Aniversariantes do mês na empresa: entenda a importância de comemorar!

imagem de uma mulher entregando um bolo com velas de aniversário para outra mulher sentada

Quem não gosta de se sentir valorizado, ainda mais dentro do ambiente de trabalho? Comemorar os aniversariantes do mês na empresa faz com que o colaborador se sinta especial. 

Afinal, essa simples ação permite que a organização demonstre que valoriza seus funcionários, cria um momento de descontração, melhora a integração da equipe, dentre outros benefícios.

Como consequência, os colaboradores ficam mais engajados e produtivos. Ou seja, tanto empresa quanto funcionários são beneficiados.

Mas como organizar esse tipo de evento?

Para responder essa pergunta, ao longo deste artigo vamos te explicar cada um dos pontos abaixo:


Boa leitura!

banner frequência de funcionários

Por que fazer uma comemoração de aniversariantes do mês na empresa?

imagem de um homem e duas mulheres segurando presentes de aniversário e um bolo

O investimento nesse tipo de comemoração promove vários benefícios tanto para os colaboradores, quanto para a própria empresa.

Conheça esses benefícios abaixo!

Melhora da satisfação

Vários fatores influenciam no nível de satisfação que um profissional tem em relação à empresa que o contratou e até aumenta o índice do eNPS

Dentre eles, a forma como a organização celebra os aniversariantes do mês é considerada um diferencial. 

Afinal, esse evento aumenta a sensação de pertencimento, de valorização, melhora o engajamento e até torna a empresa mais interessante para o profissional. 

Como consequência, é possível reduzir até mesmo os índices de turnover e a taxa de absenteísmo dos funcionários.

Sensação de pertencimento

Empresas que adotam alguma forma de comemoração de aniversário dos colaboradores contribuem para o aumento da sensação de pertencimento, acolhimento e valorização individual dos funcionários.

Isso resulta em equipes mais engajadas, integradas e motivadas para continuar fazendo parte de uma empresa que demonstra se importar com seu capital humano. 

Maior engajamento

A comemoração do aniversário do funcionário contribui para que ele entenda que não é apenas mais um profissional da equipe, mas que sua presença e seu bem-estar também são importantes para a empresa. 

Dessa forma, ele se sente mais motivado a contribuir com o trabalho em equipe, o que aumenta seu engajamento e produtividade no trabalho.

Descontração e bem-estar no trabalho

A rotina de trabalho nem sempre permite que os colaboradores tenham muitos momentos de descontração. 

A depender da área de atuação da empresa, talvez esses momentos sejam até raros, já que os profissionais precisam estar concentrados durante boa parte do dia de trabalho. 

Em todos os casos, a comemoração de aniversário acaba se tornando o momento ideal para que os colaboradores relaxem, se distraiam e conversem entre si. 

Tudo isso aumenta a sensação de bem-estar dos funcionários,contribui para que eles voltem mais motivados ao trabalho e constrói um ambiente de trabalho saudável.

Fortalece a marca empregadora

A reputação de uma empresa também é medida pela forma como ela trata seus funcionários, pelo seu clima organizacional e pelo estabelecimento de relacionamentos saudáveis entre os membros de uma equipe. 

Esses são apenas alguns parâmetros que medem o chamado employer branding, termo utilizado para se referir a forma como os profissionais enxergam a empresa enquanto ambiente de trabalho. 

Nesse contexto, a celebração do aniversário dos funcionários da empresa também contribui para o fortalecimento da marca, já que melhora a percepção dos profissionais em relação à empresa.  

Assim, além de ser mais valorizada por seus funcionários, a organização pode atrair e reter talentos com mais facilidade.

Ajuda na integração dos colaboradores

A comemoração dos aniversariantes do mês da empresa pode ser uma excelente oportunidade para promover a integração de colaboradores

Isso ocorre porque a comemoração tem um clima mais festivo e descontraído, tornando a integração mais natural. 

Assim, as pessoas se sentem mais confortáveis para interagir sobre diferentes assuntos além do trabalho. 

Como consequência, os relacionamentos entre colegas de trabalho podem melhorar, o que favorece a comunicação da equipe e reflete em bons resultados para a empresa.

Ações para um aniversariante do mês na empresa bem sucedido

imagem de uma pessoa segurando um calendário e circulando uma data com uma caneta

Agora que você já entendeu a importância desse tipo de comemoração, está na hora de conhecer quais ações podem ser realizadas para comemorar os aniversariantes do mês na sua empresa. 

Confira abaixo!

Mapeie o aniversário de todos os colaboradores

Não tem como comemorar algo que ninguém sabe, certo? Por isso, o primeiro passo para fazer esse tipo de celebração é mapear os aniversários de todos os colaboradores da empresa. 

Essa tarefa deve ser feita com cuidado porque nenhum funcionário pode ficar de fora. Caso contrário, o colaborador esquecido pode se sentir excluído e pouco valorizado pela empresa. 

Para evitar esse problema, o setor de Recursos Humanos (RH), que tem os dados de todos os funcionários da empresa, pode elaborar uma lista com as datas de aniversários dos integrantes de todos os setores da organização. 

