Comunicação não verbal: veja estratégias para melhorar sua gestão!
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Time Pontotel 6 de junho de 2024 Gestão Empresarial
Comunicação não verbal: veja estratégias para melhorar sua gestão!
Confira neste conteúdo o que é a comunicação não verbal, seus benefícios no local de trabalho e como melhorar esse tipo de comunicação.
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Gestos, expressões faciais, postura, tom de voz: esses são alguns dos fatores que fazem parte da comunicação não verbal. Cada um deles é responsável por atribuir novas camadas em uma conversa, podendo trazer maior clareza ao diálogo ou o contrário, por exemplo.

Esse tipo de comunicação é parte fundamental na vida do ser humano, pois ele a pratica de forma consciente ou não em vários âmbitos da sua vida, seja pessoal e profissional, assim como em interações sociais diversas, como ao fazer compras em uma loja.

Um estudo conduzido pela psicóloga e especialista em desenvolvimento da linguagem da Georgia State University, Seyda Özçaliskan revelou que, independentemente do idioma nativo ou da capacidade visual, há semelhanças marcantes na forma como as pessoas se expressam por meio de gestos. 

Especificamente, quando se trata da comunicação não verbal no local de trabalho, há uma série de pontos importantes, que vão desde funcionários mais assertivos em conversas diárias até líderes mais promissores ao saberem como gerenciar melhor as suas equipes.

Por isso, para entender os detalhes do assunto, este conteúdo abordará os tópicos a seguir:

Tenha uma excelente leitura!

O que é a comunicação não verbal?

duas mulheres rindo e conversando

A comunicação não verbal refere-se a um dos tipos de comunicação em que não ocorre o uso de palavras faladas nem de escrita. Isso porque a transmissão de informações, sejam quais forem, dá-se por meio de sinais não verbais.

Para exemplificar, é o que acontece quando uma pessoa, em uma conversa, usa gestos e expressões faciais para transmitir alguma mensagem. Ela pode fazer isso tanto consciente quanto inconscientemente. 

A comunicação não verbal também se apresenta na postura corporal, como quando uma pessoa está tímida, deixando o corpo mais retraído, ou quando está de cabeça erguida e peito aberto, expressando autoconfiança.

Vale pontuar que a comunicação não verbal pode substituir a comunicação verbal ou, ainda, complementá-la. Um exemplo é quando uma pessoa explica, por meio da fala, algo em uma conversa e, ao mesmo tempo, usa gestos e expressões faciais para facilitar a compressão.

Quais são os tipos de comunicação não verbal?

Agora que foi explicado o que é a comunicação não verbal e as suas principais nuances, é preciso abordar quais os seus tipos. Afinal, cada um deles tem sua importância, podendo ser usados individualmente ou em conjunto a depender da situação. Entenda a seguir.

Linguagem corporal

Usada por todos, voluntariamente ou não, a linguagem corporal é um dos principais tipos de comunicação não verbal. O ser humano a utiliza por meio de gestos, como ao indicar a localização de algo só apontando com a mão ou cabeça, e por meio de expressões faciais, como ao manter-se calmo em um momento de conflito no ambiente de trabalho ou familiar.

A linguagem corporal acontece, ainda, quando há o uso de contato visual e movimentos do corpo: se, em uma conversa, uma pessoa cruza os braços, por exemplo, ou evita contato visual, isso pode sinalizar desinteresse ou fechamento dela para o que está sendo falado.

Expressões faciais

As expressões feitas com o rosto também estão entre uma das formas de comunicação não verbal, pois possibilitam que uma pessoa consiga se expressar por meio de várias emoções sem que precise dizer nenhuma palavra. Surpresa, chateação e alegria são algumas delas.

As expressões faciais também são usadas para regular a interação com alguém, como quando uma pessoa observa que alguém está franzindo a testa e, a partir disso, entende que não está sendo compreendida.

Nesse sentido, vale dizer que as expressões faciais são universais, logo, são reconhecíveis em qualquer parte do planeta. Afinal, elas são criadas a partir da contração e do relaxamento de certos músculos do rosto após comandos do sistema nervoso central.

Características físicas

As características físicas de uma pessoa, ou seja, a sua aparência, são outra forma de comunicação não verbal. É uma maneira de transmitir informações sobre estilo de vida, personalidade e, ainda, status social. 

Se alguém usa penteados mais elaborados em conjunto com maquiagens mais vibrantes, por exemplo, isso revela, de forma não verbal, o seu estilo a outras pessoas.

Essa lógica também se aplica a diversos aspectos que compõem as características físicas de uma pessoa. Entre eles, roupas e acessórios, que podem informar sobre profissão e personalidade, e tatuagens e piercings, que podem comunicar crenças e gostos pessoais.

Paralinguagem

A paralinguagem é parte da comunicação não verbal, mas acompanha a comunicação verbal. Entre os elementos que a caracterizam estão o tom da voz, referente à frequência da voz, o volume, relativo ao nível de intensidade, e as pausas e ritmo, ligados à cadência. 

As pessoas usam a paralinguagem para atribuir mais nuances ao que desejam que as pessoas entendam. Por exemplo, alguém pode usar um tom alto para demonstrar que está entusiasmada sobre algo. O indivíduo pode, ainda, usar o volume alto na fala para mostrar controle ou domínio sobre uma situação, ou assunto.

