Metodologias ágeis: entenda o que é e quais são seus benefícios e objetivos.

imagem de dois homens e uma mulher escrevendo em papeis grudados em um painel de madeira

As metodologias ágeis podem transformar o dia a dia da sua empresa e fazer o seu negócio ganhar espaço no mercado!

Com prazos cada vez mais competitivos, para ter seu espaço entre a concorrência, os projetos precisam estar cada dia mais alinhados com soluções inovadoras, além disso a otimização frequente dos processos internos da empresa trazem maior clareza sobre as entregas. 

Garantir a eficiência dos projetos desde sua execução até a entrega nas mãos do cliente é o que coloca a sua empresa na frente das demais. 

Foi pensando em uma forma de garantir essa clareza e rapidez nos processos, que as metodologias ágeis foram desenvolvidas. 

Quer saber mais sobre como aumentar a produtividade na sua empresa, gerar mais economia de recursos e solucionar problemas com muito mais facilidade através da agilização dos seus processos internos? Continue lendo o nosso artigo! 

Aqui trataremos de todos os detalhes da metodologia ágil, desde sua concepção até sua implantação. Os principais tópicos do nosso texto são:

Mantenha a leitura!

gestao de jornada e redução de custos

O que são as metodologias ágeis?

As metodologias ágeis são modelos de gestão de projetos pensados para trazer mais agilidade -como seu próprio nome sugere -, mais eficiência e flexibilidade aos fluxos de trabalho. 

Os modelos tradicionais de gestão de projetos geralmente propõem processos demorados e longos, com muitas chances de falha na comunicação entre as etapas e com lacunas acerca dos detalhes de execução. 

Através do uso das metodologias ágeis, os projetos são concluídos mais rapidamente e com muito menos erros de percurso, o que é imprescindível no modelo de indústria atual, onde falhas são cada vez menos toleráveis. 

Para sair na frente dos concorrentes na indústria 5.0, é necessário ajustar os processos internos de forma a mitigar os obstáculos, aumentar a comunicação entre as equipes e encontrar com mais rapidez todas as falhas de execução dos projetos, para assim solucioná-las e realizar entregas excelentes dentro de prazos curtos. 

Além disso, a maior vantagem da utilização de metodologias ágeis é a qualidade do produto final a ser desenvolvido para o cliente, que tem mais muito mais participação ativa em todas as fases de criação, pois ele pode acompanhar as entregas em cada fase de sua implementação. 

É importante dizer que para o surgimento dessas vertentes, criou-se um manifesto ágil no qual todos os modelos agile são baseados em 4 pilares fundamentais, sendo eles:

  1. Comunicação: cada um dos participantes do projeto  não são só uma ferramenta na execução de processos, mas sim um dos seus maiores recursos de produção. Além disso, a comunicação entre os membros da equipe deve ser sempre transparente para que cada etapa seja bem executada. 
  2. Praticidade: os softwares em funcionamento não são apenas formas de documentação dos projetos, mas partes ativas de sua execução. 
  3. Foco no cliente: a participação do cliente é fundamental, por isso, ela vai muito além da assinatura de contratos e recebimento dos projetos prontos.
  4. Flexibilidade: para que os projetos sejam únicos, é necessário que os processos sejam flexíveis às necessidades de cada cliente. A personalização é essencial. 

Quais são as metodologias ágeis mais famosas?

Algumas das metodologias ágeis mais famosas existentes são: o scrum, os sprints e as squads.

Cada uma delas tem um propósito e forma de execução diferentes, por isso, é importante analisar quais as necessidades da empresa, antes de implementar um desses modelos dentro dos seus processos.

Scrum

imagem de uma pessoa escrevendo a palavra scrum em um postit

O scrum é um dos métodos mais famosos da cartela de metodologias ágeis e propõe a entrega de projetos em curto prazo, através da união dos membros de cada equipe para a realização de atividades em ciclos. 

Essa metodologia se utiliza das falhas e erros para a aprendizagem dentro dos processos. No scrum, a melhoria é contínua e o principal ponto é a agilidade para solucionar problemas e desenvolver projetos mais eficientes, muito mais rápido. 

Essa metodologia é comumente confundida com o próprio conceito de agile, mas é importante entender que o scrum é uma forma de executar tarefas para a construção de um projeto, e as metodologias ágeis são uma forma de pensar a execução dessas tarefas. 

Para que o scrum seja efetivo, um representante do cliente precisa estar dentro da equipe, assim ele pode ajudar na definição de prioridades. Além disso, cada um dos membros desse time precisam ter papéis bem definidos, assim não há espaço para confusão na hora de realizar as atividades. 

O scrum utiliza da criação de vários sprints (que são o espaço de tempo necessário para a realização de cada etapa, como veremos a seguir), e ao fim de cada um desses sprints, há a revisão e a validação do que foi apresentado, além da passagem para o próximo sprint, a próxima atividade e assim por diante. 

