Habilidades do profissional do futuro: quais as principais e como desenvolver? Veja!
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Time Pontotel 30 de junho de 2023 Departamento Pessoal
Habilidades do profissional do futuro: quais as principais e como desenvolver? Veja!
Ter as habilidades do futuro é crucial para o sucesso de qualquer profissional. Confira quais são, exemplos e os reais motivos para desenvolvê-las.
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Para compreender as habilidades do futuro, é preciso antes pontuar as seguintes reflexões: quais exigências o mercado de trabalho fazia aos profissionais há 10 anos? Quais ele fazia há 5 anos? Quais passou a fazer durante a pandemia da covid-19 e após ela ter acabado?

Sejam quais forem as respostas, todas elas estão pautadas em um aspecto em comum: o mercado de trabalho exige, de tempos em tempos, que os profissionais desenvolvam habilidades específicas. Caso eles não façam isso, acabam precisando lidar com algumas complicações, como o desemprego.

Por isso, desenvolver as aptidões do futuro é uma ação estratégica que os profissionais devem tomar quanto antes, independentemente do setor que atuam. Tendo isso em vista, este conteúdo tem o objetivo de tratar não só das principais habilidades do futuro, mas de como desenvolvê-las e qual a função do setor de recursos humanos nesse processo.

Para descomplicar o assunto, este artigo abordará os tópicos a seguir:

Tenha uma excelente leitura!

O que são habilidades do futuro?

Antes de esclarecer o que são as habilidades do futuro, é importante compreender o que de fato são habilidades profissionais. Estas referem-se a todas as aptidões que os profissionais precisam para conseguirem ter um ótimo desempenho no dia a dia empresarial; eles, a depender do caso, deverão aprimorar as que já possuem ou desenvolver as que precisam.

Esclarecido esse ponto, fica fácil entender que as habilidades do futuro, como já sugere a expressão, são todas as aptidões profissionais primordiais para os próximos anos.

Elas englobam tanto as soft skills, aptidões relativas ao comportamento de um profissional, como o pensamento crítico, quanto as hard skills, que dizem respeito às aptidões relativas ao âmbito técnico, como a análise de sistemas. Esses aspectos serão abordados a fundo ainda neste conteúdo.

Transformação das habilidades para o futuro

As habilidades do futuro são um resultado direto das transformações que o mundo vem sofrendo ao longo dos anos. Isso reflete em vários âmbitos da vida humana, sendo um deles o mercado de trabalho, que se torna mais competitivo porque começa a exigir dos profissionais habilidades que, anos atrás, eram esquecidas e ignoradas pelas empresas.

Como exemplo, tem-se a adoção do regime de trabalho remoto por diversas empresas ao longo de toda a pandemia da covid-19. Afinal, essa crise de saúde teve um grande efeito sobre o mercado de trabalho, que, para se manter funcionando, teve de achar formas de os empregados continuarem cumprindo as suas atribuições sem precisarem sair de casa.

Além da pandemia, existem outros fatores que influenciam o mercado de trabalho, fazendo-o exigir ainda mais as habilidades do futuro. Dois deles são a automação e a inteligência artificial: ambas exigem dos colaboradores o desenvolvimento de determinadas aptidões técnicas, como as habilidades na área de tecnologia.

Quais as principais habilidades do profissional do futuro?

Conhecer as habilidades do futuro é o primeiro passo para que os profissionais mantenham-se atualizados e aumentem as chances de serem contratados. A seguir, estão listadas as principais delas. 

Vale ressaltar que, além das habilidades do futuro que serão abordadas, há diversas outras igualmente relevantes, tais como a capacidade de resolver problemas complexos, a flexibilidade cognitiva, o aprendizado ativo e a capacidade de liderar.

Criatividade

A criatividade é uma das principais habilidades do futuro, e os motivos disso ficam evidentes quando são levados em conta os benefícios que ela gera. Um deles é a possibilidade de criação de produtos e serviços promissores em uma empresa por parte dos colaboradores criativos.

Afinal, profissionais com alta criatividade têm grande contribuição para um negócio devido a suas ideias originais e seus insights inovadores. Eles também conseguem apresentar para a empresa na qual trabalham soluções criativas e eficientes, como o aperfeiçoamento de processos.

Habilidade em tecnologia

Como mencionado, o mundo vem sofrendo diversas mudanças nos últimos anos, especialmente aquelas relacionadas às transformações digitais. Elas são a principal razão de a aptidão em tecnologia ter se tornado uma das habilidades do futuro mais importantes.

Junto a isso, a tendência é que as organizações automatizem cada vez mais os processos empresariais, visto que isso os torna mais ágeis e eficientes, além de evitar os retrabalhos causados por erros humanos.

