Scaled Agile Framework: como funciona a metodologia SAFe e suas principais vantagens!
BLOG
Time Pontotel 25 de agosto de 2023 Departamento Pessoal
Scaled Agile Framework: como funciona a metodologia SAFe e suas principais vantagens!
Conheça o Scaled Agile Framework (SAFe) e saiba como essa metodologia ajuda a otimizar processos, alinhar equipes e impulsionar a inovação em seu negócio.
Imagem de Scaled Agile Framework: como funciona a metodologia SAFe e suas principais vantagens!

Constantemente, gestores comprometidos em criar equipes de alta performance buscam métodos para aprimorar e tornar o trabalho mais eficiente. Nesse sentido, uma das técnicas que ganhou destaque foi o SAFe (Scaled Agile Framework), uma abordagem que visa simplificar o processo de desenvolvimento ágil.

O SAFe é uma abordagem que as empresas usam para aumentar a agilidade e a eficiência no desenvolvimento de softwares, podendo ser um processo fundamental para garantir o sucesso de projetos e do negócio. Essa metodologia permite uma colaboração eficiente entre equipes, aprimora a qualidade dos produtos finais e otimiza o fluxo de trabalho.

Entender esse método é de suma importância para construir uma equipe mais colaborativa, eficiente e focada em resultados. Sendo assim, para explicar o que é e como aplicar o SAFe de forma efetiva na empresa, serão apresentados os seguintes assuntos neste texto: 

Aproveite o conteúdo e tenha uma boa leitura!

O que é Scaled Agile Framework?

O Scaled Agile Framework (SAFe) é definido como uma metodologia ágil desenvolvida para ajudar as empresas a desenvolverem softwares de forma rápida e eficiente. Idealizado em 2011, ele tem sua estrutura composta por uma série de diretrizes para aplicar os métodos ágeis em grandes escalas, seja em equipes ou programas. 

O SAFe tem como princípio os conceitos de Lean e Agile, que são duas abordagens focadas em maximizar a eficiência e garantir a entrega contínua de valor em projetos e processos de negócios. Esses princípios trouxeram para o Scaled Agile Framework a integração de conceitos como: interações, entregas frequentes, colaboração entre equipes e feedback contínuo.

Para organizar melhor o desenvolvimento de software, o SAFe se divide em três fases principais: time, programa e portfólio.

No estágio time, as equipes utilizam metodologias ágeis, como Scrum e Kanban, para trabalhar em sprints breves e interativos.

Já a etapa programa envolve a coordenação de várias equipes, utilizando técnicas ágeis de planejamento, integração e entrega contínua para trabalhar em conjunto sem problemas.

Por fim, na fase portfólio, as iniciativas de desenvolvimento de software são alinhadas com as estratégias e prioridades da organização para garantir que as metas do projeto estejam alinhadas com os objetivos estratégicos da empresa.

Com essas etapas em uso, oSAFe garante que os projetos em desenvolvimento estejam alinhados aos objetivos do negócio, aumentando, assim, a probabilidade de sucesso. Além disso, a metodologia oferece uma maneira de medir as conquistas da empresa e de identificar oportunidades de otimização.

Como funciona a metodologia SAFe?

Os conceitos da metodologia SAFe podem ser difíceis de entender em um primeiro momento. Na prática, ele segue os processos de time, programa e portfólio, sendo cada um desses passos essenciais para garantir o sucesso do método.  

Para exemplificar, considere que uma empresa provedora de internet deseja desenvolver um aplicativo para os seus clientes terem acesso a faturas, suporte, mudança de planos e outros serviços. 

No nível time, as equipes são divididas de modo a conter diferentes profissionais para cada uma delas trabalhar em uma funcionalidade específica para o aplicado. Isso significa que uma equipe pode ficar responsável pela área de segunda via de boletos, por exemplo, e assim por diante, seguindo a distribuição de responsabilidades e tarefas de acordo com a estrutura do SAFe.

O nível programa conta com uma equipe chamada Agile Release Train (ART), a qual é responsável por garantir a sincronia dos trabalhos e a integração de cada equipe e pode realizar reuniões para definir as próximas entregas e prioridades.

Já no nível portfólio, é o momento de a gestão definir quais são as prioridades para o negócio no momento. Por exemplo, se os clientes reclamam da falta de diversidade de modelos de atendimento, os gestores podem solicitar a criação de um chat para suporte no aplicativo.

A partir dos segmentos desses níveis, o Scaled Agile Framework busca encontrar uma visão abrangente do produto e dos prazos, preservando também a flexibilidade, utilizando-se de um roadmap aproximado para as 8 a 12 semanas seguintes.

Quais as principais vantagens do Scaled Agile?

Mulher apresentando para três pessoas

A metodologia Scaled Agile oferece diversos benefícios para as empresas, proporcionando maior colaboração e produtividade no desenvolvimento de projetos. Ainda se destaca o maior alinhamento de metas, a melhor organização de equipes e a possibilidade de ter visão macro do projeto. Entenda melhor a seguir!

