Conheça quais os tipos de dress code, como determinar na sua empresa e qual a importância no mundo corporativo!
BLOG
Time Pontotel 4 de julho de 2024 Gestão de Pessoas
Conheça quais os tipos de dress code, como determinar na sua empresa e qual a importância no mundo corporativo!
Como usar a sua personalidade e o dress code a seu favor no mundo corporativo. Conheça os tipos e qual a importância para as empresas!
Imagem de Conheça quais os tipos de dress code, como determinar na sua empresa e qual a importância no mundo corporativo!

O dress code se tornou muito famoso por padronizar a maneira de se vestir em determinadas ocasiões, mas poucas pessoas sabem o que ele de fato significa e como usá-lo a seu favor, principalmente no mundo corporativo. 

Muito diferente do que se diz por aí, seguir um código de vestimenta, não é usar trajes absurdamente formais todos os dias, mas sim, adaptar seu estilo para caber em eventos sociais, no dia a dia, no trabalho etc. de maneira adequada. 

Seguir um dress code em determinadas situações pode aumentar significativamente a autoconfiança, como em entrevistas de emprego por exemplo, onde é importante deixar uma boa primeira impressão e seguir um tipo de código de vestimenta apropriado. 

O fato é que, hoje os códigos de vestimentas fazem parte da nossa rotina de forma inerente. Intuitivamente sabemos como devemos nos vestir em determinadas situações, por isso fazemos escolhas facilmente no dia a dia.

Mas para sanar todas as suas dúvidas sobre dress code, continue lendo o nosso artigo. Aqui falaremos de: 

Mantenha a leitura!

O que é dress code?

O dress code, ou código de vestimenta, surgiu há muitos séculos como uma ferramenta de exclusão, seu objetivo era, basicamente, diferenciar os nobres dos plebeus em eventos sociais como os famosos bailes da realeza. 

Felizmente, a função do dress code não é mais essa, hoje o código de vestimenta serve para evitar que as pessoas passem por situações constrangedoras, como não se sentir pertencente a um ambiente por não estar trajado como os demais presentes. 

O código de vestimenta é uma indicação da melhor forma de se vestir para estar presente em um determinado ambiente ou evento, como em casamentos, onde muitos noivos decidem os tons a serem usados pelos convidados ou o estilo das roupas, que podem ser casuais ou estritamente formais, por exemplo. 

Qual a finalidade de um código de vestimenta? 

O dress code, em sua essência, busca criar uma padronização de forma que as vestimentas de todos estejam harmonizadas e sirvam a um propósito, como os uniformes escolares ou em empresas. 

É fato que as roupas têm um papel importantíssimo na hora de mostrar o posicionamento de alguém, elas são a expressão mais forte da personalidade e identidade de um indivíduo, por isso a necessidade de passar a impressão correta com a forma de se vestir.

Dress code no trabalho

imagem de um homem de terno

Apesar da flexibilização nas normas de vestimenta nos últimos anos, é importante ter bom senso na hora definir qual tipo de roupa usar para trabalhar. Seguir intuitivamente um código de vestimenta também funciona bem nesse caso. 

Alguns ambientes mais informais, como startups, costumam não definir um dress code, entretanto, muitas empresas ainda seguem um código mais restrito no que diz respeito às roupas para usar no trabalho. 

Instituições formais como bancos, por exemplo, seguem um dresscode menos voltado para a imagem pessoal e mais focado na imagem da corporação na totalidade. Em ambientes como esse, é importante estar sempre trajado com roupas sociais, como ternos completos.

Existe uma forma adequada de vestimenta para o trabalho?

A depender do seu ambiente de trabalho, a resposta para essa pergunta é “sim”. É importantíssimo expressar sua personalidade na sua forma de se vestir, mas também é necessário atentar-se ao código de vestimenta do seu ambiente de trabalho para evitar situações desconfortáveis. 

Entretanto, conforme citamos anteriormente, muitos ambientes abandonaram o dress code de vez e permitem que os colaboradores trabalhem como se sentirem mais confortáveis. 

E acredite, essa realidade não vale só para quem trabalha em home office, muitos escritórios já adotaram os chinelos e pijamas como fardamento em nome da produtividade e criatividade. 

De qualquer forma, o ideal é estar atento ao que o regulamento da empresa diz e adaptar o seu estilo em conformidade a ele, sem perder a sua personalidade.

Como determinar o dress code na sua empresa?

Um dress code bem coordenado pode chamar a atenção de investidores e clientes para as empresa e destacá-las entre as demais do mercado!

Definir cores específicas e tipos de trajes para o dia a dia aumentam a credibilidade e a possibilidade de reconhecimento de marca, além de inspirar os colaboradores a desejarem se envolver de forma mais intensa na cultura da empresa

O dress code empresarial depende de fatores como o objetivo principal da empresa, o produto que ela oferece, o tipo de mercado e claro, a forma de gestão. Alguns ambientes mais voltados para a hierarquia vertical, exigem uniformes diferentes por função, para diferenciar os cargos mais facilmente. 

