Perfil comportamental planejador: saiba todas as características desse perfil e identifique-o na sua empresa

imagem de uma mulher olhando para postits colados em uma parede de vidro

70% da produtividade e engajamento dos colaboradores dependem do líder, revelou um estudo Gallup. Essa escolha do líder ideal, aliás, precisa se basear no perfil comportamental dele – perfil planejador, executor, comunicador – em detrimento aos objetivos da empresa. 

Com uma escolha correta, fica mais fácil a empresa adequar esse profissional a sua realidade e principalmente potencializar o que a sua equipe tem de melhor em consonância as características do “líder perfeito”. 

Um dos perfis mais conhecidos nesse contexto, é o perfil planejador – aquele gestor que preza principalmente pela organização e por seguir uma série de regras que ele acredita que são importantes para que os resultados sejam alcançados. 

Porém, como identificar o perfil comportamental de determinado profissional e quais as características e pontos fortes da pessoa planejadora, destaque deste texto? Para responder a estas questões esse artigo vai tratar sobre os seguintes assuntos: 

Tenha uma boa leitura! 

O que são os perfis comportamentais?

imagem de uma ilustração dos perfis comportamentais

Perfis comportamentais são características, atitudes ou posturas que as pessoas têm diante de determinadas situações que ocorrem no dia a dia. 

Separadamente, o perfil se explica como traços específicos que cada indivíduo possui e que são o apoio para construir sua personalidade. 

Já o comportamento é um conjunto de reações, a partir de influências externas, que interferem na forma como o indivíduo procede e reage às situações. 

No contexto empresarial, os perfis comportamentais são fatores determinantes para a forma como o colaborador vai reagir a cultura da empresa e também as situações internas e externas que se apresentam no ambiente de trabalho

Nas empresas existem os perfis comunicador, executor, planejador, analista, etc. Cada um deles são importantes, conforme as necessidades da empresa, uma vez que a escolha de cada perfil comportamental deve ser adequada às metas e objetivos da companhia. 

Quais as características do perfil planejador?

O perfil analista planejador é aquele que busca sempre agir baseado em regras e normas. Nesse perfil, o profissional prefere a previsibilidade a surpresas. 

Além disso, o perfil planejador tem outras características marcantes, sendo que as principais que estão em evidência são: 

  • Prudência; 
  • Tranquilidade; 
  • Visão de futuro; 
  • Equilíbrio; 
  • Disciplina;
  • Fácil adaptação às rotinas; 
  • Paciência;
  • Persistência.

Pontos fortes do perfil planejador

Dentro deste caráter planejador, alguns pontos se destacam e são importantes para que esse profissional se destaque no ambiente empresarial. Alguns destes pontos fortes são:

Paciência e segurança

O perfil planejador costuma ser paciente e consequentemente costumar dar a impressão de que é mais lento nas tomadas de decisão.

Isso ocorre, pois eles prezam pela segurança na execução de tarefas e porque estão sempre em busca de garantir a qualidade nos trabalhos. Essa realidade os força a serem mais pacientes e seguros na rotina, tanto para executar como para demandar tarefas

Fácil convivência

Por não agir por impulso e serem mais tranquilos em relação às situações do dia a dia, esses profissionais de perfil planejador criam uma facilidade maior para conviver e ganhar a confiança dos seus colegas de trabalho.

Assim, são considerados como profissionais de fácil convivência, já que estão sempre em busca de tirar o melhor dos colaboradores, sem precisar usar do autoritarismo para isso. 

Outro ponto que ajuda nessa facilidade de convivência é que esse perfil consegue aceitar mais a opinião dos outros, inclusive é suscetível a priorizar sempre decisões compartilhadas

Excelência nas atividades

Por ter tudo praticamente em suas mãos, agindo de forma prudente e previsível, o perfil planejador costuma ser mais caprichoso nas atividades. 

Posto que todo passo que sua equipe dará estará baseado em evidências concretas, evitando que surpresas ou fatores inesperados sejam recorrentes. 

Até por isso, esse profissional é extremamente perfeccionista, pois acredita que seguindo o plano tudo precisa ser entregue da melhor forma possível, com uma qualidade acima da média. 

Pontos fracos do perfil planejador

imagem de um homem e uma mulher sentados na frente de computadores

Contudo, o perfil planejador não possui apenas pontos fortes e está rodeado de questões que exigem melhorias para que ele consiga lidar com rotinas muitas vezes distintas do que foi planejado previamente. Entre os itens considerados como fracos deste perfil estão: 

Preocupação

Muitos dos profissionais que possuem o perfil planejador vivem o tempo todo preocupados em relação à possibilidade do seu planejamento não ser eficiente e assim terem que lidar com problemas inesperados. 

