O que é Empresa Verde, quais as principais características, como conquistar o selo verde e seus principais impactos!

imagem de três pessoas juntando as mãos no centro em um círculo

Você sabe o que é uma empresa verde? Diferente do que muitos pensam, ser uma empresa verde requer muito mais que apenas utilizar produtos ecologicamente corretos. Uma cultura empresarial verde preza pela sustentabilidade e atua assertivamente contra impactos negativos no meio ambiente.

Nos últimos anos, temas sociais e ambientais tem se tornado parte da realidade dos negócios, e, segundo um estudo feito pela Johnson Controls, cerca de 70% das empresas pretendem implementar ou amadurecer seus programas de sustentabilidade.

O tema ESG – “ambiente, social e governança”, foi extremamente discutido entre 2020 e 2021, e, segundo uma entrevista com Leonardo Dutra, líder de consultoria na área de Mudanças Climáticas e Sustentabilidade da EY, realizada pelo Diário do Comércio, “é importante que essa agenda seja genuína”.

Mas, quais são os principais impactos de ser uma empresa ecológica e ter um selo verde? Por qual motivo discutir temas como sustentabilidade e mudanças climáticas reforçam a credibilidade de um negócio? 

A fim de responder essas e outras perguntas, reunimos neste conteúdos os seguintes tópicos:

Aproveite a leitura!

software controle de ponto reduz processos operacionais

O que é a sustentabilidade empresarial?

A sustentabilidade empresarial é a soma de um conjunto de ações e políticas sustentáveis, que garantem responsabilidade social ligada ao ambiente das pessoas, e principalmente as operações e produções de uma empresa.

Quando uma empresa se diz sustentável, ela usa uma abordagem que visa criar valor ético, social, ambiental e econômico de longo prazo para todas as partes envolvidas em seus processos, e para alcançar essa sustentabilidade, a empresa baseia seus feitos em:

  • Transparência;
  • Envolvimento das partes interessadas em criar um ambiente mais sustentável;
  • Pensamento no futuro. 

Para entender melhor como funciona a sustentabilidade, assista o TEDxUnilasalleCanoas, com Saulo Chielle.

ESG — ambiente, social e governança

A sustentabilidade empresarial está diretamente ligada ao EGS, acrônimo das palavras em inglês environmental, social e governance, que em tradução livre conhecemos como ambiente, social e governança, que nada mais são que os três principais pilares da sustentabilidade e do impacto social de uma empresa.

  • E – environmental (fatores ambientais): ligado ao uso de recursos naturais e as iniciativas para reduzir a emissão de carbono e gás metano, além da gestão de resíduos, práticas de reflorestamento e outras ações ligadas ou ambiente.
  • S – social (fatores sociais): relaciona-se com o vínculo de trabalho e as políticas externas e internas, diversidade, engajamento e outras temáticas sociais.
  • G – governance (fatores de governança): ligado às políticas de remuneração, estrutura da empresa, comitês, auditoria, ética, transparência e demais questões de governança.

O que são empresas verdes?

imagem de uma mulher segurando uma lâmpada verde cercada de folhas

Empresas verdes, também conhecidas como empresas ecológicas, são aquelas que adotam uma postura sustentável em seus processos, seguindo uma série de ações baseadas em uma cultura verde responsável.

Como vimos, a sustentabilidade empresarial se baseia em fatores ligados ao ambiente, aos fatores sociais e as estratégias de governança adotadas pela empresa. Por isso, para que uma empresa seja considerada verde, é importante que ela siga os três pilares da sustentabilidade. 

Além disso, é fundamental que as empresas verdes sigam o princípio dos 3 R ‘s da sustentabilidade, reduzindo, reutilizando e reciclando suas produções, e garantindo que seus ambientes sejam sustentáveis e causem o menor impacto possível ao meio ambiente. 

Principais características de uma empresa verde

Considerando os principais pilares da sustentabilidade e os 3 R’s, é fundamental que a abordagem das empresas verdes se baseiem em:

  • Apoio a atividades e projetos com causas ecológicas;
  • Comprometimento da empresa com causas ecológicas;
  • Comprometimento da empresa com pesquisas e desenvolvimento sustentável;
  • Comprometimento do negócio em obter o selo verde, assim como todas as Certificações específicas relacionadas a indústria verde, como a ISO 14001;
  • Escolha de toda a cadeia de fornecedores com base no cumprimento da legislação ambiental;
  • Contratação de colaboradores com princípios ecológicos alinhados à cultura de uma empresa verde.

Qual o objetivo de tornar uma empresa verde?

