Assim como em qualquer aspecto da vida, existem regras que regem o comportamento no local de trabalho. São as normas de etiqueta profissional que podem fazer uma grande diferença entre ser mais um profissional no escritório ou ser o próximo promovido a um cargo de liderança.
Muitos podem até pensar que seguir a etiqueta é só uma questão de ser educado ou de evitar gafes, mas, na verdade, ela é muito mais do que isso. Continue e entenda o que está por trás das principais normas de etiqueta profissional que todos deveriam conhecer:
- O que é etiqueta profissional?
- Como as gerações lidam com a etiqueta empresarial?
- Qual a importância da etiqueta no trabalho?
- 7 dicas de etiqueta profissional
Confira exemplos de etiqueta profissional e por que elas podem ser úteis!
O que é etiqueta profissional?
Etiqueta profissional é o conjunto de normas de comportamentos para o ambiente de trabalho. Normalmente, envolve desde a forma de comunicação e a postura diante de situações de conflito até o dress code (código de vestimenta) e a maneira como se responde e-mails ou participa de videoconferências.
De onde vem o conceito de etiqueta profissional?
O conceito de etiqueta profissional tem suas raízes no desenvolvimento das regras de comportamento social, que começaram a se formalizar principalmente a partir do século XVII, na Europa. Nesse período, as cortes reais, como na França sob o reinado de Luís XIV, estabeleceram códigos de conduta para a interação entre nobres e funcionários.
Qual a diferença entre etiqueta social e profissional?
As normas de etiqueta social se aplicam a todos os aspectos da vida cotidiana (nos espaços públicos e no ambiente privado), enquanto a etiqueta profissional é mais específica e foca o comportamento adequado no mundo corporativo.
Como as gerações lidam com a etiqueta empresarial?
Pela primeira vez, quatro gerações estão convivendo nos escritórios: Baby Boomers, Geração X, Millennials e Geração Z. Cada uma traz consigo demandas e prioridades em relação ao trabalho, e isso inclui a forma como lidam com a etiqueta empresarial.
A Geração Z (nascidos entre 1995 e 2010) é quem mais tem apresentado novidades em termos de etiqueta profissional. Segundo pesquisa da ResumeBuilder, publicada na revista Forbes, há alguns desafios dos profissionais de RH sobre candidatos da Geração Z.
Eles frequentemente não se vestem conforme o esperado (58%), não fazem contato visual suficiente (57%), têm exigências salariais que podem parecer exageradas (42%), têm dificuldades na comunicação (39%), e podem não demonstrar muito engajamento (33%).
Mas também há aspectos positivos: essa geração busca mais transparência e práticas mais humanas no ambiente de trabalho. Eles valorizam a autenticidade e o respeito, e querem trabalhar em lugares que sejam coerentes com seus valores.
Enquanto isso, os Baby Boomers e a Geração X tendem a seguir normas mais tradicionais de etiqueta profissional. Eles valorizam a formalidade, o respeito às hierarquias e a comunicação clara. Já os Millennials são mais flexíveis, buscando equilíbrio entre a vida profissional e pessoal e preferindo um ambiente de trabalho mais colaborativo e informal.
Sobre o tema, Mario Braile, especialista em gestão de serviços e consultor de capital humano da ETALENT, diz: “No ambiente de trabalho, temos gerações que se complementam, cada uma abordando o mesmo assunto com vieses diferentes. Não há certo nem errado, apenas perspectivas diferentes e muitos pontos em comum, tanto na formação quanto na visão desse processo e na importância que ele tem no contexto organizacional.”.
Qual a importância da etiqueta no trabalho?
A importância da etiqueta no trabalho pode ser resumida em uma razão muito simples: ela promove um ambiente de trabalho produtivo. Se as pessoas seguem as normas básicas de comportamento, como ser pontual e respeitar os colegas, evitam-se mal-entendidos e conflitos, e o ambiente se torna mais eficiente para todos.
7 dicas de etiqueta profissional
Pequenos gestos fazem a diferença e, com o tempo, isso pode impactar até a própria carreira. Para garantir um bom desempenho no escritório ou mesmo no home office, confira a seguir algumas dicas simples, mas muito importantes, de boas maneiras no trabalho.
Seja pontual
Chegar no horário mostra respeito pelo tempo dos outros e organização com o próprio. Se alguém está sempre em cima da hora ou atrasado, pode passar uma imagem de desleixo. Nas reuniões, nas entregas de tarefas ou na chegada diária, a pontualidade conta muito.
Preze por uma boa imagem pessoal e profissional
A “imagem” de alguém no ambiente de trabalho vai além da aparência física. Claro, estar apresentável é importante, mas cuidar da reputação também conta. Portanto, seja uma pessoa confiável, entregue as tarefas com qualidade e demonstre profissionalismo nas suas ações.
Seja educado e respeitoso
Esse é o aspecto principal de qualquer ambiente de trabalho. É fundamental ser educado, tratar bem quem está à sua volta e demonstrar respeito pelas diferenças de opinião. Ninguém precisa gostar de todo mundo, mas respeito e educação são obrigatórios.
Use vestimentas adequadas
Cada empresa tem suas normas, por isso, vale ficar atento ao dress code do lugar. Algumas são mais formais, outras mais despojadas. O segredo é encontrar o equilíbrio e não exagerar para nenhum dos lados.
Evite conflitos e polêmicas
No trabalho, é comum encontrar pessoas com opiniões e jeitos de ser completamente diferentes. A chave é saber conviver com essas diferenças sem se deixar levar por discussões desnecessárias ou entrar em polêmicas.
Deixe o celular de lado
Checar redes sociais no celular e ficar no WhatsApp o tempo todo pode passar a impressão de desinteresse ou falta de foco. Guarde o celular e use-o com moderação, principalmente em reuniões ou conversas importantes.
Mantenha um bom relacionamento com colegas e a empresa
Ser acessível, ajudar colegas e ter uma boa comunicação com o time e com a chefia fazem toda a diferença. Sempre que possível, valorizar a cultura da empresa e as oportunidades de aprendizado que ela oferece também são boas atitudes.
Conclusão
Na próxima vez que algumas normas de etiqueta profissional parecerem desnecessárias, lembre-se de que elas estão, mesmo que às vezes não pareça, contribuindo para um ambiente de trabalho melhor e mais colaborativo.
Dessa forma, todos podem cumprir sua parte no ambiente de trabalho e colaborar para o sucesso coletivo. Em muitos casos, o respeito à etiqueta também é o fator que ajuda na escolha de líderes capazes de assumir papéis de maior responsabilidade.
Para mais dicas sobre comportamento e ferramentas para o local de trabalho, confira as publicações recentes do blog Pontotel.