Vale lembrar que o RH deve manter essa lista sempre atualizada, adicionando os aniversários dos novos contratados e retirando daqueles que foram desligados da empresa.

Anote as datas no calendário geral

É impossível lembrar de tantas datas naturalmente, especialmente em grandes empresas. 

Por isso, é importante criar um mural, um quadro ou calendário de aniversário de funcionários da empresa. 

Nesses espaços, todas as datas festivas devem ser anotadas, evitando que algum aniversariante seja esquecido.

Organize uma comemoração padrão para todos

A comemoração de tantos aniversários pode trazer muitos benefícios à empresa, desde que os colaboradores sintam que são valorizados da mesma forma. 

Para isso, é fundamental padronizar as festas de aniversário da empresa para que os funcionários não sintam que são tratados de forma diferente por algum motivo.

Assim, todos os colaboradores vão se sentir igualmente valorizados pela organização.

Determine um orçamento para todas as festas

Organizar qualquer festa exige um certo investimento. Por isso, além de listar e atualizar as datas de aniversário, é importante que o RH defina um orçamento para organizar todas as comemorações. 

Esse orçamento pode ser definido de acordo com cada festa que será realizada ou considerando um valor anual.

Nesse caso, a empresa dispõe de um valor para comemorações de aniversários que deve ser distribuído igualmente entre todos os eventos. 

Defina se as comemorações serão coletivas ou individuais

Em geral, empresas com poucos funcionários preferem organizar comemorações individuais. 

Já as médias e grandes empresas geralmente optam por celebrações coletivas, por conta do número maior de colaboradores que torna inviável organizar tantas festas ao longo da semana. 

Essas celebrações podem ser feitas de acordo com os aniversariantes do mês da empresa, do bimestre ou do trimestre.

Também existem empresas que permitem a realização de festas de aniversário apenas dentro da equipe ou setor de trabalho. 

Nesse caso, a comemoração pode ser coletiva ou individual, de acordo com o número de pessoas que integram a equipe.

Portanto, não existe uma data ideal para fazer essa comemoração. O importante é que essas celebrações sejam realizadas de acordo com o porte, a organização e as atividades realizadas em cada empresa.

Prepare um cartão de aniversário para os colaboradores

Há quem pense que a época dos cartões de aniversários ficou para trás. Mas a verdade é que esse tipo de lembrança personalizada tem sido muito valorizado, já que a maioria das felicitações são realizadas por meio de mensagens e e-mails. 

Nesse contexto, preparar um cartão de aniversário personalizado é uma forma barata e criativa de presentear o colaborador. 

Para torná-lo mais especial, o gestor ou RH pode pedir que seus colegas de equipe assinem o cartão e ainda deixe uma mensagem especial para o aniversariante.

Aniversariantes do mês em home office

Os profissionais que trabalham na modalidade home office também precisam ser lembrados pela empresa. 

Afinal, mesmo trabalhando à distância, eles também contribuem para o funcionamento da organização. 

Além disso, esse tipo de comemoração ajuda a manter esses profissionais, que trabalham de forma isolada, a se sentirem mais valorizados e motivados, mesmo longe dos demais colegas e gestores. 

Nesse caso, a empresa pode enviar algum presente ou pequeno kit de comemoração para o endereço do aniversariante, por exemplo. 

Além disso, a empresa pode adotar as seguintes iniciativas:

Estimule a cultura de parabenizar o colaborador em conjunto 

A vantagem de parabenizar em conjunto é o impacto que essa ação causa. Para isso, a empresa também pode apostar na ideia de uma videochamada ou envio de cartão virtual de aniversário assinado por todos os funcionários, por exemplo.

Crie a possibilidade de day off

imagem de uma mulher assoprando velas em um bolo de aniversário

Também conhecido como dia de folga, o day off costuma ser uma prática que faz sucesso entre os funcionários em home office. 

Esse termo é utilizado para se referir a uma data em que o colaborador não precisa comparecer ao trabalho. Nesse caso, o dia de folga acontece na sua data de aniversário. 

Além de ser uma forma simples e eficiente de presentear um colaborador que atua à distância, o day off tem a vantagem de não ter nenhum custo para a empresa. Assim, todos saem ganhando.

Faça uma confraternização virtual

Esse tipo de celebração é ideal para empresas que adotam o modelo home office e desejam criar um momento de confraternização entre os membros da equipe.

Para isso, a empresa pode marcar uma videochamada, uma conversa num aplicativo de mensagens ou um happy hour virtual, por exemplo.

Conclusão

Empresas que investem na comemoração dos aniversários de seus colaboradores demonstram uma preocupação maior com o bem-estar e a valorização de seus funcionários. 

Como vimos ao longo do texto, isso gera uma sensação de pertencimento e ajuda a criar um ambiente mais acolhedor para o profissional. 

Dessa forma, ele se sente mais motivado a trabalhar, aumentando seu engajamento e sua produtividade

Assim, tanto a empresa, quanto os colaboradores são impactados de forma positiva por essa ação.

Gostou do conteúdo? Confira outras dicas de gestão de pessoas no Blog da PontoTel!

banner como resolvemos problemas no controle de jornada

Compartilhe em suas redes!
Rolar para cima