Visão macro do projeto

O Scaled Agile Framework foi projetado especificamente para lidar com projetos complexos e de grande porte, nos quais equipes podem chegar a centenas de pessoas mantendo uma visão macro do desenvolvimento de software.

Graças à utilização de princípios ágeis e enxutos, o SAFe oferece uma estratégia coordenada eficiente para esses projetos, superando abordagens tradicionais de entrega de software, o que possibilita uma perspectiva mais abrangente sobre o projeto. 

Assim, o acompanhamento do que será entregue nas próximas semanas, atrelado à supervisão das equipes e às revisões regulares, possibilita que a empresa consiga sempre manter o controle sobre o andamento da produção.

Maior alinhamento de metas

O Scaled Agile proporciona maior alinhamento de metas, pois garante que as ações das equipes estejam direcionadas para alcançar esses objetivos estratégicos definidos pela gestão do negócio. Isso é possível graças ao Program Increment (PI) Planning, que ocorre no nível programa, em que as equipes estabelecem metas claras para cada período.

Também é válido destacar que oSAFe ressalta a importância da governança no processo, por meio de avaliações constantes, como a Inspect and Adapt (Inspeção e Adaptação), processo cujos objetivos são avaliar o progresso, encontrar oportunidades de melhoria e incentivar o aprendizado contínuo na empresa.

Esses eventos que acontecem dentro do processo de Scaled Agile Framework ajudam a gestão a manter as metas alinhadas e possibilitar que todos os envolvidos estejam cientes de qual é o objetivo final. 

Maior organização de diferentes equipes

Como já mencionado, o SAFe foi desenvolvido para ajudar, principalmente, projetos com uma grande quantidade de pessoas envolvidas. Sua metodologia privilegia a divisão do time em equipes e segue um modelo único de organização e desenvolvimento de processos. 

O Scaled Agile Framework conta com uma estrutura hierárquica que abrange equipes individuais, equipes de programas (Agile Release Trains — ARTs) e equipes de portfólio. Cada uma delas tem uma função específica e é coordenada para trabalhar em conjunto para chegar a um objetivo comum no negócio.

Além disso, a comunicação também fica mais organizada graças aos eventos regulares do processo, como o Scrum of Scrums (“Reunião das Reuniões”) e as Inspect and Adapt, que permitem que as equipes compartilhem informações, identifiquem problemas e tomem decisões colaborativas

Como implementar o Scaled Agile Framework de forma prática?

Para implementar o Scaled Agile Framework na prática, é necessário passar por uma série de etapas, desde o treinamento até o monitoramento e acompanhamento contínuo dos processos relacionados ao método. 

O primeiro passo é realizar o treinamento SAFe e avaliar a situação atual da organização. Com base nessa avaliação, é hora de planejar a implementação do SAFe, definindo metas, objetivos e um roteiro adaptado às necessidades do negócio. 

Em seguida, é o momento de criar equipes ART, formadas por membros multifuncionais que trabalham juntos para entregar resultados. Então, é necessário definir um Product Owner (PO) e um Release Trainer (RTE) para cada ART.

Uma vez formadas as equipes, deve-se reuni-las para que todos definam suas metas em um determinado período para que os resultados sejam alcançados, com sessões de planejamento para definir as metas e prioridades para o próximo período. Os eventos são muito importantes para o bom funcionamento da metodologia SAFe. 

Por fim, é importante garantir a conexão entre as iniciativas do portfólio e o que a equipe está desenvolvendo e medir os resultados acompanhando o progresso das equipes. 

A implementação do SAFe pode ser adaptada às necessidades específicas de uma organização, e a cooperação e a participação de todas as partes interessadas são essenciais para uma implementação bem-sucedida.

Conclusão

Mulher observando post-sticks

A partir deste artigo, ficou evidente que implementar o Scaled Agile Framework (SAFe) em uma empresa pode trazer inúmeros benefícios, proporcionando maior eficiência, agilidade e alinhamento entre as equipes.

Ao adotar essa metodologia, as organizações podem otimizar seu processo de desenvolvimento de software, permitindo uma entrega mais rápida, consistente e de valor aos clientes. Vale lembrar que implementar o SAFe é um processo que requer comprometimento, mas que possui resultados significativos.

Por fim, ao adotar o SAFe, a empresa se torna mais adaptável às mudanças do mercado, permitindo uma resposta ágil às demandas dos clientes. A flexibilidade proporcionada pelo método possibilita a realização de ajustes rápidos, garantindo que a empresa esteja sempre alinhada às necessidades do mercado.

Seguindo as dicas apresentadas ao longo deste artigo, certamente sua empresa vai obter sucesso com o Scaled Agile Framework (SAFe). Não hesite também em buscar mais fontes e, caso ache necessário, contratar um especialista para ajudar nesse processo. 

Deu para entender o que é o Scaled Agile Framework e como aplicá-lo na empresa? Então, compartilhe este artigo com seus colegas profissionais e continue acompanhando o blog Pontotel para não perder os novos conteúdos.

Compartilhe em suas redes!
Mais em Departamento Pessoal VER TUDO
INICIAR TOUR!