Gerente de projetos: entenda qual é o seu papel na empresa e quais são as competências essenciais
BLOG
Time Pontotel 10 de abril de 2024 Departamento Pessoal
Gerente de projetos: entenda qual é o seu papel na empresa e quais são as competências essenciais
Entenda por que contratar um gerente de projetos e saiba como ele é capaz de garantir que os resultados sejam entregues da melhor maneira!
Imagem de Gerente de projetos: entenda qual é o seu papel na empresa e quais são as competências essenciais

Nas organizações modernas, a figura do gerente de projetos é de extrema relevância para o andamento do trabalho. Afinal, este profissional tem papel essencial na condução eficiente dos projetos presentes nas organizações, que são, na maioria, bastante complexos e que pedem agilidade.

Desta maneira, o gerente de projetos é crucial para a gestão de recursos, a definição de metas e o alinhamento estratégico das iniciativas organizacionais, bem como o engajamento e a liderança de todo o time envolvido.

Neste artigo, o tema será aprofundado e a importância deste profissional será explorada. Também serão abordadas as competências necessárias de um gerente de projetos e como recrutar para o seu time os melhores profissionais do mercado.

Acompanhe o texto a seguir, de acordo com os tópicos abaixo:

Boa leitura!

Gerente de projetos: definição

É definido como gerente de projetos o profissional responsável por gerir todas as etapas do desenvolvimento de um trabalho. Ele executa, planeja, controla e realiza a entrega dos projetos em uma organização.

Sua principal função é garantir que as tarefas propostas sejam desempenhadas com sucesso e dentro do prazo, do orçamento e dos requisitos estabelecidos. O gerente de projetos assegura também que o projeto esteja alinhado com os objetivos estratégicos da empresa.

O que faz um gerente de projetos?

Homem escrevendo em uma lousa

O gerente de projetos desempenha um papel crucial em todas as fases do ciclo de vida de um projeto. 

Ele é responsável por definir seus objetivos, desenvolver um plano detalhado, alocar recursos, supervisionar a execução das atividades, gerenciar riscos, monitorar o progresso, resolver problemas e comunicar-se com todas as partes interessadas envolvidas.

Ele também é o profissional que faz as cobranças das entregas e a negociação de prazos quando necessário. Tudo isso para garantir que o projeto termine conforme o combinado. Ainda, ele tem a responsabilidade de se certificar que o resultado do projeto seja bem-recebido e satisfaça as necessidades dos clientes e das partes interessadas.

Quais as competências essenciais para um gerente de projetos?

Para ter um bom desempenho, é necessário que o gerente de projetos possua competências capazes de proporcionar um olhar 360° para as situações impostas. Afinal, ele precisa atuar em diversas frentes e dialogar com vários perfis de profissionais para os projetos serem concluídos. As competências essenciais deste especialista serão exploradas a seguir:

Capacidade de negociação e comunicação

A capacidade de negociação e comunicação é uma das competências fundamentais para um gerente de projetos, por desempenhar um papel central na condução bem-sucedida de projetos complexos e no alcance dos objetivos estabelecidos.

Alinhar as expectativas de todos os envolvidos no trabalho, por exemplo, é crucial para o bom andamento do projeto. Um gerente de projetos precisa, então, saber negociar com as partes interessadas, sejam elas internas e externas, como a equipe do projeto, os patrocinadores, os clientes e os fornecedores.

Os conflitos também estão presentes neste contexto. Por isso, para haver uma boa gestão desses embates, a capacidade de comunicação também se torna uma habilidade essencial. Afinal, os projetos geralmente envolvem pessoas com diferentes pontos de vista e interesses, logo, é importante encontrar soluções aceitáveis e manter a equipe coesa e produtiva.

Habilidades de planejamento e organização

As habilidades de planejamento e organização são outras competências essenciais que um gerente de projetos precisa ter. Isso porque, para que se faça um bom planejamento, esse profissional precisa estabelecer metas específicas e mensuráveis para o objetivo ser alcançado.

Ter boas habilidades para organizar e planejar também resulta na concepção de um cronograma realista, em que os envolvidos conseguem desempenhar seu papel com calma e fazer suas entregas com qualidade. Tais habilidades também permitem que o gerente de projetos aloque recursos adequadamente e identifique possíveis gargalos ou atrasos a tempo de serem sanados.

Gestão do tempo

A gestão eficiente do tempo permite que o gerente estabeleça cronogramas realistas, acompanhe o progresso e tome medidas corretivas quando necessário, garantindo que as metas e os marcos do projeto sejam atendidos.

Uma boa gestão do tempo também auxilia na identificação das tarefas e atividades mais importantes para o sucesso do projeto. Isso permite que o gerente de projetos saiba priorizá-las, orientando a equipe para que esta se concentre em resolver problemas e atividades de maior impacto.

