Como o RH pode aplicar THS? Veja dicas, vantagens e a importância de aderir a este treinamento em sua empresa
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Time Pontotel 15 de dezembro de 2022 Controle de ponto
Como o RH pode aplicar THS? Veja dicas, vantagens e a importância de aderir a este treinamento em sua empresa
THS na empresa: Veja como e por que aplicar esse treinamento.
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As habilidades sociais têm sido cada vez mais importantes e requisitadas no mundo corporativo. As relações saudáveis e frutíferas, que têm bons resultados, são uma demanda crescente e muito importante nas empresas, que pode ser potencializada por meio do Treinamento de Habilidades Sociais (THS).

O THS é uma ferramenta que traz vantagens e mudanças significativas entre os colaboradores, impactando positivamente no clima organizacional e promovendo um ambiente de interações saudáveis e produtivas.

O presente artigo se debruça sobre esse assunto e responderá as dúvidas mais frequentes sobre o THS. O texto foi dividido de acordo com os seguintes tópicos:

Boa leitura!

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O que são habilidades sociais?

Quatro pessoas conversando na cozinha

As Habilidades Sociais são um conjunto de competências que possibilitam que o indivíduo interaja com os demais de forma saudável e clara, expressando opiniões sem causar mal-estar.

Elas tendem a deixar as relações mais agradáveis e, nas empresas, por exemplo, são capazes de promover um ambiente mais harmônico e propenso a bons resultados.

São várias as habilidades sociais e não existe uma única forma de um indivíduo ser considerado socialmente habilidoso. A capacidade de adaptação, a escuta ativa e a capacidade de trabalhar em equipe são alguns exemplos dessas habilidades.

A boa notícia é que essas skills podem ser treinadas por meio do THS, uma ferramenta importante para promover o desenvolvimento pessoal dos funcionários.

Classificação das habilidades sociais

As habilidades sociais são classificadas de acordo com sua natureza. Por exemplo: há aquelas relacionadas à disponibilidade social e à cooperação, como o trabalho em equipe; as ligadas à interação social positiva, como a comunicação assertiva; e outras que têm a ver com expressão de sentimentos e enfrentamento, como a empatia e a liderança.

Por que fazer o treinamento de habilidades sociais (THS)?

Especialistas dizem que o futuro do sucesso no trabalho diz respeito ao comportamento e, nesse sentido, a competência do trabalhador passa a ser medida por suas soft skills. Por isso, treinar habilidades sociais por meio do THS é importante para estar alinhado a essa nova visão do mundo corporativo.

Além disso, ao contribuir com uma relação mais saudável entre as pessoas no contexto corporativo e fazer com que elas se adaptem melhor a diferentes situações ou cenários, isso resulta em melhorias na vida produtiva sem deixar de lado a saúde mental, contribuindo para uma vida mais plena.

Quais as vantagens de aplicar o treinamento de habilidades sociais (THS) no trabalho?

Falar sobre trabalho também é falar sobre as relações. Trabalho em equipe e negociações são atividades corriqueiras no mundo empresarial que podem alcançar  bastante sucesso caso os envolvidos tenham suas habilidades sociais bem treinadas.

Há também outras vantagens de aplicar o THS no trabalho, como melhorias no clima organizacional e no desenvolvimento, que serão abordadas a seguir:

Melhora no clima organizacional

O treinamento de habilidades sociais auxiliam a promover um clima organizacional positivo. Isso acontece porque quando os profissionais apresentam soft skills importantes, como responsabilidade, comunicação não violenta e escuta ativa, as relações dentro de uma equipe se dão com mais respeito e propósito, o que torna o ambiente mais harmonioso e saudável.

Aumento da qualidade de atendimento ao cliente

Lidar com o cliente é uma atividade que exige bastantes habilidades sociais. É preciso paciência, entendimento, escuta ativa, clareza, gentileza, entre outros. Um treinamento que proporcione que o colaborador desenvolva estes pontos é crucial para que o atendimento ao cliente seja feito com excelência e obtenha resultados.

Desenvolvimento coletivo e individual dos colaboradores

Um ambiente com mais assertividade, respeito mútuo e entendimento é propício para que as pessoas se desenvolvam, seja coletiva ou individualmente. Neste sentido, os profissionais que contam com altas habilidades sociais podem contribuir bastante para esse crescimento na empresa.

