Inteligência emocional na contratação: por que aplicar pode ser benéfico para a empresa? Veja vantagens
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Time Pontotel 29 de abril de 2024 Departamento Pessoal
Inteligência emocional na contratação: por que aplicar pode ser benéfico para a empresa? Veja vantagens
Entenda como a inteligência emocional na contratação aumenta a produtividade e diminui os índices de turnover.
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Assim como em vários aspectos da vida corporativa, desenvolver inteligência emocional na contratação também é capaz de trazer benefícios à empresa e otimizar o processo de recrutamento e seleção.

As premissas deste conceito são ideais para poder extrair informações valiosas, que farão com que os entrevistadores conheçam melhor seus candidatos e aumentarão as chances de sucesso da parceria entre os dois. 

Além disso, a inteligência emocional na contratação permite a promoção de um ambiente mais descontraído e saudável no momento da entrevista. O assunto, que é bastante importante no contexto corporativo, foi dividido de acordo com os tópicos abaixo para melhor entendimento:

Boa leitura!

Inteligência emocional: o que é?

Criado pelo jornalista científico californiano Daniel Goleman, o termo “inteligência emocional” se refere à capacidade de identificar e lidar com os próprios sentimentos e os dos demais indivíduos.

Diz-se que alguém tem inteligência emocional quando consegue lidar com situações que exigem habilidades comportamentais, trazendo maior equilíbrio entre vida profissional e pessoal. Indivíduos que possuem essa soft skill bem desenvolvida, inclusive, costumam ter maior êxito profissional.

O mundo corporativo está cada vez mais exigente, e desenvolver a inteligência emocional nas mais diversas situações que um profissional passa em sua experiência corporativa é primordial para que ele desenvolva um bom trabalho.

E inteligência emocional na contratação?

O momento da contratação é uma ótima oportunidade para o uso da inteligência emocional. Isso porque ela é capaz de trazer benefícios tanto aos que estão entrevistando quanto aos entrevistados.

Ao departamento de RH, que está selecionando o candidato, por exemplo, cabe avaliar se a pessoa entrevistada será capaz de superar desafios profissionais.

Este profissional deve saber enxergar além das competências técnicas e colher pistas de como o candidato irá se comportar em ambiente profissional. Essa capacidade traz como resultados contratações mais assertivas e redução do índice de turnover.

Já o entrevistado precisa demonstrar ser capaz de ser emocionalmente inteligente. Ele deve dar exemplos, sempre que possível, de situações que conseguiu superar com calma e resiliência.

Por que aplicar a inteligência emocional na contratação?

Homem e mulher conversando

Aplicar a inteligência emocional na contratação é o ponto-chave para selecionar os candidatos capazes de se adaptar e lidar bem com as adversidades no dia a dia da empresa.

A inteligência emocional na contratação, se aplicada, resulta em contratações mais eficientes e certeiras, e traz para dentro da empresa profissionais que conseguem driblar dificuldades com maestria, trazer resultados e melhorar os indicadores de recrutamento e seleção.

Além disso, ao contratar candidatos que tenham inteligência emocional apurada, a empresa contará com profissionais que sabem trabalhar em equipe e possuem percepção social, empatia e senso de cooperação.

Aumentam-se, ainda, as chances da contratação de futuros líderes, isto é, funcionários preparados e que sabem influenciar positivamente colegas e equipes inteiras, contribuindo para o desenvolvimento profissional e pessoal desses colaboradores e, consequentemente, beneficiando a empresa inteira.

Como a inteligência emocional pode ajudar no desempenho profissional?

O mundo corporativo é permeado de relações pessoais e nuances emocionais que merecem atenção. Por isso, um sujeito bem preparado emocionalmente será capaz de transitar de forma saudável por equipes e pessoas.

Ele conseguirá, por exemplo, superar desafios sem que sua saúde mental seja afetada. Ainda, atingirá com mais coerência seus objetivos, além de ter mais atitude e organização diante das tarefas que seu trabalho impõe.

Vantagens da inteligência emocional na contratação

Dois homens apertando as mãos

São inúmeras as vantagens de levar em consideração o conceito de inteligência emocional no momento da contratação. Com a aplicação dela, é possível obter pistas de como o profissional irá se comportar no contexto da empresa e se ele irá se adaptar ou não a ela.

