Remanejamento de funcionários: entenda o que é e conheça as estratégias e benefícios para as empresas
BLOG
Time Pontotel 23 de maio de 2024 Departamento Pessoal
Remanejamento de funcionários: entenda o que é e conheça as estratégias e benefícios para as empresas
Conheça os pontos mais relevantes sobre remanejamento de funcionários, como suas vantagens, de que forma realizá-lo e o que diz a lei brasileira.
Imagem de Remanejamento de funcionários: entenda o que é e conheça as estratégias e benefícios para as empresas

O remanejamento de funcionários é um processo crucial para o bom funcionamento de uma organização por contribuir para a realização eficiente das operações empresariais, como os projetos temporários, e para o cumprimento de todas as demandas de forma ágil, sobretudo quando estas estão em excesso.

Ainda que assuma características específicas em determinados momentos, esse processo de transferência de colaboradores deve ser feito com cuidado e estar pautado em dados. Entre os fatores envolvidos nessa atividade, estão o entendimento detalhado das demandas, bem como das habilidades e interesses que o quadro de pessoal possui.

Junto a isso, são inúmeros os benefícios desse remanejamento, como o aumento no proveito do colaborador e da retenção de talentos, porém, realizá-lo não é uma tarefa simples. 

Para ser eficiente, a empresa precisa compreender as formas de aplicá-lo e as leis que o envolvem.

Por isso, de modo a esclarecer os pontos primordiais sobre o assunto, este conteúdo abordará os seguintes tópicos:

Tenha uma excelente leitura!

O que é o remanejamento de funcionários?

Homem e mulher andando

O remanejamento de funcionários trata-se do processo empresarial em que uma organização transfere um funcionário de um local, cargo ou setor para outro dentro dela mesma. Como ficará claro neste conteúdo, ele pode ser realizado de maneiras diferentes e por motivos específicos.

No que diz respeito aos motivos, a empresa pode realizar o remanejamento em prol do desenvolvimento de carreira dos funcionários, visto que, ao mudá-los de cargo ou setor, por exemplo, contribui com o seu crescimento profissional, e da gestão de conflitos, já que o remanejamento é uma forma de evitar a ocorrência de conflitos interpessoais.

A organização também pode transferir os colaboradores caso precise lidar com mudanças nas demandas de mercado. Por exemplo, com a alta popularidade de dispositivos móveis, um negócio de tecnologia voltado para o desenvolvimento de software de computadores pessoais pode remanejar funcionários para equipes que atendam a essa nova demanda.

O que diz a lei sobre remanejamento de funcionários?

No que se refere às transferências internas de funcionários, elas, em geral, são feitas por meio de acordos entre as partes; no entanto, nunca podem gerar consequências negativas para os empregados. Isso está previsto no art. 468 da CLT:

“Nos contratos individuais de trabalho só é lícita a alteração das respectivas condições por mútuo consentimento, e ainda assim desde que não resultem, direta ou indiretamente, prejuízos ao empregado, sob pena de nulidade da cláusula infringente desta garantia”

No art. 469, tem-se que, se a organização quiser transferir um funcionário para um local de trabalho diferente do que está expresso no contrato de trabalho, o profissional tem o direito de permanecer no local acordado desde o início.

A exceção é que, “em caso de necessidade de serviço”, a empresa pode, sem consentimento do funcionário e ainda que isso cause a mudança de local de trabalho, transferi-lo. Porém, deve fazer um “pagamento suplementar, nunca inferior a 25% (vinte e cinco por cento) dos salários que o empregado percebia naquela localidade, enquanto durar essa situação”.

O art. 450 também expressa que, ao remanejar funcionários para ocupar cargo em comissão, cargo interinamente ou cargo em substituição eventual, ou temporário, esses trabalhadores possuem dois direitos garantidos: “a contagem do tempo naquele serviço, bem como volta ao cargo anterior”.

Por que fazer o remanejamento de funcionários?

Existem várias razões para uma organização realizar o remanejamento de funcionários, como menor custo em relação a outros processos e retenção de talentos. A seguir, confira detalhes de como isso se dá no dia a dia corporativo.

Menor custo

Sempre que uma empresa puder economizar custos ao realizar determinadas ações, é isso que ela deverá fazer, e o remanejamento de funcionários proporciona justamente essa economia.

Afinal, em vez de a organização investir dinheiro para montar um processo de recrutamento e seleção, no qual deverá criar anúncios de vagas e entrevistas, basta que ela transfira funcionários para posições ou projetos que necessitem de mão de obra.

Além disso, os funcionários remanejados, ao contrário daqueles que ainda teriam de passar por todo o processo de seleção e adaptação na empresa, já possuem conhecimento sobre a cultura organizacional, bem como das políticas internas. Em outras palavras, além de gerar economia de custos, a empresa ainda diminui a curva de aprendizado.

Melhor proveito do colaborador

Outro ponto positivo que o remanejamento de funcionários gera para uma organização é o melhor proveito que ela consegue obter deles. A exemplo disso, ela pode transferir um colaborador para um cargo no qual ele possa aplicar, com taxa de aproveitamento maior, as suas habilidades profissionais.

Por exemplo, se um colaborador trabalha no setor administrativo, mas tem grande aptidão e interesse para se relacionar com os clientes, remanejá-lo para o setor de atendimento ao consumidor auxiliará no melhor aproveitamento de suas competências. Isso não só irá ajudá-lo a aprimorar tais habilidades, como também a melhorar a satisfação dos clientes.

Retenção de talentos

Diversos motivos evidenciam o porquê de o remanejamento de funcionários aumentar a retenção de talentos, e um deles relaciona-se ao crescimento profissional. Isso porque, ao transferir um funcionário para outro cargo, por exemplo, a empresa lhe dá a oportunidade de explorar novos desafios. Isso o fará crescer profissionalmente.

