Pontualidade no trabalho: entenda a importância e dicas de como melhorar a pontualidade dos colaboradores
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Time Pontotel 17 de janeiro de 2024 Controle de ponto
Pontualidade no trabalho: entenda a importância e dicas de como melhorar a pontualidade dos colaboradores
Veja como a pontualidade no trabalho influencia nos resultados da empresa e descubra estratégias para reduzir atrasos dos funcionários.
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A falta de pontualidade no trabalho não só prejudica a imagem profissional do colaborador, mas também compromete a produtividade da empresa. Considerando essas e outras consequências negativas, os gestores precisam acompanhar os atrasos nas entregas de trabalhos. 

Já o setor de Recursos Humanos (RH) precisa acompanhar de perto os funcionários que chegam atrasados na empresa para entender seus motivos e, então, criar estratégias para evitar esses atrasos. 

Dessa forma, é possível identificar as causas da impontualidade e propor soluções para que esse comportamento não seja normalizado. 

Quer entender mais sobre a importância da pontualidade no trabalho? Então, acompanhe as discussões dos próximos tópicos.

Boa leitura!

O que é a pontualidade no trabalho?

imagem de uma pessoa digitando em um computador com um relógio ao lado

A pontualidade no trabalho se refere ao cumprimento de horários e prazos por parte do colaborador. Por isso, quando o funcionário entrega suas atividades dentro do prazo previamente acordado e cumpre seu horário de jornada de trabalho, ele é considerado pontual. 

Como a pontualidade influencia na produtividade das equipes, no fluxo de trabalho e no clima organizacional, ser pontual é uma característica muito valorizada pela empresa. 

É claro que existe um limite de tolerância tanto para a entrada desse colaborador na empresa, quanto para a entrega de atividades. Porém, o ideal é que esse atraso não seja recorrente e que ocorra dentro dos limites legais. 

Além disso, no caso de atraso para entrega de trabalhos ou atrasos maiores para o início do horário de trabalho, é fundamental comunicar a equipe e, se possível, com antecedência. 

Assim, é possível reduzir o impacto da ausência desse colaborador na execução das atividades do setor e da empresa.

Diferença entre pontualidade e assiduidade

Não confunda pontualidade com assiduidade. Apesar de serem parecidos, os dois termos se referem a comportamentos diferentes. 

Como explicado anteriormente, pontualidade é o termo utilizado para se referir ao comportamento de chegar num determinado local no horário estipulado ou de entregar uma tarefa no prazo acordado. 

Por outro lado, a assiduidade é a característica que designa uma pessoa que comparece num determinado local de forma constante. 

No caso do ambiente de trabalho, o funcionário assíduo comparece na empresa todos os dias e evita faltas injustificadas

Por isso, embora os dois termos se refiram ao comprometimento do profissional com determinado compromisso, nem sempre um funcionário assíduo é pontual e vice-versa.

De qualquer forma, a falta de assiduidade e pontualidade no trabalho devem ser monitoradas e investigadas pela empresa. Afinal, isso prejudica a produtividade da equipe e pode influenciar negativamente os demais colaboradores.

O que diz a lei sobre atrasos?

A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) prevê um limite de tolerância para o registro de ponto dos colaboradores no início do horário de trabalho. 

De acordo com o Parágrafo 1° do Artigo 58, o limite de tolerância é de 10 minutos por dia, sendo que o trabalhador pode se atrasar até 5 minutos antes do início da sua jornada, entre as pausas ou no final delas. 

Com isso, a legislação trabalhista permite que o trabalhador se atrase sem sofrer descontos na folha de pagamento

Mas, fique atento! Se o funcionário atrasar 20 minutos, ele terá os 20 minutos descontados, uma vez que ultrapassou o prazo de tolerância.

Assim, a lei também protege a empresa das consequências de funcionários que se atrasam sem necessidade e prejudicam o trabalho da organização. 

Por que é importante ser pontual no trabalho?

Ser pontual agrega valor à imagem profissional do indivíduo e demonstra comprometimento com suas responsabilidades. 

Além disso, esse comportamento indica que o colaborador tem capacidade de entregar o que foi determinado, que respeita seus colegas e que valoriza seu trabalho. 

Por isso, o profissional pontual geralmente ganha a confiança de seus gestores, líderes e colegas. Como consequência, ele melhora sua credibilidade profissional e aumenta suas chances de receber oportunidades dentro da empresa. 

Em função dessas características e das vantagens proporcionadas à organização, a pontualidade também é considerada uma soft skill.

Por outro lado, o funcionário que chega constantemente atrasado ou que não consegue cumprir os prazos de entrega, compromete sua imagem profissional. Em função disso, ele pode perder a confiança dos seus colegas, o que prejudica sua carreira.

Como a falta de pontualidade afeta o trabalho?

Além de prejudicar a empresa, a falta de pontualidade provoca vários danos ao profissional que registra atrasos com frequência, tais como:

Suja a imagem do profissional

A construção de uma boa imagem profissional não depende apenas da qualidade e da capacidade do trabalhador. 

