Gestão de terceirizados: como fazer uma boa gestão, vantagens e o que diz a lei!
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Time Pontotel 5 de julho de 2023 Departamento Pessoal
Gestão de terceirizados: como fazer uma boa gestão, vantagens e o que diz a lei!
Você sabe o que é gestão de terceirizados? Saiba mais sobre o tema e conheça a importância dele para sua empresa.
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A contratação de serviços terceirizados tem se tornado cada vez mais comum no mercado, pois, ao terceirizar funções secundárias, as empresas podem dedicar mais esforços às suas especialidades e competências essenciais. Porém, para que esse tipo de adesão funcione, é indispensável fazer uma boa gestão de terceirizados.

No início, serviços como limpeza e segurança eram os mais terceirizados. Entretanto, ao longo do tempo e especialmente após a Reforma Trabalhista, outras atividades indispensáveis para um negócio passaram a ser terceirizadas, como contabilidade, financeiro e tecnologia da informação.

Logo, são inúmeros os tipos de fornecedores que podem ser contratados, o que pode resultar em muitos colaboradores externos. Desta maneira, a gestão de terceirizados é muito importante para as empresas.

Neste artigo, será explicado o que é a gestão de terceirizados, como ela funciona e o que diz a lei sobre a terceirização de serviços. Veja o que será abordado:

Está interessado e quer saber mais? Continue a leitura!

O que é a gestão de terceirizados?

A gestão de terceirizados é todo processo de contratação, controle e supervisão de trabalhadores externos para a realização de determinadas tarefas dentro de uma empresa. 

Normalmente, as organizações contratam empresas especializadas para realizar demandas essenciais, mas que não fazem parte do core business, ou seja, da atividade-fim do negócio. 

A terceirização de serviços tem muitos benefícios, pois possibilita o acesso a conhecimentos especializados, a flexibilidade de alocação de recursos e, especialmente, a redução de custos operacionais. 

Esse último acontece porque a empresa contratante não tem responsabilidade nos pagamentos dos direitos dos trabalhadores, como Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), férias, 13º salário, entre outros. 

Vale destacar, porém, que mesmo sendo uma vantagem, esse não pode ser o único motivo na contratação de serviços terceirizados, pois existem muitos desafios relacionados à gestão destes profissionais que também devem ser levados em consideração.

Como funciona a gestão de funcionários terceirizados?

Duas pessoas conversando

A gestão de funcionários terceirizados consiste no acompanhamento dos colaboradores externos, contratados de uma empresa que oferece mão de obra especializada para determinada atividade, para realizar funções na empresa.

É importante lembrar que a gestão de terceirizados vai muito além da contratação da empresa terceirizada, e o processo de responsabilidade começa muito antes. A contratante precisa, primeiramente, fazer um bom processo seletivo do fornecedor para ter certeza de que estará contratando uma empresa confiável e de qualidade.

Depois, é essencial negociar todos os pontos importantes, como prazo, serviços contratados e número de colaboradores terceirizados, antes da assinatura do contrato. E, por fim, fazer toda a gestão desses profissionais que estarão prestando serviço para a empresa.

Quem é responsável por fazer a gestão de terceiros?

A gestão de terceiros é responsabilidade da empresa contratante, assim, após a contratação do profissional, que é feita pela terceirizada, os processos de integração e supervisão do trabalhador devem ser realizados pela organização onde o colaborador irá atuar diretamente.

Quando os profissionais forem designados para realizar as funções na empresa, os gestores devem se certificar de que esses prestadores de serviços receberão todos os treinamentos e recursos necessários para a realização das tarefas.

Além disso, também é primordial que eles sejam apresentados aos propósitos e aos objetivos do negócio para que possam entender a importância de seu trabalho para a organização, mesmo que a atividade não esteja diretamente relacionada ao core business.

Boas práticas na gestão de pessoas terceirizadas

Um erro bastante comum das empresas é tratar os prestadores de serviços de forma diferenciada em relação aos próprios funcionários. Para que a gestão de terceirizados seja eficiente, algumas boas práticas são indispensáveis, como:

Faça uma análise do processo de contratação

Mesmo não sendo responsabilidade da contratante do serviço terceirizado, é indicado avaliar se a contratação dos profissionais foi realizada da maneira correta e se não há nenhuma pendência com a Justiça trabalhista. 

Além de garantir que os trabalhadores estejam recebendo todos os seus direitos, essa prática também protege a empresa de possíveis processos trabalhistas.

Atenha-se aos detalhes do contrato

Na contratação de serviços terceirizados, geralmente, há uma descrição de quais serão as atividades realizadas pelos prestadores de serviços.

Por isso, o contratante deve ficar atento em dois momentos: na escolha do fornecedor, para entender se o serviço irá contemplar todas as necessidades, e na prestação do serviço, para verificar se o que foi contratado está sendo cumprido.

Também é importante que a contratante não solicite que as pessoas terceirizadas realizem tarefas que estão fora do escopo contratado.

