Como melhorar o RH de uma empresa

como melhorar o rh da empresa introducao

Você já parou para pensar em quais os maiores desafios do RH hoje?

Muito se fala sobre como a transformação digital mudou as empresas e o mercado de trabalho. É inegável o efeito da tecnologia digital que integrou diversos setores de uma empresa, otimizando diversos processos. 

Mas agora eu te pergunto e o RH? Será que essa transformação chegou até o RH das empresas

Durante cerca de 100 anos o departamento de recursos humanos se manteve quase estagnado. Apesar de ter passado por três fases distintas, grande parte da área os ainda estavam presa á burocracia e a processos antiquados. 

No entanto nos últimos anos o setor tem passado por mudanças muito relevantes e parte dessas mudanças podemos atribuir a transformação digital. 

Diante de um mercado cada vez mais competitivo, as empresas passaram a investir não apenas na formação de equipes de alta performance, mas também a valorização do capital humano e a descoberta de novas maneiras de gestão dando ao setor de RH um papel muito mais estratégico. 

Mas não se engane nem tudo são flores, com a transformação digital novos desafios e responsabilidades surgiram para a área.

Agora tenho outra pergunta para você, para transformar a área de RH, basta adotar novas tecnologias? Ou melhor porque transformar a área de RH? 

Infelizmente, muitas empresas, ainda possui uma visão equivocada a respeito do RH. Basicamente, elas atribuem a esse departamento atividades meramente burocráticas, como o controle de folgas, registro de colaboradores entre outras funções. 

No entanto devemos lembrar que essas atividades são importantes sim, mas o papel do RH é muito mais estratégico, burocracia não combina com o RH do futuro. 

Se você é daquele tipo inquieto que está sempre buscando conhecimento e formas de melhorar a gestão da sua empresa, você está no lugar certo! 

Nesse texto vamos te ajudar a entender qual o papel do RH na era da transformação digital, como você pode melhorar o RH da sua empresa, e como torná-lo mais tecnológico

Vamos lá!

Como melhorar o RH de uma empresa?

como melhorar o rh da empresa como melhorar

Antes de te mostrar como melhorar o RH de uma empresa, precisamos compreender o que mudou no mercado corporativo. 

Inegavelmente o mercado de trabalho, o mundo corporativo e o cenário econômico sofreram grandes mudanças nos últimos anos. Essas transformações não estão apenas relacionadas a tecnologia, mas também a profissionalização da mão de obra e as novas gerações de profissionais

No cenário mundial a sociedade se profissionalizou, gerações X, Y e Z optaram por irem a faculdade, fazer cursos profissionalizantes e deixar de lado atividades mais braçais. Essa mudança de comportamento ao longo dos anos teve reflexo direto no mercado de trabalho e ambiente corporativo. 

Novos modelos de negócios surgiram, as pessoas se tornaram mais empreendedoras, e os colaboradores mais exigentes. Diante desse reflexo empresas já consolidadas e outras nem tanto tiveram que se adaptar ao novo mercado. 

Sendo assim as empresas tiveram de investir não apenas em novas tecnologias, mas compreender e desenvolver estratégias antes nunca imaginadas.

Já o RH que antes era conhecido como um dos departamento mais burocráticos, começou a ter de se preocupar com motivação, cultura organizacional, redução de turnover, retenção de talentos, formação de líderes e gestão de alta performance. 

Mas você deve estar se perguntando porque minha empresa precisa investir nisso tudo para melhorar o RH? Investir em novas tecnologias e otimização dos processos já não é uma boa estratégia?

Qual a importância do recursos humanos dentro de uma empresa?

como melhorar o rh da empresa qual a importancia dos recursos humanos dentro de uma empresa

O departamento de Recursos Humanos é uma das áreas que estão cada vez mais entendendo que o capital humano, ou seja os colaboradores, são capazes de erguer ou derrubar uma organização. 

Eu sei que essa visão pode parecer um pouco exagerada, no entanto é uma das mais verdadeiras, uma vez que o sucesso de uma empresa em grande parte se dá devido o desempenho dos profissionais que nela trabalham, desde os cargos mais baixo até os mais altos. Nada funciona se todos não estiveram alinhados e empenhados a conquistarem os resultados desejados. 

Com essa visão, as empresas investem no bem-estar dos colaboradores para obter deles mais produtividade e, com isso, mais lucratividade e, em sua maioria a responsabilidade do bem estar fica nas mãos da área de RH. 

Uma área antes desvalorizada e conhecida pela burocracia, passa ter um papel de protagonismo dentro das organizações. O que resultou em investimentos não apenas em novas tecnologias, mas na especialização dos profissionais para tornar os processos mais automatizados, criação de estratégias para integração de todas as áreas, além de treinamentos intensivos para a formação de líderes.

O RH é responsável pelo relacionamento entre a empresa e o funcionário. É ele quem deve melhorar os resultados da empresa com base nas pessoas, alinhando as políticas de Recursos Humanos com a estratégia da organização.

Diante desse cenário o RH tornou-se uma das áreas de maior importância dentro de uma organização. 

Mas com todas essas mudanças o que a área de recursos humanos se tornou? Quais as principais atividades do departamento hoje?

Como funciona o setor de Recursos Humanos de uma empresa?

Um dos equívocos mais comuns quando falamos sobre a criação de um departamento de RH mais estratégico e acreditar na extinção de alguns processos como o controle de ponto, pasta de funcionários e administração de benefícios. 

Eles ainda existem, no entanto passarem a ser digitais  integrados a outros processo, além de serem utilizados como indicadores para a área, não bastando desenvolver somente as tarefas operacionais. Mas também executando atividades focadas na melhoria dos resultados de toda empresa. 

A rotina do RH envolver proporcionar um ambiente favorável à execução das atividades, desenvolver os talentos e investindo em contratações efetivas. A fim de criar equipes colaborativas, engajadas e alinhadas com os valores e objetivos da empresa.

Hoje a área utiliza menos papel e muito mais programas que o auxiliam na tomada de decisões. Favorecendo resultados eficientes e aumento da credibilidade perante os demais setores e seus superiores.

Para que não reste nenhuma dúvida vamos ver quais as principais atividades do RH e como você pode melhorar os processos dentro da sua empresa.

Quais as principais atividades do RH?

como melhorar o rh da empresa quais as principais atividades do rh

As tarefas ligadas à gestão do capital humano são cada vez mais amplas, no entanto precisamos esclarecer que dentro da área de recursos humanos existem diversos outros sub departamentos e que os mesmos fazem parte da área como um todo. 

São os casos do departamento pessoal, recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento e endomarketing e comunicação interna. Cada uma dessas sub áreas fazem parte do setor de RH e tem atribuições que refletem em toda empresa.

Rolar para cima
WhatsApp chat