Perfil comunicador: Veja as principais características e como lidar com um profissional com esse tipo de perfil

imagem de duas mulheres conversando segurando copos

Cada vez mais, o mundo corporativo vem entendendo a importância de incentivar a formação de equipes diversas, que possibilite que cada profissional seja capaz de contribuir com sua visão de mundo e seu jeito de agir único.

Quando falamos em perfis comportamentais no contexto empresarial, conseguimos identificar que quatro deles são mais predominantes, sendo eles: perfil comunicador, executor, planejador e analista.

Neste artigo, iremos explicar como pensam e agem os profissionais de perfil comunicador. Por meio dos tópicos a seguir, explicaremos oportunidades de aprendizado e como ser um comunicador pode trazer inúmeros benefícios:

Boa leitura!

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O que é um perfil comunicador?

imagem de duas mulheres e um homem conversando olhando para um tablet

Chamamos de perfil comportamental um conjunto de características e maneiras de agir que ajudam a prever como determinada pessoa provavelmente irá se comportar diante de uma situação.


Como explicado acima, em um contexto corporativo, eles são divididos em quatro tipos e utilizados para obter informações e insights para que empresa e gestores encontrem as melhores maneiras de gerir e motivar suas pessoas.

Sabe aquele profissional mão na massa e super confiante? Ele é um profissional de perfil executor. E aquele membro da equipe que é conservador e estável? Este é provavelmente um planejador. Já aquele crítico minucioso pode ter um perfil analista.

Agora, conhece aquela pessoa que não precisa de esforço para interagir com seus colegas? Que é clara na forma de falar? Também é entusiasmada e gosta de manter um bom contato com toda a equipe? E ainda é carismática e cheia de energia? 

Estamos provavelmente falando de alguém que tenha o perfil comunicador. E, como o próprio nome sugere, trata-se de uma pessoa que tem grande facilidade em se comunicar e criar relações dentro do ambiente de trabalho.

Qual o principal valor de um perfil comunicador?

O principal valor de um profissional com perfil de um comunicador é se sentir agente da mudança e da realidade. Ele não gosta de passar despercebido no ambiente de trabalho. Afinal, ele tem apreço por pessoas atuantes, energéticas e que fazem a diferença.

Há também outros valores, traços e características fortes previstas neste tipo comportamental que podem ser vistas como positivas e negativas, dependendo do contexto e da forma de ser usada.

Principais características de um perfil comunicador

Um comunicador tem características que são muito importantes e valorizadas dentro de um contexto corporativo. Ele é imaginativo, inovador, influenciador, persuasivo e otimista, entre outros. Exploraremos um pouco sobre cada um deles a seguir:

Influenciador

Ele é um líder e influenciador nato. Aqueles que têm perfil comunicador têm facilidade de expressar suas opiniões, de convencer, de explicar de forma prática e fácil questões mais complexas.

Como eles têm facilidade em se colocar no mundo de forma agradável, costumam ser bastante ouvidos também, sempre se sobressaindo quando o assunto é influenciar – sejam em atividades diárias ou em grandes decisões.

Um comunicador também  têm também grande facilidade de “vender seu peixe” e falar bem de si mesmo. Tais características contribuem e muito para uma boa reputação e um bom marketing pessoal, fatores que são decisivos quando falamos em influenciar pessoas.

Se o profissional for um comunicador executor, as chances de se alcançar resultados e influenciar por meio deles são altas.

Otimista         

O comunicador é, entre tantas coisas, um otimista! E geralmente não precisa se esforçar para ver um ponto positivo em pessoas e situações.

Essa é uma qualidade muito valiosa no mundo corporativo, já que ele se engaja e se sente entusiasmado com novas ideias.

Porém, tal otimismo pode ser reflexo de um ponto de vista um pouco comprometido. Por ser muito dinâmico e ágil, um comunicador pode perder sua capacidade de análise, o que muitas vezes torna suas ações e até opiniões superficiais.

Persuasivo     

O comunicador tem muita facilidade de expor seus pontos de vista e convencer. Ele faz uso de sua capacidade de construir bons argumentos, de seu carisma e seus bons relacionamentos para persuadir.

Sua forma de comunicação é muito clara e essa característica também contribui para que as pessoas queiram escutá-lo, entendê-lo e, como consequência, concordarem com suas ideias. Ele encanta facilmente.

Extrema dificuldade em dizer não      

A dificuldade em dizer não, como já abordamos neste artigo, é o “lado B” de um comunicador. Como o propósito é sempre conquistar, agradar e criar conexões, ele evita negar alguma ideia, recusar um convite ou declinar alguma proposta por medo de não ser mais aceito.

Por exemplo: um profissional de perfil comunicador facilmente diz sim a um prazo impossível de ser cumprido e é até capaz de concordar com uma ideia somente para agradar, mesmo sabendo que ela não é a melhor opção para determinada situação.

Este lado emocional pode atrapalhar o desempenho do comunicador. Tal dificuldade merece atenção e precisa ser trabalhada para que ele consiga ser assertivo e deixe de lado o receio em não ser aprovado.

Facilidade em se relacionar com outras pessoas        

Ele tem um olhar generoso sobre pessoas e situações e busca sempre encontrar algo em comum com seus pares para poder se conectar. Por ser alegre e entusiasmado, ele é capaz de inspirar e fazer com que as pessoas confiem nele.

Porém, muitas vezes os comunicadores não se aprofundam nas relações e são capazes de criar laços um pouco superficiais. O comunicador deve, sobretudo, aprender que em alguns casos e interações, a qualidade é mais importante que a quantidade.