Principais tipos de dress code

Existem vários tipos de dress code e cada um será implementado a depender do evento, do ambiente e claro, do mercado a que se adequa melhor.

A identidade pessoal e da marca a representar vão contar muito na hora de escolher o que será usado no dia a dia. 

Os 4 mais códigos de vestimenta mais comuns no mundo corporativo são: 

  • Casual
  • Formal
  • Semi-formal
  • Criativo

Casual

imagem de uma mulher usando roupa casual, falando ao telefone e sentada na frente de um computador

Um estilo levemente mais informal, que não tem tantas restrições e permite um pouco mais de cor, peças mais leves e despojadas, acessórios modernos e com mais personalidade. 

A mensagem a ser passada com esse dress code é a de que existe uma flexibilidade no ambiente, mas é importante lembrar que esse código requer um toque de formalidade, por isso, caso esse seja o caso, é importante não ousar tanto nas roupas.

Formal 

Um dress code formal transpassa seriedade, como no caso de bancos e instituições públicas. Nesse caso, a ousadia não necessariamente cabe no vocabulário.

Um código de vestimenta formal não permite tantas interferências de estilo e personalidade e requer mais sobriedade nas cores e modelagens, optando sempre por trajes sociais como ternos e tailleurs, sapatos fechados na maioria dos casos e acessórios básicos. 

Semiformal

Com um toque de casualidade misturado à formalidade, esse dress code permite um meio-termo entre a leveza e a seriedade. É fundamental usar peças mais clássicas junto às modelagens mais modernas. 

O ambiente de trabalho que adere à semi formalidade permite combinações interessantes na hora de se vestir, como a possibilidade de usar jeans com camisas e blazer, por exemplo.

Criativo

Em áreas mais voltadas para a tecnologia, publicidade, moda e arte, é comum ver o dress code criativo em ação. 

Esse tipo de vestimenta inspira as atividades do dia a dia a serem realizadas com mais leveza e mostram que o modelo de gestão em exercício é mais horizontal e flexível. Nesses ambientes, ser ousado e fugir do básico é uma ótima ideia. 

Importância do dress code para empresas

imagem de um grupo de pessoas em pé ao redor de uma mesa sorrindo e celebrando

O dress code define a imagem que a empresa deseja passar, a mensagem principal a ser transmitida através de seus colaboradores, para clientes e público. 

Nos ambientes corporativos, é fundamental ter uma identidade própria para se destacar e por isso a importância de escolher um código de vestimenta que faça sentido com a marca.

Além disso, para manter o bem-estar dos colaboradores em dia, é importante definir um dress code, assim eles se sentirão mais confortáveis e produtivos por estar em um ambiente onde todos estão usando vestimentas parecidas, evitando situações de constrangimento.

Qual o papel do RH?

O papel do RH é encontrar o dress code que faça sentido tanto com o DNA da empresa, sua representação de marca e modelo de gestão, que promova conforto para os colaboradores na realização de suas atividades cotidianas. 

É importante dizer que um código de vestimenta não é exigir que todos estejam dentro da mesma caixa, se vestindo de forma completamente igual, mas orientar os colaboradores de forma que se adequem ao dress code definido seguindo também o seu estilo pessoal. 

Por isso, é importante flexibilizar alguns detalhes como o uso de acessórios, por exemplo. Além disso, as atitudes de correção de vestimenta para estarem de acordo com o código tem que ser feitas com cuidado, e o mais importante, sem discriminação. 

Conclusão

A forma que nos vestimos diz muito sobre nós, ela é o nosso cartão de visitas, é a maneira que nós nos apresentamos para o mundo e expressamos nossa personalidade. 

Nossas roupas revelam nosso estado de espírito, além das nossas características mais intensas como o senso criativo e reforçam o que apresentamos como sendo nossa identidade. Cada detalhe do que usamos, revela um traço do que somos e dá a impressão que queremos causar. 

E nesse sentido, adequar-se ao ambiente em que estamos presentes pode parecer complexo e um tanto ameaçador, mas é de grande importância não só para evitar constrangimentos, mas também para mostrar o quanto fazemos ou queremos fazer parte da cultura organizacional de um ambiente.

Além do mais, um dress code bem definido é importante não só para o colaborador se sentir confortável, mas também para consolidar a imagem da empresa no mercado, destacando-a entre os demais ao manter um padrão definido.

Gostou deste artigo? Então compartilhe em suas redes sociais e continue acompanhando o blog Pontotel

Compartilhe em suas redes!
Mais em Gestão de Pessoas VER TUDO
INICIAR TOUR!