aprender. Então, o método precisa ser divertido o suficiente, sendo este o carro-chefe do edutainment. 

A diversão entretém, envolve, imerge, provoca interação e, por trás de tudo isso, gera aprendizado. Da camada divertida surge o interesse inicial do colaborador de aprender, mas ela não é só uma isca, é também um meio diferente de transmitir conhecimento.

Vantagens do edutainment

Quatro pessoas utilizando óculos de realidade virtual

A vantagem principal do edutainment é otimizar o processo de aprendizagem, além de outras que já foram citadas, como oferecer a possibilidade de o funcionário entender processos por meio da exploração e colocá-lo no centro da aprendizagem. 

Mas é importante entender que os benefícios de aplicar esse método à aprendizagem corporativa vão muito além disso. Confira a seguir: 

Aplicar a cultura organizacional

Nesse contexto, adotar o edutainment é um processo de criar hábitos educacionais lúdicos no ambiente de trabalho. Indiretamente, isso influencia na aplicação de uma cultura organizacional na empresa, pois os funcionários vão socializar e realizar aquelas atividades periodicamente.

Capacitar a equipe internamente

A aplicação de práticas educacionais mais assertivas e constantes na cultura da empresa é essencial para capacitar a equipe. Isso porque os colaboradores passam a entrar em contato com novas tendências, a exercitar suas habilidades — ou seja, suas soft skills e hard skills —, e a aprender uns com os outros, o que também melhora o clima organizacional

Valorização do capital humano

Por fim, adotar o edutainment contribui para o engajamento e a satisfação dos colaboradores, isto é, para a valorização do capital humano, o bem mais valioso de uma organização. Afinal, os funcionários sentem que a gestão está investindo em sua capacitação, fator que ajuda na evolução profissional de cada um deles.

Como aplicar o edutainment na empresa?

Mulher segurando um tablet enquanto toma um café

Não existe fórmula para a aplicação do edutainment. Isso vai depender do perfil da equipe de cada empresa. Portanto, pode-se afirmar que é um processo cujo setor responsável será o departamento de Recursos Humanos, visto que ele é o encarregado de gerir o capital humano e quem está mais próximo dos demais profissionais, entendendo melhor quais são as necessidades de cada um. 

Para inserir o edutainment à educação corporativa da empresa, existe um passo a passo que pode nortear o RH. Primeiro, ele precisa conversar e apresentar as propostas e os benefícios para as lideranças e os tomadores de decisões; assim, estes conseguirão entender a importância de adotar o método.  

Depois, o RH deve realizar pesquisas na área para entender quais são as tendências e os meios mais utilizados. Em seguida, é necessário desenvolver um mapeamento do perfil da equipe e pesquisas com esse time para definir quais, entre as possíveis tecnologias, serão mais efetivas. 

Só então chega o momento de começar a investir na compra de materiais. A partir disso, é hora de estudar quais são as melhores técnicas de implementação da tecnologia selecionada e começar a educar e acompanhar as lideranças e os colaboradores no uso dessa tecnologia. 

Parece complexo, mas bons planejamentos e ações, como benchmarkings com outras empresas, podem ajudar os profissionais de RH a cumprirem essa missão com sucesso. 

Conclusão

Pode-se concluir, portanto, que o edutainment é um método que une educação e entretenimento utilizando a tecnologia como aliada e principal ferramenta. O objetivo dessa metodologia é reter a atenção do colaborador e, assim, fazer com que ele consiga absorver mais informações sobre o conteúdo. 

Apesar de ser mais conhecida em educação básica e superior, a educação corporativa pode se apropriar desse método para capacitar os colaboradores de uma empresa e se beneficiar de todas as vantagens da metodologia, entre elas: a aplicação da cultura organizacional e a valorização do capital humano. 

Para isso, a empresa deve contar com a ajuda do departamento de RH. Este deve realizar um bom planejamento e entender quais são as tecnologias e técnicas que podem funcionar melhor para sua própria equipe.

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