Na verdade, ela também é criada com base em características como curiosidade, criatividade, organização e pontualidade. 

Por isso, quando o colaborador não é pontual, ele prejudica a forma como gestores, líderes e colegas avaliam o seu trabalho. 

Afinal, não adianta fazer um bom trabalho e entregá-lo fora do prazo, ou chegar atrasado na reunião na qual o projeto final deveria ser apresentado. 

Quando isso ocorre, o profissional suja sua imagem e compromete suas possibilidades de crescimento na organização. Portanto, é melhor criar estratégias para ser pontual e evitar esses problemas.

Cria atritos na equipe

Existe um motivo pelo qual uma empresa é composta por vários colaboradores e, a depender do porte, por diversos setores. 

Isso ocorre porque o funcionamento e o crescimento da organização dependem do trabalho em conjunto de profissionais de diferentes áreas. 

Ou seja, uma empresa é sustentada pelo trabalho em equipe, onde um colaborador depende e influencia o trabalho do outro. 

Por isso, quando um funcionário atrasa a entrega de seus trabalhos ou que chega atrasado constantemente, o trabalho de outras pessoas e até de outros setores também pode sofrer atrasos e ser prejudicado. 

Além disso, esse cenário pode levar os gestores a repassarem as demandas do colaborador que sempre se atrasa para outros profissionais, que sofrem com a sobrecarga de trabalho

Esse cenário gera frustração, insatisfação e atritos entre os funcionários, reduzindo a produtividade e piorando o clima organizacional.

Influencia outros colaboradores

“A palavra convence, mas o exemplo arrasta.” Essa frase famosa sintetiza bem como as ações e os exemplos das pessoas conseguem influenciar os outros. E isso acontece em todos os ambientes, inclusive no ambiente corporativo. 

Quando um colaborador chega sempre atrasado ou entrega seus trabalhos fora do prazo, mas, mesmo assim, não recebe nenhuma advertência, os demais funcionários vão entender que esse é um comportamento aceitável. 

Nesse cenário, a falta de pontualidade começa a se disseminar dentro da empresa, afetando até mesmo os colaboradores que são pontuais, mas que não são valorizados por isso.

Para evitar esses problemas, o ideal é investir no diálogo e ajudar o funcionário a corrigir esse comportamento de falta de pontualidade, antes que ele seja normalizado na empresa. 

Abre margem para descontos

Dependendo da política da empresa, o atraso no cumprimento da jornada de trabalho pode ser compensado no banco de horas

Porém, se a organização não utilizar esse sistema de compensação, o funcionário terá o atraso descontado na sua folha de pagamento. O cálculo do desconto por atraso é proporcional ao valor da hora normal trabalhada. 

Portanto, além de prejudicar o funcionamento da empresa, o hábito de atraso também pode reduzir o salário do trabalhador. Ou seja, todos saem perdendo.

Quais podem ser as causas da impontualidade?

imagem de um homem segurando uma ampulheta

Embora a falta de compromisso e responsabilidade com a empresa seja uma das justificativas comuns para a impontualidade, ela não é a única. 

Afinal, existem diversas razões que também podem motivar esse comportamento. E conhecê-los é importante para que o RH defina estratégias para reduzir a ocorrência desse problema.

Por isso, acompanhe a lista abaixo e veja quais são as principais causas da falta de pontualidade na empresa.

  • Imprevistos e problemas pessoais: acidentes, familiares doentes, greves no setor de transporte público, entre outras situações são imprevistos comuns que podem provocar o atraso do funcionário para iniciar seu horário ou entregar algum trabalho;
  • Problemas de deslocamento: o trânsito, problemas de acesso a transporte e até a distância até a empresa prejudicam sua pontualidade de vários profissionais. Eles não se atrasam porque querem, mas porque não conseguem resolver esses problemas. Nesse caso, uma jornada de trabalho mais flexível pode ajudar o colaborador a cumprir sua jornada de trabalho;
  • Falta de motivação: o clima organizacional ruim, falta de plano de carreira, má gestão e ausência de feedbacks são alguns dos problemas que podem desmotivar os colabores e torná-los desinteressados, prejudicando seu comprometimento com a empresa; 
  • Falta de compromisso: pode ser que o colaborador realmente seja alguém descompromissado e sem responsabilidade com a pontualidade no trabalho. Nesse caso, cabe ao RH investigar e aplicar as medidas disciplinares cabíveis.

Dicas para melhorar a pontualidade

A assiduidade e pontualidade no trabalho dependem tanto das políticas internas da empresa, quanto da postura do próprio profissional. 

Para isso, as duas partes podem seguir algumas dicas e melhorar a pontualidade. Conheça algumas dessas dicas abaixo:

Compreender a falta de pontualidade como um problema

O primeiro passo para reduzir a impontualidade é enxergá-la como um problema. Como explicamos acima, atrasos frequentes e não justificados podem influenciar toda a equipe e reduzir o desempenho da empresa. 

