Liderança 4.0: conheça as principais vantagens da para os negócios atuais!
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Time Pontotel 10 de julho de 2023 Departamento Pessoal
Liderança 4.0: conheça as principais vantagens da para os negócios atuais!
Entenda o que é a liderança 4.0, a sua importância no crescimento de um negócio e quais as principais vantagens ao desenvolvê-la.
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Nessa nova era digital, grande parte das empresas precisam se manter cada vez mais antenadas às novidades do mercado, para ajudar a melhorar sua vantagem competitiva e impulsionar a estratégia e o crescimento do negócio. E, quando se trata de inovações, o estilo de Liderança 4.0 vem ganhando grande destaque.

De acordo com uma pesquisa divulgada pela Forbes, o surgimento constante das transformações digitais fez com que muitas organizações passassem a investir em novas tecnologias no ano de 2021. Os dados apontaram que 62,5% das empresas têm planos de usar entre 10% e 30% do faturamento em processos automatizados

Para se adaptar às novas tendências, tornou-se essencial essa nova figura de gestão. O “líder digital” pode desempenhar equipes, manter as pessoas conectadas e engajadas, além de impulsionar uma cultura de inovação e melhoria contínua. 

A revolução digital não apenas abriu novas oportunidades, mas também mudou a maneira como os empreendimentos organizam o trabalho e se estruturam, criando novas formas de trabalhar, com líderes focados em alto desempenho.

E para que você entenda o que é e qual o impacto da Liderança 4.0 no desenvolvimento do seu negócio, reunimos neste artigo as principais informações e vantagens de se contar com esse modelo de gestão. Abordaremos a seguir:

Aproveite o conteúdo!

Liderança 4.0: o que é?

Gerenciar setores como os de logística, comunicação, recursos humanos, operacional, e muitos outros, em um momento totalmente afetado pelas grandes mudanças impulsionadas pela transformação digital, requer abordagens inovadoras, que gerem valor e saiba lidar com os desafios da Indústria 4.0.

Montando uma linha do tempo de perspectiva da liderança, visualizamos cada cenário até o atual momento, entendendo que:

  • A liderança 1.0 surgiu após a revolução industrial, onde o principal propósito era que os meios de produção fossem potencializados;
  • Logo em seguida a liderança 2.0 surgiu, ligada à preocupação que as empresas passaram a ter com o desempenho e a capacidade dos seus profissionais;
  • Após isso, foi o momento da era da informação surgir e mudar novamente as necessidades de liderança dos negócios, nesse momento se difundiu a liderança 3.0, voltada para a formação de negócios mais tecnológicos.

Todos esses formatos de liderança anteriores, deram forma a liderança 4.0, que surgiu no momento em que as empresas estão adotando ferramentas de trabalho automatizadas, e necessitam de gestores preparados para as constantes mudanças no mercado.

A figura do líder 4.0 remete ao profissional sempre atento, que se preocupa em aprender os processos automatizados e repassá-los para seus liderados com eficiência, visão estratégia e foco total na alta performance.

Como funciona a liderança 4.0 nas empresas?

A liderança 4.0 atua tanto na transformação dos processos de trabalho quanto no desenvolvimento constante dos colaboradores. 

Mais do que incentivar novas competências e aprimorar aquelas apresentadas pela equipe, esse modelo de liderança promove desafios e inova todos os padrões de raciocínio e entendimento.

Além de garantir uma cultura organizacional pautada na geração de novas ideias e motivação constante, os líderes digitais garantem mais autonomia, flexibilidade, e diversas outras aquisições em prol do crescimento interno e externo da empresa representada.

Quais os pilares?

O estilo de liderança 4.0 é norteado por processos, pessoas e a tecnologia. Todos esses fatores estão fortemente relacionados aos pilares de inteligência para o desenvolvimento pessoal e a gestão de carreira. 

Essa categoria de líderes abordam pilares:

  • Sociais: aborda a atuação em diferentes contextos e estilos de equipes. 
  • Analítico: Identifica as principais tendências futuras, direcionando o negócio para se adaptar às mudanças e evitar prejuízos.
  • Emocional: auxilia na capacidade de se expressar de maneira transparente e coerente. 
  • Inspirador: um dos pilares fundamentais, que garante o engajamento dos colaboradores e maior senso de propósito dentro da organização. Líderes influentes inspiram as pessoas a sentirem confiança nas próprias habilidades e trabalho. 