O principal objetivo de uma empresa verde, é, sem dúvidas, reduzir os impactos do negócio no meio ambiente, e, as empresas que conseguem alcançar isso, sentem um reflexo muito positivo na imagem dos seus negócios.

Além disso, como vimos acima, diversas características reforçam que se preocupar com o meio ambiente, possibilita que os empreendimentos cresçam de forma sustentável, graças às suas produções sustentáveis, que motivam um ciclo de consumo responsável.

Principais impactos de uma empresa verde

Empresas verdes com uma atuação baseada nos critérios ESG se destacam no mercado, por criarem companhias com ambientes mais sustentáveis, que beneficiam não só suas economias internas, mas também o meio ambiente e as pessoas que os rodeiam.

Segundo a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), a ESG já movimenta bilhões, e cerca de R$ 386 bilhões foram utilizados em operações destinadas às atividades de Economia Verde em 2020.

Por isso, vale a pena conhecer alguns dos principais impactos de adotar estratégias ESG, criando um ambiente sustentável e uma empresa verde.

Para o ambiente

Empresas ecológicas tendem a criar soluções inovadoras, baseando seus princípios de desenvolvimento em soluções sustentáveis, que não agridam, ou afetem o meio ambiente com os menores impactos possíveis. 

Isso envolve implementar uma logística reversa, onde o reaproveitamento de matéria-prima seja eficiente, ou fortifique a cultura da reciclagem e descarte regular de materiais tóxicos, como pilhas e baterias. 

Outra maneira eficaz de criar sustentabilidade e ter uma empresa verde que gere impactos positivos para o meio ambiente, é reduzindo os desperdícios, diminuindo a geração desnecessária da utilização de papéis, fiscalizando o consumo de energia e água, e estimulando o processo de reciclagem nas empresas. 

Impactos no mercado de trabalho

Empresas verdes costumam ser bem aceitas no mercado de trabalho, pois normalmente se recusam a fazer negócios com outros negócios envolvidos em escândalos ou acidentes ambientais.

Além disso, empresas com selo verde demonstram credibilidade, por promoverem ações positivas em prol do meio ambiente, isso costuma atrair talentos alinhados a esses princípios, criando um ambiente de trabalho com responsabilidade social e ambiental.

Outro fator positivo da consciência verde nas empresas, e que tem forte impacto no mercado de trabalho, está relacionado às ações de marketing, que costumam criar uma grande abertura comercial para os negócios, e, consequentemente, aumentam a visibilidade dessas empresas.

Como tornar uma empresa verde?

imagem de um quebra cabeça com uma peça verde e um desenho de folha nela

Após conhecer as principais características do que é ser uma empresa verde, reunimos a seguir alguns dos requisitos básicos que os negócios devem seguir, a fim de criar um ambiente de trabalho sustentável, e uma cultura empresarial consciente da importância do meio ambiente. 

Quais os requisitos?

Alguns passos são essenciais na conquista de caráter e responsabilidade ambiental, que acabam por gerar credibilidade para as empresas. Veja alguns.

Planejamento e mudança nos processos

O desperdício acarreta muitos malefícios para a sociedade como um todo, prejudicando empresas, pessoas e principalmente o meio ambiente com o uso inadequado de matérias-primas, e o descarte irregular de muitos resíduos prejudiciais à natureza.

Pensando nisso, negócios com o desejo de se tornarem empresas verdes, precisam planejar todos os passos dessa mudança de cultura com muito cuidado, repensando o uso de materiais não-recicláveis, e tornando seus processos mais limpos e sustentáveis.

Pratique a economia sustentável

Pequenas mudanças no ambiente de trabalho podem ter grandes impactos na vida pessoal dos colaboradores, e principalmente na natureza.

Quando um empreendimento troca as lâmpadas antigas dos escritórios por opções modernas de LED, ou substitui o uso de papel pelo arquivamento de documentos em nuvem, ou então passa a utilizar um sistema de reuso de água, e também recicla materiais orgânicos, ele age ativamente em favor de uma economia sustentável.

Cada passo, mesmo que pareça pequeno na direção da sustentabilidade, pode proporcionar grandes mudanças de comportamento individual e coletivo, por isso, praticar esse tipo de economia pode ter grandes impactos na construção de uma empresa verde.

Selo verde

Para quem não sabe, o selo verde é uma certificação fornecida para empresas que desenvolvem suas atividades com responsabilidade ambiental, impactando o meio ambiente da menor forma possível.