Por isso, é importante identificar esse problema o quanto antes e corrigi-lo o mais rápido possível.

Planejamento da rotina

Muitas vezes, o atraso é apenas o resultado da falta de planejamento da rotina. Sem organização e sem o auxílio de uma agenda ou aplicativo de gestão, o funcionário pode perder prazos para compromissos profissionais e pessoais. 

Caso o colaborador não consiga manter o planejamento em dia e ainda tenha dificuldade para dizer “não”, ele pode se sobrecarregar, o que também prejudica sua pontualidade. 

Por isso, o profissional precisa aprender a planejar sua rotina e se organizar para cumprir seus compromissos.

Foco nos objetivos

Definir prioridades e focar nos objetivos pessoais e profissionais também ajudam o profissional a se manter motivado a construir uma boa imagem profissional e alcançar novas oportunidades. 

Esse tipo de mentalidade o ajuda a ser pontual e responsável com seus horários e atividades pendentes.

RH: O que fazer para melhorar a pontualidade dos colaboradores?

imagem de uma mulher sentada olhando para seu relógio de pulso

Uma das responsabilidades do RH é fazer a gestão de pessoas e o controle de frequência dos funcionários

Por esse motivo, as ações desse setor são essenciais para coibir a falta de pontualidade e incentivar o cumprimento de prazos e horários. 

Para isso, os profissionais de RH podem adotar diferentes estratégias, tais como:

Tenha regras claras sobre atrasos

Criar um documento explicando as regras de convivência, rotina e horários de trabalho pode diminuir o registro de atrasos. 

Afinal, dentre outras informações, esse documento interno deve deixar claro a importância da pontualidade no trabalho e como esse comportamento é visto de forma negativa pela empresa.

Investigue atrasos recorrentes

Como dito anteriormente, existem vários motivos que podem levar um funcionário a atrasar entregas de atividades e projetos ou o início da jornada de trabalho. 

Por isso, é fundamental que o RH marque uma reunião com o colaborador e tente descobrir a raiz do problema. Muitas vezes, uma simples conversa é o suficiente para que o funcionário se torne mais pontual. 

Em outros casos, como nas situações envolvendo problemas pessoais e dificuldades de relacionamento, o gestor e o RH podem buscar soluções para que o profissional continue na empresa.

Incentive a pontualidade

Uma forma eficiente de incentivar a pontualidade na empresa é oferecer benefícios, bonificações e prêmios aos funcionários mais pontuais. Esse reforço positivo ajuda a criar uma competição saudável e motiva os funcionários a cumprirem seus prazos e horários. 

Estude a flexibilização de horários

A flexibilização do horário de trabalho não só aumenta a autonomia do colaborador sobre seu próprio serviço, como também respeita as particularidades de cada funcionário. 

Afinal, nem todo mundo consegue acordar às 6 h e ser produtivo no restante do dia, por exemplo. Outros, não conseguem trabalhar de forma eficiente após o almoço, e assim sucessivamente. 

Considerando que essa variação comportamental existe e influencia na eficiência e rendimento do trabalho, a empresa pode tentar implementar uma jornada flexível e adotar indicadores para medir a produtividade de seus funcionários. 

Assim, os colaboradores podem se sentir mais motivados a trabalhar e a conciliar suas responsabilidades com a vida pessoal.

Tenha uma boa ferramenta para auxiliar na gestão de jornada dos colaboradores

imagem de um homem sentado na frente de um computador usando o sistema de controle de ponto da pontotel

Investir numa ferramenta eficiente de controle de ponto é fundamental para monitorar todas as informações sobre a jornada de trabalho dos seus funcionários. 

Afinal, esse tipo de tecnologia facilita a gestão da frequência dos colaboradores, bem como o registro e acompanhamento dos horários de cada trabalhador. 

Dessa forma, fica mais fácil identificar os colaboradores que registram muitos atrasos e adotar ações para solucionar esse problema.

Além disso, alguns tipos de controle de ponto também permitem o tratamento do ponto, facilitando o trabalho do RH. 

Com o sistema de controle de ponto da Pontotel, por exemplo, sua empresa não só faz a gestão inteligente do controle da frequência, mas também tem acesso a recursos avançados e seguros para otimizar o trabalho dos profissionais do RH. 

Por isso, a Pontotel não só ajuda a organização a monitorar os atrasos, mas também te ajuda a avaliar e a identificar todos os detalhes da jornada dos colaboradores da empresa. Assim, fica muito mais fácil evitar e solucionar o problema da impontualidade.

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Conclusão

Como visto ao longo do texto, a pontualidade no trabalho beneficia não só a produtividade e organização da empresa, mas também a carreira do próprio profissional. 

Por esse motivo, é importante que as duas partes estejam empenhadas em valorizar e respeitar a pontualidade no ambiente de trabalho. 

Para isso, o RH pode utilizar estratégias que estimulem a redução de atrasos e a empresa pode adotar uma ferramenta eficiente e moderna de controle de ponto, como o sistema da Pontotel.

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