Nas atuais rotinas empresariais, a liderança comercial tem um papel fundamental para o engajamento dos colaboradores e o alinhamento das estratégias que guiem a empresa ao sucesso nos seus projetos.
A liderança comercial visa desenvolver ações que sejam capazes de explorar o potencial dos colaboradores ao máximo e promover treinamentos e formações para que eles evoluam constantemente nas suas funções.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Indeed, os colaboradores apontaram uma boa liderança como o principal fator de satisfação profissional.
Na pesquisa, 52% desses colaboradores dizem que esperam que alguém na empresa os auxiliem a se desenvolver pessoal e profissionalmente na carreira, tendo assim o líder um papel importante neste processo.
Sabendo agora da importância da liderança comercial, este conteúdo explicará de que forma implementá-la corretamente no dia a dia da empresa, bem como abordará os seguintes tópicos em torno do assunto:
- O que é liderança comercial?
- Como funciona a liderança comercial nas empresas?
- Quais os benefícios da liderança comercial?
- O que significa ser um líder comercial?
- Erros comuns ao iniciar uma liderança comercial
- Como implementar a liderança comercial nas empresas?
- Qual o papel do RH na liderança comercial?
Quer saber mais sobre o tema? Então acompanhe o artigo e tenha uma boa leitura!
O que é liderança comercial?
A liderança comercial está relacionada à habilidade de realizar a gestão das equipes de forma eficaz. Na liderança comercial, o gestor precisa conseguir influenciar os colaboradores, motivando-os e engajando-os.
Liderar equipes de vendas e de marketing é um grande desafio, e a liderança comercial aparece como uma maneira de os gestores conseguirem aproveitar ao máximo do potencial dos seus liderados.
Como funciona a liderança comercial nas empresas?
A liderança comercial funciona a partir de uma série de responsabilidades que o líder assume no dia a dia da organização, que vão desde a definição de estratégias até o alinhamento dos objetivos gerais da empresa.
Seu funcionamento e organização é dependente também da capacidade de influência do gestor sobre os funcionários, orientando todos os passos dados pelas equipes de vendas e marketing.
Neste processo, o funcionamento da liderança comercial possibilita analisar a concorrência, e realizar a manutenção de um bom relacionamento com os clientes e o planejamento de formações e treinamentos aos colaboradores.
Quais os benefícios da liderança comercial?
A liderança comercial é essencial para a empresa obter bons resultados e agir sempre de forma estratégica, focando em objetivos concretos e visando uma gestão eficiente das equipes.
A seguir, confira alguns dos principais benefícios de contar com um líder comercial.
Gestão eficiente de equipes
Uma boa liderança comercial é capaz de proporcionar uma gestão eficiente das equipes. Afinal, os líderes comerciais têm a habilidade de melhorar o desempenho individual e coletivo dos seus liderados.
Isso ocorre, pois eles atuam com foco na evolução profissional e no engajamento dos colaboradores, promovendo uma comunicação clara e eficaz, que foca na produtividade das equipes.
Cultura de alta performance
O líder comercial está sempre em busca de colocar os colaboradores em consonância aos objetivos da empresa. Além disso, sua visão é de aproveitar o potencial da sua equipe e promover ações para desenvolver novas competências.
O reflexo dessas ações, promovidas por uma liderança comercial, é uma cultura de alta performance na rotina empresarial, que aspira eficiência operacional e maior competitividade no mercado.
Tomada de decisões informada
O líder comercial tem um grande conhecimento a respeito dos seus liderados, contribuindo para tomadas de decisões mais informadas e estratégicas.
Isso acontece porque o líder comercial caminha lado a lado da equipe, conhecendo pontos fortes e fracos de seus liderados, além das principais necessidades para que os objetivos da empresa sejam alcançados. Com isso, as decisões se tornam mais assertivas.
Gerenciamento de crises
A liderança comercial tem grande facilidade para gerenciar crises, já que possui uma visão analítica do problema, tentando avaliá-lo a partir da sua causa raiz e não apenas as consequências em si.
Essa análise contribui para que as resoluções se tornem efetivas e visem a resolução completa do problema. Isso acaba minimizando os possíveis impactos dele e antecipando ações para o enfrentamento da crise, dando suporte e ferramentas às equipes.
Inspiração e motivação
A comunicação eficaz e a busca incessante por melhorias fazem com que a liderança comercial seja refletida em ações que visam a motivação dos colaboradores para que eles estejam engajados com os objetivos propostos.
