O que é RevOps? Entenda tudo sobre, veja como aderir e quais as tendências futuras para aplicação na empresa!
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Time Pontotel 21 de fevereiro de 2024 Departamento Pessoal
O que é RevOps? Entenda tudo sobre, veja como aderir e quais as tendências futuras para aplicação na empresa!
Saiba tudo sobre o método RevOps e descubra como essa estratégia pode ajudar sua empresa em alinhamento de ações e integração de departamentos.
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O alinhamento dos processos internos, aliado a um trabalho em equipe efetivo, tem grandes chances de garantir sucesso às empresas. Uma estratégia vem se destacando no mercado para dar suporte às empresas neste sentido, o RevOps.

O RevOps é uma abordagem estratégica para a empresa conseguir integrar os departamentos de marketing, vendas e atendimento ao cliente, por meio do compartilhamento de dados e informações que impactem positivamente os resultados.

Uma pesquisa da Gartner revelou que, até 2025, 75% das grandes empresas irão adotar o modelo RevOps nos seus processos operacionais. Diante desses números, é importante saber por que esta estratégia está atraindo tantos gestores

Por isso, esse artigo tratará do assunto por meio dos seguintes tópicos:

Boa leitura!

O que é RevOps?

RevOps é a sigla de Revenue Operations, que em português pode ser traduzido para “operações de receita”. Essa é uma abordagem utilizada pelas empresas que visa centralizar processos operacionais para otimizar seu desempenho.

O principal objetivo do RevOps é integrar os setores de marketing, vendas e atendimento ao cliente para que eles trabalhem em conjunto, promovendo, assim, maior colaboração e eficiência entre eles por meio do compartilhamento de dados e tecnologia. 

Como funciona o RevOps?

Várias pessoas observando post sticks em uma lousa trnasparente

O RevOps funciona por meio do alinhamento de processos, pessoas, setores, dados e tecnologias. Com eles existe uma padronização e centralização do trabalho entre o marketing, a equipe de vendas e o setor de atendimento ao cliente. 

Ao alinhar o trabalho entre as áreas, os gestores proporcionam uma dinâmica maior ao trabalho, tendo uma visão ampla dos objetivos dos setores envolvidos, e potencializam a efetividade das operações, influenciando inclusive a experiência de compra dos clientes. 

Qual a importância do RevOps?

O RevOps é importante, pois garante maior eficiência operacional à empresa, permitindo tomadas de decisões mais estratégicas e assertivas por parte dos gestores em função do alinhamento de metas e objetivos entre os setores. 

Quando existe um alinhamento entre as equipes, a operação empresarial se torna mais efetiva, diminuindo as chances de erros nas ações. Portanto, o RevOps é importante, pois:

  • Elimina barreiras entre os setores; 
  • Intensifica o trabalho em equipe
  • Alinha metas e objetivos;
  • Garante tomadas de decisões mais estratégicas; 
  • Centraliza os processos operacionais; 
  • Integra pessoas, dados e tecnologias; 
  • Aprimora a experiência de compra dos clientes; 
  • Impulsiona a receita. 

Quais os pilares do RevOps?

Conhecer a estrutura do RevOps garante aos gestores uma implementação efetiva deste método nos processos organizacionais da empresa. 

Para isso, é fundamental conhecer os pilares do RevOps. Saiba quais os principais a seguir.

Processos alinhados

Devido ao trabalho colaborativo e de parceria dos setores de marketing, vendas e atendimento ao cliente, por meio do RevOps, os processos operacionais passam a estar devidamente alinhados entre as áreas. 

Esse alinhamento se origina da centralização e unificação de tarefas e integração dos departamentos. Isso porque há uma criação de padrões de trabalho nos setores, cujo foco é atingir objetivos em comum, garantindo uma visão holística do negócio. 

Tecnologia empregada

A tecnologia empregada no RevOps faz parte do segundo pilar que mantém esse método eficiente. A automatização é parte integrante do RevOps, pois permite haver uma unificação do trabalho e suportar a colaboração entre os setores

Além disso, a tecnologia empregada facilita o acesso aos dados e às informações por parte dos setores, facilitando a análise de dados, a integração das áreas e a automação de processos, otimizando as operações. 

Como implementar o RevOps na empresa?

A implementação do RevOps na empresa depende de uma série de ações capazes de fazer o negócio organizar suas metas e alinhar os setores para estes trabalharem juntos, em torno de um mesmo objetivo. 

Esse tipo de implementação exige uma abordagem integrada e devidamente alinhada ao que a empresa almeja e às suas necessidades específicas. Para isso acontecer, no entanto, todas as áreas devem estar comprometidas com este tipo de estratégia. 

Entre os principais passos que a empresa deve adotar para implementar o RevOps sem erros, estão: 

  • Conversar com as lideranças e explicar o conceito do RevOps; 
  • Avaliar os processos operacionais de cada setor para realizar as mudanças necessárias;
  • Formar uma equipe de RevOps, com membros de cada departamento;
  • Mapear os processos para avaliar as possibilidades de integração;
  • Utilizar ferramentas tecnológicas integradas; 
  • Padronizar dados e a coleta de informações;
  • Manter uma comunicação ativa e contínua com os setores envolvidos.

Quais as vantagens do RevOps?

Uma abordagem operacional com base no RevOps pode proporcionar uma série de vantagens às empresas. Afinal, ao alinhar seus departamentos, elas elevam sua eficiência operacional, potencializando a produtividade das áreas. 

Confira alguns dos benefícios do RevOps.

