Treinamento de liderança: como criar, o que NÃO pode faltar e quais os principais tipos de treinamentos!

imagem de pessoas reunidas em frente a um flipchart

Liderar pode ser uma habilidade que já acompanha um profissional em sua vida desde a infância, integrando o time das tão faladas soft skills, condições cada vez mais valorizadas em diversas empresas.

Porém, a boa notícia é que essa habilidade também pode ser desenvolvida, com o auxílio de treinamentos de liderança

Se você quer saber mais sobre os principais tipos de treinamentos, quais os assuntos que não podem ficar de fora e como desenvolver um treinamento eficaz, não deixe de conferir este artigo. Vamos falar sobre:

Boa leitura!

Treinamento de liderança: o que é e para que serve?

Como o próprio nome já diz, o treinamento de liderança é uma formação ou um curso, voltado aos gestores e líderes de empresas. 

Esse tipo de treinamento tem, como principal objetivo, ajudar os gestores e líderes a desenvolverem competências, habilidades e planos de ações, características de suma importância para um gestor de qualquer tipo de negócio.

Com o apoio de palestras, atividades práticas e aulas, os gestores obtêm autoconhecimento, visão estratégia e ainda descobrem como liderar de forma competente. 

Depois que a pandemia alterou a configuração dos escritórios e os eventos digitais ganharam força, essa pode ser uma boa opção para organizar seu treinamento. Vale avaliar se o seu treinamento de liderança pode ser online ou se precisa ser presencial. Há, ainda, a possibilidade de assumir um formato misto e ter um pequeno grupo in loco, enquanto mais gente assiste de casa.

Muitas empresas buscam os treinamentos de liderança para aqueles colaboradores que precisam se adaptar a novos cargos, que envolvem maiores responsabilidades ou novas demandas.

Uma liderança bem desenvolvida a partir de treinamento é essencial para entregar melhores resultados e elevar a performance da empresa. Isso acontece principalmente porque a capacidade do líder de engajar, motivar e instigar a equipe a conquistar as metas traçadas aumenta.

Além disso, o treinamento de liderança é crucial para que você, como líder, possa desenvolver habilidades e competências para a função.

Quais são os objetivos de um treinamento de liderança?

Aprimorar, desenvolver habilidades e trocar conhecimento!

Além de todo o conteúdo e aparato técnico disponível em um treinamento de liderança, esse é o momento dos gestores trocarem experiências com os demais líderes da empresa. 

Pense nesta situação: a dificuldade enfrentada por uma liderança pode ser facilmente revertida em um bate-papo durante o treinamento, no momento da troca de experiência com os demais líderes.

No atual cenário do mercado de trabalho mundial, transformado por todos os desafios da pandemia, os líderes precisam passar por constantes treinamentos, não apenas de questões técnicas, voltadas a suas demandas, mas principalmente para desenvolvimento de habilidades emocionais.

Importância de investir em treinamento de liderança

Imagem com foco em 3 homens em volta de um computador

Os benefícios dos treinamentos de lideranças para as empresas vão sendo percebidos ao longo dos dias, principalmente no engajamento de toda a equipe e no desenvolvimento de uma comunicação empresarial e corporativa eficiente.

Com bons gestores a equipe fica mais animada, mais motivada e, principalmente, fica mais envolvida com o trabalho. 

Benefícios como retenção de talentos, redução da taxa de turnover e solução de conflitos internos são as principais mudanças.

Como criar um treinamento para líderes e gestores?

Para um treinamento de qualidade, assertivo e que conquiste o público, algumas etapas são fundamentais. 

De que adianta um treinamento caro, repleto de informações e atividades, se não contemplar o que é fato, necessário?! Para te ajudar selecionamos alguns pontos fundamentais: 

Levantar pesquisa e necessidades

Um treinamento de liderança deve atender as necessidades – tanto da empresa quanto dos líderes envolvidos. Para começar, avalie quais competências precisam ser desenvolvidas e quais áreas específicas precisam de mais conteúdo e novas experiências.

Realizar um planejamento

Tão importante quanto ouvir os envolvidos e identificar necessidades, é traçar um planejamento compartilhado – não apenas considerando a opinião prévia dos envolvidos, mas dando atenção a feedbacks após cada etapa de treinamento.

Avalie os formatos possíveis

Como você vai aplicar os treinamentos de liderança na sua equipe? As opções são várias: trazer uma consultoria externa, promover um workshop in company, matricular os líderes em um curso, oferecer uma formação a distância (EAD/online). É nessa hora que a gestão deve equilibrar as necessidades de temas, as preferências dos envolvidos e os investimentos financeiros envolvidos.

Dica bônus: lembre-se que além do conteúdo, o treinamento deve gerar uma experiência bacana para seus participantes; por isso, lembre-se de pensar em detalhes como brindes e coffee break.

O que NÃO pode faltar em um bom treinamento de liderança?

imagem de pessoas reunidas em uma mesa de trabalho

Agora que já sabemos o que é um treinamento de liderança e quais os seus benefícios, é chegada a hora de entender o que não pode faltar para que seu treinamento seja perfeito!

Afinal de contas, a pandemia não apenas remodelou a forma como os negócios funcionam e as relações humanas, mas as habilidades que farão com que profissionais e empresas alcancem um novo patamar. 

Se você quer proporcionar um treinamento de qualidade para seus líderes, saiba o que NÃO pode faltar:

Promover autoconhecimento

O autoconhecimento é fundamental em qualquer área da vida, e para exercer a liderança não seria diferente!