Quais as características de um líder 4.0?

imagem de uma mulher em pé falando para um grupo de pessoas na sua frente

Além das capacidades básicas de liderança tradicional, como inspirar e motivar equipes, é necessário um novo perfil de liderança com uma mentalidade moderna para liderar na era digital. 

Espera-se que nessa geração de líderes, outras características sejam ressaltadas e desenvolvidas, como:

  • Conhecimento e alfabetização digital para entender que o ambiente está em constante mudança e adotando tecnologias avançadas para realizar um processo digital transformador dentro da organização.
  • Visão para prever abordagens inovadoras em transformação digital e comunicar isso aos membros da equipe dentro da organização, além de compreender as necessidades dos consumidores nessa perspectiva digital para manter o nicho bem-sucedido no mercado.
  • Flexibilidade e adaptabilidade para mudanças rápidas que o cenário automatizado exige.
  • Enfoque em pessoas, sendo essa a característica chave para a transformação digital, pois, assim se desenvolve e se incentiva um clima organizacional bem desenvolvido e com menos impacto ou dificuldades de mudanças entre os membros da equipe.

Essas características apresentam uma preparação para essa nova era tecnológica, que requer habilidades técnicas avançadas, tendência a assumir riscos, experimentação ágil, desempenho constante e excelentes habilidades sociais

Como desenvolver esse tipo de liderança?

Tendo visto as tendências e os desafios trazidos pela Indústria 4.0 e pela transformação digital, os líderes precisam desenvolver novas habilidades e abordagens de liderança para superar os desafios e alavancar cada vez mais oportunidades de negócio.

Prepare o cenário para a inovação, derrubando barreiras e capacitando sua força de trabalho. Dê aos funcionários a oportunidade de se aventurar fora de suas carreiras padrão e personalizar seus trabalhos para se alinharem com seus conjuntos de habilidades pessoais e em evolução, interesses e metas de carreira. 

Esse novo ambiente de trabalho será uma mudança grande e possivelmente desconfortável para muitos que estão acostumados ao gerenciamento de projetos fechados e rígidos em ambientes de fabricação tradicionais.

E para desenvolver uma liderança 4.0, o setor de Recursos Humanos juntamente com os gestores da organização devem inserir novos processos e de melhoria contínua, para que a empresa, a longo prazo, obtenha um quadro de colaboradores com atitudes de líderes digitais e altamente engajados nos seus serviços. 

Mas, para isso ocorrer é essencial:

Disponibilizar recursos para desenvolver o time 

A gestão e o desenvolvimento dos colaboradores que trabalham na sua organização pode ser uma ótima maneira de alcançar resultados. 

Investir no desenvolvimento de funcionários é mais do que apenas capacitá-los com habilidades técnicas. O aprimoramento de uma comunicação mais eficaz, adaptabilidade e muitos outros fatores ajudam a preparar as equipes para quaisquer mudanças que surjam em seu caminho. 

Forneça um ambiente de trabalho mais aberto com maior transparência de informações e confiança na experiência. Opções como treinamentos, oferecimento de cursos para especialização e palestras são alternativas eficientes nesta etapa.

Incentivar o autoconhecimento 

Compreender seus pontos fortes em habilidades e conhecimentos do setor, bem como em características pessoais, permitem que um futuro líder desempenhe melhor suas responsabilidades dentro da organização.

Incentivar o autoconhecimento auxilia melhor nas próprias tendências e habilidades naturais de cada colaborador à medida que tomam decisões no local de trabalho.

Manter um bom relacionamento no ambiente de trabalho 

Quando as pessoas se dão bem no espaço de trabalho e trabalham efetivamente como membros da equipe, elas são mais produtivas. 

Para saber como está o relacionamento dos colaboradores com seus líderes, assim como o nível de satisfação, faça uma pesquisa de clima organizacional. A partir disso, o líder 4.0 observa suas equipes e entende quais pontos precisam ser trabalhados no ambiente interno de trabalho.