Forneça treinamento e capacitação

Mesmo que a empresa tenha contratado um serviço especializado, é importante fornecer treinamentos adicionais para o prestador de serviço. Aqueles novos colaboradores, normalmente, não conhecem a empresa e seus objetivos e especificidades, por isso, invista em capacitação. Apresente os objetivos do negócio, os processos e regras internos, entre outras informações.

Integre a equipe 

Faça a integração da equipe terceirizada com os colaboradores próprios. Todos os profissionais precisam entender que fazem parte de um mesmo time e que possuem um mesmo propósito. Não faça diferenciação entre os funcionários e procure incluir os terceirizados em todas as atividades da empresa.

Acompanhe o desempenho

Por fim, para que a gestão de pessoas terceirizadas seja um sucesso, faça o acompanhamento do desempenho dos profissionais. Defina metas, dê feedbacks e esteja próximo desses colaboradores para poder identificar eventuais pontos de melhoria ou problemas na empresa que precisam ser resolvidos.

O que diz a legislação sobre funcionários terceirizados?

A Lei n.º 13.467 de 2017 trouxe mudanças significativas sobre o trabalho terceirizado no Brasil. A principal mudança é que passou a ser permitida a contratação de empresas terceirizadas para a prestação de serviços para qualquer atividade. Até então, apenas poderiam ser contratadas funções que não estivessem relacionadas à atividade-fim do negócio.

O artigo 4 é o responsável pela alteração:

“Art. 4º-A. Considera-se prestação de serviços a terceiros a transferência feita pela contratante da execução de quaisquer de suas atividades, inclusive sua atividade principal, à pessoa jurídica de direito privado prestadora de serviços que possua capacidade econômica compatível com a sua execução.”

A lei também afirma que a empresa terceirizadora é a responsável por cumprir com todas as obrigações trabalhistas dos prestadores de serviços. Entretanto, vale lembrar que, caso as normas não sejam cumpridas, a contratante pode ter responsabilidade compartilhada na Justiça trabalhista.

Vantagens de uma boa gestão de terceirizados

Como já falado, uma boa gestão de terceirizados pode trazer muitos benefícios para as empresas. O primeiro ponto é que, ao terceirizar algumas atividades, é possível dedicar esforços para as estratégias e o desenvolvimento do negócio, enquanto profissionais capacitados realizam outras tarefas.

Além disso, também há diminuição de custos, pois todo o processo burocrático de contratação e de outras demandas operacionais é de responsabilidade da terceirizadora. Outro item importante é a flexibilidade, pois a contratação de prestadores de serviços facilita a adaptação de acordo com a demanda.

Qual o papel do RH na gestão de terceirizados?

A gestão das pessoas terceirizadas é de responsabilidade da empresa contratante, por isso, o time de recursos humanos tem papel importante no acompanhamento e na supervisão das atividades desses profissionais.

O RH pode auxiliar os gestores de cada time na gestão, no treinamento, na integração e na análise do desempenho dos prestadores de serviços. 

O controle de ponto é de responsabilidade da empresa terceirizadora, mas o RH pode auxiliar nesta gestão, analisando índices de absenteísmo e verificando se os profissionais estão cumprindo com a carga horária definida ou realizando horas extras em excesso. 

Além disso, mesmo que o pagamento do salário dos colaboradores terceirizados não seja feito pela empresa contratante, identificar eventuais falhas no cumprimento dos termos do contrato é importante para corrigir processos e comportamentos assim que forem detectados.

Controle de presença de funcionários terceirizados

Os horários de cada colaborador terceirizado são definidos de acordo com as necessidades da empresa contratante e do que foi assinado no contrato de prestação de serviços. Antigamente, fazer o controle de presença desses profissionais era um desafio, já que eles atuam fora da empresa prestadora de serviço.

Entretanto, atualmente, existem sistemas especializados em gestão de controle de ponto, que podem ser acessados pelo colaborador de qualquer lugar por meio de dispositivos móveis, como smartphones e tablets. 

Essas ferramentas permitem que os funcionários registrem seus horários de entrada, pausa e saída, sem a necessidade de bater ponto em um relógio de ponto físico. Além disso, por ser uma plataforma digital, também facilitam a extração e a análise dos dados ali registrados.

Conclusão

Mulher assinando contrato

A gestão de terceirizados é um ponto essencial para que os objetivos das empresas sejam alcançados ao contratar prestadores de serviços externos. Por isso, ao escolher um fornecedor, o contratante deve se atentar às reais necessidades da companhia e optar pela empresa terceirizadora que melhor corresponda a esses pontos.

Por fim, uma boa gestão de pessoas terceirizadas permite que esses profissionais realizem um trabalho com maior qualidade, ao serem integrados com a equipe e entenderem melhor sobre o negócio no qual estão atuando.

Quer saber mais sobre gestão de pessoas? Acompanhe o blog PontoTel e fique por dentro de todas as novidades.

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