Certificação PMP: o que é e qual é sua influência na área de gerenciamento de projetos
BLOG
Time Pontotel 23 de janeiro de 2024 Departamento Pessoal
Certificação PMP: o que é e qual é sua influência na área de gerenciamento de projetos
A certificação PMP é uma credencial internacional para profissionais que desejam aperfeiçoar suas práticas de gerenciamento de projetos. Entenda!
Imagem de Certificação PMP: o que é e qual é sua influência na área de gerenciamento de projetos

Muitos fatores atestam a qualidade do trabalho realizado por gerentes de projetos nas empresas, e um dos mais importantes é a certificação PMP. Essa credencial internacional demonstra que o profissional está alinhado com as melhores práticas de gerenciamento de projeto usadas em todo o mundo.

Aqueles que permanecem à margem de uma credencial tão importante para a área podem enfrentar limitações em suas carreiras, perdendo oportunidades de crescimento, reconhecimento e remuneração mais alta. 

Com o intuito de evitar essas e outras consequências negativas na vida profissional, é importante ficar por dentro dos critérios para obter a certificação PMP e entender como se preparar para o exame. Confira, antes de continuar com a leitura, um resumo do que está explicado mais adiante neste artigo:

Continue e veja qual é a importância do certificado PMP!

O que é PMP?

A sigla PMP significa “Project Management Professional”, que pode ser traduzido para o português como Profissional de Gerenciamento de Projetos. Essa expressão se refere ao profissional conhecido como gerente de projetos, responsável por direcionar equipes em direção a resultados e metas de desempenho.

Empresas de diversos setores, desde grandes hospitais e supermercados até startups e empresas de tecnologia, podem se beneficiar do trabalho do gerente de projeto. Isso porque todas as organizações com uma equipe de funcionários dependem de especialistas no assunto para planejar e coordenar projetos bem desenvolvidos.

O que é a certificação PMP?

Homem apresentando um relatório para três pessoas

A certificação Project Management Professional (PMP) é uma credencial da área de gerenciamento de projetos reconhecida globalmente que atesta a capacidade de um profissional de gerenciar pessoas, processos e prioridades de um projeto profissional. 

Existem mais de 1,4 milhão de detentores de certificação PMP em todo o mundo, segundo o site do Project Management Institute (PMI), a associação global sem fins lucrativos que administra a certificação. Essa popularidade do PMP vem da aplicabilidade da credencial em todos os setores beneficiados pelo trabalho do gerente de projetos.

Quais são os critérios para conseguir uma certificação PMP?

Para obter a certificação PMP, é necessário atender a critérios específicos relacionados à formação profissional e experiência na área de gerenciamento de projetos. É preciso cumprir os seguintes requisitos para se candidatar a essa certificação:

  • Formação de quatro anos (bacharel ou equivalente): o candidato deve possuir um diploma de bacharelado ou um equivalente reconhecido;
  • Experiência no gerenciamento de projetos: é necessário ter um mínimo de três anos de experiência comprovada em atividades de gerenciamento de projetos;
  • Liderança e direção de projetos: além da experiência, o candidato também deve comprovar um mínimo de 4.500 horas de liderança e direção de projetos.

Atender a esses critérios é obrigatório para se qualificar para a certificação PMP e demonstrar sua proficiência em gerenciamento de projetos perante o PMI.

Qual o valor do exame de certificação PMP?

O valor do exame de certificação PMP pode variar ao longo do tempo, mas atualmente o custo é de US$ 405,00 para profissionais associados ao PMI e US$ 555,00 para profissionais não associados. 

Para aproveitar o benefício da taxa reduzida, o candidato pode se tornar associado ao PMI preenchendo uma ficha de filiação no site da associação antes de preencher o formulário para o exame de certificação PMP.

Essa adesão é feita mediante o pagamento de uma taxa que pode variar segundo a associação estadual do PMI em cada estado do Brasil. No entanto, ao se tornar um afiliado, os profissionais têm acesso a materiais de estudo e outros cursos a preços mais baixos (ou até mesmo gratuitamente).

Qual a estrutura do exame feito para obter a certificação PMP?

O profissional interessado em obter a certificação PMP deve se inscrever no site do PMI para a realização de um exame online. Antes dessa prova, será necessário enviar todos os documentos requeridos ao PMI para serem verificados e aprovados. Em seguida, o candidato estará apto a fazer o exame de certificação.

No total, o exame PMP é composto por 200 questões de múltipla escolha, das quais 175 são para avaliação e 25 para validação. A prova tem uma duração de quatro horas e o candidato precisa acertar, no mínimo, 106 questões para ser aprovado. 

Todas as questões têm o mesmo peso na pontuação final e são baseadas nas cinco etapas do gerenciamento de projetos (iniciação, planejamento, execução, monitoramento e controle), além de incluir algumas questões sobre responsabilidade profissional.

Observação importante: a prova é realizada em inglês, mas há a possibilidade de solicitar um segundo idioma, se necessário. Além disso, o exame pode ser feito online, o que garante flexibilidade aos candidatos.

O que é o guia PMBOK e qual a importância dele para a certificação PMP?