Conhecimento em metodologias de gerenciamento

Ter conhecimento em metodologias de gerenciamento também é extremamente importante para um gerente de projetos, pois tais abordagens fornecem estruturas e diretrizes que ajudam a planejar, executar e monitorar projetos de forma eficiente.

É interessante, neste sentido, que um gerente de projetos conheça as metodologias de gerenciamento mais famosas do mercado, como Agile, Lean Manufacturing e Six Sigma. Ao conhecer com profundidade cada uma delas, este profissional consegue escolher a abordagem mais adequada para cada projeto, considerando complexidade, tamanho, requisitos, equipe e outros.

Liderança

A liderança é outra competência essencial para um gerente de projetos e para qualquer indivíduo que ocupe uma posição de responsabilidade em uma equipe ou organização. Por meio desta capacidade, o gerente de projetos consegue influenciar e guiar outras pessoas em direção a metas comuns, motivando-as e apoiando-as ao longo do caminho.

É importante que o gerente de projetos tenha uma visão clara dos objetivos do projeto e consiga comunicá-la de forma inspiradora para a equipe. Uma visão convincente consegue criar um senso de propósito e engajamento entre os membros da equipe.

Quais são os desafios do gerente de projetos?

Mulher observando uma lousa

Em uma empresa, os projetos são dinâmicos. Por isso, os escopos definidos estão, quase sempre, em constante mudança. Por isso, um dos desafios do gerente de projetos é conduzir e gerenciar essas mudanças de forma eficiente, minimizando o impacto nos prazos e no orçamento.

As restrições de tempo e recursos, tanto financeiros quanto humanos, também se concretizam como outro desafio comum enfrentado pelos gerentes de projetos. Esse profissional precisa equilibrar a pressão para concluir o projeto a tempo com a necessidade de garantir a qualidade e, ao mesmo tempo, evitar a exaustão da equipe.

Os riscos também sempre estão presentes: seja de perder um membro da equipe ou ser impactado por um lançamento do concorrente. Por isso, identificar, avaliar e gerenciar os riscos que podem afetar o projeto é um desafio constante. O gerente de projetos precisa estar preparado para lidar com eventos inesperados e tomar decisões rápidas quando necessário.

Outro desafio bastante comum é manter o time do projeto engajado. Neste sentido, a boa comunicação interpessoal faz a diferença. Afinal, manter todos os membros da equipe e as partes interessadas informados, alinhados e engajados é um desafio, especialmente em projetos complexos com múltiplas partes envolvidas.

Qual a importância do gerente de projetos na empresa?

O gerente de projetos desempenha um papel crucial, estratégico e muito importante na empresa, sendo responsável por coordenar e conduzir os projetos de forma eficiente, eficaz e dentro dos prazos e orçamentos estabelecidos.

Ele também é capaz de criar um elo entre as ações desempenhadas pela empresa e seus objetivos macro, assegurando que cada projeto contribua para o crescimento, o desenvolvimento ou a inovação da organização.

O gerente de projetos é responsável, ainda, por gerenciar e alocar recursos, incluindo orçamento, equipe, materiais e tempo, para maximizar a eficiência e alcançar os resultados desejados.

Qual o recrutamento ideal para garantir um bom gerente de projetos?

O recrutamento ideal para garantir um bom gerente de projetos deve ser estratégico e convincente, e atrair as pessoas corretas.

Por isso, antes de iniciar o processo de recrutamento e seleção, é essencial definir claramente os requisitos e habilidades que o gerente de projetos deve possuir. Isso inclui experiência em gerenciamento de projetos, conhecimento de metodologias, habilidades de liderança e comunicação e outras competências relevantes para a função.

A partir daí, é importante criar um anúncio de vaga convincente e divulgá-lo nos canais corretos, a fim de atrair os melhores profissionais da área, que costumam ser bastante requisitados pelas empresas.

Após essa etapa, é necessário apresentar uma oferta competitiva para o candidato selecionado, considerando benefícios, oportunidades de crescimento e remuneração adequada para atrair e reter este talento.

Conclusão

Neste artigo, foi possível entender a importância do gerente de projetos, um profissional cada vez mais necessário em empresas por poderem garantir que os projetos e as tarefas propostas sejam entregues da melhor forma possível.

O texto destaca também quais são as competências essenciais para o gerente de projetos. Liderar, negociar, priorizar atividades e comunicar-se adequadamente, bem como conhecer metodologias, são algumas delas. Elas garantem que esse profissional articule o trabalho da equipe.

Foi destacado ainda qual o recrutamento ideal para garantir um bom gerente de projetos, já que essa posição é bastante requisitada no mercado. Para isso, é preciso definir todos os requisitos da vaga e divulgá-la em canais eficientes, a fim de garantir a atração dos melhores profissionais disponíveis.

Gostou do conteúdo? Confira outros artigos sobre gestão de empresas no blog Pontotel.

próximos passos para realizar o controle de ponto com a pontotel
Compartilhe em suas redes!
Mais em Departamento Pessoal VER TUDO
INICIAR TOUR!