Entenda o que é um programa de indicação de funcionários e suas vantagens

imagem de duas mulheres sentadas em lados opostos de uma mesa sorrindo e se cumprimentando com um homem sentado ao lado

O processo seletivo é uma das rotinas mais importantes da empresa, uma vez que, contratar corretamente impacta diretamente nos resultados da companhia, Neste sentido, o programa de indicação de funcionários pode fazer a diferença nessa etapa.

Uma pesquisa realizada pela Deloitte mostrou que a cada dez empresas, seis utilizavam a indicação como fator determinante para uma contratação, sendo que boa parte delas possuíam um programa de indicação de funcionários no seu dia a dia. 

Dentro de um programa de indicação de funcionários, os colaboradores assumem um papel importante, tendo liberdade de indicar profissionais para determinadas vagas. 

A ideia da empresa é que dessa forma ela seja mais assertiva numa contratação e agilize a seleção e escolha de um profissional. Mas como de fato funciona um programa de indicação de talentos? Neste artigo você vai saber: 

Boa leitura! 

banner descubra a taxa de absenteismo

O que é um programa de indicação de funcionários?

imagem de um homem e uma mulher sentados em lados opostos de uma mesa sorrindo e se cumprimentando

O programa de indicação de funcionários, muitas vezes descrito como um “programa indique um amigo para trabalhar”, trata-se de uma estratégia adotada pelas empresas em que os colaboradores indicam profissionais para a organização em que trabalham. 

Ou seja, esse colaborador, que faz parte desse método, se torna parte importante dos processos seletivos da organização. Posto que, as empresas podem agilizar as contratações, com indicações consideradas confiáveis.

Uma pesquisa da Catho revelou que mais de 50% dos profissionais empregados chegaram ao seu posto por indicação.  

Como ele funciona?

Um programa de indicação de funcionários funciona, na prática, a partir de determinada política interna criada pela empresa para efetivamente construir uma divulgação sólida das vagas que serão divulgadas. 

Afinal, é a partir desta estrutura que os colaboradores que farão parte do programa poderão conhecer quais as competências técnicas necessárias para ocupar as vagas, perfil da empresa, como realizar as indicações e se haverá algum benefício em troca. 

A partir desses detalhes é que se evitam falhas em uma possível indicação, garantindo a empresa que os profissionais que participam do programa apenas indicarão opções que estão de acordo com o que a organização necessita. 

É importante ressaltar que o funcionamento de um programa de indicação de funcionários não retira da empresa a necessidade de seguir as etapas obrigatórias de um processo seletivo, como entrevista, testes de habilidade, negociação salarial, contratos e outros. 

Qual o peso que uma indicação tem em um processo de recrutamento?

Uma pesquisa da Catho mostrou que a média de tempo para uma contratação no Brasil é de quase duas semanas. Neste cenário, o programa de indicação de funcionários ganha ainda mais força para contribuir com os processos de contratações das empresas. 

Isso porque uma indicação tem um peso maior num processo de recrutamento do que por um processo tradicional de seleção. 

Visto que, na indicação, a empresa receberá um possível nome para contratar, de alguém de confiança e que faz parte do dia a dia da empresa. 

A tendência nesse caso é que a contratação seja mais assertiva. Essa afirmação pode ser vista em um relatório do Glassdoor, que mostra o peso de uma indicação, revelando que as chances de contratação de uma pessoa que foi indicada é 6,6% maior . 

Quais os benefícios de um programa de indicação de funcionários?

Um programa de indicação de funcionários pode oferecer à empresa uma série de benefícios que podem contribuir para que a companhia aumente o engajamento dos colaboradores e se torne mais competitiva no mercado. 

Entre as principais vantagens de se adotar essa estratégia é possível destacar: 

Diminui custos com divulgação de vagas

Um método tradicional de divulgação de vagas pode ter um custo elevado para a empresa, que precisará divulgar a vaga, selecionar uma grande quantidade de candidatos, agendar entrevistas, etc. 

Tudo isso toma um bom tempo de setores como o RH, elevando o custo da contratação

Com um programa de indicação de funcionários, a empresa pode abrir mão de uma divulgação em canais tradicionais pagos e diminuir o tempo de seleção, reduzindo consequentemente os custos deste processo. 

Cria uma fonte interna de recrutamento

Uma das principais vantagens de um programa de indicação é que a partir dele a empresa consegue criar uma fonte interna de recrutamento por indicação de funcionários. 

Ou seja, não precisa recorrer a uma série de processos para ter em mãos possíveis candidatos. Já que algumas das necessidades de escolha e seleção da empresa podem ser preenchidas por determinado colaborador que fará uma indicação quando necessário. 

Compartilha a pré-seleção do candidato

A pré-seleção do candidato é compartilhada num programa de indicação de funcionários. Isso quer dizer que as responsabilidades são divididas entre o colaborador que indicou e a empresa, pelo menos nesta etapa. 

A vantagem de uma indicação é que muitas vezes o colaborador fará de tudo para indicar alguém que realmente tenha os requisitos necessários para assumir a vaga em questão. 

Dado que ele não vai querer manchar sua imagem e reputação perante a empresa, indicando um profissional que não esteja dentro do que a vaga requisita.

Diminui o tempo de vaga aberta

Um processo seletivo tradicional precisa seguir uma série de etapas desde a divulgação da vaga, seleção, entrevista e outros. 