Apresente referências

Para desenvolver a liderança 4.0 dentro da organização é importante contar com membros que podem se tornar referências para todos os colaboradores da empresa. Esses exemplos inspiram cada vez mais os profissionais, e incentivam que melhorias constantes de performance interna ocorram entre todos os times.

Principais vantagens e benefícios da liderança 4.0

As organizações que ficarem à frente dessa revolução digital serão as que obterão maiores lucros e participação de mercado. No entanto, você precisará de um novo tipo de líder em sua organização, capaz de conduzir esse tipo de transformação com uma intervenção de desenvolvimento organizacional comprovada, como demonstra a liderança 4.0.

Como parte das revoluções tecnológicas, essa modalidade de gerenciamento age de uma maneira diferente ao aplicar o pensamento inovador aos desafios de gerir uma equipe. 

Para tanto, é fundamental desenvolver uma cultura de inovação, onde todos na organização apliquem o pensamento inovador e criativo para resolver problemas, criar produtos e serviços, e ter ideias fora do padrão para sempre motivar o crescimento do negócio.

Com pensamento totalmente fora da caixa e estratégias que visam o crescimento do negócio, confira a seguir as principais vantagens e benefícios de contar com uma liderança 4.0!

Tipo inovador

imagem de quatro mulheres sentadas ao redor de uma mesa

A inovação envolve mudança, o que nem sempre é fácil. Mas, ao contar com líderes 4.0 eficientes, torna-se mais fácil lidar com todas as transformações e orientar os funcionários nos processos internos e externos das empresas.

Além disso, os líderes 4.0 disponibilizam constantemente ferramentas que garantem praticidade nas tarefas diárias e boas condições de trabalho, valorizando ainda mais o capital humano empresarial.

Esses profissionais costumam acompanhar de perto as transformações do mercado, no intuito de sempre estarem a par das inovações, para que assim as empresas desenvolvam sempre suas atividades com foco na transformação e crescimento.

Integração entre equipes afinada

A integração é um processo contínuo fomentado pelos líderes. Ela mantém uma forte e objetiva comunicação interna, mantém o engajamento dos colaboradores, bem como integra as equipes ao ambiente organizacional.

Se esses processos já são estimulados numa liderança comum, na liderança 4.0 os benefícios são ainda maiores, e motivam muito mais integração entre as equipes, criando um fluxo de trabalho muito mais eficiente.

Produtividade e colaboração

Outra forte vantagem da liderança 4.0 é a maneira como ela lida com os desafios constantes do mercado. 

Por conta do perfil ágil de reagir diante das mudanças e diminuir o impacto no empenho dos colaboradores, visto na liderança 4.0, as equipes são estimuladas a responder melhor ao processo de adaptação, contribuindo com maior colaboração em todo o processo produtivo.

Além disso, os líderes digitais aprendem a distribuir tarefas conforme a situação e competência da equipe, onde as habilidades dos gestores, juntamente com os colaboradores, estão continuamente ligadas, isso significa que todos os profissionais contribuem numa rede de  inteligência e competências nas empresas.

Conclusão

imagem de duas mulheres e dois homens sentados ao redor de uma mesa estendendo as mãos no centro

Ao longo deste conteúdo, explicamos aqui o que é a liderança 4.0, quais as suas principais características, e como esse formato de liderança é influente e pode auxiliar muito na rotina de trabalho das empresas que buscam ascensão no mercado.

Deu para perceber que os novos líderes trabalham de maneira totalmente humanizada e próxima dos colaboradores, visando sempre disponibilizar ferramentas de trabalho eficientes, e aprimorar as habilidades para conduzir à inovação como um todo.

Os líderes 4.0 são os principais responsáveis ​​pela interação em constante mudança entre tecnologias, máquinas e pessoas, ao mesmo tempo, são eles que estimulam o compartilhamento contínuo de conhecimento, desenvolvimento de habilidades, e colaboração.

E aí, sua empresa já está preparada para se adaptar a realidade que os novos líderes têm para os negócios? Ou você já segue esse modelo de liderança e está a frente nessa tendência do mercado? Esperamos que tenha curtido esse conteúdo, e assine a newsletter do blog da PontoTel para nunca perder nenhuma novidade sobre liderança 4.0 e muito mais.

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