Sprint

Como parte do scrum, o sprint é o espaço de tempo necessário para a execução das tarefas. Esse método pode ter duração variada, como um mês ou até 15 dias, por exemplo. A variável de tempo é determinada pela dificuldade de execução do projeto. 

Os sprints começam em uma reunião onde o responsável pelo desenvolvimento do produto determina quais atividades serão realizadas naquele bloco de tempo, quem serão os envolvidos e qual o papel de cada um. 

Quando o prazo determinado acaba, uma nova reunião acontece, e cada um mostra seus produtos finalizados, recebe feedbacks quanto a suas atividades e avalia a execução do projeto, além de dizer quais foram as questões que facilitaram o caminho e os impedimentos que tiveram durante o processo. 

Dessa forma, no final de cada sprint há um novo aprendizado, uma forma nova de evitar as falhas e melhorar a execução de tarefas no próximo ciclo. 

Squads

As squads (pelotão, em tradução livre) são compostas por uma equipe de profissionais multidisciplinares, com formações e especializações em diferentes áreas, onde cada um tem um objetivo específico. 

Com profissionais diversos dentro da squad, as possibilidades de criar projetos únicos e mais ágeis são muito maiores, já que cada um pode dar sua visão sobre o processo, com base em seu aprendizado individual. 

As squads são essencialmente independentes na tomada de decisão e produção de projetos, cada uma delas tem autonomia para desenhar os projetos conforme seja mais interessante para os membros da equipe, mas claro, sempre alinhadas com as propostas e princípios da empresa. 

Dentro das squads, a comunicação e a gestão são horizontais e todos têm voz e opinião sobre os projetos, o que evita hierarquia e disputa dentro da equipe, aumentando o alinhamento de todos dentro do projeto. 

Além disso, esse modelo de fluxo de trabalho é extremamente flexível e potencializa o compartilhamento de informações e conhecimento. 

Como decidir qual das metodologias ágeis é a certa para sua empresa?

Para decidir qual a melhor metodologia ágil para a sua empresa é necessário antes de mais nada entender o momento que o seu negócio está vivendo. 

É importante ter em mente que as metodologias ágeis sempre são focadas em ciclos de aprendizagem e melhoria contínua de processos.  

Uma análise SWOT é interessante nesse quesito, já que essa forma de planejamento estratégico considera quatro fatores muito importantes para se basear na hora de tomar decisões para o seu negócio: forças, oportunidades, fraquezas e ameaças.

Depois de uma análise profunda sobre esses quesitos, fica muito mais fácil definir quais os próximos passos e escolher a metodologia ágil que mais faz sentido aplicar para melhorar os seus processos. 

Quais são os principais objetivos das metodologias ágeis?

Os principais objetivos e vantagens das metodologias ágeis são basicamente o aumento da eficiência e rapidez de execução de processos. 

Agilizar a gestão de projetos diminui as chances de erros e conflitos, retira vários obstáculos do caminho de produção, melhora a comunicação entre a equipe tornando o processo muito mais inteligente e flexível. 

Além disso, utilizando as metodologias ágeis, os processos ficam muito menos burocráticos e engessados, mantendo seu foco principal em conseguir resultados extraordinários em muito menos tempo. 

Flexibilização das operações 

imagem de um homem digitando no computador

Criar processos mais flexíveis significa operar projetos com muito mais personalização e adaptabilidade às necessidades de cada cliente. 

A praticidade e eficiência geradas pelos processos mais flexíveis permite a atualização mais dinâmica dos projetos, criando uma estrutura receptiva, colaborativa e que responde positivamente às mudanças. 

Com o uso das metodologias ágeis é possível criar um fluxo de trabalho muito mais fluido, com o foco total na criação de produtos únicos e de fato inovadores. 

Menor burocracia

Com processos mais adaptáveis e simples, a burocracia na execução das atividades é reduzida, de forma que o foco principal das atividades será voltado para a criação de um projeto único e personalizado.

Se a burocracia é menor, a tomada de decisões mais assertivas é muito mais fácil, já que as equipes são mais independentes na hora de encontrar novas formas de consertar os erros. 

Quanto menos burocrático o processo é, mais eficiente, ágil e econômico ele se torna. Com as metodologias ágeis em uso, a validação das etapas é mais curta, já que não é necessário que o projeto passe por diversas provações ao longo de sua construção. 

Otimização do tempo da equipe

A autonomia e o alinhamento de objetivos dentro do time, aliados a processos mais curtos e ciclos menores de realização de tarefas garante a otimização do tempo e evita a exaustão do principal recurso de qualquer projeto: as pessoas. 

A melhoria da comunicação interna garante a execução mais ágil e transparente de cada etapa dos processos, trazendo mais produtividade e eficiência em cada entrega, além de aumentar a velocidade do desenvolvimento dos produtos. 

Ter independência para tomar decisões aumenta a participação dos membros da equipe, diminui o tempo de finalização do projeto e permite que ideias mais assertivas surjam dentro do contexto de execução dos processos. 

Melhoria na comunicação

Pensando no manifesto ágil, que diz que “indivíduos e interações são mais que processos e ferramentas”, é importante olhar para a comunicação dentro do time de forma muito cuidadosa, já que ela determina a eficiência dos processos.