Conhecido como a “Bíblia do gerenciamento de projetos”, o PMBOK é um guia desenvolvido pela PMI que contém os principais aspectos do gerenciamento de projetos: diretrizes, melhores práticas e outras definições que um bom gerente deve observar. Além disso, é uma das leituras recomendadas para uma preparação para a certificação PMP.

O PMBOK orienta a gestão de projetos a partir de diretrizes importantes para que empresas ao redor do mundo possam seguir padrões, minimizar erros, melhorar o desempenho e prever resultados com mais precisão em seus próprios projetos.

Para a certificação PMP, o guia PMBOK fornece as informações que o candidato precisa para resolver a maioria das questões da prova. No entanto, o ideal é que os candidatos do PMP busquem outros livros e materiais de estudo e não montem sua rotina de preparação exclusivamente sobre o PMBOK.

Quais são os benefícios de uma certificação PMP?

Mulher observando uma lousa

Uma dúvida frequente de muitos gerentes de projetos é se a certificação PMP vale realmente a pena, uma vez que não é um exame obrigatório. Conheça mais sobre os benefícios dessa credencial e por que ela é tão importante para profissionais de gerenciamento de projetos.

Reconhecimento global 

A certificação PMP é reconhecida em todo o mundo como um padrão de excelência em gerenciamento de projetos. Essa credencial demonstra a competência e as habilidades de um profissional como gerente de projetos, independentemente de sua localização geográfica. 

Isso significa que é possível ter portas abertas para oportunidades de trabalho em todo o mundo e ser valorizado em diversos setores e mercados internacionais.

Oportunidade de carreira

A certificação PMP aumenta as chances de um profissional ser selecionado para cargos de liderança, abrindo caminho para posições de maior responsabilidade e influência em sua organização. Essa credencial também pode ser um fator determinante para a obtenção de promoções e aumentos salariais.

Maior remuneração 

Profissionais certificados PMP geralmente desfrutam de uma remuneração mais alta em comparação com seus colegas não certificados. 

Conforme o relatório de poder de ganho do Project Management Institute (PMI), os profissionais que possuem a certificação PMP ganham salários 23% mais altos do que aqueles sem certificação PMP, nos 37 países pesquisados. Essa diferença demonstra o valor que as organizações atribuem às habilidades adquiridas com a certificação.

Valor para a organização 

Ter gerentes de projetos com certificados PMP na liderança de equipes de trabalho traz benefícios diretos para uma organização. Afinal, esses profissionais conseguem planejar, executar e monitorar projetos seguindo padrões globalmente reconhecidos, o que pode resultar em projetos concluídos dentro do prazo e do orçamento.

O valor gerado por um bom gerente de projetos no dia a dia de trabalho acaba resultando no aumento da satisfação do cliente e na melhora da reputação da empresa.

Rede de contatos

Profissionais associados do PMI que desejam obter o certificado PMP têm vantagens que vão além do desconto para o exame. Ao se associar, você também desfruta de benefícios como a oportunidade de criar redes de contatos profissionais, participar de grupos de interesse comum e ganhar descontos em seminários, eventos ou feiras específicas.

A credencial oferece a chance de participar de uma rede para trocar conhecimentos, experiências e práticas com colegas de profissão. 

Diferenciação no mercado

A certificação PMP é uma boa maneira de se diferenciar no mercado competitivo de gerenciamento de projetos. Essa credencial mostra o compromisso do profissional com o cargo, seu investimento em desenvolvimento profissional contínuo e sua capacidade comprovada de entregar resultados de alta qualidade em projetos. 

Em resumo, o certificado PMP torna um profissional mais atraente para recrutadores e contratantes, abrindo portas para melhores oportunidades de trabalho.

Como funciona a renovação e manutenção da certificação PMP?

A certificação PMP tem validade de três anos. Após esse período, não é preciso realizar novamente o exame para manter a certificação, desde que o profissional credenciado tenha dedicado pelo menos 60 horas comprovadas em atividades de desenvolvimento profissional. Caso contrário, será necessário se inscrever para fazer o exame.

Anualmente, há uma taxa de manutenção que o profissional credenciado precisa pagar para manter a certificação PMP ativa. Além disso, para a renovação a cada três anos, é necessário pagar uma taxa que viabiliza a atualização da certificação.

Conclusão

A importância da certificação PMP é incontestável, uma vez que abre portas para grandes oportunidades e melhorar a qualidade de trabalho dos profissionais. No entanto, é crucial ressaltar que essa credencial não é voltada para iniciantes, mas para aqueles que acumularam o mínimo de três anos de experiência com o gerenciamento de projetos.

Portanto, aqueles já inseridos no mercado de trabalho e querem aperfeiçoar suas práticas podem se beneficiar da certificação PMP. É uma conquista que valida seu compromisso em alcançar padrões excepcionais na área.

Para mais dicas sobre gestão de projetos e tecnologias para o mundo corporativo, aproveite para conferir as publicações recentes do blog Pontotel.

próximos passos para realizar o controle de ponto com a pontotel
Compartilhe em suas redes!
Mais em Departamento Pessoal VER TUDO
INICIAR TOUR!