Um líder que se conhece, entende suas forças e fraquezas, conseguirá ser um profissional equilibrado e seguro, passando essas sensações para sua equipe, para que assim, exerçam suas funções de forma tranquila.

Procure promover dinâmicas para estimular o autoconhecimento! Você ajudará sua liderança não apenas no âmbito profissional, mas também em sua vida pessoal.

Gestão de conflitos

Gerenciar e minimizar conflitos talvez seja uma das habilidades mais procuradas, por isso você não pode esquecer de tocar nesse ponto em um treinamento de liderança.

Para este tópico, é fundamental simular situações de conflitos não só entre colaboradores, mas entre líder e um de seus liderados. Com as simulações, os gestores terão a oportunidade de entender, na prática, o que devem fazer, e ainda compartilhar experiências com os demais participantes do treinamento.

Desenvolvimento de inteligência emocional

Inteligência emocional foi uma das habilidades mais exigidas durante a pandemia. Muitos gestores tiveram que desligar funcionários, reduzir gastos, gerir trabalhadores remotos e lidar com todos os desafios ligados ao enfrentamento de um evento histórico dessa proporção.

Com a ajuda de psicólogos e equipe de RH, desenvolva exercícios e técnicas que auxiliem seus líderes nessa missão, pois esse desenvolvimento trará resultados expressivos para todas as equipes de sua empresa.

Aprimorar comunicação e relação interpessoal

A comunicação é a base de qualquer relação e no ambiente de trabalho, ela deve ser ainda mais clara e assertiva!

Muitas pessoas têm grandes ideias, mas pecam no momento de comunicar, não conseguindo apresentar tudo o que tem em mente, ou ainda, deixando margem para um entendimento equivocado do que foi falado. 

Uma sugestão de dinâmica é propor uma simulação na qual o gestor deve ouvir  diversas versões sobre uma situação problemática e tentar alcançar uma boa solução.

Estimular a escuta e promover feedbacks

imagem de um homem e uma mulher conversando em um ambiente corporativo

Como saber se você está acertando?! Não deixe de recorrer a boa e velha “pesquisa de campo”. Um formulário de feedback com perguntas e respostas, por exemplo, pode ser disponibilizado a todos aqueles que cumpriram o treinamento, para que ajudem a melhorar cada vez mais o curso e os conteúdos.

Bônus: Uma ideia para esse material receber um índice satisfatório de respostas é produzi-lo em um formato que aceite respostas sem  identificação. Dessa forma, os colaboradores podem ficar mais “à vontade” para falar sobre ajustes e possíveis mudanças para os próximos treinamentos. 

Quais os tipos de treinamentos para liderança?

Agora que você já sabe como criar um treinamento para líderes e gestores, além de tudo que não pode faltar, vamos apresentar alguns tipos de treinamentos presentes no mercado.

Vale lembrar que você pode procurar uma empresa especializada para fornecer toda a estrutura do treinamento ou, aproveitar suas equipes de RH e comunicação, para elaborar um conteúdo multidisciplinar. 

Treinamento de comunicação

Para conseguir liderar, qualquer gestor precisa saber se comunicar com fluidez e clareza, e esta habilidade engloba: saber falar e, também, saber ouvir! 

Um treinamento sobre este tema deve contemplar situações em que a má comunicação afeta as decisões do líder, ou que interfira diretamente em processos da companhia. 

Uma sugestão de dinâmica é propor uma simulação na qual o gestor deve ouvir  diversas versões sobre uma situação problemática e tentar alcançar uma boa solução.

Treinamento técnico

Em um mundo em que é praticamente impossível acompanhar a velocidade das mudanças, principalmente as que estão ligadas a tecnologia, é fundamental que os líderes mantenham-se atualizados.

Por conta disso, investir em uma reciclagem dessas habilidades é essencial! Isso não significa que o líder deve saber e fazer tudo, mas que compreende o básico para avaliar sua equipe. 

Desta forma, o líder conseguirá guiar sua equipe de forma coesa e assertiva, além de compreender como é possível aperfeiçoar as entregas. Vale destacar que os treinamentos técnicos têm como objetivo identificar lacunas e propor melhorias. 

Treinamento para gestão de pessoas

Pode parecer óbvio, mas é sempre válido destacar que a principal habilidade de um líder deve ser a capacidade de lidar com pessoas. Assim, treinamentos relacionados a essa competência são fundamentais para que um gestor possa manter a equipe engajada, motivada e, principalmente, em sintonia.

Neste tipo de treinamento, o líder compreenderá algumas competências como  transparência e confiança, relacionamento interpessoal, feedbacks e liderança por perfis. 

Conclusão

Se você chegou até aqui, o nosso muito obrigada! Ficamos felizes de ajudar cada vez mais líderes, gestores e profissionais de diversas áreas com situações do cotidiano de suas empresas.

Neste artigo, falamos sobre a importância de constantes treinamentos de liderança, como criá-los e o que não pode faltar. Além disso, entendemos quais os principais modelos existentes no mercado e como saber quais os mais indicados.

Em resumo, uma das principais lições deste treinamento foi: não encare os custos deste treinamento como um “gasto”, pois ele será extremamente benéfico para o dia a dia de sua empresa.

Ainda pensando em aperfeiçoamento de liderança, soluções digitais que unem tecnologia com o melhor custo-benefício, assim como o software PontoTel, podem agregar diversas vantagens na rotina de gerenciamento de colaboradores.

Ficou curioso para saber como o software funciona na prática? Não esqueça de preencher o formulário abaixo e agendar  uma demonstração gratuita! 

banner pontotel
Compartilhe em suas redes!
Rolar para cima