O remanejamento também favorece outros elementos ligados à retenção de talentos, como: aumento do sentimento de valorização, pois os colaboradores sentirão que a empresa preza pelo crescimento deles; e desenvolvimento de competências versáteis, uma vez que esse processo torna os colaboradores mais seguros e satisfeitos com a organização.

Transferir funcionários beneficia, ainda, a melhoria do ambiente de trabalho, visto que irá ajudá-los a ter um aprendizado contínuo e o já citado crescimento profissional. Como resultado disso, eles se sentirão mais estimulados a trabalharem, aumentando a produtividade e, claro, a retenção de talentos.

Como realizar o remanejamento de funcionários?

Mulher observando o horizonte

Ainda que gere diversas vantagens, o sucesso do remanejamento de funcionários está estritamente ligado ao planejamento estratégico e cuidadoso que a empresa deverá realizar e ao cumprimento de todas as etapas inerentes ao processo.

Uma dessas etapas é a avaliação de necessidades que a empresa possui, já que é dessa forma que ela entenderá de maneira precisa quais são as suas demandas e quais setores estão necessitando de reforços.

Combinado a isso, ela também deve analisar as habilidades dos colaboradores para transferi-los para cargos ou projetos nos quais estas sejam mais proveitosas e gerem melhores resultados. A mesma avaliação deve ser feita no que se refere às experiências e interesses dos funcionários, pois isso terá peso no seu desempenho ao serem remanejados.

Outras etapas que a empresa deve realizar são: comunicar, de forma clara, os motivos do remanejamento; e considerar o interesse dos funcionários, já que, primeiro, não adianta transferi-los para posições desalinhadas com os seus interesses profissionais e, segundo, determinados colaboradores não estão abertos a novos desafios e isso deve ser respeitado.

Estratégias eficientes para fazer um remanejamento de funcionários

Além das etapas citadas, outros elementos que a organização não deve deixar de fora são as eficientes estratégias que ela pode implementar para viabilizar o remanejamento de funcionários, tornando-o promissor. Confira as principais a seguir.

Transferências laterais

As transferências laterais são uma das formas de remanejar funcionários: é o processo de movimentá-los por diferentes áreas, setores e unidades da empresa, mas sem alterar a posição hierárquica que eles possuem. Isso quer dizer que não há transferência para cargos superiores ou inferiores, pois esta não é uma transferência vertical, mas, sim, lateral.

O aumento da motivação e engajamento dos colaboradores é um dos pontos fortes de se fazer esse tipo de remanejamento, já que os profissionais verão tal medida como um reconhecimento da sua performance e potencial. Aliás, uma das razões para a empresa fazer essa transferência é proporcionar o desenvolvimento do quadro de funcionários.

Rotação de cargos

Por outro lado, a rotação de cargos, também chamada de job rotation, está atrelada ao remanejamento de funcionários entre tarefas, funções e cargos distintos, fazendo-os participar de um “rodízio de cargos”. Ou seja, a empresa movimenta, de forma periódica, os funcionários, familiarizando-os com diferentes departamentos.

Um dos benefícios de viabilizar o remanejamento por meio da rotação de cargos é a diminuição da monotonia do colaborador. Ela evita o tédio que a execução rotineira das mesmas funções gera no empregado e favorece o ganho de novas visões dele sobre a empresa, visto que haverá melhor compreensão de processos, clientes e desafios. 

Projetos temporários

Ao contrário das operações regulares e contínuas que um negócio realiza, os projetos temporários são iniciativas com data de início e fim, além de terem objetivos e resultados predeterminados. O desenvolvimento de um produto, a implementação de um novo sistema de gestão e a elaboração de campanhas de marketing específicas são exemplos disso.

Projetos temporários implicam na gestão de uma equipe de projeto para realizá-los de forma assertiva, assim, uma das formas de se fazer isso é com o remanejamento de funcionários. Ao transferir profissionais de diferentes setores, a empresa monta um time com mais chances de cumprir os objetivos e alcançar, ou até superar, os resultados esperados.

Como a Pontotel facilita o remanejamento de funcionários?

Como citado, o remanejamento de funcionários requer planejamento estratégico para evitar problemas. A Pontotel é a melhor ferramenta para auxiliar as empresas nesse processo, por ter uma plataforma que dispõe da criação de locais e de jornadas de trabalho diferentes.

Em outras palavras, pautada na lei, a Pontotel auxilia na divisão de funcionários por posto de trabalho ou departamento. Afinal, o sistema conta com um dos mais eficientes controle de jornada do mercado, o qual o time de recursos humanos consegue ter uma visão detalhada e precisa das escalas de trabalho de todos os colaboradores remanejados.

Quer entender como funciona na prática?
Converse com um de nossos especialistas e conheça melhor a ferramenta, é só preencher o formulário abaixo que entraremos em contato.

próximos passos para realizar o controle de ponto com a pontotel

Conclusão

Ao longo deste conteúdo, foi possível compreender que o remanejamento de funcionários é uma medida que as empresas precisam, eventualmente, fazer para se manter funcionando regularmente. Junto a isso, elas também o farão para beneficiar os seus colaboradores, aumentando a satisfação deles e estimulando-os a crescerem na carreira profissional.

Entretanto, esse processo de transferir um colaborador de local, cargo ou departamento requer elaborar um planejamento assertivo, além da aplicação de estratégias eficientes, como a rotação de cargos.

Gostou deste conteúdo? Continue acompanhando outros artigos interessantes sobre gestão empresarial e gestão de pessoas visitando o blog Pontotel.

Compartilhe em suas redes!
Mais em Departamento Pessoal VER TUDO
INICIAR TOUR!