Aumento na eficiência operacional

O RevOps proporciona um aumento da eficiência operacional e da produtividade, principalmente em função do trabalho em conjunto e do alinhamento das equipes em torno dos objetivos propostos pela empresa. 

No método RevOps, o foco em torno dos mesmos objetivos, por parte de setores distintos, é potencializado, para que assim haja maior coesão no que está sendo executado. Essa sincronia entre as áreas é fundamental para o crescimento da empresa. 

Maior alinhamento entre departamentos

Outro benefício que o RevOps traz às empresas é o maior alinhamento entre os departamentos de marketing, vendas e atendimento ao cliente. Nesta estratégia, os setores trabalham em conjunto, em busca dos mesmos objetivos. 

Isso ocorre justamente porque o RevOps visa potencializar uma maior colaboração interna das áreas, incentivando a criação de um ambiente que compartilha conhecimento e que tem uma visão do todo, ampla e panorâmica do negócio, e não de forma desmembrada. 

Como medir o RevOps?

Duas pessoas observando papeis

A efetividade de aplicação da metodologia RevOps não depende apenas de uma boa implementação da técnica na rotina da empresa, mas também de um monitoramento contínuo dos resultados que ela traz. 

Sendo assim, é importante medir o RevOps por meio de duas maneiras: 

Métricas e KPIs

Uma das maneiras de medir o RevOps é por meio de métricas e indicadores-chave de desempenho (KPIs). Cada dado gerado nesses levantamentos é valioso para a empresa desenvolver ações estratégicas em torno dessa metodologia.

Afinal, a eficiência operacional depende da identificação de pontos de melhoria e oportunidades que aprimorem as iniciativas relacionadas ao RevOps. Mas quais indicadores utilizar? Entre os principais, estão.

  • Receita total; 
  • Custo de aquisição de cliente;
  • Taxa de conversão; 
  • Taxa de renovação e cancelamento de contratos;
  • Retorno sobre o investimento
  • Métricas específicas dos departamentos de marketing, vendas e atendimento ao cliente. 

Monitoramento contínuo

A análise regular de dados, via monitoramento contínuo das ações, é uma das formas de medir a eficácia do RevOps. Quando o gestor acompanha de perto as metas e os objetivos, ele consegue visualizar os setores mais e menos eficientes e se há trabalho colaborativo.

O monitoramento contínuo, aliás, é responsável por garantir o alinhamento das ações. Além disso, ao se ter uma visão holística do negócio, é mais simples otimizar processos e identificar oportunidades de melhoria.

Muito desse monitoramento contínuo se dá pela análise dos indicadores-chave, que permite uma avaliação concreta das ações, alinhado a uma cultura de feedback nas equipes para verificar a eficácia do RevOps.

Desafios na implantação do RevOps

A implantação do RevOps traz consigo diversos desafios que os gestores devem enfrentar durante o processo. Um dos principais é a resistência à mudança da cultura organizacional e dos processos de trabalho da empresa. 

Outro desafio é a quebra da barreira do trabalho isolado, visando resultados apenas em uma área única. O RevOps exige o trabalho em conjunto, no qual as equipes de marketing, vendas e atendimento ao cliente trabalham juntas para alcançar objetivos em comum.

A automatização dos processos organizacionais também gera um desafio tecnológico, que coloca os profissionais diante do uso de ferramentas as quais não estão familiarizados, muitas vezes criando resistência a novos aprendizados e ao RevOps. 

Ainda, a falta de comprometimento dos líderes com o RevOps e a ausência de colaboração efetiva dos setores para que esta estratégia funcione são desafios que a empresa precisa superar neste processo. Apesar disso, é possível driblar essas questões. 

Para isso, a empresa precisa realizar um ajuste cultural, com estratégias que visam capacitar as equipes para atuarem juntas, na abordagem RevOps. Isso pode ser feito por meio de treinamento, comunicação contínua e alinhamento de comportamentos. 

Tendências futuras para o RevOps

O RevOps está ligado ao uso de tecnologias capazes de otimizar o trabalho, facilitar a integração das equipes e agilizar o acesso a insights profundos sobre as áreas e os clientes. 

Dessa forma, torna-se essencial que os gestores estejam atentos às tendências futuras para o RevOps, uma vez que se alinhar às novidades do mercado garante foco estratégico e impulsiona mudanças nas estruturas organizacionais, nos processos e na cultura da empresa.  

Nessa linha de tendências futuras para o RevOps, é possível apontar: 

  • Ferramentas e plataformas B2B;
  • CRM (Customer Relationship Management) online com ajuda da IA;
  • Chatbots e assistentes virtuais intuitivos para atender o cliente;  
  • Plataformas de dados, com geração de insights em tempo real;
  • Análise preditiva para avaliar tendências de mercado; 
  • Treinamentos e formações com foco na metodologia RevOps.

Conclusão

Construir um ambiente colaborativo, com equipes que atuam em conjunto em torno dos mesmos objetivos, aproxima as empresas do sucesso organizacional. 

Por isso, como visto, o RevOps tem um papel importante para uma organização alcançar a eficiência operacional.

Afinal, quando a empresa adota estratégias como o RevOps, consegue manter o alinhamento das suas ações em dia, visando a união das equipes de marketing, vendas e atendimento ao cliente.

Com isso, há aumento da produtividade e maior alinhamento entre os departamentos, facilitando a adoção de medidas assertivas e estratégicas para o negócio. 

Porém, para que o RevOps seja efetivo, é imprescindível que os gestores estejam abertos a mudanças nas operações e apostem na automatização de seus processos, facilitando a integração dos setores e o acesso a insights em tempo real. 

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