Com um programa de indicação de funcionários muitos dos passos seguidos no método tradicional são reduzidos e impactam no tempo de fechamento da contratação. 

Isso evita que a vaga fique aberta por muito tempo e influencie para que equipes fiquem sobrecarregadas, reduzindo o engajamento e aumentando a rotatividade

Como estruturar um programa de indicação de funcionários?

imagem de duas mulheres e um homem sentados lado a lado

O funcionamento correto de um programa de indicação de funcionários depende, no entanto, de uma estruturação correta da estratégia. Dado que, esse processo depende não só da participação da empresa em si, mas também dos colaboradores envolvidos. 

Confira algumas dicas para que esse programa seja de fato efetivo. 

Monte uma estrutura de como o programa irá funcionar

Antes mesmo de divulgar um programa de indicação de funcionários é essencial construir uma estrutura sobre como será o funcionamento desse processo. Isso quer dizer que a empresa deve determinar pontos como: 

  • Prazo para a indicação;
  • Como será feita a indicação;
  • Quais vagas fazem parte do programa; 
  • Regras para a indicação, por exemplo, não pode ser familiar do colaborador. 

É importante, portanto, definir uma política interna do programa de indicação de funcionários para que a premissa e proposta dele seja de fato assertiva. 

Estabeleça requisitos internos para preenchimento de vaga

Além de informar objetivamente quais os critérios técnicos que o profissional deve ter para preencher a vaga, a empresa deve estabelecer também alguns requisitos internos. Isso quer dizer identificar alguns detalhes necessários para a vaga como: 

Detalhar essas questões pode contribuir para que a indicação seja assertiva. 

Divulgue as vagas disponíveis

Esse trabalho em conjunto empresa/colaborador depende e muito da transparência e comunicação efetiva da empresa com aqueles profissionais que fazem parte do programa de indicação de funcionários. 

Até por isso, um passo importante nesse cenário é a divulgação das vagas disponíveis na companhia, regularmente, com aqueles que participam do programa. 

Mantê-los antenados pode agilizar o processo seletivo e de contratação, evitando que a vaga fique muito tempo aberta. 

Tenha um canal aberto para receber indicações

Muito mais do que criar na teoria um bom programa de indicação de funcionários, é importante manter um canal aberto de comunicação com os colaboradores que fazem parte dele. 

Pois é assim que a empresa os deixará à vontade para realizar uma indicação. Fazendo com que eles percebam que são peça-chave numa das rotinas mais importantes da empresa, o processo seletivo. 

Por isso, crie mecanismos para que o colaborador tenha voz ativa para realizar uma indicação. Facilitando o acesso às vagas disponíveis, as políticas internas do programa, prazos, critérios para a contratações e outros detalhes.  

Avalie a pessoa que indicou

Credibilidade é fundamental dentro de um programa de indicação de funcionários. Já que a empresa precisa necessariamente ter confiança no colaborador e nas indicações que ele fará ao longo do processo. 

Por isso, um dos itens importantes para que o programa de indicação de funcionários seja efetivo é realizar uma avaliação do colaborador que fez a indicação. 

Isso quer dizer, avaliar sua trajetória na empresa, a reputação com seus colegas de trabalho, conhecimento sobre a companhia e sua evolução profissional

Essa avaliação não só ajudará a empresa a ter maior confiança nos seus colaboradores, mas contribuirá para que de fato receba boas indicações de quem ela realmente confia. 

Forneça feedbacks sobre as indicações

imagem de um homem e uma mulher sentados na frente um do outro conversando

No programa de indicação de funcionários é importante que a empresa mantenha uma rotina de feedbacks para com aqueles colaboradores que realizaram indicações a empresa. Isso porque é importante deixá-los a par de tudo que está ocorrendo.

Explicando o porquê de um candidato indicado não ter sido selecionado ou selecionado. 

Assim, fica mais fácil alinhar os objetivos da empresa com as perspectivas do colaborador em relação às suas indicações, que dessa forma podem se tornar cada vez mais assertivas. 

Verifique a taxa de sucesso das indicações ao longo do tempo

Outro ponto importante para que o programa de indicação de funcionários seja cada vez mais efetivo é mensurar os resultados, avaliando as taxas de sucesso baseadas nas indicações. 

Isto é, avaliando a taxa de rotatividade, evolução dos profissionais e resultados do seu trabalho. Cada detalhe neste sentido pode contribuir para que a empresa identifique possíveis erros e acertos para obter uma evolução do programa ao longo do tempo. 

Conclusão

Um programa de indicação de funcionários, como citado ao longo deste texto, pode contribuir não só para que a empresa agilize seu processo seletivo, mas também ajuda na relação empregador/empregado. 

Isso porque ao adotar esse tipo de processo ela demonstra confiança e reforça que os seus colaboradores têm uma grande importância na rotina e no sucesso da companhia. Dado que um programa de indicação é sinônimo de parceria entre empregador/empregado. 

Essa relação fortalece o relacionamento entre as partes, potencializando o engajamento, a valorização profissional e também contribuindo para a evolução de uma cultura organizacional efetiva na empresa. 

Gostou do tema? Então, siga o blog do PontoTel e fique por dentro dos principais assuntos.

banner custos jornada de trabalho
Compartilhe em suas redes!
Rolar para cima