A seguir, o artigo irá explorar outras delas:

Maior aprovação em recrutamentos

Por meio da observação a partir do ponto de vista, é possível avaliar também se o candidato tem fit cultural com a empresa, aumentando as chances de um bom match entre as partes e evitando demissões e necessidade de novas contratações.

Essa observação garante que a pessoa contratada seja a mais adequada possível à vaga e otimiza toda a sua adaptação à empresa. Além disso, quando há inteligência emocional aplicada, o índice de turnover é reduzido, trazendo impacto positivo à empresa.

Manutenção do desempenho positivo de colaboradores

O conceito de inteligência emocional na contratação faz com que sejam filtrados aqueles colaboradores que têm atitudes mais positivas diante de desafios e tarefas do dia a dia, o que faz com que equipes não sejam contaminadas por atitudes negativas e não produtivas.

Profissionais melhor preparados emocionalmente também costumam incentivar seus colegas e ajudá-los a superar os desafios, proporcionando um clima corporativo de alto nível.

Incentivo ao engajamento entre equipes

A inteligência emocional engloba conceitos que facilitam a sociabilidade, o bom relacionamento e a boa convivência entre membros de um time. Por isso, também colabora para o engajamento das equipes.

Candidatos emocionalmente mais inteligentes conseguirão lidar melhor com divergências entre os pares, opiniões diferentes e possíveis frustrações decorrentes de situações que fogem do controle ou que não acontecem como o esperado.

Eles também são mais preparados para pensar como time — e não individualmente — e pensar sempre no coletivo e no sucesso da empresa.

De que forma aplicar a inteligência emocional na contratação?

Para aplicar a inteligência emocional na contratação, é preciso primeiro que os funcionários do RH que realizarão a tarefa estejam alinhados a esse conceito. Isso porque é preciso ter calma e sensibilidade para identificar comportamentos.

Com esses preceitos alinhados, estes profissionais serão capazes de medir a inteligência emocional de cada candidato por meio de perguntas como:

  • “Quais são seus talentos?
  • Quais são seus pontos fortes?”
  • “Quais são seus valores inegociáveis?”
  • “Como você reagiu à última mudança que aconteceu em sua vida?”

Assim, a inteligência emocional na contratação também é demonstrada por meio da promoção de um ambiente calmo para a entrevista, do respeito aos horários, do entendimento da opinião alheia e, principalmente, da escuta ativa.

Qual o papel do RH na aplicação da inteligência emocional na contratação?

Homem e mulher conversando

Ao RH, cabe proporcionar e valorizar a inteligência emocional na hora da contratação. Ou seja, é necessário considerar as atitudes que demonstrem essa habilidade e que deixem claro ao candidato o quão importante é tê-la.

O papel do RH na aplicação da inteligência emocional na contratação também é identificar comportamentos que demonstram as habilidades ligadas a essa caraterística, como comprometimento, capacidade de lidar com as diferenças, etc.

Aos profissionais deste departamento também cabe entender, compreender e respeitar a pluralidade de cada candidato que disponibiliza seu tempo para se candidatar a uma vaga na empresa, bem como deixar claro quando não há mais necessidade de seguir o processo seletivo com o candidato.

Uma dica para ajudar na tarefa de aplicar a inteligência emocional no momento da contratação é fazer o uso de roteiros de entrevista, que irão colaborar com a organização do procedimento e assegurarão que ele seja feito com calma, respeito e precisão.

Conclusão

Neste artigo, foi possível entender qual é o impacto da inteligência emocional na contratação em uma empresa. A inteligência emocional é capaz de auxiliar também na identificação das soft skills que esse candidato possui e do modo como ele irá desempenhar as atividades propostas ao longo de sua permanência na organização.

Além disso, ficou evidente que um candidato que possui inteligência emocional na contratação traz resultados positivos para a equipe, proporcionando um clima organizacional saudável e positivo e incentivando o bom relacionamento entre todas as partes.

Assim, a inteligência emocional na contratação não deve ser apenas uma finalidade na hora de adquirir novos indivíduos; ela deve ser o meio pelo qual se realiza esse processo.

Ou seja, ela não deve estar presente apenas no comportamento do possível novo funcionário, mas também nas características de todo o time de RH, que tem a obrigação de inserir seus conceitos em todo o processo de contratação.

Gostou de saber um pouco mais sobre inteligência emocional no momento da contratação? Se sim, compartilhe este artigo com um colega de equipe que também irá gostar. Não deixe de conferir ainda outros artigos e conteúdos publicados no blog Pontotel!

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