Além disso, o bom líder comercial é fonte de inspiração para sua equipe, agindo com ética, respeito e justiça com os liderados e se colocando na mesma situação que eles, inspirando-os, assim, a serem melhores a cada dia.
O que significa ser um líder comercial?
Ser um líder comercial significa ter a habilidade de inspirar e motivar os colaboradores, sendo solícito para atuar lado a lado com os funcionários para que os objetivos da empresa sejam atingidos.
Confira a seguir três deveres da liderança na sua rotina.
Postura firme e acolhedora
O líder comercial precisa ser firme e acolhedor ao mesmo tempo. Isso significa que ele deve apontar os erros cometidos pelos colaboradores nos feedbacks, contribuindo para que eles evoluam, e, ao mesmo tempo, valorizar os acertos.
Esse tipo de atitude, firme e acolhedora, faz com que os liderados criem um senso de respeito por seu líder e consequentemente aceitem ser influenciados por suas decisões e atitudes, acreditando que os caminhos que ele aponta são corretos.
Responsabilidade pelos resultados
O líder comercial também é o responsável pelos resultados dos seus liderados. Ele é a figura condutora da equipe, portanto, se algo der errado, ele deve identificar os problemas e criar ações para solucioná-los.
Sua responsabilidade nos resultados é consequência da importância dele no desenvolvimento das ações que os colaboradores irão seguir. Ou seja, tudo que será executado e as consequências partem justamente dessas ações do líder comercial.
Comunicação eficaz
É essencial que o líder comercial mantenha uma comunicação clara e eficaz para que, assim, os colaboradores saibam exatamente quais suas responsabilidades na execução das tarefas.
Uma comunicação eficaz, aliás, é importante para um alinhamento correto das ações e dos objetivos em geral, reduzindo as chances de erros. Sem contar que assim fica mais fácil tomar decisões estratégicas e assertivas.
Erros comuns ao iniciar uma liderança comercial
É comum que, ao iniciar uma liderança comercial, os profissionais deste cargo cometam erros até se adaptarem à função. Por isso, é importante se atentar aos erros mais comuns para evitá-los.
Confira quais os erros mais comuns da liderança comercial:
- Definir metas inatingíveis;
- Não ouvir a equipe;
- Ignorar as mudanças do mercado;
- Não fornecer feedback regularmente;
- Falhar na comunicação e na definição de objetivos claros;
- Controlar excessivamente as tarefas, minando a autonomia dos liderados;
- Negligenciar treinamentos e formações;
- Preterir as necessidades dos clientes;
- Não se autoavaliar.
Como implementar a liderança comercial nas empresas?
A implementação da liderança comercial depende de uma série de etapas que podem contribuir para a comunicação ser eficaz e consequentemente engajar e motivar os colaboradores em torno dos objetivos da organização.
Conheça alguns passos para implementá-la:
- Defina metas e objetivos claros;
- Invista em formações e treinamentos;
- Utilize métricas para avaliar o trabalho;
- Valorize a excelência de vendas;
- Monitore o desempenho da equipe e realize os ajustes necessários;
- Dê autonomia aos liderados;
- Forneça os recursos adequados para a execução de tarefas;
- Encoraje a aprendizagem, a partir dos erros;
- Cultive bons relacionamentos entre os membros da equipe.
Qual o papel do RH na liderança comercial?
O RH tem um papel importante na liderança comercial, sendo o balizador para as lideranças serem desenvolvidas e conseguirem motivar e engajar os colaboradores das equipes.
Isso se dá porque o RH é quem irá criar programas de desenvolvimento e treinamento para que esses profissionais aprimorem suas habilidades, facilitando a relação com os liderados posteriormente.
Além disso, esse setor é quem deve avaliar e monitorar as lideranças, avaliando a produtividade e a motivação dos profissionais e fazendo considerações do progresso do líder em si, por exemplo, se ele vem entregando bons resultados para a organização.
Conclusão
Como visto neste conteúdo, uma liderança comercial assertiva é capaz de alterar os rumos da empresa, colocando-a no caminho dos resultados.
Isso acontece principalmente porque o líder é o grande incentivador, a referência para os liderados estarem devidamente alinhados com os objetivos da empresa e atingirem o seu potencial máximo.
Mas, para a liderança comercial ser eficiente, é primordial seguir algumas etapas que priorizem comunicação clara dos objetivos, investimento em formações e treinamentos, cultivo de bons relacionamentos e política de feedbacks.
Entendeu o funcionamento e a importância da liderança comercial? Se quiser ler mais artigos com foco em gestão e RH, acesse o blog Pontotel.