Fim da escala 6×1: entenda o movimento que está lutando para acabar com esse modelo de trabalho
BLOG
Time Pontotel 4 de abril de 2024 Controle de ponto
Fim da escala 6×1: entenda o movimento que está lutando para acabar com esse modelo de trabalho
O fim da escala 6×1 é real? Saiba tudo sobre esse modelo de trabalho e descubra se ele realmente vai acabar em breve na rotina das empresas.
Imagem de Fim da escala 6×1: entenda o movimento que está lutando para acabar com esse modelo de trabalho

Jornadas excessivas podem comprometer a saúde física e mental dos colaboradores, impactando negativamente a produtividade das equipes e os resultados da empresa. Esse excesso de trabalho tem acarretado discussões sobre o fim da escala 6×1.

A jornada 6×1, para muitos movimentos e colaboradores, é considerada uma jornada excessiva e desequilibrada. Por isso, foi criada uma petição online que solicita à Câmara dos Deputados uma revisão desta escala.

Uma pesquisa da OMS (Organização Mundial da Saúde) revelou que o trabalho em excesso pode levar a doenças graves e até morte. Segundo o estudo, mais de 4% dos trabalhadores brasileiros estão expostos a longas jornadas. 

Sabendo disso, este artigo irá abordar a discussão sobre o fim da escala 6×1, abordando os seguintes tópicos:

Boa leitura! 

O que é a escala 6×1?

A escala 6×1 é aquela em que o colaborador trabalha por 6 dias e tem 1 dia de folga. Nesta jornada, o funcionário pode trabalhar 8 horas de segunda a sexta e 4 horas no sábado, folgando no domingo, totalizando as 44 horas de trabalho semanais permitidas pela CLT.

Quais estabelecimentos usam a escala 6×1?

Muitos segmentos do mercado adotam a escala 6×1, principalmente os que precisam funcionar aos finais de semana. Conheça alguns dos estabelecimentos que seguem essa jornada:

  • Comércio;
  • Restaurantes; 
  • Supermercados; 
  • Telemarketing;
  • Farmácias

O que diz a CLT sobre a escala 6×1?

A CLT não possui nenhuma diretriz específica quanto à escala 6×1, contudo, essa jornada segue a carga horária de outros modelos, com 44 horas semanais. 

Na escala 6×1, a empresa costuma dividir a jornada entre 8 horas de segunda a sexta e 4 horas no final de semana ou 7h20 por 6 dias. Muitas dúvidas, entretanto, surgem a partir das folgas e do trabalho no feriado em escalas 6×1. 

Nos feriados, a empresa deve fazer uma negociação com o colaborador, sabendo que não é obrigatória a concessão de folga em pontos facultativos e, em feriado oficial, se não for trabalho essencial, o funcionário tem direito a se ausentar.

Já as folgas podem ser concedidas em qualquer dia da semana, sendo que, a cada 7 ou 4 semanas, a folga deve ser concedida em um domingo, conforme o sindicato dos trabalhadores.

A escala 6×1 vai acabar?

Uma pessoa está digitando em um laptop com um calendário na mesa

O fim da escala 6×1 é uma discussão que partiu de um vídeo da rede social TikTok, publicado em setembro de 2023 pelo influenciador e ex-balconista de farmácia Ricardo Azevedo. 

A partir desta publicação, o Movimento VAT (Vida Além do Trabalho), em que Ricardo foi líder, solicitou uma revisão da CLT e abriu uma petição online pedindo o fim da escala 6×1. 

A petição já conta com mais de 500 mil assinaturas, o que pode motivar para que o fim da escala 6×1 seja debatido na Câmara, visto que ganhou apoio de alguns deputados nos últimos meses. 

Quais são os motivos para as manifestações a favor do fim da escala 6×1?

Os pedidos referentes ao fim da escala 6×1 são motivados principalmente pela criação de políticas benéficas aos colaboradores, evitando jornadas de trabalho excessivas. 

A seguir, confira alguns dos principais motivos que levam às manifestações pedindo a extinção deste modelo de jornada. 

Maior equilíbrio entre vida profissional e pessoal

O fim da escala 6×1 pode proporcionar maior equilíbrio entre vida profissional e pessoal do colaborador, uma vez que haverá uma redução da carga horária de trabalho, dando mais tempo para ele se dedicar a atividades fora do trabalho.

Flexibilidade de jornada

Com o fim da escala 6×1, existe uma flexibilidade maior quanto a negociações do tempo de trabalho e de jornada. Com isso, a empresa pode adotar uma escala de apenas segunda a sexta ou dias com 6 horas de trabalho, tentando obter um equilíbrio nesta jornada, o que não é possível no modelo 6×1. 

Maior foco no bem-estar dos colaboradores

O fim da escala 6×1 também é uma demonstração de que a empresa está focada no bem-estar dos colaboradores, com jornadas mais flexíveis e que prezam por um equilíbrio entre vida pessoal e profissional. 

A jornada 6×1 é inflexível nos seus dias de trabalho e descanso, podendo levar o colaborador a exaustão, estresse e problemas de saúde física e mental.

Qual o posicionamento do Ministério do Trabalho e Emprego para o fim da escala 6×1?

Uma carteira de trabalho com a bandeira do brasil

O Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, em audiência no Senado, já se mostrou favorável a um debate no Congresso referente à redução da jornada e até mesmo ao fim da escala 6×1. Porém, ele disse que essa decisão cabe ao próprio Congresso.

Esse debate da jornada é importantíssimo. Quem é a autoridade para dar a palavra final é o Congresso Nacional, é o Parlamento. Portanto, é preciso se movimentar em relação a isso para que o Congresso possa refletir, avaliar e tomar a decisão se é hora, se é momento de fazer uma nova regulagem de jornada”, destaca o Ministro.

Conclusão

Com diversos movimentos a favor do fim da escala 6×1, é possível que, mesmo sem o debate oficial da Câmara a respeito do assunto, muitas empresas revisem esse tipo de jornada. 

Isso porque escalas mais flexíveis podem proporcionar maior bem-estar físico e mental aos colaboradores.

Neste conteúdo, por exemplo, foram apresentados três motivos pelos quais o fim da escala 6×1 pode trazer benefícios aos colaboradores, principalmente por poderem equilibrar vida pessoal e profissional.

Gostou deste conteúdo e entendeu o funcionamento deste modelo de trabalho e os debates em torno do fim da escala 6×1? Se quiser ler mais artigos como esse, acesse o blog Pontotel

Compartilhe em suas redes!
Mais em Controle de ponto VER TUDO
INICIAR TOUR!