A comunicação alinhada é essencial na execução das metodologias ágeis, afinal, para manter um fluxo de trabalho fluido, é essencial que os membros da equipe estejam em sintonia, e que suas atividades estejam sempre bem determinadas. 

É importante que os objetivos de cada projeto estejam sempre claros. Já que a transparência dentro da equipe é o que constrói um time forte, mais colaborativo, e com menos possibilidades de erros e falhas dentro dos processos, aumentando a performance como um todo. 

Qual é a importância das metodologias ágeis para a empresa?

As metodologias ágeis trazem uma transformação intensa na cultura e estrutura da empresa, por isso são tão importantes, já que melhoram a estratégia e a operação em diversos níveis diferentes.

Através delas, a comunicação com o cliente é otimizada, o que aumenta diretamente os índices de satisfação com as entregas. Além disso, a qualidade dos produtos entregues por equipes que utilizam as metodologias ágeis são muito maiores.  

Adotar uma cultura de agilidade aprimora a gestão dos projetos, reduz os custos dos processos de produção por meio da rapidez nas entregas, evita falhas nos processos, e aumenta diretamente a produtividade das equipes. 

Com a implantação das metodologias ágeis, também é mais fácil manter o alinhamento de expectativas do cliente com o projeto, já que ele acompanha as entregas de cada etapa. 

Redução de custo

Com a redução dos erros e atrasos no processo, também se diminuem os custos do projeto. As metodologias ágeis permitem a redução de burocracias e geram uma produção muito mais eficiente, economizando tempo e recursos (humanos, financeiros ou tecnológicos). 

O planejamento e distribuição de recursos é muito mais assertivo e inteligente com as estratégias ágeis em funcionamento, já que utilizar essas metodologias permite uma clareza muito grande na execução de cada etapa do projeto. 

Além disso, o alinhamento entre todas as partes envolvidas nos projetos facilitam a distribuição de recursos de acordo com as demandas exigirão. 

Maior produtividade

Um time mais organizado e alinhado, é um time muito mais produtivo. Por estar dividida em funções específicas, a equipe pode se concentrar em suas tarefas individuais e entregar resultados muito mais condizentes com o projeto. 

Além disso, os processos e metodologias ágeis garantem a eficácia da execução de cada etapa, pois reduzem o tempo e o esforço em questões desnecessárias, já que funcionam como um ciclo de aprendizagem e foco na solução de problemas. 

Dentro dos processos baseados em estratégias e métodos ágeis, concentra-se o potencial da equipe na criação de produtos de valor e alta qualidade, que de fato irão inovar e causar transformação na vida do cliente. 

É importante também que dentro dessas equipes a autogestão seja presente nos membros, já que a autonomia é uma peça chave nesta estratégia. Um grupo eficiente e composto de pessoas que sabem se organizar e comunicar-se abertamente. 

Gerenciamento das prioridades

imagem de dois homens olhando para postits grudados em uma parede de vidro

Numa equipe multidisciplinar focada em resultados, mapear as prioridades do projeto não é uma tarefa tão difícil, já que há mais clareza para conhecer todos os detalhes do produto, encontrar as principais dores dos usuários e manter o foco em encontrar soluções para ela. 

Olhar para as soluções para os problemas mais urgentes também ajuda a determinar melhor quais as prioridades, e nisso as metodologias ágeis sempre saem na frente, já que a divisão dos projetos em ciclos ajuda a encontrar falhas com muito mais facilidade. 

Além disso, por contar com a presença ativa do cliente durante a execução do projeto, é mais fácil definir as prioridades dentro do cronograma de entregas e manter o alinhamento com as expectativas e resultados. 

Conclusão

Em um ambiente de constante evolução, onde a inovação é a peça-chave de tudo, já não é mais possível manter processos tradicionais em execução e esperar que o rendimento dos projetos seja acima da média. Para ter resultados diferentes, é preciso sair da bolha e fazer algo diferente do esperado. 

Tornar mais simples a execução de atividades é essencial para aumentar a qualidade do produto final, já que as equipes têm mais tempo para trabalhar suas ideias, além de terem mais autonomia na realização de cada etapa dos processos. 

As metodologias ágeis foram criadas para reduzir o tempo e otimizar os projetos, sempre pensando no bem-estar do time e claro, na garantia do aumento no valor do produto final para o cliente.

A comunicação e o alinhamento que as estratégias ágeis permitem, fazem com que os time trabalhem com muito mais foco em encontrar soluções únicas e eficazes, além de economizar tempo e os demais recursos disponíveis para cada projeto. 

Agora que você já sabe como funcionam as metodologias ágeis e como implementá-las de forma efetiva na sua empresa, compartilhe o nosso conteúdo em suas redes sociais e continue acompanhando o blog da PontoTel para ficar por dentro de todas as novidades do mundo corporativo!

otimize seu controle de ponto e ganhe tempo para sua gestão

Compartilhe em suas redes!
Rolar para cima