Hiring bônus: O que é, como funciona, quais as vantagens e principais dúvidas sobre o assunto!
BLOG
Time Pontotel 22 de março de 2024 Controle de ponto
Hiring bônus: O que é, como funciona, quais as vantagens e principais dúvidas sobre o assunto!
Conheça mais sobre as vantagens do hiring bônus: a estratégia de recurso financeiro utilizado para atrair profissionais de alto escalão para sua organização.
Imagem de Hiring bônus: O que é, como funciona, quais as vantagens e principais dúvidas sobre o assunto!

Em um cenário em que o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, é importante que as organizações busquem profissionais qualificados, que se encaixam no cargo ofertado. Porém, é importante ter atrativos e diferenciais que atraiam esses profissionais e os façam querer ingressar na organização. Nesse sentido, o hiring bônus se torna uma estratégia muito eficiente.

Isso porque encontrar um profissional adequado muitas vezes não é tarefa simples, e é ainda mais difícil mantê-lo na organização. Portanto, o pagamento de uma bonificação se torna um diferencial e um atrativo para os candidatos.

Ou seja, o hiring bônus é um pagamento feito aos candidatos de cargos hierárquicos elevados, visando atraí-los para as vagas e garantir que eles ingressem na organização em vez de empresas concorrentes.

Nesse sentido, este artigo foi preparado para explicar o que é o hiring bônus, como ele deve ser pago e quais as vantagens de utilizar esse recurso. Veja o que será abordado:

Quer saber mais sobre o hiring bônus? Então, acompanhe o artigo e tenha uma boa leitura!

gestao de jornada e redução de custos

O que é hiring bônus?

Uma pessoa segurando cédulas de 100 euros

O hiring bônus, ou bônus de contratação, é um tipo de bonificação paga aos colaboradores antes mesmo da contratação do profissional ser realizada. Normalmente, esse recurso  é utilizado para preencher cargos específicos, como liderança, executivos, diretoria, etc. 

Essa bonificação é estratégica, pois visa incentivar o profissional a sair da sua empresa atual e ingressar em outra corporação. Assim, quando o bônus é utilizado para atrair novos profissionais, ele pode ser pago de uma vez ou parcelado, conforme a estratégia da organização.

Qual o objetivo do hiring bônus?

As organizações utilizam o hiring bônus para negociar a contratação de um profissional de alto escalão, ou seja, uma forma de atrair novos talentos e não deixá-los serem encantados por outra organização.

Assim, muitas empresas utilizam esse bônus como forma de manter os profissionais por mais tempo nas organizações, isso porque o pagamento da bonificação pode ocorrer durante o período que o colaborador permanecer na empresa.

No entanto, vale ressaltar que, apesar do hiring bônus ser uma prática muito utilizada pelas organizações, não há nenhuma base legal que obrigue o funcionário a permanecer na empresa se assim ele não desejar mais.

Quais as principais vantagens do hiring bônus?

Como dito anteriormente, o hiring bônus é uma prática utilizada pelas empresas para serem mais atrativas para os profissionais e para retê-los na organização. Por isso, utilizar esse recurso proporciona vantagens para a empresa. Veja, a seguir, quais são essas vantagens.

Compensação de riscos

Uma das vantagens de utilizar o hiring bônus é que ele se torna um compensador de risco, tanto para a empresa quanto para os colaboradores. 

Isto é, de um lado, o profissional deve estar comprometido com a organização e recusar eventuais ofertas que ele possa receber de outras empresas. Além disso, a bonificação é utilizada para garantir estabilidade a esse colaborador.

Por outro lado, a empresa terá colaboradores altamente capacitados em seu quadro de profissionais, contando com o conhecimento e as habilidades deles para melhorar os resultados da organização. O hiring bônus também ajuda a evitar que a concorrência tenha colaboradores tão capacitados quanto aos que empresa possui, tornando-a mais competitiva no mercado.

Atração de talentos

O hiring bônus se torna uma grande estratégia quando a organização dispõe de um orçamento capaz de atrair e reter talentos altamente qualificados para si, favorecendo-a  em relação a seus concorrentes.

Dessa forma, a expertise dos talentos se tornará um grande diferencial para a empresa, além de uma vantagem competitiva no mercado.

Desenvolver equilíbrio na estrutura salarial

Por último, o pagamento de bônus também auxilia no desenvolvimento do equilíbrio na estrutura salarial, ou seja, os aumentos salariais ocorrem proporcionalmente à performance do colaborador. Desta forma, a empresa se torna mais atrativa e bem-vista no mercado de trabalho.

Hiring bônus x gratificação: qual a diferença?

Segundo a CLT, o empregador está apto a realizar um pagamento de gratificação aos colaboradores como forma de agradecimento ou um bônus pelos seus esforços. Porém, não há diferença entre o hiring bônus e a gratificação.