Quais habilidades sociais são importantes para treinar na empresa?

Grupo de colaboradores conversando em uma sala de reunião

O treino de habilidade social visa superar os déficits que há no repertório comportamental das pessoas e busca desenvolver aspectos que irão auxiliar nas atividades delas dentro e fora da empresa. Dessa forma, as habilidades sociais mais importantes de serem treinadas em um contexto corporativo podem ser divididas em:

Comunicação coletiva e individual

Uma comunicação eficiente é essencial para o bom desenvolvimento de um trabalho. Por meio dela, é possível alcançar bons resultados, pois as mensagens são passadas de maneira mais assertiva e os mal-entendidos são evitados. Uma melhor comunicação contribui para bons acordos, para o desempenho de estratégias e para propor soluções.

Liderança

A habilidade da liderança é muito importante para o dia a dia de uma empresa. Um bom líder engaja a equipe e é capaz de alinhá-la a fim de trazer melhores resultados. Por isso, treinar a habilidade social de inspirar, liderar e gerir os funcionários é muito importante para a empresa.

Trabalho em equipe

O trabalho em equipe também é essencial para o bom andamento de uma empresa. E para que o colaborador interaja bem em grupos, negocie, entenda pontos de vista divergentes e equilibre tais questões, é preciso que ele tenha atitudes que podem ser potencializadas por meio de um THS.

Resolução de conflitos                         

Pessoas que possuem habilidades sociais bem desenvolvidas costumam lidar melhor quando há conflitos a serem resolvidos. Isso acontece porque elas são mais capacitadas para ouvir, entender os pormenores que existem em uma relação pessoal e avaliar caminhos mais justos e eficientes para sair de uma situação.

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Como o RH pode aplicar treinos de habilidades sociais na empresa?

Três homens de terno conversando

O departamento de RH pode aplicar o THS nas empresas sempre que houver a necessidade, criando projetos, consultando parceiros e contando com ações estratégicas que potencializam as soft skills entre os trabalhadores. A seguir, serão mostrados alguns pontos que devem ser levados em consideração para essa tarefa:

Pesquise a necessidade de cada setor

Para entender quais são as habilidades sociais em déficit na empresa como um todo, é preciso analisar cada um dos setores. Isso porque as equipes são distintas e cada uma apresenta sua necessidade e sofre com a falta de certas habilidades.

Por isso, uma pesquisa com a liderança pode ser eficiente para que se aplique o Treinamento de Habilidades Sociais de forma estratégica. Os gestores serão capazes de diagnosticar e transmitir quais são os pontos a serem melhorados e alinhados aos objetivos da empresa.

Entenda o que é preciso trabalhar em cada colaborador dentro dos setores

Além de realizar um diagnóstico por setor, também será preciso trabalhar as habilidades sociais de cada funcionário dentro da equipe em que ele está. 

O contexto é um fator importante quando se fala em habilidades sociais e relacionamentos. Por isso, o THS terá de ser personalizado de acordo com a realidade e especificidade da atividade de cada setor.

Aplique os treinamentos adequados

As habilidades sociais têm muito a ver com se adaptar a um certo contexto e entender qual é a melhor maneira de lidar com ele. Com os treinamentos, isso não é diferente. Para que eles sejam eficazes, é preciso que sejam adequados à situação e ao perfil da equipe a ser treinada.

Mapeie as áreas e colete os resultados

Após o trabalho aplicado, torna-se importante fazer o mapeamento das áreas e de seus resultados. Dessa forma, são gerados indicadores de RH que irão nortear as próximas atividades e os próximos treinamentos e  indicar os pontos de melhoria.

Conclusão

Neste artigo, foram explorados os conceitos de habilidades sociais e de THS. Ficou claro que as competências que proporcionam um bom relacionamento em uma empresa são importantes e devem ser treinadas.

Foi mostrado também como deve ser aplicado esse treinamento, quais são as necessidades que devem ser levadas em conta e o que é preciso trabalhar nas equipes e nos funcionários.

Há muitos formatos de treinamento no mercado, e escolher a melhor opção possível faz com que os resultados sejam atingidos mais facilmente e toda a empresa cresça em conjunto.

Se você gostou de entender a importância de um treinamento de habilidades sociais e entendeu que este conteúdo fez diferença para você, envie-o para um colega ou recomende o blog PontoTel.

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