Criativo  

Ele é leve, imaginativo e criativo. Seu dinamismo o auxilia a buscar sempre soluções inovadoras e foras dos métodos mais cartesianos e tradicionais.

Além disso, é fácil encontrar no mercado perfis comunicadores que, por terem tais características genuinamente, tenham optado por profissões capazes de desenvolver ainda  mais sua capacidade criativa como: publicidade, marketing, artes, etc.

Quais as vantagens de se ter um profissional de perfil comunicador na empresa?

imagem de duas mulheres e dois homens conversando em um escritório

Um colaborador com perfil comunicador traz dinamismo, entusiasmo e até alegria em um ambiente corporativo. Ele também adiciona leveza a situações tensas, apresentando saídas inteligentes e criativas para problemas mais difíceis.

Ele também tem a capacidade de melhorar o clima organizacional, integrar equipes, motivá-las e mostrar que os objetivos são possíveis, basta acreditar. Outra vantagem de ter um profissional de perfil comunicador dentro de sua organização é que, por ser inquieto, ele não se contenta com o status quo e, por isso,  estará sempre atrás de buscar formas de expandir negócio e contribuir com novas ideias e soluções.

Como desenvolver um líder de perfil comunicador?

Bons líderes costumam ter um pouco dos quatro perfis comportamentais que são: comunicador, executor, planejador e analista.

Porém, se o lado comunicador se sobressai e, como consequência, seus lados positivos e negativos estão presentes de forma mais intensa em sua atuação profissional, é possível usar tais características em seu favor. Basta saber como lidar com elas.

Pelo lado positivo, características como carisma, alto poder comunicativo e agilidade podem ser potencializadas com a finalidade de inspirar e engajar suas equipes – pontos fortes e essenciais a grandes líderes.

De outra maneira, se ser estratégico não é uma característica comum de líderes de perfil comunicador, é preciso despertar neles habilidades como paciência para ouvir, capacidade de observar mais, além de calma para analisar as situações.

Neste sentido, é  preciso frear o ímpeto que os profissionais de perfil comunicador têm de “falar sem pensar duas vezes “ e resolver tudo rápido, e fazê-los  considerar que há  resultados que surgirão somente com calma e a longo prazo. 

Quais são os pontos fortes e fracos do perfil comunicador?

Assim como em todos os perfis comportamentais, pontos fracos e fortes estão presentes. Há situações em que estes profissionais performam melhor e outras nem tanto.

Ser agradável, ter capacidade de entusiasmar equipes inteiras e ser simpático e protagonista estão entre os pontos fortes de um perfil comunicador. Otimismo, empatia e facilidade em criar conexões também são habilidades positivas de destaque.

Por outro lado, os comunicadores devem: trabalhar sua instabilidade emocional, ser mais estratégicos, falar menos e agir mais e menos preocupados com a aprovação e opinião alheias. 

Dicas para lidar com um profissional com perfil comunicador

Um profissional com perfil comunicador pode contribuir, e muito, para os resultados de uma empresa. Porém é preciso lidar com ele de forma estratégica e tomar cuidado em alguns aspectos para mantê-lo engajado. Confira abaixo algumas dicas.

Tenha cuidado ao oferecer feedbacks  

Pela necessidade de sempre precisar agradar, um comunicador pode apresentar instabilidades emocionais ao receber críticas, se sentindo frustrado em demasia ao receber um feedback. Muitas vezes ele pode se vitimizar ou até não absorver a parte negativa.

A melhor estratégia para este momento, é mostrar os pontos a serem melhorados e, deixar claro, ao mesmo tempo, quais são as fortalezas deste profissional. Este feedback “sanduíche”, que alterna críticas e elogios, é mais equilibrado e costuma ser efetivo ao perfil comunicador.

Utilize comunicação direta     

Assim como mantém uma comunicação interpessoal direta ao emitir suas mensagens, também não gostam de enrolação na hora de recebê-las, já que são apressados, ágeis e não têm muito tempo nem paciência para pessoas prolixas.

Por isso, se você quiser ser ouvido por um comunicador, vá rápido ao ponto. O melhor será fazer uso de uma linguagem clara, veloz e objetiva.

Estimule-o com elogios 

Da mesma forma que gostam de estimular todos ao seu redor, eles valorizam demais se forem estimulados. Como gostam de receber elogios e serem aceitos, isso faz com que eles se tornem próximos e fiéis àqueles que enxergam sua luz.

Um pouco vaidosos, os comunicadores se sentem importantes, valorizados e vistos quando há pessoas que validam suas ideias.

Coloque-o próximo de pessoas de alto desempenho

Os comunicadores podem sofrer com falta de foco por serem dinâmicos e um pouco imediatistas, fatores que fazem com que eles nem sempre tenham um desempenho acima da média. Por outro lado, gostam de se enquadrar, se assemelhar àqueles que os rodeiam.

Já que eles fazem de tudo para se sentirem incluídos, colocá-los ao lado de profissionais high performers pode fazer com que eles se adaptem ao ritmo destes profissionais, se inspirem e se assemelhem na hora de realizar suas tarefas.

Conclusão      

imagem de um homem segurando um computador conversando com outro homem ao seu lado

Neste artigo, pudemos entender  um pouco mais sobre o Perfil Comunicador, um dos quatros perfis comportamentais, este é um conhecimento importante para entender e gerir pessoas dentro de uma organização.

Vimos também qual é a melhor forma de lidar com profissionais que tenham o perfil comunicador dominante e quais são as estratégias para engajá-los e inseri-los de forma eficiente em equipes mais diversas.

Se você tem interesse em assuntos que permeiam a gestão de pessoas e o comportamento humano em um contexto corporativo, acompanhe os artigos do blog da PontoTel. Até a próxima!

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