Além disso, durante uma conversa, se uma pessoa quer ressaltar determinados termos ou informações, ela pode usar as pausas e ritmos a seu favor. Pode, ainda, usar esse recurso da comunicação não verbal para criar suspense a respeito de algo. Por fim, se desejar transmitir maior seriedade e tranquilidade, pode utilizar um ritmo mais lento na fala.

Proxêmica

Embora soe complexo, a proxêmica, termo criado pelo antropólogo Edward T. Hall, refere-se ao estudo tanto do espaço pessoal de uma pessoa quanto da distância dela com outras pessoas durante a comunicação não verbal. É a maneira como alguém, durante uma interação social, percebe o espaço físico ao seu redor e o utiliza para se comunicar.

Edward T. Hall dividiu esse espaço em 4 zonas: íntima, pessoal, social e pública. Com isso, a depender da distância que uma pessoa fica de outra, por exemplo, isso comunicará de forma não verbal o nível de proximidade e o tipo de relacionamento entre ambas. 

Em conversas entre casais e amigos, é comum que eles tenham uma interação fisicamente mais próxima, pois se sentem confortáveis para isso, ao passo que colegas de trabalho em uma reunião possivelmente manterão um diálogo na zona social. Por outro lado, em um evento de networking, é possível observar a comunicação não verbal na zona pública.

Como é feita a comunicação não verbal no ambiente digital?

homem se comunicando pelo computador

Até o momento, foram mencionados conceitos e exemplos da comunicação não verbal em um ambiente físico. Essa comunicação, no entanto, ganha novas particularidades quando aplicada no ambiente digital, ainda que tenha certas limitações. 

Um exemplo disso é o uso de emojis, símbolos visuais que as pessoas usam para transmitir emoções que, no ambiente físico, poderiam expressar com gestos ou expressões faciais.

Junto a isso, também há:

  • GIFs e stickers: imagens animadas utilizadas para compor ou mesmo substituir a comunicação verbal;
  • Pontuação: sinais de exclamação, por exemplo, indicam o tom de voz, ao passo que reticências podem indicar dúvida, hesitação, ironia ou mesmo reflexão;
  • Indicadores de presença online: muitos aplicativos possuem um marcador que indica quando um usuário está ou não online, bem como se ele está digitando ou ausente no momento — esses elementos também fazem parte da comunicação não verbal, visto que influenciam o ritmo de uma conversa e a forma de interação.

Qual a importância de estudar comunicação não verbal no meio corporativo?

O estudo da comunicação não verbal é vital na vida humana, pois traz vantagens em todos os âmbitos de sua vida. Isso pode ser observado no local de trabalho, beneficiado, por exemplo, com a diminuição de mal-entendidos e reuniões de trabalho claras e assertivas.

A seguir, entenda os benefícios de estudar a comunicação não verbal no meio corporativo.

Influência em negociações e acordos

Em negociações e acordos, a comunicação não verbal pode “abrir portas” para novos negócios, mas também fechá-las. Alguns elementos que influenciam são sorrisos genuínos, que favorecem a empatia, sobrancelhas franzidas, que remetem à desaprovação, tom de voz calmo, que transmite confiança, e contato visual, que demonstra respeito e atenção.

Aperfeiçoamento da liderança e gestão de equipes

A comunicação não verbal também beneficia a liderança da empresa. Se um líder mostra respeito e interesse genuíno por meio de contato visual e postura aberta, por exemplo, isso abre espaço para conversas produtivas com um liderado. Se ele nota sinais não verbais de que um funcionário está desmotivado, isso o fará agir de forma estratégica para auxiliá-lo. 

Melhoria na comunicação interdepartamental

A comunicação não verbal também favorece a melhoria na comunicação corporativa entre os departamentos da empresa. Ao perceber sinais de desconfiança ou frustração, pode-se evitar que falhas de comunicação e conflitos ocorram. Junto a isso, há maior clareza na hora de passar informações ao se usar gestos, evitando interpretações erradas e atrasos.

Como melhorar a comunicação não verbal?

Existem formas estratégicas de se melhorar a comunicação não verbal. Uma das principais é o autoconhecimento, pois isso ajuda alguém a entender como ele se comunica não verbalmente no dia a dia de trabalho e, a partir disso, refletir sobre formas de melhorar. Ele pode identificar o pouco uso de gestos ou posturas incorretas em conversas.

Outras formas de se comunicar não verbalmente de forma mais assertiva são observar como outras pessoas se comunicam com elementos não verbais e melhorar a linguagem do corpo, fazendo contato visual e usando gestos certos para ser claro nas falas, por exemplo.

Conclusão

Assim como a comunicação verbal, a comunicação não verbal é essencial nas interações sociais. Isso porque auxilia na forma como alguém expressa ideias e transmite informações, ao passo que é um meio de demonstrar interesse em uma conversa.

No mundo corporativo, entender como se comunicar de forma não verbal tem um papel importante para haver maior produtividade entre os funcionários, assim como para evitar atritos, interpretações equivocadas e até mesmo tomadas de decisões desalinhadas.

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