Isso porque o hiring bônus é uma gratificação concedida no processo de contratação de determinado profissional. 

No entanto, nem toda gratificação é considerada hiring bônus, pois ela pode ocorrer por outros motivos, por exemplo: quando um funcionário bate as suas metas e recebe uma gratificação ou o recebimento da participação nos lucros da empresa (PLR).

Além disso, também é importante ressaltar outros pontos em relação ao pagamento do bônus salarial:

  • A empresa deverá determinar o valor que será pago, podendo haver mudanças em caso de necessidade;
  • Se o valor do bônus for descrito na folha de pagamento, ele estará sujeito a encargos de INSS e FGTS.

Quando o hiring bônus costuma ser oferecido?

Como foi possível perceber, o pagamento do hiring bônus é usado para atrair profissionais altamente qualificados para a organização. Sendo assim, essa estratégia é utilizada no momento da contratação de um novo colaborador.

O hiring bônus proporciona mais segurança na admissão, fazendo com que o profissional pondere para não aceitar novas ofertas e garantindo que ele ingresse na empresa.

Além disso, o bônus também é utilizado para compensar a “perda” que o profissional possa ter ao sair da sua organização atual e ingressar na nova companhia.

Posto isso, é importante ressaltar que o hiring bônus pode ser oferecido ainda nas seguintes situações:

  • Quando o profissional requisitado atua há muitos anos na mesma empresa: Assim, o bônus se torna um atrativo para ele mudar de organização;
  • Em vagas em que os benefícios são inferiores aos que ele possui atualmente: Nesse caso, a empresa pode utilizar o bônus para cobrir os benefícios que ele irá “perder” ao ingressar na nova companhia;
  • Realocação de profissionais sem ajuda de custo: Nesse caso, o bônus pode compensar a mudança desse profissional.

Principais dúvidas sobre o hiring bônus

Uma mulher entregando uma carta para outra mulher

Agora que você já sabe o que é hiring bônus e a sua importância para as organizações e os colaboradores, chegou a hora de tirar as principais dúvidas sobre esse assunto. Confira as respostas das principais perguntas a seguir:

Como é pago o hiring bônus?

O valor do bônus pode ser pago de duas formas: diretamente na folha de pagamento, juntamente com o primeiro salário do colaborador; ou poderá ser pago separadamente, como uma ajuda de custo.

Além disso, é importante ressaltar que, se o pagamento for realizado em parcelas, os próximos recebimentos ocorrerão nos próximos meses. Porém, se o colaborador se desligar da organização antes do pagamento das demais parcelas, ele perderá o direito a receber o valor restante.

O hiring bônus pode ser pago na folha de pagamento?

Sim, como dito anteriormente, o pagamento do hiring bônus pode ser feito diretamente na folha de pagamento. No entanto, desta forma, a remuneração está sujeita a tributação de impostos como FGTS e INSS.

Existe incidência de imposto de renda sobre o hiring bônus?

A legislação trabalhista não possui nenhuma definição clara em relação à incidência de imposto de renda sobre o hiring bônus, uma vez que há uma divergência entre o CARF (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais) e o TST (Tribunal de Justiça Social).

Portanto, é preciso avaliar cada caso para saber se haverá ou não a incidência de imposto de renda sobre o pagamento do bônus.

O que diz o TST sobre o hiring bônus?

O entendimento do TST sobre o hiring bônus não é unânime, porém a maioria defende que ele possui natureza salarial. No entanto, como o bônus é pago apenas uma vez ao colaborador (ainda que em parcelas), o pagamento se limita à incidência de FGTS e à indenização de 40% do salário.

O hiring bônus tem natureza salarial?

As autoridades não possuem uma posição clara em relação ao pagamento do bônus aos colaboradores. Porém, como ele tem o objetivo de atrair novos profissionais e melhorar a produtividade da organização, considera-se que possui natureza salarial.

Conclusão

Dois homens apertando as mãos

Ao longo deste artigo, foi explicado o que é o hiring bônus, quais as vantagens de utilizar esse recurso, quando ele deve ser aplicado, além de esclarecer as principais dúvidas sobre o assunto.

Assim, como você pôde perceber, o hiring bônus é um recurso utilizado pelas empresas a fim de atrair ou reter profissionais altamente qualificados em níveis hierárquicos mais elevados. Nesse sentido, esse bônus é utilizado para que os profissionais não aceitem propostas de outras organizações e para garantir a contratação destes na empresa.

Além disso, como foi explicado, essa estratégia gera benefícios para as empresas e para os colaboradores que utilizam esse recurso.

Gostou de saber mais sobre o hiring bônus? Então, compartilhe esse post nas redes sociais e continue acompanhando o blog Pontotel para ficar por dentro de mais assuntos como este!

Compartilhe em suas redes!
Mais em Controle de ponto VER TUDO
INICIAR TOUR!