Essa preocupação é recorrente, já que eles priorizam sempre planejar tudo com antecedência, o que acaba trazendo uma previsibilidade maior para os acontecimentos. 

Para que tudo saia conforme eles desejam, a beira da perfeição, eles estão o tempo todo preocupados com a qualidade de execução das tarefas. 

Seriedade

Apesar da facilidade para lidar com os membros da equipe, o profissional com perfil planejador preza sempre pela seriedade no trabalho, pois acredita, que isso pode impactar diretamente na qualidade das tarefas e nos resultados de uma forma geral. 

Ele prioriza a segurança nas ações e isso faz com que não “brinque em serviço”. 

Enquanto estão dedicados a uma tarefa vão até o fim, exigindo que tudo o que foi planejado seja seguido à risca, para que assim não exista a necessidade de uma mudança brusca de rumo nas estratégias.   

Lentidão

Por ser um amante da perfeição, o perfil planejador acaba executando tudo de forma mais lenta. Para esse profissional o tempo não é a parte mais importante da execução das tarefas, mas sim a qualidade com que elas serão entregues. 

Até por isso ele tem uma certa dificuldade para lidar com a pressão e com imprevistos, priorizando sempre prazos longos e com um ritmo que ele mesmo possa ditar, com organização, calma, tranquilidade e segurança. 

É justamente por tudo isso que a lentidão é um dos seus pontos fracos. 

Quais as vantagens de ter um perfil planejador na empresa?

imagem de um homem e uma mulher olhando para uma prancheta

Um perfil planejador é sinônimo principalmente de segurança para a empresa no sentido de execução das tarefas. 

Companhias que possuem profissionais com essa característica tendem a possuir maior qualidade na execução dos trabalhos, uma vez que, esse profissional é extremamente perfeccionista. 

Mas as vantagens de ter um perfil planejador na empresa não param por aí. Confira mais alguns desses benefícios a seguir. 

Tarefas organizadas

O perfil planejador segue os trabalhos de forma ordenada e organizada, evitando assim possíveis problemas de comunicação ao longo do processo de execução. 

Dessa forma, empresas que apostam nesse tipo de líder tendem a seguir rotinas organizadas, com regras e normas claras. 

Trabalho em equipe

Outra vantagem de adotar o perfil planejador é que esse profissional acaba facilitando o trabalho em equipe.

Isso ocorre, pois, ele costuma dar mais voz aos colaboradores e até mesmo se insere no mesmo barco que os membros da sua equipe para que os objetivos sejam alcançados, potencializando as chances de engajamento do time. 

Visão ampla do negócio 

Por priorizar sempre a organização e o planejamento prévio, esse perfil acaba tendo o seu campo de visão da empresa mais amplo. Desde as possíveis oportunidades de crescimento até a antecipação de problemas. 

Isso porque eles sempre tentam mensurar riscos, prever acertos e trabalhar tudo com antecedência, conhecendo cada área de interferência da empresa naquela tarefa, para que nenhum imprevisto seja capaz de interferir nos resultados.  

Sem decisões precipitadas 

Empresas com profissionais de perfil planejador tendem a ser mais assertivas nas suas tomadas de decisão, dado que eles nunca agem de forma precipitada, mas sempre com calma e tranquilidade. 

Se acontece um erro a tendência dele é rever o processo como um todo de forma minuciosa para tentar identificar onde ocorreu o problema para corrigi-lo e evitar que ele aconteça novamente. 

Isso contribui para que todas suas decisões tenham base e referência, sem que que qualquer passo seja dado por impulso ou de forma desordenada e precipitada.

Conclusão 

Organização, planejamento e efetividade são alguns dos itens mais importantes nos projetos organizacionais. Neste artigo vimos que um perfil que segue bem a risca esses itens dentro das empresas é o perfil planejador.  

Esse tipo de profissional pode proporcionar à empresa uma série de vantagens, desde que a companhia queira e necessite de um profissional com essas características. 

Características essas que tem como base a disciplina, qualidade dos trabalhos e muito tempo para trabalhar. 

A grande questão nesse tema é escolher aquele perfil que mais se adequa às necessidades da empresa. Visto que de nada adianta ter um perfil planejador se a rotina da companhia é movida a pressões e tomadas de decisão rápidas. 

Sendo assim, é sempre importante colocar na balança os pontos fortes e fracos, vantagens e desvantagens de determinado perfil comportamental, como o perfil planejador, por exemplo. 

Para que assim a gestão de pessoas e execução de tarefas alcance os objetivos traçados pela empresa. Quer saber mais sobre gestão de pessoas e perfil comportamental? Acesse o blog da PontoTel e leia mais conteúdos como esse.

banner frequência de funcionários

 

Compartilhe em suas redes!
Rolar para cima