Persuasão e negociação

À primeira vista, a capacidade de persuasão e negociação pode ser concebida como uma habilidade do futuro de maior peso para o setor de vendas, já que este lida diariamente com negociações. Porém, essa aptidão também é útil para os demais departamentos, porque é essencial para cativar pessoas, expor argumentos convincentes em reuniões, entre outras situações.

Inteligência emocional

Em termos gerais, pessoas com inteligência emocional, ou seja, com a capacidade de reconhecer e avaliar os próprios sentimentos e lidar com eles, conseguem resolver as dificuldades que enfrentam ao longo da vida de forma mais saudável e tranquila.

Algo semelhante acontece com líderes e gestores que possuem tal aptidão: por conta da inteligência emocional, eles têm respostas emocionais mais sensatas e bem pensadas. Em vez de agirem com impulsividade ou raiva, por exemplo, conseguem tomar decisões fundamentadas na racionalidade. Isso favorece a gestão de conflitos da empresa.

Pensamento crítico

O pensamento crítico é mais uma das habilidades do futuro que colocarão os profissionais que conseguem desenvolvê-la em destaque no mercado de trabalho. As organizações buscam por profissionais que, ao analisarem situações de forma crítica, são capazes de contribuir com soluções eficientes totalmente livres de achismos e de crenças pessoais.

Como se adaptar às habilidades do futuro?

Várias pessoas em uma sala de reunião

Há, basicamente, dois cenários. De um lado, se os profissionais fazem parte de uma empresa, ter as habilidades do futuro é o que irá mantê-los contratados, produtivos e crescendo profissionalmente, o que ajuda no plano de carreira. De outro, se estiverem participando de um processo de recrutamento e seleção, tais aptidões aumentarão as chances de contratação.

De toda forma, para se adaptar a essas habilidades, é vital que os profissionais mantenham-se atualizados. Como abordado anteriormente, o mundo está a todo instante sofrendo mudanças que resultam em transformações no mercado de trabalho, fazendo-o exigir de profissionais a educação continuada e o desenvolvimento de novas aptidões.

Junto à atualização, adaptar-se à digitalização e ao modelo de aprendizagem online também é primordial para que um profissional seja capaz de desenvolver as habilidades do futuro. Afinal, ele conseguirá desenvolver muitas delas por meio de treinamentos e qualificações feitas de forma totalmente remota.

Qual a importância dessas habilidades para profissionais e organizações?

Um dos maiores motivos para que os profissionais busquem desenvolver as habilidades do futuro quanto antes diz respeito à empregabilidade. Isso se dá pelo fato de que, ao participarem de processos de recrutamento e seleção, ter determinadas habilidades comportamentais, por exemplo, é um fator decisivo na hora de ser contratado.

Há, ainda, a importância das habilidades do futuro para a empresa: a criatividade, o pensamento crítico, a inteligência emocional e as demais aptidões do futuro são cruciais para que um negócio consiga ótimos resultados. Colaboradores com inteligência emocional, por exemplo, geram menos atritos, o que ajuda na preservação do clima organizacional.

Como desenvolver habilidades e competências do futuro?

Existem algumas maneiras de uma organização desenvolver as habilidades do futuro nos seus colaboradores, e uma delas envolve a criação de um programa de treinamentos corporativos focado nisso.

Adotar essa ação é uma medida estratégica pelo fato desses treinamentos aprimorarem e desenvolverem as habilidades específicas que um colaborador deve ter para realizar as suas funções de forma produtiva. Isso evita que a organização precise investir tempo e dinheiro na contratação de novos funcionários.

Além disso, quando se leva em conta um profissional que ainda não é contratado de uma empresa, também há certas formas de ele desenvolver as habilidades do futuro citadas neste conteúdo. Algumas delas são as qualificações e os cursos, sejam eles feitos de forma online ou presencial. 

Qual o papel do RH?

O papel do setor de recursos humanos fundamenta-se justamente em uma das suas principais responsabilidades: alinhar a atuação de um colaborador àquilo que a empresa espera e às demandas que ela possui.

Assim, de modo a ajudar o quadro de pessoal a desenvolver as habilidades do futuro, o RH realizará treinamentos corporativos, processo que engloba etapas como o planejamento, a avaliação das necessidades empresariais e a definição da duração dos treinamentos.

Conclusão

Dois homens apertando as mãos

As habilidades do futuro são indispensáveis para os colaboradores, visto que eles conseguirão se destacar no mercado de trabalho com elas, o que aumentará as chances de serem contratados em um processo de recrutamento. Outros benefícios também estão envolvidos, como o ganho de performance.

As empresas também se beneficiam com isso, seja contratando profissionais que já possuem essas aptidões, seja capacitando o seu quadro de pessoal por meio de treinamentos corporativos.

Este conteúdo focou em ressaltar as principais habilidades do futuro e, sobretudo, as maneiras pelas quais elas podem ser desenvolvidas. Também foi possível compreender melhor as razões de tais aptidões serem fundamentais para os profissionais e as organizações.

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