O programa Selo Verde foi desenvolvido a fim de estimular o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), dando reconhecimento às empresas e organizações que realizam práticas socioambientais como:

  • Cidades e comunidades sustentáveis;
  • Consumo e produção responsáveis;
  • Combate às alterações climáticas;
  • Vida debaixo d’água;
  • Vida sobre a terra.

O selo verde também é conhecido como Programa de Rotulagem Ambiental (ISO – 14020), e tem como principal objetivo estimular as empresas a adotarem práticas ambientais mais corretas, e estimular uma competição focada em desenvolvimento de baixo risco e impacto ambiental.

Existem duas categorias de selo verde, o primeiro é um selo concedido por meio de uma terceira entidade, que constata que o produto de determinada empresa é ambientalmente correto. Já o segundo, é uma auto declaração da empresa, informando que seus produtos são recicláveis, consomem pouca energia ou agridem pouco o meio ambiente.

Empresas que possuem selo verde no Brasil

Muitas empresas brasileiras possuem hábitos sustentáveis, que as tornam empresas verdes, por possuírem uma logística que preza pela redução dos impactos ambientais dos seus produtos na sociedade.

Ainda assim, apenas seis empresas nacionais fazem parte da lista global de empresas mais sustentáveis do Carbon Disclosure Projet (CDP), uma organização global sem fins lucrativos, que reuniu uma lista com 313 empresas mais sustentáveis do mundo todo.

Os principais requisitos que colocaram seis empresas brasileiras sustentáveis nesta lista foram: a capacidade de reduzir gases do efeito-estufa, gerir seus recursos hídricos e proteger as florestas. Confira quais são essas empresas verdes:

  • Braskem;
  • Cemig;
  • Duratex;
  • Klabin;
  • Marfrig;
  • e Telefônica Brasil.

Mais de 9.600 empresas divulgaram dados ambientais por meio do CDP em 2020, e, segundo a organização, 74% delas obtiveram novas D-C, demonstrando que muitos negócios estão apenas começando suas jornadas como empresas ecológicas.

Quais as vantagens de uma empresa verde?

Depois de entender com detalhes o que é uma empresa verde, e detalhes de como implementar essa cultura sustentável, reunimos algumas das principais vantagens de ser uma empresa ecológica.

Vantagem competitiva

Cada dia mais a cultura verde se difunde na sociedade. Pessoas no mundo todo, que optam por consumir de empresas verdes, se dispondo até a pagar mais por serviços que tenham o selo verde, e realmente se importem em criar um mundo melhor e sustentável.

Com isso, empresas ecológicas se tornam mais competitivas, e quando desempenham um bom trabalho ambiental, são colocadas à frente de muitos dos seus concorrentes.

Imagem positiva no mercado

A credibilidade é uma vantagem que está totalmente ligada ao ganho de competitividade no mercado, isso porque, empresas verdes tendem a demonstrar responsabilidade sustentável, e isso torna esses negócios bem vistos no mercado.

Engajamento com os colaboradores

Empresas verdes demonstram aos seus colaboradores que se importam com seus ganhos, mas também atuam ativamente em questões que impactam a todos. Por isso, é muito comum vermos que funcionários que atuam em empresas ecologicamente corretas, têm muito mais orgulho e comprometimento com seus empregos.

Conclusão

imagem de uma pessoa estendendo a mão ao lado de um holograma de um globo

Ao longo deste texto ficou claro que empresas verdes são as empresas envolvidas diretamente com fatores sustentáveis, que podem, de várias maneiras, melhorar a relação das pessoas com o meio ambiente, por meio de um relacionamento saudável com a natureza.

Essas empresas costumam apoiar suas culturas internas na sustentabilidade, colaborando com causas ambientais, ao evitarem desperdícios, investirem em pesquisas de desenvolvimento sustentável, e seguindo normas, como as exigidas para conseguir o selo verde e a ISO 14001.

Investir em um desenvolvimento sustentável, torna a imagem das empresas mais positiva no mercado, proporcionam vantagem competitiva e funcionários muito mais engajados. Portanto, investir na sustentabilidade empresarial é uma forma das empresas alcançarem bons resultados internos e também externos.

E aí, gostou de entender mais sobre empresas verdes? Sua empresa já faz parte da lista de empresas verdes no Brasil? Que tal investir nesse movimento sustentável?

E não esqueça de assinar a newsletter do blog da PontoTel, assim você receberá muitos outros conteúdos como este, para se manter atualizado sobre as principais novidades para o seu negócio.

banner conheça o aplicativo pontotel

Compartilhe em suas redes!
Rolar para cima